Miguel (admin)

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 2,356 até 2,370 (de 6,713 do total)
  • Autor
  • em resposta a: Deus, uma alienaçao humana ! #77738

TUDO TEM UM NÚMERO DETERMINADO E EXISTE UM NÚMERO PARA TUDO O QUE OCORRE NA TERRA.

Definir o real é algo muito complexo. Muitos filósofos empreenderam seus esforços no sentido de explicá-lo. Tenho há muito tempo meditado sobre isto. E concordo com Kant, que o mundo que conhecemos é sempre o fenomenal. E também concordo com Kant, discordando de Hegel e outros idealistas, que existe um mundo noumenal exterior ao sujeito pensante.

Para quem entende de matemática, procuro pensar no conhecimento do real (fenomenal) em termos de funções. Dado dois conjuntos “A” e “B”. O conjunto “A” representa o mundo fenomenal finito, e o conjunto “B” representa o conjunto do mundo noumenal infinito (Como na matemática – Teoria dos Conjuntos). O homem é uma função que podemos representar assim: f(x) = HOMEM(X). Deste modo para cada elemento x do conjunto B existe um elemento y(idéia) correspondente ao conjunto A. É desta forma que podemos definir o real. Somos funções definidas, e isto garante a princípio que nosso conhecimento pode ser chamado de “real”.

Quanto aos mistérios ou as antimonias da razão (questões relacionadas a Deus, Alma e Mundo Externo) penso nelas um pouco diferente de Kant (Embora sua posição na “Critica da Razão Prática” seja bem sugestivo). Gosto de pensar nelas em termos matemáticos também, uso o modelo das equações. A matemática sempre consegue resolver problemas complexos usando as teorias de álgebra. Onde num sistema de equações (inequações também) posso descobrir o valor de uma determinada incognita com base em valores conhecidos dentro de uma relação de valores. Se tenho mais de uma incognita posso usar sistemas de equações. Vejo no mundo fenomenal um sistema complexo de equações (equações ontológicas, equações cosmológicas, equações teleológicas, equações morais, etc). Cada equação apresenta suas incognitas. E penso que não podem ser avaliadas separadamente, pois o real fenomenal é uno. Todo sistema de equações reais tem uma solução, e assim também creio que existe uma solução para as antinomias da razão. Toda realidade pode ser representada numericamente (decomposta e representada num sistema numérico binário, como o faz a informática – que consegue representar sons, imagens, textos, etc em códigos binários), ou seja, tudo que existe tem um código binário único que o distingue de tudo o mais. Diante de tudo isto posso pensar que não existe mistérios que não tenham soluções. Não creio nas leis naturais como imutáveis, creio nelas como consequencias das relações numéricas da realidade. E conforme as técnicas usadas para crackear um programa, sei que se mudo alguns valores do código binário de um sistema de computador (software ou hardware – não existe uma diferença qualitativa) então posso mudar a ordem de seu funcionamento ao inverso. Assim, as leis que expressam o comportamento relacional dos elementos da realidade podem deixar de funcionar caso venha a ocorrer uma mudança na estrutura essencial de um elemento. (Creio até na possibilidade da cronagem do pensamento, pois ele não deixa de ser expresso em códigos orgânicos)

Não penso que crer em Deus seja alienação, pois Deus pode ser a solução de todo este sistema de equações da realidade, lembrando que para chegar a isto, não parto de nenhum argumento isolado seja ele ontológico, cosmológico, teleológico, moral ou outro qualquer. Mas sim de todos eles juntos usando um pressuposto fundamentado no principio da teoria do cálculo numérico do limite, em que uma equação formada por elementos finitos podem apontar para um resultado infinito(podendo também tender para 0 de forma infinita). Para mim alienação é sempre ignorar os resultados obtidos dentro da função f(x) = HOMEM(x). Ou seja a pessoa que se nega a pensar de acordo com o seu mundo fenomenal este sim é uma pessoa alienada. Creio que existem outros meios de conhecimento (intuição por exemplo). Digo que negar a existência de um mistério que todos sabem que existem, isto sim, é um tipo de alienação. Os que reduzem o mundo ao seus cinco sentidos estes podem ser considerados pessoas alienadas da realidade, esquecem que são funções definidas e limitadas, e concluem que tudo o que existe é o Conjunto A (mundo fenomenal) e ignoram que existem elementos no Conjunto B (Mundo Noumenal) mesmo sabendo que as relações dos elementos do conjunto A apontam para elementos (incognitas) que não existem no Conjunto A, o que demonstra que este conjunto é um sub-conjunto de B (“mundo fenomenal está contido no mundo noumenal”) e que existem elementos que transcendem nosso conhecimento. Viver como se tudo o que existe é natural, racional e lógico, isto sim, é alienação, é um ideal iluminista que o mundo moderno sustentou, mas que hoje, na Era da Informação ou mundo pós-moderno, foi abandonado.

