Miguel (admin)

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 5,341 até 5,355 (de 6,713 do total)
  • Autor

Antes tarde que nunca… queria levantar outros pontos de vista até agora nao considerados, até onde percebi. Desnecessario dizer que nao estou me propondo a fazer avaliaçao de carater, mas levantar pareceres filosoficos? Se assim for, tanto melhor, se nao, já está feito

Dois quotes que abordarei:

Necessário esclarecer, que: não estou me referindo a minha família, minha angustia em parte vem daí, pois tenho uma boa família e sou feliz.” [(A), 29-ago-2000]

Concordo plenamente com a crítica ao dogma das religiões, contudo, devemos nos lembrar que catolicismo é igreja, e cristianismo é uma forma de filosofia de vida, uma coisa nada tem a ver com a outra quando analisamos profundamente.

“E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.
    Porém ELE, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? e quem são os meus irmãos?”
    [(B), 5-maio-2001]

(A) Pareceu-me algo estranho. Angustia… Feliz… Concluo que, ou algo nao cheira bem no reino da Dinamarca (!), ou estamos usando os conceitos com significados diferentes. Bem, ainda nao foram esclarecidos no contexto mesmo.

O reino da Dinamarca nao foi sem proposito, pensei em Kierkegaard. Sugiro a leitura de “A alternativa”. Parece ter tudo a ver com a situaçao existencial descrita no quote. Prefiro nao entrar em detalhes, estaria indo contra aquilo que queria dizer. Só lendo mesmo o texto. K. diria que eu nao entendi nada se tentasse explicar o que ele quis dizer; ironizava dizendo que um dia alguem ia tentar explicar seu pensamento, e que seria mostra de que entenderam muito bem o que ele quis dizer….
    Bem… uma pista nao faria mal, para estimular a procura e leitura do texto. Está a se perder a existencia por querer salvá-la na reflexao, algo da ordem de guardar dinheiro debaixo do colchão, ou estocar alimentos pereciveis.

(B) Cristianismo é filosofia de vida? Talvez nao seja tao simples. É também filosofia de vida. Qt a separaçao entre igreja/filosofia de vida, em se tratando de cristianismo, eu devo ter entendido mal. A ideia de ser cristao sem igreja significaria que está a se falar de outra coisa, a tradiçao do termo cristao nao recomendaria isso.

Para a citaçao biblica, entrou no campo da teologia. E exegese nao é tao simples. A interpretaçao sugerida poderia ser considerada como fundamentalista. Nao ter uma teologia, é ter uma teologia pobre.

[]´s

em resposta a: Cristianismo #75076

Questao interessante…

Sobre isso, e em se tratando de filosofia, nao há como nao citar Kierkegaard. Toda a filosofia deve se desenvolve tendo duas questoes como pano de fundo: (1) o que significa ser cristao; e, (2) como alguem se torna cristao.

Talvez, pelo fato dele ser cristao, alguns possam esperar uma leitura “facil” ou “dogmatica”. Longe disso. O discurso dele é tao corrosivo qt o de Nietzsche, em certo sentido. A dialetica kierkegaardiana está em dialetica com a dialetica hegeliana, e por se colocar como critica a qq sistema, tem efeitos “catastroficos”. Descobriram em seu diario, depois de sua morte, uma frase com o seguinte teor (infelizmente nao recordo literalmente de cabeça): “eles querem subverter a ordem? pois bem, vou mostrar-lhes entao como se faz uma catastrofe”.

Muitos pensamentos interessantes aparecem em sua obra, bastante extensa (alias, leitura prazeirosa, mas nao menos dificil… cheia de pseudonimos, heteronimos, e ironia; ao ponto de ter sido reconhecido como o “novo Socrates” por inumeros pensadores de peso). Com relaçao a pergunta que apareceu: K. colocava como um dos problemas da contemporaneidade o fato de que ela “sabia demais”. Sobre o que saber sobre o cristianismo afirmou uma vez: “Querem saber o que é o cristianismo? Perguntem a Feuerbach!”. (preciso dizer que, vindo de um cristao, isso é ironia?)

