Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
Entre o conceito de causa e efeito, afirmo que não passa de hábitos humanos, ou seja, causa e efeito sao lógica-perceptiva sendo que está leis do conhecimento humano não está em sí mesma mas é percebida pela nossa subjetividade que torna-se objetiva.
Referente a metafísica, é ridículo o homem pela razão tentar ultrapassar o conceito sintético lógico-perceptível do tempo e do espaço com uma razão pura sendo que não possui uma razão pura, não possui a priori e sim somente a posteriori. a razão é subjetivo perante o sentimento que é objetivo, ou seja, a razão somente existe porque os sentidos existem, sem essa u''ultima, a razão não é razão. É loucura afirmar que o homem possui idéias inatas em seu espírito.
Referente a assuntos desse genero, fiz como Kant afirmou em sua Critica da Razão Pura, tive que trancender a razão pura pela minha fé.
Miguel (admin)MestrePodemos afirmar que se a matemática não é considerada a priori, ou seja , nada é considerado ináto a razão se despojarmos do nossos sentidos, podemos afirmar que a matemática é um conceito e logo, uma percpção, bem como a geometria e o método emprírico da física.
Miguel (admin)MestreTodas as análises feitas partindo do iludido Descartes em que ele afirma por imprudência intelectual que a idéia de um Deus é uma idéia “ináta” a razão humana, é ser demasiadamente iludido. O único dessa corrente filosófica a ter uma grande visão e uma conciência “normal” se chama Hume, que teve por muitos uma filosofia digna de Lord. Kant por sua vez, foi muito consciente e prudente, mas pecou quando ele afirma que a matemática,o espaço e o tempo são a priori sendo que nada pode ser a priori, pois sem o s sentidos não somos humanos e até então todos esses conceitos seriam absolutamente vento, ou seja, nada. Concordo com um termo voltado mais para “lógica-perceptiva”}
Miguel (admin)MestrePodemos afirmar que se a matemática não é considerada a priori, ou seja , nada é considerado ináto a razão se despojarmos do nossos sentidos, podemos afirmar que a matemática é um conceito e logo, uma percpção, bem como a geometria e o método emprírico da física.
04/07/2003 às 6:08 em resposta a: A Reflexão sobre a política de Hannah Arendt, um novo tema! #77896Miguel (admin)MestreClaro que simVeja aqui uma relação de livros
Miguel (admin)Mestrequando foi q pensei a primeira vez? não lembro, mas já rendia fé em algo não sei como, talvez foi uma semente plantada ou um barco empurrado, mas já procurava, e talvez fosse em tudo, pq nada sabia…hj já sei alguma coisa, e minha fé cada vez mais se dirige a algo cada vez mais específico… tateando na escuridão até hj, mas hj com alguma capacidade de distinguir com alguma nitidez em q rendo isso tão bonito…
Miguel (admin)MestreEu já li, e realmente duvido que tenha sido escrito por ele, é só perceber as relações com a questão judaica, tão clara em suas obras e tão moldada nesse golpe editorial.
03/07/2003 às 15:55 em resposta a: A Reflexão sobre a política de Hannah Arendt, um novo tema! #77895Miguel (admin)Mestre
Elucidativo caro amigo, uma questão…
Os livros dela existem em português?03/07/2003 às 5:02 em resposta a: O centenário da morte de Nietzsche: A atualidade de seu pensamento… #71266Miguel (admin)Mestrenietzsche foi um ótimo pensador…foi um cara fudido!!.. mas afirmar que ele foi o mais seguro??…
… não viaja… nietzsche entra em contradição em varios momentos… não foi seguro no que escreveu!!…. foi um revoltado que não saiu do complexo de édipo!!03/07/2003 às 0:05 em resposta a: A Reflexão sobre a política de Hannah Arendt, um novo tema! #77894Miguel (admin)MestreNossa, muita coisa, só para constar, ela explicita de maneira simplesmente brilhante qual seria o sentido de uma revolução em nosso século analisando como as revoluções que nos constituiram influenciaram nossa maneira de pensar (a americana, a francesa, a russa). E ai?
Miguel (admin)MestreOlá..Alex e Márcio…
Sem muito tempo, mas queria dar uma achegazita…sim..concordo que( não obstante a Fé não tenha que ser sinónimo de “irracional”, por excelência)a Fé começa onde acabam os factos…a questão é: para quê fé?? Aí concordo com o Alex…suponho que a existência da Fé reforça a insuficiência dos factos…a necessidade humana de transcendência, a abertura…o desconhecido…o mundo da intuição…o mundo onde não cabem os factos..
Falando de citações, penso que Exupéry ficaria bem aqui…”o essencial é invisível para os olhos”…o essencial está para lá dos factos???
Abraços.Miguel (admin)MestreGostei muito do tema deste fórum.
Ultimamente, mais preguiçoso que nunca, estou para citações bobas…
“…esta saudade que eu sinto de tudo que ainda não vi…”
Márcio pq vc acredita que só o que pode ser provado e repetido é digno de atenção?
O que muda o tempo todo é o método analítico de descrever o mundo e não a fé humana.
Nada contra a inteligência analítica, mas esta, a meu ver, é débil sem a intuição….sem a revelação.
Sem revelação a inteligência analítica é positivismo…tô fora.
Pq nos colocamos fora das coisas? Fora do mundo…?
Esta posição afeta até mesmo os que possuem a “famigerada” fé, dando munição aos céticos.
Mais uma citação:
“A fenomenologia não é o nome de uma nova ciência, nem uma palavra de substituição para filosofia, mas uma postura espiritual, com que se recebe algo para ver ou para viver, algo que sem ela permaneceria oculto, um dirigir-se para aqueles fatos puros que o homem em geral, e mesmo o cientista não sabem captar”.
abs
Miguel (admin)MestreOlá Márcio
O texto foi apenas um momento que achei interessante, pois é um tanto contraditório… não acha?
A contradição estaria na última frase, o que torna a idéia gostosa de ser pensada, ao menos por mim.
“Meu Conselho é que façam direito dessa vez…. pois esta vez…. é tudo o que vcs têm.”
Prot não diz que esta é a primeira vez do Universo, apenas afirma que já viveu o bastente para saber que acontecerá como diz.
Talvez o filme certo seja Matrix….rsrs.
Para alguns a mais pobre filosofia, para outros uma película espinhosa que fez coçar feridas.
Que seja… de qualquer forma não chegaremos mesmo a um consenso sobre liberdade e determinação, mas estamos aqui…deliciosamente… passando o tempo.
Um abraço
(Mensagem editada por alex em Julho 01, 2003)
Miguel (admin)MestreCaro Grigori
O que isso tem a ver com Kant?
Miguel (admin)MestreEu queria endagar a respeito do amor,pois acho que toda a filosofia não passa de palasvras se não existe dentro dela a solidificação do sentimento.Sei que muitos filosofos não enrtenderam este amor e tentaram compreender as metaforas, porém nunca sentiram a compeenção.
Eu não quero ver tanto conhecimento jogado fora porisso compreendão o real amor descrito na bíblia em Corintios 13. }} -
AutorPosts