Miguel (admin)

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 3,976 até 3,990 (de 6,713 do total)
  • Autor
  • em resposta a: Por que tanta gente acha que existe um Deus ? #76254

Dr. Jekyll: “Acho que ainda não espalharam a notícia…”
    Faz tempo não via uma opinião dessas.

em resposta a: Por que tanta gente acha que existe um Deus ? #76253

Pilgrim foi massa o ponto q vc tocou, estudar pode atrapalhar na busca, vc diz a verdade mas deixa transparecer uma visão imediata…essa é a visão primeira, acho q o estudo sempre ajudará a prová-lo, mesmo q aparentemente o contrarie (isso só percebemos com uma visão mais alongada no tempo)…é como se dissesse q todos os caminhos levarão a Ele, mesmo q não saibamos quais são…de repente somente o estudo maciço da contrariedade seja o suficiente para reverter essa idéia…grandes nomes da filosofia q tentaram derrubar Deus (apesar de acreditar estudo esses cara tb), por exemplo, ajudaram na crença racional da sua existência, foram apenas jogando fora o q já não precisamos mais para firmar fé em algo. São idéias “contrárias” na forma, mas de conteúdo fortalecedor, é assim q os vejo – isso é minha opinião

em resposta a: Por que tanta gente acha que existe um Deus ? #76252

Posso tentar chacoalhar as conchinhas um pouco mais?

Apenas para deixar claro, nao estou negando Deus (a-teismo). Somente nao gosto e nao gostaria de precisar desse conceito para explicar o Universo e o que esta dentro dele. (Marcio)

Marcio, talvez te interessasse ler algo sobre a Teologia da Morte de Deus, resumidamente é o que ela defende: Deus nao explica nada e se for explicação de alguma coisa entao deixou de ser Deus. Essa é uma corrente da teologia que andou em moda por um tempo e assustou muita gente crente, porque formada basicamente por crentes que defendem uma “purificação” da fé por diferenciá-la da superstição – e muita “fé” por aí foi qualificada como superstição.

Deus nao seria resposta para nada porque vem antes de qualquer pergunta, Deus é a pergunta fundamental, é ao homem que caberia dar a resposta.

…essa seria a minha resposta ao tema deste topico (“Porque tanta gente acredita em Deus”):
    Foi reconhecido um padrao memetico -> existe uma Divindade la fora que recompensa sob certas condicoes.
    (Marcio)

Contudo… Estou enganado ou vc praticamente acabou contradizendo sua afirmação anterior? Depois de recusar uma visao utilitarista de Deus (Deus “que serve” para explicar algo), agora propoe um Deus definido pelo critério do util? (Deus “que serve” para recompensar algo). Se for o caso, talvez nao te interesse muito a dica da teologia.

“Será possível que este santo ancião ainda não ouviu em seu bosque que 'Deus já morreu'?” – Zaratustra falando ao seu coração.

Acho que ainda não espalharam a notícia… (Dr. Jekyll)

Que Deus???

Embora pareça estar me enquadrando na “questão de gramática” citada por Nietzsche, estou ciente disso, é sabido que muitos nao chegaram à crítica de Nietzsche, outra questão é que, dos poucos que chegaram – numero bem menor do que o dos que pensam que chegaram – menos ainda perceberam que ela nao é absoluta: existe filosofia pós-Nietzsche!

O Deus que Nietzsche “matou”, alguns teólogos também já enterraram. A questão permanece.

posso te dizer o q?!vamos estudar (Ricardo Realista)

Estudar é bom, mas ainda não é suficiente para chegar à resposta da Pergunta; alias, isso tanto pode ajudar quanto pode atrapalhar na busca, talvez a resposta nem seja a mesma para todos, ainda que o seja a Pergunta.

Marcio, vc acha q há uma evolução da idéia divina? (Ricardo Realista)

Questão interessante trabalhada por Teilhard d'Chardin.

