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Miguel (admin)Mestre
O problema está no termo “simples”. “Ganhamos” umas “coisinhas” diferentes, como a águia ganhou um olho ultra potente, comparado ao nosso, como o elefante ganhou uma memória fantástica, como o panda adaptou-se, ou ganhou capacidade, a digerir brotos de bambu (seus irmãos ursos não) e assim com toda a natureza. Nós Homo sapiens sapiens ganhamos esse pensar abstrato, esse notar o sofrer do outro, esse agir para o futuro, e assim nos protegemos das dificuldades naturais da sobrevivência, formamos grupos cada vez maiores, e por fim cá estamos, escrevendo neste fórum.
Acho que não cabe o termo simples, e sim apenas animal, somos apenas animais. “Simples” é muito humano.Miguel (admin)MestreNao sei se um animal simples, mas como diria Engels um animal incompleto! porque como o resto dos outros animais nao pode ser explicado apenas por fatores biológicos (nisso concordo com você,Isabel) precisaram 2 milhoes de anos de interação (se nao me engano) para os primeiros homenideos se trasformarem em “homo sapiens” e se nao fosse a coicidencia do polegar oposto aos outros dedos da mão, a postura herecta a correlação cérebro com outros órgãos do corpo e uma alimentação herbivora e carnivora ao mesmo tempo essa transformação nunca teria acontecido! aí sim seriamos mesmo simples animais!
Miguel (admin)Mestre“Estamos condenados à liberdade? Estamos! isso porque somos apenas animais”…
Não.Estamos condenados à liberdade porque somos mais mais do que simples animais. Não há liberdade sem consciência…estar condenado a ser livre implica consciência do que a liberdade é, implica consciência das consequências de se estar condenado a e implica ainda não poder deixar de o ser. Tudo isto resulta do facto de não sermos apenas animais…se o fossemos nem sequer esse problema se colocaria. Tal como Camus bem o descreve em O Mito de Sísifo “Se eu fosse árvore entre as árvores, gato entre os animais, esta vida teria um sentido, ou melhor, este problema 'e que não o teria, porque eu faria parte deste mundo”.
Estar condenado a ser livre é a tomada de consciência da nossa verdadeira humanidade onde simplesmente entregues a nós próprios somos aquilo que tivermos projectado ser, ou se quiser, como diz Sarte “O homem antes de mais nada é o que se lança para um futuro, e o que é consciente de se projectar no futuro”…
Simples animais? Não…isso seria terrivelmente fácil!…
abs.
Miguel (admin)Mestre“O homem mais inteligente é aquele que reconhece que é um animal”, não sei se a frase já tem dono mas filosofei isto agora. Lembrei-me do velho Hegel, tivera sorte e teria nascido após Darwin. Acho que já deu para perceber que sou um historicista e no mais velho estilo hegeliano. Por isso que não concordo com os filosofos “eruditos” de “formação academica” que na sua grande maioria são existencialistas, também pudera, o mestre de vocês Kierkegaard, cresceu criticando meu mestre Hegel.
sei que vão aparecer aqueles que vão dizer: não me baseio em Kierkegaard e sim em Nietzsche, ou Sartre, mas eu também não me baseio em Hegel e sim em Marx.
Aparecerão aqueles mais eruditos ainda e dirão que sua grande fonte de inspiração é Sócrates e eu os responderei que a minha é Democrito ou epicuro.
Voltando ao começo da história, não vou criticar Newton, Descartes ou Hegel homens inteligentissimos que contribuiram em muito para o avanço da humanidade mas que não conseguiram se desvencilhar da idéia de um Deus, por que eles são anteriores ao fortalecimento da pesquisa natural e à evolução das especies de Darwin.
No entanto tiro meu chapéu a Marx e Freud que desenvoveram toda as suas teorias tendo como base o conceito que o homem é um animal fruto da seleção natural como qualquer outro.
Kierkegaard era contemporaneo a Marx, no entanto, com tanto material nas maos preferiu ser cristão.