[]´s

em resposta a: Quem é o maior filosofo do século XX? #71197

Ufa!

Miguel, a palavra acima expressa melhor do que em longos paragrafos o que eu gostaria de dizer.

Ida, concordo com vc. Acho que deu para perceber que minha posiçao passa longe da defesa da privatizaçao das universidades. Na verdade, é mais ao contrario disso.

Sobre neoliberalismo, os paises fora do “eixo” é que pagam o pato sempre. Nos tornamos todos cobaias, sem direito de escolha, de economistas de gabinete, exemplificados idealmente pelo FMI. Os experimentos estao dando errado, e os cientistas entao alteram uma variavel e tentam de novo melhorar o desempenho com a outra cobaia. Desculpe-nos Mexico, desculpe-nos Argentina… calma Brasil, agora vai dar certo.

Podia escrever algo sobre neoliberalismo, mas nem carece. Pena que o vosso presidente já mandou esquecer o que ele disse. A ideia de estado minimo, num pais de miseraveis, é bastante cruel. Mas ele ainda tem esperança de que o lobo entre em acordo com a ovelha.

Curioso, o Japao, depois da guerra, investiu tudo na educaçao. Conta-se que, nas cidades destruidas, discutia-se sobre em que investir: hospitais, saneamento… O governo sempre construia primeiro uma escola. A ideia era de que o sacrificio era justificado pela nova geraçao que nasceria e reergueria o pais. Dá o que pensar, nao?

[]´s

em resposta a: Copa do Mundo e Alienação #76834

Bom, gente, acho que todos tem direito a ter sua opiniao e suas razoes. mas vou comentar algumas coisas que acho equivocos.
    A copa nao se limita ao tempo de jogo.
    é um bombardeio de informações o tempo todo na tv, na lata de refrigerante, nas ruas, etc.
    nao se fala em outra coisa.

Ser louco é estar alienado? ou Ficar doente de tanto trabalhar e ambicionar, perder a conexao com o proprio limite organico ? o louco , aspas, esta perfeitamente conectado com seu mundo interno.Acho que temos que parar para pensar sobre o que é importante para se conectar.
    Minha critica nao é a copa e sim o comportamento descabido, muitas vezes induzido. Nós temos o poder de mobilização social. Para todos os assuntos.
    Um abraço pra todo mundo!

em resposta a: Controle Humano #71465

PARA MEDITAR

Tudo se avalia, e só se avalia quando há diferença.
    Portanto, o valor existe porque existem diferenças em seres diferentes.
    Onde há diferença há opção, e onde há opção sempre será escolhido o que parecer compensador.
    O homem trabalha no que não lhe dá prazer, ou nem todas as vezes lhe dá prazer, em prol de uma recompensa que compense. Se não houver recompensa ou se a recompensa se mostra difícil de alcançar o homem não se expõe ao desconforto em troca do muito duvidoso ou do pouco compensador para o risco ou o transtorno.
    Portanto só há o ato lesivo ao bem estar alheio se a recompensa compensa o risco ou o desconforto do ato de pratica-lo.
    Lesar o outro ou causar-lhe dano, implica em esforço e consequência, e se o esforço de faze-lo não é demaiado desconfortável em comparação com o objetivo que se pretende obter, a violação se fará líquida e certa, só podendo ser contida tendo em vista os riscos ou consequências de sua tentativa.
    Se a possibilidade de ganho se mostra compensadora em comparação ao esforço e risco, a violência acontecerá. Mas se o risco ou esforço se mostram demasiado desconfortáveis para o indivíduo, ele não irá praticar a violência e respeitará o outro na esperança de ser respeitado, ao propor o respeito generalizado como ideal capaz de congregar forças e pressão desestimuladoras.
    Todo aquele que defende o covarde e o criminoso é cúmplice de seus atos, pois ao defender um menor risco e desconforto para o bandido, está incentivando-o a práticar violência contra inocentes.
    A baixa auto estima faz o OBSCURANTISTA, que deseja a tudo destruir e perverter, por não suportar a idéia da felicidade de quem se estima.