Acho que deu para perceber que tenho mais perguntas que respostas.

em resposta a: Porte de Arma: As armas Geram Violência? #78024

1. a violência tão cedo não vai se acabar;
    2. o quanto eu ainda vou viver com medo;
    3. minhas ações políticas, sociais, instrumentais, serão todas frustradas? oh céus…

feliz é aquele q consegue pensar diferente do q a mídia impõe…ela lhe dá 3 alternativas: 1-tenha medo, compre uma arma e continue tendo medo; 2-tenha medo, compre uma arma e se ache “seguro” (essa é massa); 3- ou, tenha medo, seja a favor do desarmamento e continue tendo medo…

as melhores alternativas são sempre as q sempre estiveram ao nosso alcance, independente de tempo ou lugar, pense, pense, pense, pense, a solução esté dentro de cada um, pense, pense, pense, independe de arma, pense, pense, pense, todo pensamento positivo encadeia outros, pense, pense, pense, pense até q um dia mesmo q ainda haja violência vc irá entendê-la e não terá mais medo, mesmo q a violência lhe atinja.

em resposta a: Por que tanta gente acha que existe um Deus ? #76251

Marcio, vc acha q há uma evolução da idéia divina? vc acha q ela é capaz de chegar ao ponto de afastar todos as manifestações ditas por ti como adoração, recompensa, sacrifício, etc?

em resposta a: Por que tanta gente acha que existe um Deus ? #76250

VDJ, vc poderia pedir a prova ao Newton,Poincaré ,Heisenberg, Eistein, Hawking, Maxwell, Barbour, Peacocke, Ross, Tipler,Schroeder,Polkinghorne, Sagan, Sandage, Capra, Bohr, Tipler, Davies, Hoyle, são alguns dos q mais estudaram, e nenhum vai conseguir te provar se Deus existe…o engraçado é q alguns continuaram céticos, outros sutentaram sua crença e outros passaram do ceticismo à crença…então quer dizer q o estudo dá resultado, mas q continua impossível provar a existência divina cientificamente, mesmo tendo uma comprovação íntima para alguns deles…posso te dizer o q?!vamos estudar

em resposta a: Por que tanta gente acha que existe um Deus ? #76249

“Agora amo Deus; não amo os homens” – diz o Ancião a Zarathustra.

“Agora”“Maintenant”

“Será possível que este santo ancião ainda não ouviu em seu bosque que 'Deus já morreu'?” – Zaratustra falando ao seu coração.

Acho que ainda não espalharam a notícia…

em resposta a: Por que tanta gente acha que existe um Deus ? #76245

Pelo que eu pude ver o nível da discusão está muito bom, gostaria de ter mais tempo para poder participar dela, mas como não disponho desse tempo, deixo alguns pequenos comentários.

Bem o marcio já é um velho conhecido desse fórum, quanto aos outros não me recordo mas as idéias do vitor são muito interessantes, e respeitáveis, durante muito tempo compartilhei das suas idéias, mas a questão é que Deus de qualquer forma não passa de uma hipótese, sendo assim assumi la como verdade já é um passo longo demais, seja por intuição, que é algo extremamente complicado e questionável, podendo sofrer infuência de várias outras coisas como desejos, contexto social e outras coisas, ou por qualquer outro argumento.
    O argumento do ricardo de que o marcio já de antemão está preparado para refutar qualquer coisa e que deveria ele apresentar fatos da não existência de deus é um argumento muito usado, mas quem afirma existência de deus são os teistas, cabendo a eles provar isso, não que quem não partilhe dessa crença deva ficar de braços cruzados, deixo bem claro.

em resposta a: Porte de Arma: As armas Geram Violência? #78023

Sim,Alex e Ricardo, a idéia é deixarem as pessoas confusas,e ao mesmo tempo achando que só existe aquela alternativa. A sociedade ficará convencida, ao menos por um bom tempo, que bastam as caminhadas pela paz, as campanhas de desarmamemento e pronto…. Irão se esquecer de debater as causas várias e profundas da violência, como a desigualdade da sociedade e outras. Tudo fica fácil, tranquilo, não irá se cobrar mais nada das autoridades a não ser que aprovem mais uma lei. Parece só incompetência, mas a coisa é mais séria.