É preciso extrair a seta do corpo? com ceteza é! mas se der tempo ainda descobrimos quem a atirou. Deus está morto? como certeza está! Estamos condenados à liberdade? Estamos! isso porque somos apenas animais.Miguel (admin)MestreFerris,
ref. 12.05.02 – 6:20 pm .-
“A Razão como oposto à Energia “. (W.B.)a razão pode vir a aglomerar as eficácias , mas em relação a energia é contrária a ésta por conta da dominação que aquela exerce ; Moral e Ética estariam a regular ou equilibrar , por serem diametralmente opostas a Razão propiciam uma tensão que a própria vida requer, sen contrário não haveria processo, também necessários a existência humana.
o que viria a obedecer a Razão estaria na qualidade de passivo, pois dominado, o que estaria a reinvidicar estaria na qualidade de ativo … ( os tais desconfortos da Razão mencionados) … num processo dialético, onde Razão e Energia se traduzem em atração/repulsa; amor/ódio; consciente/inconsciente ….
Segue um texto de W.Blake …
La Voz del Diablo
Todas las Bíblias o códigos sagrados fueron la causa de los siguientes Errores :
1. Que Hombre tiene dos principios reales de existencia, a saber : un Cuerpo y un Alma.
2. Que Energía, llamada Mal, sólo nace del Cuerpo; y que Razón, llamada Bien, sólo nace del Alma.
3. Que Dios atormentará a Hombre en Eternidad por haber seguido sus Energías.Pero los Contrarios siguientes son Verdaderos:
1. Hombre no tiene Cuerpo distinto de su Alma, pues lo que llamamos Cuerpo es un trozo de Alma percibido por los cinco Sentidos, las principales puertas de Alma en este período de la vida.
2. Energía es la única vida, y nace del Cuerpo ; y Razón es el límite o circunferencia periférica de Energía.
3. Energía es Eterno Goce.“El Matrimonio del Cielo y del Infierno, Los Cantos de Inocencia , Los Cantos de Experiencia “, Visor Madrid 1983.
ainda segundo Blake a satisfação dos desejos , sem a intenção de aprisionar o gozo passageiro, estaria como dever primordial do homem, … porque tal satisfação esclareceria a percepção dos sentidos, necessária para educar a visão e a desenvolve-la ; o inconsciente estaria como eficácia e o consciente igualmente estaria como eficácia mas também como depurador, digamos assim, como razão no sentido de conter os impulsos, e não eficiente em casos de psicoses, ou desorganizações do ego, mas ao mesmo tempo estes estados estariam como potencializadores de eficácias, mas fazendo um link com a leitura da última mensagem , estaria , temporiaramente, um “zero-a-esquerda” por não deter S-Q-P,… vou viajar um pouco … mais seria possível admitir um Saber patológico … ciente da não correlação com o Querer/Poder … mas detentor de Saber. (?)
(…)
abs.
Miguel (admin)MestreRef. Karein, 13 de Maio de 2002 – 2:17 am: “transpor eficiencias e eficácias nessa história”.
Ambiente familiar corriqueiro que coloca indivíduo em situação do-contexto. O “perder pai” gera queda de eficiência no ambiente. O “mãe mimar” significa instalar de eficácia. O “superproteger” representa disponibilizar de eficiência. O ambiente familiar recoloca nova situação do-contexto. Então “estudou … ingressou” leva a adquirir independência com Saber-Poder-Querer. O “namorar e casar” significa instalar eficácias/eficiências. Um ambiente de-contexto está a ser tocado com um S-P-Q. Envolvimento com “abandonar por estar traído”. Eis ambiente sem-contexto que acarreta supressão da eficiência. E o S-P-Q existente não gera eficácias. Com “graves perturbações” o ambiente acelera em degradar. O “internar” representa eficácia. Há possibilidade para ambiente mas que obsoletiza S-P-Q.
O indivíduo que perde seu S-P-Q assume zero-à-esquerda. Por longo período, 1930-1939, indivíduo privado de S-P-Q, vive estilo largado-no-meio-da-selva. Mas elabora eficácias diante das contingências, adquire eficiências. Está sem S-P-Q mas sai da situação zero-à-esquerda. Há propensão para novo do-contexto graças aos “abaixamento, inafetividade, desorientação”. Em 1946 “começa atelier” o que lhe renova S-P-Q, que facilitará eficácias controladas …Ferramental: Do-Contexto, S-P-Q, Eficácias/eficiências, Zero-à-esquerda, Largado-na-selva.
(fthy; 13/05/02)Miguel (admin)MestreRef. 13/05/02 – 1:18 am, Karein. “nada do humano deve surpreender”.