(Mensagem editada por kairósxxi em Dezembro 19, 2004)

(Mensagem editada por kairósxxi em Dezembro 19, 2004)

(Mensagem editada por kairósxxi em Dezembro 20, 2004)

em resposta a: Deus, uma alienaçao humana ! #77737

Olá Lizard!!

“A alma respira através do corpo, e o sofrimento, quer comece no corpo ou numa imagem mental, acontece na carne.”

Alucinação e realidade…. será que não existe a hipótese das duas serem a mesma coisa???… Acho que existem certas regras que todos nós concordamos em seguir, que existem umas concepções que todos nós achamos que é a mais sensata, portanto, a dita real. Mas o fato de agradar um número maior de pessoas não quer dizer que ela seja verdadeira, real…. mas apenas uma “alucinação sensata”. (Talvez)
    Como também não quer dizer que algo seja sublime só porque é valorizado por uns poucos eruditos. Enfim… acho que as respostas para estes tipos de indagações nunca serão encontradas, ao passo que (eu acho) estamos nos afastando mais das respostas quando inventamos milhares de respostas insatisfatórias que acabam sendo uma espécie de “compensação” por haver tantas perguntas sem respostas.
    Você acredita em absolutos, Lizard????

Sobre nossa linguagem não ser a mais capacitada para identificar o que seria real, eu acho que jamais será (capacitada). Identificamos o mundo por símbolos, por imagens, precisamos da imagem para identificar algo e acho que nunca será diferente. Existe uma grande apreciação ao estético e creio que isso faz com que existam várias “realidades”. Pois como você mesmo disse: ” ou você acha que “moral”, “deus” e “lei” existem e todos compreendem da mesma forma?”. Acho que o real é algo que é sentido pela maioria de nós da forma mais semelhante possível. A árvore é “verde”, a terra é “marrom”, o mar é “azul” e o céu é “azul com núvens brancas”, mas sabemos que existem muitas outras texturas para eles. Mas o mais comum ao se perguntar à alguém sobre as cores dessas coisas, é receber essas respostas. Estes exemplos são simples, mas quando se trata de questões filosóficas e científicas acho que as respostas sobre coisas mais complexas são mais ou menos dessa forma.

Convicção e crença… existe diferença? (Não pensei muito nisso)

Sobre Nietzsche…. sei lá….. não busco entendê-lo, vejo muitos paradóxos em suas obras, mas não quer dizer que sejam paradóxos.

Seu último comentário é bem interessante, já os observou sob um ponto mais crítico?

em resposta a: O rebanho escravizado pelas religiões #78277

Flavio bitir,

O Sr. tem postado várias mensagens em diversos canais, o que, normalmente, poderia até ser alguma coisa de elogiável, não fosse a aparência que algumas delas deixam.

Sem entrar no mérito do conteúdo (ou falta dele), sua insistência em repetir um mesmo texto, seja para chamar a atenção, seja para o que for, caracteriza “flood”. Considere esse comentário um aviso.

Este site é frequentado por usuários diversos, sendo normal que muitos apresentem idéias diferentes; contudo, há várias formas de fazê-lo. Procure chamar a atenção para as suas mensagens pelo cultivo dos argumentos ou mesmo da oratória, atingirá mais objetivos assim do que utilizando caixa alta ou enviando textos repetidas vezes.

[]´s

em resposta a: Quem é o maior filosofo do século XX? #71214

Oi gente vcs ñ me conhecem mais me ajudaram nuito com os debates, foi um complemento para meus estudos, lamento ñ ter descoberto vcs mais cedo aposto que ñ teria ficado de exame na facu valeu mesmo.
    Boas festa !!
    Line Z}

em resposta a: Não acredito em Deus, Graças à Deus ! #77809

Na verdade “um grande erro” são todos aqueles que não conseguem raciocinar eficazmente. Usam idéias e conceitos inadequados e confusos. Formulam juizos arbitrariamente com base em preconceitos. Raciocinam falaciosamente através de argumentos irracionais, apelando para a força, para as emoções, generalizando casos específicos, fazendo falsas relações. Cometem erros todos aqueles que não sabem usar a Dialética da Comunicação, dialogando de forma ilógica. Kant não foi um grande erro, e embora seu pensamento possa não ser perfeito, foi um daqueles que conseguiu analizar a própria essencia do pensamento humano. Por fim, quem não sabe pensar e escrever, tenta impressionar com palavras sofisticadas, conceitos subjetivos e enigmas. Tudo isto para encobrir o grande vazio que está na mente. E a grande ironia é que este tenta se passar de lógico, quando desconhece as próprias regras da lógica.