A AUTO ESTIMA é fundamental para a justiça e a firmeza de caráter.
    O OBSCURANTISTA FRUSTRADO sempre desejárá arrastar a todos para a SUA MISÉRIA INDIVIDUAL, por ter a certeza de que qualquer comparação o fará preterido. O OBSCURANTISTA amará a igualdade das aparências, e defenderá a toda e qualquer violência em nome de tal igualdade (dentre os que julga devessem ser iguais), será um coletivista ressentido e covarde: CÚMPLICE de TODOS os CRIMES e VIOLÊNCIAS praticadas CONTRA INOCENTES.

em resposta a: Quem é o maior filosofo do século XX? #71196

Walace

Não há necessidade de pisar em ovos para participar do fórum. Fique a vontade. A princípio todas as mensagens são bem vindas. Já deu para perceber que você não é uma pessoa grosseira.

em resposta a: Copa do Mundo e Alienação #76833

Olá Thelma.

Não acredito que seja um boato, até pq um ingresso para assistir um jogo da Copa gira em torno de $190,00 dolares(nessas horas é que me sinto um pobretão de marca maior). Contudo, não posso deixar de arriscar um palpite, apesar de estar do outro lado do mundo, acredito que os jogos do japão no japão devem custar mais de $190,00 dolares e não dever ser fácil encontrar um ingresso disponível. É claro que um jogo da Dinamarca x Senegal no Japão ou na Coreia não deve ter torcedores lotando os estádios(já a audiência televisava não deixa de ser alta). Vou acompanhar os jogos do Brasil aqui no Brasil por pura falta de tempo($$$$$), gostaria de estar em um hotel 5 estrelas com a minha amada curtindo a vida e assistindo os principais jogos, mas acho que os privilegiados são poucos não importanto a nacionalidade, ou seja, japonês, alemão ou brasileiro que têm a oportunidade de párar literalmente para tirar umas férias, gastar uma puts grana e torcer na Copa são poucos, minoria em qualquer lugar do mundo, até nos países sede da Copa.

De um modo geral todos assistem os jogos pela tv, e geralmente apenas os jogos de seu país. O Brasil deu um stop segunda(03/06/02) e dará outro sábado(07/06/02)agora.

abs.

em resposta a: Quem é o maior filosofo do século XX? #71195

Walace
    Espero que vc. continue debatendo suas opiniões neste fórum e com muita veemência.
    A questão que estava em jogo com o Sr. Mario é outra. Alguns professores e alunos da USP estão colocando para a sociedade os problemas da universidade, discutindo um modelo de ensino que está sendo imposto no mundo inteiro pela lógica de mercado neo liberal. Entre nós, com maior pressa e voragem. Mas abrir o jogo não é permitir que se desqualifica a USP e seus professores: ou seja já que está tão ruim vamos privatizar de vez. Podemos sim discordar da professora Marilena, mas jamais permitir que sejamos utilizados politicamente por pessoas que não pretendem o bem comum e estão apenas preocupadas com seu lucro pessoal. A luta é pelo ensino de excelência público, gratuíto em todos os níveis e em todos os rincões de nosso país. Abaixo a trnscrição de um trecho de um artigo de um professor norte-americano sobre o que anda ocorrendo por lá, publicado por Le Monde Diplomatique, março 2001

A universidade americana vampirizada pela lógica do mercado.
    Par IBRAHIM WARDE
    Professeur à l'université de Californie, Berkeley. Auteur, avec Richard Farnetti, du Modèle anglo-saxon en question, Economica, Paris, 1997
    Busca do conhecimento desinteressada e a curiosidade intelectual se acham relegadas ao segundo plano. Julgam-se aos reitores sobretuto em função de sua capacidade de arrecadar fundos, seu papel assemelha-se ao de um caixeiro viajante. Os estudantes das escolas mais prestigiadas consideram seus estudos como um investimento, na perspectiva profissional de salários mirabolantes. A lógica comercial imposta pelas empresas às universidades é que suas doações sejam consideradass como investimentos, na troca da qual obtém publicidade gratuita, pesquisas orientadas pelos seus interesses e imposição de seus produtos. A Nike recentemente ssuspendeu sua ajuda financeira a três universidade de Michigan, Oregon e Brown porque seus estudantes haviam criticado algumas de suas p'raticas em países pobres, especialmente pela utilização da mão de obra infantil.As pesquisas realizadas atendem somente ao lucro e aos interesses comerciais das empresas.Uma enquete realizada pelos Los Angeles Times revelou que durante os últimos três anos metade dos artigos escritos nas revistas Lancet ou le New England Journal of Medicine (NEJM) – foram escritos por médicos sobre medicações pelas quais haviam reecebido dinheiro para avaliá-las.”