Repara no seguinte caso: – a equipe Ferrari F-1 está atualmente no topo, dispende três centenas de milhões de dólares; – há suficiência tanto em meios como em recursos; – laboratórios, quadros técnicos, projeto&desenvolvimento; – há “energia” quase que imensurável que permite eficácias inimagináveis; – as eficácias formam a “razão”; – e então a “razão” se depara no vivenciar com desgastar, inflar, destrambelhar; – no Domingo 12/05/02, a “razão” ferrarista desdenhou o público que assistia, torcia, aguardava a vitória de um piloto; – a “razão” senhora-de-si deu uma ordem ao natural, trivial, de rotina, para modificar o resultado (diante de todos que assistiam!); – a “moral” e a “ética” reagiram, saíram da letargia e incitaram que o público reagisse, protestasse, discordasse do resultado armado; – o pilôto favorecido percebeu e tentou remendar; – a “razão” vai passar por alguns desconfortos nos próximos tempos.
Eis a síntese paradigmática:
“A Energia transformada em Razão e confrontada pela Moral e Ética”.Evidente que “nada deve surpreender” pois o humano inventou um paradigma que lhe dá autonomia completa. Reparar que não necessita recorrer a poderes divinizados, de outras paragens extra-terrestres. A base de “energia” está ou descoberta ou potencializada. A “razão” está como o processo realizador e resultador . A “moral e ética” está como trava e corretivo. Eis um ciclo completo em sistema aberto. Perfeito para deslanchar a inteligência humana.
(fthy; 13/05/02)Miguel (admin)MestreComo prêmio pela sua Fé cega, o controle de qualidade do paraíso pede que voce responda a esta enquete.
Deus: Questionário de Qualidade
Deus gostaria de lhe agradecer pela sua crença e apoio. De modo a melhor
servir as suas necessidades, Ele pede-lhe que gaste alguns momentos para
responder às seguintes questões.Todas as suas respostas são estritamente confidenciais, e não necessita
de fornecer o seu nome ou endereço, exceto se pretender uma resposta
direta aos seus comentários ou sugestões.1. Como soube da existência de Deus?
__ Jornal
__ Biblia
__ Torah
__ Outro Livro
__ Televisão
__ Inspiração Divina
__ Conversa com amigo
__ Experiência de Quase Morte
__ Tablóide
__ Arbusto Ardente
__ Outro. Especifique : _____________2. Que modelo de Deus escolheu?
__ Yoweh
__ Pai, Filho e Espirito Santo
__ Jehová
__ Jesus
__ Ala
__ Satanas
__ Deus
__ Nenhum dos indicados, fui escolhido3. Recebeu Deus em boas condições, sem falta de nenhum atributo?
__ Sim
__ NãoSe não, por favor descreva os problemas que encontrou:
____________________________________4. Que fatores foram relevantes para a sua decisão? Marque todos os que
se apliquem.
__ Educação pelos pais
__ Necessidade de uma razão para viver
__ Educação pela sociedade
__ Necessidade de focar-me em alguem para desprezar
__ Amigo imaginário cresceu
__ Não pensar por mim
__ Encontrar homens/mulheres
__ Medo da morte
__ Chatear os meus pais
__ Precisava de sair do escritório por um dia
__ Necessidade desesperada de certezas
__ Gostar de música de orgão
__ Necessidade de sentir-me moralmente superior
__ O meu arbusto começou a arder e falou-me5. Já adorou um Deus antes? Se sim, que falso deus o enganou? Marque
todos os que se apliquem.
__ Odin
__ Zeus
__ Apolo
__ Ra
__ o Sol
__ a Lua
__ a Bomba
__ Cthulhu
__ Dolar Todo Poderoso
__ Liberalismo de Esquerda
__ Bill Clinton
__ Outro. Especifique: ________________6. Usa actualmente outra fonte de inspiração para lá de Deus? Marque
todos os que se apliquem..
__ Tarot
__ Loteria
__ Astrologia
__ Televisão
__ Psiquico
__ Dianética
__ Palmistria
__ Playboy e/ou Playgirl
__ Livros de Auto-Ajuda
__ Sexo, Drogas e Rock and Roll
__ Bioritmos
__ Bill Clinton
__ Folhas de chá
__ Mantras
__ Cristais
__ Sacrificios Humanos
__ Pirâmides
__ Vaguear no deserto
__ Companhia de seguros
__ Arbusto Ardente
Outro: _____________________
__ Nenhum7. Deus emprega um limitado grau de Intervenção Divina para preservar o
equilíbrio entre a sua presença sentida e a fé cega. Qual prefere
(escolher apenas um)?
a. Mais Intervenção Divina
b. Menos Intervenção Divina
c. Atual nível de Intervenção Divina
d. Não sei… o que é a Intervenção Divina?8. Deus tambem tenta manter um equilíbrio entre desastres e milagres.