Mas voltando ao tema, para não cometer um erro lógico de fugir do assunto, quero lembrar que o assunto principal é a existência de Deus. Poderia alguém falar que “Deus Morreu”, até agora o que percebemos que quem tem morrido são os grandes sistemas filosóficos e teorias cientificas. Deus não pode morrer, porque Deus sendo Deus é imortal, que morra os homens porém Deus permanece de eternidade a eternidade. Sempre haverá crentes porque Deus não se cala, e podemos percebê-lo através da intuição do Ser, da confrontação com existência. Deus é o valor da incognita de um sistema de equações, assim como Kant discorreu em sua Critica da Razão Prática.

em resposta a: Anarquismo #71911

Acredito que as pessoas estão distorcendo a ideologia do anarquismo, a maioria acha que o anarquismo é contra o governo, que devem resistir a todos,nos movimentos sociais saem depredando com tudo que esta na frente. Como podem fazer isto, se contradizem no momento em que estudam numa instituição federal.

em resposta a: Não acredito em Deus, Graças à Deus ! #77808

Kant tambem foi um grande erro, juizos e mais juizos!!!!!!!A questão se resume em Noesis!!!!!!

em resposta a: Deus, uma alienaçao humana ! #77736

Sim nos confrontamos com essa “alucinação”, mas o que nos faz dizer o que é uma alucinação? se eu julgo algo como irreal ou utópico é de se supor que eu conheça aquilo que é real, há algo maior do que a distinção entre real e não-real que compreende os dois juntamente, as palavras assim nos mostram, ou você acha que “moral”, “deus” e “lei” existem e todos compreendem da mesma forma?é desesperante que o homem fale em alienação, sendo que esta seria o distanciar-se da realidade, ela não é ainda conhecida, não por que ela não exista mas talvez por que não tenhamos uma linguagem apropriada para especificá-la. Afirmamos que estamos no mundo e que a água evapora se exposta ao calor, mas quem disse que estamos falando coisas reais? quando digo que confio no homem como Nietzsche quero dizer que nós “podemos”, mas não se deve aceitar as coisas como evidentes, é uma questão de convicção e crença, como diferenciá-las?
    Se Nietzsche foi utópico? todos o são, mas há alguns que tentam se desprender da negação à vida e estes são os fortes.

Os resultados da metafísica e do idealismo são sociais e práticos, ela destruiu a si mesma, fugiu de si mesma, a história da filosofia assim como a religião e a ciência também deve ser vista de um ponto mais crítico…

em resposta a: Anarquismo #71910

Olá a todos. Gente, procuro sites que tratem sobre o tema anarquismo, material impresso e tudo mais. Me interesso pelo assunto, mas existe uma certa dificuldade de encontrar fontes válidas. Por favor, me indiquem algo.
    Obrigada.

em resposta a: Deus, uma alienaçao humana ! #77735

Hum, não sei…. acho que sempre nos confortamos tomando uma boa dose de “alucinação mental”…. acho que nunca estamos livres da lagartixa utópica que ronda os labirintos de nossa mente.
    Ou você acha possível ser racional, sensato e lógico perante todas as experiencias que a vida nos proporciona??? Interpretando-as somente com essas “capacidades”?

Nietzsche também não foi um pouco utópico??? Principalmente em seu super-homem?

Função, objetivo, como você quiser! Pra mim tanto faz (neste caso).

Você sabe que o significado de meu “Obrigada” não foi de obrigação.

em resposta a: Incertezas #79294

Precisa sim, o argumento inexiste e torna o comentário muito fraco, filosofos verdadeiros não aceitam sofismas. É necessário demonstrar, afinal tem pessoas que pensam diferente, e justificam seus pensamentos. Afinal, neste fórum, é esperado um nível de argumentação elevado.

em resposta a: Não acredito em Deus, Graças à Deus ! #77807

Flavio Bitir “QUEM É LOGICO E LIVRE E CRISTÃO AO MESMO TEMPO?”. Poderia esclarecer, dando um conceito de cada um destes termos: Livre, Lógico e Cristão? Não consigo ver tautologia nisto, pode um juízo a posteriore sintético ser tautológico, me demonstre isto.

