Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
Olá Marina
Seja bem vinda ao fórum.
Quanto ao tema da música, criei um tópico geral “Filosofia e Música” no qual você pode acrescentar subtópicosabs
Miguel (admin)MestreIsso me lembrou A Gaia Ciência, §341:
“O mais pesados dos pesos ]. – E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indizivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência – do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da ecistência será sempre virada outra vez – e tu com ela, poeirinha da poeira!” – Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasse assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderias: “Tu és um deus, e nunca ouvi nada mais divino!” Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse; a pergunta, diante de tudo e de cada coisa: “Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?” pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir. Ou então, como terias de ficar de bem contigo mesmo e com a vida, para não desejar nada mais do que esta última, eterna confirmação e chancela? – }Miguel (admin)MestreAchei apropriado e vou transcrever.
“Quero lhe dizer uma coisa Mark. Algo que vc ainda não sabe.
Nós, K-paxianos, vivemos o bastante para aprender que o universo se expandirá e se exterminará.
E se expandirá novamente. Repetindo esse processo eternamente.
Vcs Não sabem que quando o Universo se expande tudo será como é agora.
Os erros que cometerem nessa vida serão por vcs revividos.
Cada erro por vc cometido será revivido de novo… e de novo… eternamente.
Meu Conselho é que façam direito dessa vez…. pois esta vez…. é tudo o que vcs têm.” Prot
28/06/2003 às 20:44 em resposta a: A Reflexão sobre a política de Hannah Arendt, um novo tema! #77893Miguel (admin)MestreEste texto é muito bom, mas diga aí o que é possível se ver de certo no que a Arendt disse nos dias de hoje?
Miguel (admin)MestreCaro helio
Você está cometendo uma “pequena” confusão, o tal do marxismo-leninismo ( pura ideologia russa???)
realmente não existe tal como foi concebido.Mas, uma coisa é Marx, e outra bem diferente é o Marxismo; pois as idéias marxistas foram alvo de tantas interpretações e deturpações diferentes que fica difícil saber o que exatamente se quer dizer por “marxismo”, sugiro a leitura direta das obras de Marx, e não só ” O capital”, mas também outros textos.
Prometo ler acuradamente as informações sobre o tal Movimento Autogestionário,lhe passo minhas impressões posteriormente.
Saudações filosóficas
Elio AugustoMiguel (admin)MestreCAROS AMIGOS
Perante o que foi colocado, a questão que se coloca é o da nossa percepção dos chamados “FATOS”,vejamos:
Algo que tenha existência física na natureza só pode ser classificado como um fato a partir da mediação de nosso conhecimento. O problema está nas ferramentas mentais que usamos para conhecer um fato: o raciocínio e a imaginação.
Segundo BARUCH DE SPINOZA, a maioria das pessoas julga os conhecimentos através dos efeitos ; “conhecer p/ SPINOZA é conhecer pela causa, ou seja é um conhecimento genético, que significa descobrir o modo pelo qual algo é produzido, por exemplo, dizer que um círculo é uma figura geométrica cujos pontos eqüidistam do centro, é apenas descrever uma propriedade deste, um círculo é definido quando se diz que ele é produto da rotação de um segmento em torno de um eixo ou de um ponto, fazer isto é conhecer o círculo genéticamente, ou seja, através da causa que o produz” (TIE,21)
Se partirmos do pressuposto espinosano de que tudo na Natureza é determinado por leis universais e necessárias, então a questão da realidade dos fatos perde sua importância, pois tudo aquilo de que temos uma idéia clara e distinta é necessariamente verdadeira, independente da adequação ao “fato”.
saudações filosóficas à todos!!Miguel (admin)MestreCaros colegas, não curso filosofia, ainda estou na escola (3º ano do 2ºgrau) e meu professor de filosofia commo você disse quer q nós entendamos melhor suas obras. Esxite grupos que têm de defender Nietzsche mas o meu grupo e outros também, tem de ataca-lo, falar que ele estava errado, o que você quiser chamar…
Miguel (admin)MestreUm trabalho original dentro da sua calsse, seria a de defender a posição Nietzscheana, uma vez que o texto do curso é o livro “por que não somos nietzscheanos”. Você poderia rebater os argumentos do texto.
Miguel (admin)MestrePor favor Batata me esclareça uma pequena dúvida.Por que vc precisa fazer um trabalho onde vc deve atacar nietzsche.Vc cursa filosofia?E qual seria o objetivo deste trabalho, convencer os alunos de que nietzsche é ruim, ou fazer com que eles entendam melhor suas obras?
Miguel (admin)MestreNão, você não pode considerar Nietzsche um humanista, muito antes pelo contrário. Um crítico do humanismo, já que uma das características do humanismo é o otimismo que postula que a razão é capaz de conhecer, e Nietzsche é um crítico feroz da razão, de Descartes, de Voltaire etc.
As suas observações acima são pertinentes. Além do livro você pode pegar as frases de Nietzsche sobre a mulher, especialmente para Além de Bem e Mal, como “Se a mulher fosse um ser pensante, já teria descoberto” ou “Também sobre a mulher a mulher deve se calar” etc. Você acha facilmente a referência pelo índice Onosmático.
boa sorte
Miguel (admin)MestreAlguém sabe me dizer se eu posso considerar Nietzsche um humanista?
Miguel (admin)Mestre“Sobre o enfoque do curso” –> DO não DP !!!
ObrigadoMiguel (admin)MestreSobre o enfoque dp curso é exatamente baseado nesse livro. Já li o que acredito que seja a primeira parte pois meu professor nos deu uma apostila. O título é: A BESTA-FERA, O SOFISTA E O ESTETA: “A ARTE A SERVIÇO DA ILUSÃO”.
Será que alguém poderia esclarecer um pouquinho? Já sabemos que a Besta-Fera é o homem “animal”. Sem lógica sem pensar, FORTE… o resto tá difícil. O Sofista tá pior ainda, mas acredito que seja algo como a VERDADE ABSOLUTA, e crítica que poderia ser feita talvez fosse que Nietzsche não acreditava na verdade absoluta, certo? ( Respondam essa pergunta por favor !) E o Esteta é o que só acredita na beleza, o belo é a razão de viver, e não sei o que dizer mais. Portanto peço POR FAVOR AJUDEM-ME !!!
Obrigado mais uma vez… Ansiosamente,
Batata.
P.S.: Desculpe se eu escrevi alguma besteira. Mas se escrevi, consertem-me por favor…
Miguel (admin)MestrePor que seu professor quer que você ataque Nietzsche, qual é o enfoque do curso?
Sugiro a leitura do livro “Porque não somos nietzscheanos”, da Editora Ensaio, 1993
Miguel (admin)MestreATENÇÃO !!!
veNho …… Com N ( ENE ) e não com M ( EME )
Desculpe… -
AutorPosts