Numa escala de 1 a 5 classifique (1=insatisfatório, 5=excelente):
a. Desastres
inundação 1 2 3 4 5
fome 1 2 3 4 5
terramoto 1 2 3 4 5
guerra 1 2 3 4 5
pestilência 1 2 3 4 5
praga 1 2 3 4 5
SPAM 1 2 3 4 5
Microsoft 1 2 3 4 5b. Milagres
salvamentos 1 2 3 4 5
remissões espontâneas 1 2 3 4 5
estrelas pairando sobre cidades 1 2 3 4 5
estátuas que choram 1 2 3 4 5
água transformando-se em vinho 1 2 3 4 5
caminhar sobre as águas (exceto Tiete) 1 2 3 4 5
arbustos que falam 1 2 3 4 5
Vídeos que se auto-programam 1 2 3 4 5
Sadam Husein vivo 1 2 3 4 5
Inter ganha campeonato 1 2 3 4 59. Tem algum comentário ou sugestão adicional para melhorar os Nossos
serviços?Miguel (admin)MestreOlá, meu nome é Fernanda e estou fazendo um trabalho : Explorando a Caverna de Platão – As organizações vistas como prisões psíquicas. Por favor, preciso de ajuda. Como posso comparar as situações? , Onde encontrar? }}
Miguel (admin)MestreRef. 12 de Maio de 2002 – 1:56 pm, Karein.
Eficácia. A Vida chegou ao limite atual do Sapiens Sapiens devido processo com eficácias. O Humano é que se flagrou da “eficácia”, aprendeu e formatou e se pôs a imitar o processo. Eficácias: colocar folhagem na sala, relógio no pulso, quadro na parede, adesivo no vidro do carro, pintura de cabelo, batom nos lábios. Toda mudança, no momento da instalação, está como uma eficácia. Nos momentos subsequentes, está como eficiência.
Moral. Ninguém se põe a conjecturar como estará a moral na época “dos nossos filhos”, por isso é que fala-se “surge de um desconhecido”. É certo que a moral e a ética sempre expressam o que mais convêm para assegurar o conviver social coletivo. O senso comum expressa a moral de cada sítio.
Nietzche. Adotar uma leitura estilo historiado “num momento o mundo esteve assim”, nada de fixar para desenvolver idéias, proceder assim com tudo a história, a História está útil para firmar estágio, patamar, chão sobre o qual haverá um erigir.
História individual. Cada indivíduo sabe de si, mas sabe sempre parcialmente pois há na sua psique o inconsciente que não se deixa dominar. As pessoas que convivem às vezes conhecem facetas que o indivíduo ignora de si. Uma vida de indivíduo portanto não pode ser historiada pelo próprio. E a história de um indivíduo sempre está aberta para novos detalhes. Eis que no mês de maio/2002 surgiu novo livro sobre Batalha de Termópilas, sobre empreitada de Alexandre Magno, sobre vida de Cristo, o que não deve causar estranheza.
Valor do ser. O valor que o humano está possuidor se encontra nas instituições. Não nos resultados mas sim nas normas. Na eficácia. No Brasil, a instituição SUS está uma eficácia, que caracteriza haver o propósito de dar assistência digna a todos os cidadãos. Mas à falta de eficiência por diversos motivos. O valor à dignidade humana se encontra na eficácia.
Reparar no dito “A Razão é o oposto à Energia”. A energia está como uma eficácia. A transformação da energia está uma eficácia. Deter a razão está uma eficácia. A eficiência surge com a aplicação da razão.
A Moral e a Ética surgem como reguladores sobre os efeitos da Razão.
A Moral e a Ética são opostos aos resultantes da Razão.Miguel (admin)MestreFerris,
transpor eficiencias e eficácias nessa história :
Isaac é filho único. Perdeu o pai … aos nove anos . Sua mãe , … apegou-se exageradamente ao filho, mimando-o e superprotegendo-o. Entretanto, Isaac tentava tornar-se independente . Foi assim que estudou radiotelegrafia e aos dezenove anos ingressou na marinha mercante brasileira , fazendo a linha para a Europa. Nos intervalos entre as viagens namorou uma vizinha , loura e bonita . (…) casou-se com essa jovem. Três meses após o casamento, rompe com a esposa, acusada de infidelidade . Manifestaram-se imediatamente graves perturbações emocionais e Isaac foi internado no Hospital da Praia Vermelha em 1930.