em resposta a: Deus, uma alienaçao humana ! #77734

A alienação é algo que não somente o crente está sujeito, mas todos aqueles, que criam modelos de pensamento que não correspondem à realidade. Deus pode ser a alienação do homem, assim como o homem que pensa que é lógico e livre também.
    Gostaria de saber onde está a liberdade e a lógica humana. Em primeiro lugar, quem disse que somos livres, certamente é uma pessoa alienada da realidade. O mundo ele mesmo é nosso limite, nossa razão é limitada, temos consciência do infinito, mas não podemos ultrapassar a barreira do finito, pois esta mesma se mostra infinita. O homem é condicionado a vários processos, e ontologicamente falando é escravo, escravo do seu próprio ser, de sua própria natureza, de seus próprios instintos. Acaso podes escolher ser um homem ou não. Será que uma barata pode escolher não ser barata, pois assim nasceu, e está condenada a ser algo desprezivel. O homem não tem o direito de escolher nem o seu nascer, nem o seu morrer, muito menos deixar de ser uma criança, um adolescente, um adulto ou um velho. O sábio pensador disse que Deus fez tudo formoso no seu devido tempo, e colocou no coração do homem a eternidade sem que este possa descobrir as obras feitas do ínicio até o fim. Kairós, esta é chave para entender nossa existência! Kairós, aí está as épocas predeterminadas, das quais não podemos fugir. Outra consideração: liberdade é obtida em função do poder. O dinheiro, a beleza, a inteligência, são elementos que trazem poder, porém, são limitados. Agora se alguns se julgam livres, pois podem moldar suas próprias consciências, isto é alienação absoluta, o pensamento ou a consciência pode ser moldada de várias maneiras, é virtual, alienada da realidade.
    Quanto ao ser lógico, é um ideal iluminista abandonado por nossa geração, do século XXI. Estamos no pós-modernismo, estamos na era da informação, a era do sentimento. Ser puramente lógico é uma presunção de que o ser humano, que nem ao menos consegue deixar de fora seus sentimentos de humilhação, orgulho, raiva, amor, etç.
    Quem crê em Deus, alcança este conhecimento pela intuição (instrumentalizado pela fé) de algo misterioso que se Revela naquilo em que achamos razoável. Intuição é a confrontação da nossa consciência com aquilo que nós chamamos de “SER”. Sartre (Naúsea) e Heidegger (Dainsen) chegaram perto, mas seus sentimentos e modelos da realidade, os impediu que a lógica pudesse se manifestar, consideraram-se ateus. Deus é a incognita de um sistema complexo de equações da nossa realidade. E aquele que consegue olhar para as mais várias facetas do mundo real, este sim, vai ser arrebatado pela intuição do Divino.
    Concluindo, quem afirma ser lógico e livre, para mim é alienado deste mundo, pois no mundo real não se vê nem liberdade e nem lógica. Realmente, ser livre e crer em Deus é uma impossibilidade, pois Deus é poder, o homem só tem uma liberdade relativa. Quanto a ser lógico, isto não significa nada, o doente mental vê seu mundo interior com lógica, e aí, somos diferentes nisto?

em resposta a: Deus, uma alienaçao humana ! #77733

VEJAM BEM:NÃO DIGAM ISSO!TENHAM BOM SENSO!TAL PALAVRA CANSA, DUAS VEZES ENTÃO.MAS EU SEI QUE A 2°SIGNIFICA ´´ACASO etc“MAS,ELA JÁ FEDE HÁ MUITO QUE NÃO MERECE SER LEMBRADA, APAGUEMOS TUDO cristão DESDE OS RESQUICIOS…

NÃO ACREDITEMOS EM 3°MILÊNIO!!!!!!
    QUER ALGO MAIS cristão????

DIGAM:´´NÃO ACREDITO EM deus,AMO A LIBERDADE E A LÓGICA“…ISSO JÁ É TAUTOLÓGICO.

QUEM É LOGICO E LIVRE E CRISTÃO AO MESMO TEMPO?

em resposta a: Não acredito em Deus, Graças à Deus ! #77806

VEJAM BEM:NÃO DIGAM ISSO!TENHAM BOM SENSO!TAL PALAVRA CANSA, DUAS VEZES ENTÃO.MAS EU SEI QUE A 2°SIGNIFICA ´´ACASO etc“MAS,ELA JÁ FEDE HÁ MUITO QUE NÃO MERECE SER LEMBRADA, APAGUEMOS TUDO cristão DESDE OS RESQUICIOS:NÃO ACREDITEMOS EM 3°MILÊNIO!!!!!!
    QUER ALGO MAIS cristão????
    DIGAM:´´NÃO ACREDITO EM deus,AMO A LIBERDADE E A LÓGICA“…ISSO JÁ É TAUTOLÓGICO.

QUEM É LOGICO E LIVRE E CRISTÃO AO MESMO TEMPO?

Visualizando 15 posts - 2,356 até 2,370 (de 6,713 do total)