em resposta a: Por que tanta gente acha que existe um Deus ? #76244

Marcio, não acreditar em Deus lhe faz melhor pessoa q acreditando? lhe dá mais vontade de viver e esperança em melhorar? lhe explica melhor as perguntas a q circulamos sem dar resposta exata? Então pronto, isso é o q importa. Antes de ficar curtindo sobre nossas pequeninas e quem sabe incertas tentativas sobre explicar q vc já exclui de antemão, nos explique a sua não existência para refutarmos tb sem nem ler direto como numa brincadeira de criança (engraçado né?!, nem procuramos entender o raciocínio do outro, lemos procurando o ponto onde podemos cair em cima, ou seja, já lemos discordando).não busque respostas exatas sobre Deus pq não as há, se tivéssemos seríamos Ele. aliás, nem temos respostas exatas sobre nós apesar de existirmos, quanto mais de Deus. como o vitor disse, é uma intuição q não podemos explicar, e se vc prescinde disso pra levar sua vida numa boa, q ótimo. Dúvidas: Quem foi q inventou esse negócio de Deus mesmo? Hoje nossas idéias sobre Deus são somente repetições de alguma idéia dita há algum tempo ou são reflexões filosóficas q podemos ter sem nenhuma intervenção anterior?

em resposta a: Porte de Arma: As armas Geram Violência? #78022

será q até o cara q espanca a mulher participou da caminhada? e o guri (Fred)acuado pelas ameças dele, será q é contra o desarmamento? A novela passou q o guri pra se defender do marido revoltado q espanca a mulher pegue uma arma, canivete, sei lá o q… Ninguém nunca falou em denúncia aos órgãos responsáveis (até onde eu assisti nunca vi) nos casos de agressão, acho q é só pra aumentar o medo do telespectador e a angústia. nós gostamos dessas coisas despertarem na gente, pena, angústia, raiva, alienação…o telespectador fica cheio de conflitos, armamento ou desarmamento, denúncia ou silêncio, a TV deixa as pessoas confusas.

em resposta a: Cristianismo é igual a Fascismo? #77545

é engraçado q ninguém, por mais sábio q fosse, teria autoridade moral para dizer tais palavras a não ser ele. Nem se ele não tivesse existido de verdade, mas o q existe escrito sobre ele o coloca como o único capaz de ter dito tais palavras, pois seus ensinamentos são de uma sapiência capaz de qualquer um compreender…talvez os maiores ensinamentos traduzidos em ações tão cotidianas. e em relação à liberdade, podemos perceber o quanto ele nos deixou à vontade…se prestarmos atenção, ele não saiu puxando a mão das pessoas não, as deixou inteiramente à vontade, e nisso já diferencia bastante do comportamento da normalidade nossa, q ao conhecermos alguma coisa boa já queremos q os outros conheçam tb e se modifiquem. Ele, como tinha certeza na justiça divina, de cada pessoa ter sido criada com a semente do amor e a força da consciência, não tinha a ansiedade q nós temos em ver os outros melhorarem, pq sabe q um dia chega a hora de cada um caminhar e buscar a verdade. Ele tinha certeza q um dia cada um de nós buscará se modificar por isso não se aflijia, era livre, somente veio demonstrar como poderíamos chegar lá, e pelo caminho mais fácil… esse exemplo tb serve para a gente, ver q os outros um dia se modificarão pq foram criados para amar um dia (isso é um dos pontos de conhecer a verdade e se libertar). Várias idéias dele foram trazidas por outras pessoas, mas um aqui falou da humildade, outro ali da razão, outro ali do perdão, mas ele trouxe tudo junto e de forma tão simples e de como praticá-la, isso acho q foi decisivo, prática, o q já o diferencia de muitos filósofos teóricos. E se houve dissensão e mortes em relação ao q ele disse, problema de quem o fez, pq Jesus somente trouxe o amor, perdão, humildade…e querer fazer guerra com tais palavras somente acrescentando outras contrárias…poderia haver guerra se vc dá a outra face depois de receber um tapa? se vc pratica o perdão e ama o próximo?

em resposta a: Porte de Arma: As armas Geram Violência? #78021

Jornal Nacional

Bom como sabemos – pelo menos aqueles que assistem ou escutam a famigerada novela das 08:00 – a rede Globo de televisão decidiu que o projeto de desarmamento civil deve ser aprovado, e para isto busca arrebanhar apoio com mensagens sem argumento recobertas de apelos emocionais.