ano 1939 : abaixamento do nível intelectual , desorientação completa no tempo e no meio, inafetividade, respostas desconexas, …ano 1946 : começa a frequentar atelier de pintura ; interesse contínuo, desenvoltura, sua pintura é rica em detalhes e cores, excelente relacionamentos com as monitoras, …
aparentemente Isaac não era detentor de instrumental que o capacitara a produzir eficiências, pois aparentemente não leccionara desenho, pintura ou algo do gênero ;
no entanto, provavelmente com algúm tipo de orientação (e respeito) por parte das monitoras , das terapeutas ocupacionais e dos psicólogos , que se (pressupõem) saberem lidar com os pacientes , faz com que Isaac desenvolva seu potencial nas telas , fazendo com que no seu processo de criação e trabalho contínuo consiga gerar suas obras de arte.
abs.
(…)
Miguel (admin)MestreFerris,
estava pesquisando algo sobre o autor e livro, do ” O Papa de Hitler ” e o livro parece ser bastante interessante, tem uma frase que é por demais apropriada para o atuar humano …
” nada do humano deve surpreender ” .abs.
(…)
Miguel (admin)MestreNão pude deixar de ficar surpresa com o que disse José Domingos “quando começei a estudar filosofia o 1º conselho que segui foi esqucer quase tudo que tinham me ensinado até ali e formular meu proprio conhecimento! nao lembro bem, mas acho que Descartes utilizou esse método!”…bem, por vários motivos.Penso que isso de pensar esquecendo tudo o resto e fazendo “tábua rasa” do passado é uma impossibilidade real!!!! E quanto a Descartes, bem, é necessário ter em conta toda a sua contextualização!! O que atravessa toda a obra cartesiana é a radicalidade do seu projecto, o domínio total em relação à tradição o que supõe o esquecimento da abertura “a”. Trata-se do carácter substancialista moderno que supõe tal radicalidade. Para o sujeito moderno era possível desatar toda a ideologia que o alimentava- a possibilidade de uma racionalidade total.
Quando ele diz no D.M “a simples resolução de se desfazer de todas as opiniões anteriormente recebidas na sua crença, não é exemplo que qualquer um pode seguir”, está a sublinhar o trânsito da opinião para a verdade que é um pressuposto iluminista que será tematizado por Kant “pensa por ti próprio”. Trata-se aqui de uma razão que pensa sem pressupostos, sem }pré-conceitos na dimensão dóxica de si próprio.
Mas isto é impossível porque não há um saber total. Parte-se da sombra para a luz! Em Descartes, ser e saber são o mesmo! O preconceito da razão iluminista é o preconceito contra os preconceitos!!! Repare que este branqueamento dos preconceitos ten como consequência o totalitarismo em que ser e saber coincidem!!! Pareceu-me antever nessa sua posição algo de iluminista!!
Penso que Walt Whitman nos deixa uma mensagem fabulosa acerca daquilo que possa ser essa procura:
A minha viagem é eterna (…)
nem eu nem ninguém (…)
pode percorrer por ti esse caminho,
deves percorrê-lo por ti mesmo.
Não fica longe, está ao teu alcance,
talvez tenhas andado por ele desde que nasceste e não o sabes,
talvez fique em toda a parte, na água e na terra (…)
Subi a uma montanha e olhei os céus e as constelações e perguntei ao meu espírito:' Quando abraçarmos estas orbes, quando tivermos o prazer e o saber de quanto nelas há, sentir-nos-emos realizados e satisfeitos?'.
E o meu espírito respondeu:'Não, se alcançarmos esses cumes é só de passagem, é para continuar mais além'.
Tu interrogas e eu escuto.
Respondo que não posso responder, tens de descobrir por ti.W.whitman
abs.
Miguel (admin)MestreRef. 12 de Maio de 2002 – 1:56 pm, Karein.
K.: ” os pré-socráticos colocaram em xeque os códigos morais antigos (4500-1200 a.C.) … Sartre (1905-1900) : código moral construído a partir da tomada de decisões”.
Entende-se que está uma misturama essa relação de alguns partícipes em histórias humanas.Só para dar estilo, um alinhavar da História da Família:
– humano subordinado à natureza, relacionamento precário entre homem e mulher;
– humano domina aspectos da natureza, homem e mulher se acrescentam segurança;
– deslocamentos com segurança, caçando e pescando, homem e mulher complementam no trabalho;
– surgir de cerâmica e cultivo, homem trabalha fora e mulher se torna doméstica;
– fase de irrigação e cultivos e forças armadas, homens trabalham individualmente e mulheres formam grupos caseiros;
– surgem modos urbanos, homem convive mais com mulher e familiares.
