Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
Oi Miguel.
Desculpe a demora pela resposta.
Sim, eu li essa biografia, achei muito boa mesmo! Bom, as dúvidas que me envolvem já não são as mesmas…. muitas se perderam, se sufocaram…….. mas somos amantes dos questionamentos e sempre estaremos em sua companhia!
Não acredito ser possível o super-homem… também acho que Nietzsche não foi um… acredito ser impossível um homem que carrega esse inconsciente coletivo chegar a valorizar tal comportamento. Qual sua opinião?Você diz: “A moral é uma arma inventada pelos fracos para subjugar os fortes, uma arma espiritual, sofisticada, e de grupo, de reunião.”
Quem seriam os fortes?? Seriam os que ousaram como Nietzsche?? Nietzsche também não sofreu as influencias de sua nacionalidade, de seus estudos? Afinal você não concorda que a “consciencia coloca sua marca no modo como percebemos o mundo. Talvez possamos comparar isto com o que acontece quando colocamos água num jarro de vidro. A água toma a forma do jarro. Do mesmo modo, as impressões dos sentidos se adaptam às nossas “formas da sensibilidade”.” E assim sendo, a moral existe em todos nós, julgamos com certa moralidade, mesmo que essa seja muito mais pessoal que coletiva… portanto, agimos moralmente, todos? O que você acha??Só uma coisa: Os debates que encontro aqui são de alto nível, até um nível que não tenho, não sou grande pesquisadora, nem uso tanto a coerência… só pergunto o que não consigo responder sozinha… Também gostei da forma que me respondeu, foi muito claro, palavras que eu compreendia bem o significado. Obrigada!
Até logo!
Miguel (admin)MestreOi Pilgrim!
Eu ainda não li o livro inteiro, mas o que li, de fato, não apresenta nenhuma prova, mas apenas hipóteses… hum… mas eu achei as questões levantadas por ele muito boas… (por enquanto).
Tenho certeza que você sabe porque a obra dele fez tanto sucesso! : )Obrigada!!
Miguel (admin)MestreOlá Patrícia,
O tal livro “Eram os deuses astronautas” é obra de fantasia, aliás, uma obra ruim. Alguém poderia se perguntar como obras assim fazem tanto sucesso.
O autor, Erich von Daniken, fez várias afirmações estranhas no seu livro com a pretensão de passarem por científicas, mas o que caracteriza o seu livro é o fato de que não há nenhum meio para se comprovar nada do que ele afirmou. Daniken não tem formação acadêmica nos campos tratados no livro e, em particular, nenhuma formação em que se apoiar para fazer as tais pesquisas arqueológicas. Ele era um gerente de hotel na Suiça que um dia resolver escrever um livro e se deu bem. A obra toda é uma mistura de textos biblicos com especulações sobre ET's e o resultado é alguma coisa beirando o ridículo, como, por exemplo, interpretar passagens da Bíblia ao pé da letra mas atribuindo a parte incrível ao poder da tecnologia dos ET's. Por exemplo, Sodoma e Gomorra teriam sido destruidas exatamente como está relatado na Biblia, mas a causa foi um ataque de mísseis extraterrestres. A última dele agora é o projeto do parque de diversões sobre ET's. Confira aqui
Abraços.
Miguel (admin)MestreHum… Não deveríamos acreditar no que quisessemos? E viver em “paz”??…. Mas é tão bom, tão gostoso objetar, não é??….. Alguém tem alguma critica sobre o livro: Eram os Deuses Astronautas (Erich von Daniken)????? Poderiam me dizer sobre??? Obrigada!
Miguel (admin)MestrePor que tanta masturbação mental envolta do enígma: O que somos?….. vocês acham que somos capazes de compreender o que somos??? por que acham que podem compreender???…… E se conseguirem achar uma resposta a essa pergunta um tanto coerente não vai existir sempre a dúvida?? Afinal… por que vocês querem responder essa pergunta: O que é o ser??…… Qual o objetivo dessa especulação????
Miguel (admin)MestrePor favor, estou precisando de tudo sobre Hannah Harrendt, filosofa Alemã.