em resposta a: Copa do Mundo e Alienação #76832

Olá?
    Que bom que o assunto está rendendo!
    Vou lançar uma informaçao…
    Meu irmao, disse que na sua faculdade, um professor contou que no Japão os organizadores da copa estão pagando para irem ver os jogos.. e fifa proibiu a TV de filmar as partes vazias das arquibancadas…. Fato ou boato?
    Será que tem isso tem algum significado?

em resposta a: Será Deus Perfeito? – 2 #76600

Referente Karein 05 de Junho de 2002 – 5:10 pm.

Alguém e Aqui parece que contabilizariam.
    1)Ego e Razão atuariam de modo complementar. Figurar-se-ia num círculo de dois arcos variáveis, predominar ora de Ego ora de Razão. Assim é que todo mundo passaria cotidianamente. Um pseudo “administrar” sobre inconsciente seria também comum, seja por haver manifestar só em sonhos, seja por haver a sociedade Ego&Razão plena de sintonias. Para caso de atuar profissional, dentro de elevada diversificação em envolvimentos (a competir!), o paradigma “descoberto” pela dupla Alguém e Aqui, estaria assim:
    – consciência dá campo;
    – razão sustenta fronte;
    – ego age estado-maior;
    – inconsciente sinaliza retaguarda;
    – self intervêm do centro.

2)Quando Ego predomina (com arco maior no círculo societário), a Razão se retrai, e sempre há algum providenciar de “cuidado com o que tem à frente”, seja por desapercebimentos, ou por emoções, ou por ameaças, que zanzariam junto ao complexo da Psique. Toda vez que o Ego entra-em-campo, há um imediato crescer em controles, e a Razão encolhe à espera de desfechos; às vezes Ego entra numa desabalada carreira, e até joga a Razão pela ribanceira.

3)O saber apreendido e formalizado como Sei Que Sei, instrumentaliza a Razão.
    Vamos metaforizar a Consciência como círculo grande, Razão como círculo variável interno à Consciência, e Ego círculo central menor interno à Razão. O indivíduo nasce e cresce com desenvolver dos três, mesmo que embrenhado nas grotas.

4) Relativo ao “Será Deus Perfeito?”. Os conteúdos perfeitos pela sociedade Consciência&Razão&Ego, teria ensejado que humano rebuscasse referências relativas à Divindade, com novas maneiras e novos âmbitos. A cada nova descoberta que o humano se certifica para lidar com as coisas do Universo, fica claro que a Divindade cresce em potencialidades. Somente que mais adiante no espaço-tempo. Talvez Divindade faça do Espaço-Tempo seu tabuleiro de xadrez!

5) Entende-se que estaria inútil dizer “onipotência divina”, mas sim estaria oportuno “o divino estaria com maiores conteúdos”. De maneira simplezinha dá para arriscar assim: “estar na pele divina não deve ser mole, não!”.

[nota:
    – esta é a última mensagem neste fórum;
    – o IP foi interditado; atende a dezenas de computadores 24 horas;
    – algum quiproquó houve, em geral sempre em modo de fogueira-de-vaidades; não há jeito de localizar;
    – há outros IP's, mas não vale a pena mudar;
    – deixa-se convite para Alguém chegar até http://inforum.insite.com.br/292/ ;
    – trata-se de um fórum experimental “Numa Segunda leitura”;
    – há regras de proceder, circulam somente via e-mail;
    – obrigatório uso de nickname (hotmail), nada de identidade real;
    – só participa convidado, um por vez; concluído o projeto, tudo é apagado;
    – qualquer mensagem “não convidada” é apagada (após lida!);
    – para iniciar necessário enviar e-mail, nada de mensagear no fórum;
    – trata-se de “laboratório” para facilitar atuar em modo Ser Internet.
    (fthy; 05/06/02)

