Miguel (admin)

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 4,171 até 4,185 (de 6,713 do total)
  • Autor

Olá Marina

Seja bem vinda ao fórum.
    Quanto ao tema da música, criei um tópico geral “Filosofia e Música” no qual você pode acrescentar subtópicos

abs

em resposta a: Determinismo ou livre-arbitrio? #73748

Isso me lembrou A Gaia Ciência, §341:
    O mais pesados dos pesos ]. – E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indizivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência – do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da ecistência será sempre virada outra vez – e tu com ela, poeirinha da poeira!” – Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasse assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderias: “Tu és um deus, e nunca ouvi nada mais divino!” Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse; a pergunta, diante de tudo e de cada coisa: “Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?” pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir. Ou então, como terias de ficar de bem contigo mesmo e com a vida, para não desejar nada mais do que esta última, eterna confirmação e chancela? – }

em resposta a: Determinismo ou livre-arbitrio? #73747

Achei apropriado e vou transcrever.

“Quero lhe dizer uma coisa Mark. Algo que vc ainda não sabe.

Nós, K-paxianos, vivemos o bastante para aprender que o universo se expandirá e se exterminará.

E se expandirá novamente. Repetindo esse processo eternamente.

Vcs Não sabem que quando o Universo se expande tudo será como é agora.

Os erros que cometerem nessa vida serão por vcs revividos.

Cada erro por vc cometido será revivido de novo… e de novo… eternamente.

Meu Conselho é que façam direito dessa vez…. pois esta vez…. é tudo o que vcs têm.” Prot

Este texto é muito bom, mas diga aí o que é possível se ver de certo no que a Arendt disse nos dias de hoje?

em resposta a: Crise de paradigma #79625

Caro helio
    Você está cometendo uma “pequena” confusão, o tal do marxismo-leninismo ( pura ideologia russa???)
    realmente não existe tal como foi concebido.Mas, uma coisa é Marx, e outra bem diferente é o Marxismo; pois as idéias marxistas foram alvo de tantas interpretações e deturpações diferentes que fica difícil saber o que exatamente se quer dizer por “marxismo”, sugiro a leitura direta das obras de Marx, e não só ” O capital”, mas também outros textos.
    Prometo ler acuradamente as informações sobre o tal Movimento Autogestionário,lhe passo minhas impressões posteriormente.
    Saudações filosóficas
    Elio Augusto

em resposta a: Determinismo ou livre-arbitrio? #73746

CAROS AMIGOS
    Perante o que foi colocado, a questão que se coloca é o da nossa percepção dos chamados “FATOS”,vejamos:
    Algo que tenha existência física na natureza só pode ser classificado como um fato a partir da mediação de nosso conhecimento. O problema está nas ferramentas mentais que usamos para conhecer um fato: o raciocínio e a imaginação.
    Segundo BARUCH DE SPINOZA, a maioria das pessoas julga os conhecimentos através dos efeitos ; “conhecer p/ SPINOZA é conhecer pela causa, ou seja é um conhecimento genético, que significa descobrir o modo pelo qual algo é produzido, por exemplo, dizer que um círculo é uma figura geométrica cujos pontos eqüidistam do centro, é apenas descrever uma propriedade deste, um círculo é definido quando se diz que ele é produto da rotação de um segmento em torno de um eixo ou de um ponto, fazer isto é conhecer o círculo genéticamente, ou seja, através da causa que o produz” (TIE,21)
    Se partirmos do pressuposto espinosano de que tudo na Natureza é determinado por leis universais e necessárias, então a questão da realidade dos fatos perde sua importância, pois tudo aquilo de que temos uma idéia clara e distinta é necessariamente verdadeira, independente da adequação ao “fato”.
    saudações filosóficas à todos!!

em resposta a: "Julgamento" de Nietzsche #77939

Caros colegas, não curso filosofia, ainda estou na escola (3º ano do 2ºgrau) e meu professor de filosofia commo você disse quer q nós entendamos melhor suas obras. Esxite grupos que têm de defender Nietzsche mas o meu grupo e outros também, tem de ataca-lo, falar que ele estava errado, o que você quiser chamar…

em resposta a: "Julgamento" de Nietzsche #77938

Um trabalho original dentro da sua calsse, seria a de defender a posição Nietzscheana, uma vez que o texto do curso é o livro “por que não somos nietzscheanos”. Você poderia rebater os argumentos do texto.

em resposta a: "Julgamento" de Nietzsche #77937

Por favor Batata me esclareça uma pequena dúvida.Por que vc precisa fazer um trabalho onde vc deve atacar nietzsche.Vc cursa filosofia?E qual seria o objetivo deste trabalho, convencer os alunos de que nietzsche é ruim, ou fazer com que eles entendam melhor suas obras?

em resposta a: "Julgamento" de Nietzsche #77936

Não, você não pode considerar Nietzsche um humanista, muito antes pelo contrário. Um crítico do humanismo, já que uma das características do humanismo é o otimismo que postula que a razão é capaz de conhecer, e Nietzsche é um crítico feroz da razão, de Descartes, de Voltaire etc.

As suas observações acima são pertinentes. Além do livro você pode pegar as frases de Nietzsche sobre a mulher, especialmente para Além de Bem e Mal, como “Se a mulher fosse um ser pensante, já teria descoberto” ou “Também sobre a mulher a mulher deve se calar” etc. Você acha facilmente a referência pelo índice Onosmático.

boa sorte

em resposta a: "Julgamento" de Nietzsche #77935

Alguém sabe me dizer se eu posso considerar Nietzsche um humanista?

em resposta a: "Julgamento" de Nietzsche #77934

“Sobre o enfoque do curso” –> DO não DP !!!
    Obrigado

em resposta a: "Julgamento" de Nietzsche #77933

Sobre o enfoque dp curso é exatamente baseado nesse livro. Já li o que acredito que seja a primeira parte pois meu professor nos deu uma apostila. O título é: A BESTA-FERA, O SOFISTA E O ESTETA: “A ARTE A SERVIÇO DA ILUSÃO”.
    Será que alguém poderia esclarecer um pouquinho? Já sabemos que a Besta-Fera é o homem “animal”. Sem lógica sem pensar, FORTE… o resto tá difícil. O Sofista tá pior ainda, mas acredito que seja algo como a VERDADE ABSOLUTA, e crítica que poderia ser feita talvez fosse que Nietzsche não acreditava na verdade absoluta, certo? ( Respondam essa pergunta por favor !) E o Esteta é o que só acredita na beleza, o belo é a razão de viver, e não sei o que dizer mais. Portanto peço POR FAVOR AJUDEM-ME !!!
    Obrigado mais uma vez… Ansiosamente,
    Batata.
    P.S.: Desculpe se eu escrevi alguma besteira. Mas se escrevi, consertem-me por favor…

em resposta a: "Julgamento" de Nietzsche #77932

Por que seu professor quer que você ataque Nietzsche, qual é o enfoque do curso?

Sugiro a leitura do livro “Porque não somos nietzscheanos”, da Editora Ensaio, 1993

em resposta a: "Julgamento" de Nietzsche #77931

ATENÇÃO !!!

veNho …… Com N ( ENE ) e não com M ( EME )
    Desculpe…

Visualizando 15 posts - 4,171 até 4,185 (de 6,713 do total)