Miguel (admin)MestreCAROS NOVOS COLEGAS.
PRETENDO APRESENTAR UM TRABALHO SOBRE A TEORIA DE HUSSERL.
SE VCS PUDESSEM ME AJUDAR COM MATERIAIS SOBRE ESSE ASSUNTO} AGRADECERIA ANTECIPADAMENTE.
ADOREI O SITE DE VCS BEM INTERESSANTE.
Miguel (admin)MestreSe por universais se entende classes (“Homem”, “Número Impar”, “Mamífero” etc.) ou relações (“.. é maior que…”, “…igual à..”, “… é apaixonado por …” etc.), então, uma interpretação literal da teoria axiomatica dos conjuntos (desenvolvida pelos matemáticos Zermelo, Gödel, etc.), teoria sobre a qual toda matemática atual pode ser fundamentada, diz que os “universais”, entendidos como certos tipos de conjuntos, existem de fato, independentemente da mente dos homens ou mesmo da existência do universo físico.
Miguel (admin)MestreEstou ralizando um trablaho com o tema ensiar filosofia mediante letras de músicas. Como poderia articular isso?
Miguel (admin)MestreOi pessoal:
Encontrei esse site por acaso. Estou lendo Hanna Arendt “Entre o passado e o futuro” e sempre fico interessada em saber sobre a vida dos autores. Por isso encontrei o site. Sou professora de odontologia, mestre em educação e apaixonada por filosofia… Com 30 anos começo a engatinhar nesse universo…. E começo a entender porque filosofia nunca tinha feito parte do meu currículo escolar e nem da minha vida. Queria parabenizar esse site… Vou começar a ler as discussões mas lentamente… Gostei muito do debate na página do Sartre… Quero ler com calma.
Estudo o currículo de odontologia e um dos meus dilemas é que o Brasil tem em torno de 170 faculdades de odontologia, três vezes mais que os EUA(por exemplo) e ainda é um país de desdentados, e de dor de dente, e etc…
Penso como e se o ensino superior de odontologia pode contribuir para mudar esse quadro. Então quem tiver alguma contribuição para esse tema, me escreva por favor.
KatianeMiguel (admin)MestreOI, estou precisando urgente de um fichamento do livro A águia e a galinha. Tenho q dae enfase a enfermagem num trabalho sobre o livro. Gostaria de receber algum material pra me ajudar. Obrigada.
Miguel (admin)MestreCláudia:
Não entendi o final de sua colocação: afinal, por que “é difícil para a mulher ser ela mesma”? O seu entendimento, o que falta para a mulher ser ela mesma?
Miguel (admin)MestreO ser humano é propenso a poligamia. A monogamia é um padrão cultural criado pela nossa sociedade q serve muito mais a interesses de homens do que de mulheres.
Tendo em vista que nem em todas as sociedades existe uma preocupação em verificar a paternidade de uma criança, explica-se assim o interesse do homem controlar a sexualidade de suas filhas, irmãs e esposa.
Uma abertura cultural, como foi proposta, não é facil de se realizar. Seria necessária a quebra de esteriotipos.
Não é facil para a mulher ser ela mesma.
Miguel (admin)Mestrequal é o sentido da vida…sentido em que sentido? nota-se que o problema maior está na palavra sentido ela é um por quê, de Por quê vivemos? e por que viver tem de ter um porque? porque para tudo o que vivemos temos que denotar um sentido, muito bem, sabemos dizer o porquê de nossas ações e pensamentos (nem sempre), estas ações e pensamentos estão em nossa vida assim como o sentimento, só que este não sabemos
dizer qual é o sentido exato, viver melhor talvez…então se soubermos o sentido daquilo que fazemos, pensamos e acima de tudo sentimos saberemos o sentido da vida, só que este é um sentido subjetivo, e a humanidade?qual o sentido de todas as vidas existentes? ou melhor, Por que estamos aí? vamos pensar para sermosMiguel (admin)MestreOlá meu nome é Janaina,
Preciso saber das ideias principais de Hans Kelsen no livro ” o problema da justica”. Nao encontrei nada que se refere esse livro. -
AutorPosts