em resposta a: Copa do Mundo e Alienação #76831

O que todos queremos é um mundo melhor, forçosamente se necessário for. Como bem lembrado pela Isabel não é apenas o Brasil o país que pára em razão da Copa do Mundo, outros tb assim procedem. Dentre eles Portugal, Japão, Alemanha etc: estes países ricos com cidadãos politizados e cultos. A Copa do Mundo é um fenômeno moderno de auto-afirmação entre as nações. A fome, a falta de lazer e educação são tb problemas mundiais, diz-se que muitos países são impedidos de obter o seu crescimento, pois os países ricos com os seus interesses não permitem a ascenção destes países pobres, neste sentido a alienação é coletiva(mundial pq têm gente morrendo de fome neste exato momento em algum país africano pq algum país rico não está nem aí para aquele africano moribundo magrelo e “feioso”) ou somos nós que queremos antecipar o resultado do jogo, isto é, desejamos de um mundo criança a maturidade de um mundo adulto e sábio. Penso que a história nos ensina que antecipar o resultado do jogo não é bom negócio, o comunismo que o diga. Já não somos(brasileiros) tão alienados assim pelo futebol, arrisco dizer que estamos preocupados com o resultado das eleições de outubro e os rumo que iremos tomar. Estamos jogando por um brasil melhor, e o intervalo para obter energia para o segundo tempo é fundamental. Quem sabe um dia a humanidade alcance o ideal que a thelma possui(eu particulamente acredito que isso irá acontecer um dia, mas não agora), por hora paramos tudo pq queremos replicar(vencer o oponente).

Não obstante, nós que acreditamos em um mundo melhor e que não temos tantos motivos assim para sorrir, pois sentimos que estamos em falta com o próximo e com nós mesmos, não devemos nunca deixar de passar para frente esta idéia de um mundo melhor: um mundo mais preocupado com o próximo, com o ser humano, do que com uma bola.

A diferença do brasil(brasileiros) para os países ricos(estrangeiros ricos) é que lá a sujeira está escondida debaixo do tapete.

o problema é do ser humano e não do Torneio Mundial de Futebol entre Nações. A fome mundial é divulgada todos os dias na mídia, nem por isso a alemanha ou o japão param. E olha que nesses países não temos analfabetos e semi-analfabetos como temos aqui no brasil, ou seja, acho que eles sequer estão “alienados” dos problemas. A necessidade primaria é em última instância uma necessidade mundial, desta forma, a base da pirâmide está inacabada. Dentro da esfera mundial e hierarquica de responsabilidades, podemos dizer que não cometemos mais erros que os outros ao pararmos para assitir uma partida de futebol. Ou cada um paga os impostos conforme a sua renda.

abs.

em resposta a: Quem é o maior filosofo do século XX? #71194

Ida, talvez a msg que vc recebeu tenha avançado o sinal… nao sei… ha modos e modos de discordar. Sou novo por aqui. Comparando. Acho. Agora vou observar o jogo (antes que me culpem por isso, estou fazendo referencia a jogos de linguagem) e ver se quero ou nao jogar.

Já me arrependi de ter entrado nesse tema!!!
    E a partir daqui me calo.

Quanto a isso, nada mais a acrescentar. Somente um detalhe: “Não haveria motivo para agora ceder a pressão de eventuais predadores, pretendendo uma falsa liberdade onde tudo é válido: como desconsiderar a filósofa brasileira Marilena Chauí?”. Sobre isso, aconselho vc a rever sua posiçao. Corre o risco de assumir posiçao dogmatica. Chauí é um nome de peso no cenario da filosofia do Brasil, mas tem outros e nao é raro as discordancias. Ninguem é obrigado a concordar com a Chauí. (Nao retiro, por isso, o que disse antes: gostei das citaçoes que vc trouxe). Tudo bem, espero ter me enganado mais uma vez. Aceitaria mais essa de bom grado.