Como é mesmo que se costuma fazer política no Brasil? Com sentimentalismo e idealismo.

Os velhinhos vítimas da megera Doris participam da passeata contra as armas.

Uma outra – que namora um garotão bem mais novo -espécie de modelo daquilo que “todas” desejam ser, engata um emocionante discurso a favor do desarmamento civil.

É um horror descarado com direito a hino e tudo mais. Quanta emoção, lágrimas correm pelo meu rosto.

E aí pergunto em vão. Pq nenhum personagem sequer sustentou os argumentos contrários ao desarmamento?

Até mesmo a famigerada Doris é a favor do desarmanento civil.

Pq não querem que a população conheça o outro lado da moeda?

Coincidência ou não, segundo o márcio, no dia 14-08-03 no jornal nacional a Globo disse que 34% das armas recolhidas dos criminosos vieram dos comuns.

Já deputados de oposição ao desarmamento civil dizem que 82% das armas aprendidas nas mãos de criminosos são armas ilegais e sem cadastro.

De minha parte não acredito em uma emissora -concessão pública – que se acha no direito de dizer o que é bom, ou o que é ruim para nós brasileiros.

abs.

A TV do Cidadão Marinho uma vez mais dando as cartas vestida de cordeiro.

em resposta a: Cristianismo é igual a Fascismo? #77544

Tomei conhecimento deste fórum hoje, e gostaria de colocar algo bem rápido.

“Eu sou o caminho a verdade e a vida”

“Eu” não quer dizer a pessoa de Cristo. O nome não importa, seja Yeshua ben José, Jesus, Cristo, ou sei lá o que.

“Eu” estaria para o exemplo de cristo que é seguido e pregado em muitas filosofias e religiões que já antecediam a cristo nos quatro cantos do planeta.

No meu modo de ver não há novidade alguma em cristo frente as diversas escolas do pensamento até aquele época. Então o que é ser cristão?

Muitos são os que estão dispostos a acreditar ou se auto proclamar cristãos numa hipótese meramente filosófica, mas, no meu entender, como já dito, não há nada de novo em cristo quanto ao caminho e a verdade que já não tenha sido pregado antes. Ser cristão apenas filosoficamente, com todo respeito, na minha opinião, não é ser cristão.

Ser cristão é acreditar que cristo foi o Deus vivo que quebrou o ciclo natural de vida e morte ressucintado no terceiro dia.

“O caminho a verdade e a vida” podemos encontrar em diversas correntes filosóficas e religiosas ocidentais e orientais. Ser cristão, na minha opinião, é crer que esta verdade caminhou sobre a terra na forma de um homem, ressurgindo dos mortos no terceiro dia, nada mais.

Cristo não saiu dizendo: “Eu sou Deus ou coisa do genero”.

As mortes e atrocidades se deram e se dão em razão de uma pseudorevelação divina manifestada na fé de que Deus pode ser definido e determinado concretamente.

Não podemos resolver Deus com respostas humanas.

Assim não posso concordar com este paralelo entre fascismo e cristianismo.

abs.

(Mensagem editada por alex em Setembro 15, 2003)

em resposta a: O QUE PODEMOS FAZER PELO BRASIL? #78079

Sermos nós mesmos e aprendermos a ter “BOM SENSO”.
    O que complica a vida é a crença que para tudo só uma solução é válida: a nossa.

Visualizando 15 posts - 3,976 até 3,990 (de 6,713 do total)