Como disseram, em alguns outros temas eu trouxe citaçoes ou referencias meio “contundentes”. Procurei, no entanto, nao ofender as pessoas. Já nao sei se consegui, e como disse, vou observar mais. No mais, estou me retirando para águas mais calmas.

PS: sobre o FHC e o trocadilho, antes que alguem faça referencia, eu estava citando o Pasquim. Já me arrependi disso tambem.

Espero que tenha notado que algo dessa msg foi para vc, outra, a quem interessar possa :-)

[]´s

em resposta a: Quem é o maior filosofo do século XX? #71193

Cláudio:

A essência do Fórum de Discussões e a discussão, e o fórum está coalhado de temas em que há severas discordâncias entre a opinião dos moderadores e os outros participantes, sem que haja prejuízo para o debate. Eu mesmo pude participar de algumas, e a Isabel que é mais ativa, de várias. O que se quer impedir é essa discussão anti-produtiva, o embate pelo embate, sem respeito. Para qualquer diálogo é preciso seguir alguns preceitos, e eu, tendo loga experiência com bate papos pela internet, sei o quanto é fácil na internet eles serem esquecidos ou desviados.

O caso do ip banido já vem de outra data e não se restringe a esse tema, tome isso em conta. Os moderadores tomam decisões como essas não apenas porque tem o poder para fazê-los, mas porque essa é uma de suas funções. É para isso que existem moderadores, e a restrição de ips é o caminho natural para que isso seja feito num fórum que, pelo momento, não pede usuários registrados.

As discussões vem ocorrendo numa boa, tanto é que ações de moderação quase nunca são necessárias. Mas para que o funcionamento ocorra, é preciso evitar como a Ida colocou, a falsa liberdade onde tudo se pode.

Obrigado.

em resposta a: Quem é o maior filosofo do século XX? #71192

Achei correta a posição dos moderadores deste fórum. Consciência Home Page é dedicada ao “estudo da consciencia e as manifestações do Espírito nas atividades humanas”. Apesar de só agora estar participando do Fórum, acompanho desde 1998 este site, que sempre demonstrou honestidade e transparência na construção do saber. Não haveria motivo para agora ceder a pressão de eventuais predadores, pretendendo uma falsa liberdade onde tudo é válido: como desconsiderar a filósofa brasileira Marilena Chauí?
    “Sócrates impõe a seu interlocutor a espinhosa escolha: “Ou não há falsa opinião, ou é possível não saber o que se sabe. Qual dos dois você escolhe? Você propõe uma escolha embaraçosa, Sócrates. E no entanto o argumento periga conservar os dois” 196 c-d).
    Lebrun

em resposta a: Quem é o maior filosofo do século XX? #71191

Bem…o discurso tem sido ofensivo sim…e não é de hoje nem de agora…poderia dizer mais coisas,mas opto por um pequeno texto bastante significativo de Agostinho da Silva que foi um escritor/filósofo português que nos diz no seu livro “Sete cartas a um jovem filósofo”:

O essencial da vida não é convencer ninguém, nem talvez isso seja possível (…)Você veio aqui para separar ou para unir? E julga que a verdade precisa de si para alguma coisa?
    (…) Você domina a verdade, tem deus no bolso; os outros vão como cegos pelo caminho. É aos empuxões que você os vai guiar? Ou a puro berro? Tome-os docemente pela mão, anime-os com palavras, seja amorável. Sei que há realmente os piores cegos, os que não querem ver. Isto, porém, é uma concepção popular, não de filósofo: para o filósofo (…) não há nunca os cegos que não querem ver, há sempre os cegos que não podem ver.
    (…) Nada de altivez, nada de desprezo, nada de vaidades absurdas, em toda a parte absurdas, mas totalmente incompreensíveis num filósofo. Seja sereno, afectuoso, se lhe pedirem que explique, explique trinta vezes, com a mesma calma e o mesmo interesse da primeira; se lhe puserem dogmas, não contraponha dogmas; se não o perceberem a você, perceba você os outros. Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o, mas, por favor, não queira que os outros também o sigam; o pregador é intolerável..

Agostinho da Silva

Visualizando 15 posts - 5,341 até 5,355 (de 6,713 do total)