E assim por diante, tudo mais ou menos. Reitera-se, só para insistir que há histiriado para qualquer coisa criada/inventada/descoberta pelo humano. (“Origem e evolução do casamento”, 1991)K.: “… oscilar senão de relativismo moral de tendências pragmáticas …”.
Não se trata de “relativismo” mas sim de adotar faixa-de-atuar.
Comenta-se:
– a Moral universalizada está no senso comum;
– mas não interpretar como “linha” de coisas certas ou erradas, sim considerar que há uma faixa de tolerância;
– há faixas de tolerâncias para tudo nas coisas humanas, enquanto em sistema aberto; faixas não tem nada a ver com “relativismo”;
– o “relativismo” está arraigado no bom senso, num patamar inferior ao senso comum; bom senso existe para salvar-o-seu-primeiro.Quanto ao “pragmatismo”:
1) vigora a pleno enquanto em patamar do agir fisiológico (bom senso);
2) no patamar do agir sistemático (senso comum), o pragmatismo ameniza, está secundário;
3) no patamar de agir interpelativo (senso crítico), o pragmatismo está um estorvo.K.: “… a Razão que estaria mais alinhada com a Ética …”.
Alerta-se que não há a mínima pretensão de prevalecer em idéias nestes textos fórum.
Mas sugere-se que coloque a Razão como oposto à Energia (W.Blake). Explica-se:
– imaginar o Oceano, aquele que disponibiliza a usufruível beira da praia;
– para bem após arrebentação, aquela imensidão verde-acinzentada, de amedrontar; imaginar lá longe, do fundão, um sítio para Energia;
– agora imaginar, aqui na beirinha, onde as ondas se esgotam na areia branquinha e fofinha, dos caranguejos se divertirem, um sítio para a Razão;
– agora imaginar as ondas desde a arrebentação como o transmutador de energia em razão.Fazer desta figuração o ícone: “A Razão é o oposto da Energia”. O Universo está Energia, o corpo humano está Energia. O Átomo é Energia. A Ética e a Moral não tem nada a ver com Razão.
Os sábios em todas as épocas, pelos registros históricos, abordaram os assuntos mais ou menos conforme o relacionado na mensagem de Karein.
Eis como sugere-se empregar os relatos históricos:
– compreender que qualquer coisa que existe na atualidade está como resultado de “n” adequações no transcorrer das épocas;
– com tal compreensão o indivíduo deve corresponder o passado;
– “corresponder o passado” quer dizer que cada época detem uma coerência própria, específica;
– todas as épocas se complementam;
– a época corrente está sempre “em formação”;
– a época corrente nunca está para leituras completas.
(fthy; 12/05/2002)Miguel (admin)MestreFerris,
ref. 10.05.02 – 11:24am
entendo a moral naturalmente instalada, como moral que cumpre uma função social determinada;
A Historia da Moral, contém “n” histórias …
no entanto, a moral como disciplina normativa pode tender ao relativismo moral; nas “n” histórias do atuar humano há um oscilar senão de relativismo moral de tendências pragmáticas …
a Razão que estaria mais alinhada com a Etica não seria a que nos aproximasse mais das estruturas da ordem do universo e com as de nosso ser, tendo-se em conta sempre a limitação do ser humano.os pré-socráticos colocaram em xeque os códigos morais antigos (4500-1200 a.C.):
tradição, religiosidade/punição; Egipto/Mesopotamia : registros normas morais;
Sócrates (468-399 a.C.): intelectualismo moral ;
Platão (428-347 a.C) : relativismo moral versus virtudes morais , ética funcional(purificação);
Aristóteles (384-322 a.C.) : homem ser social, ética caráter político, objetivo alcançar a felicidade por meio da razão (sabedoria);
Epicurismo (341-270 a.C.) : ética sem comprometimentos, continua disvinculada da política ;
A.Magno(356-323 a.C.): filosofia e ética abandonam a política ; individualismo;
– tetrafármacos : fator sorte predominante, rejeição Deuses, o bem se alçança facilmente e o mal evita-se facilmente ;
estoicos (336-264 a.C.) : ordem cósmica, conduta do homem delineada pela razão que rege o mundo, finalidade última : felicidade ;
Mundo Medieval (IV -XV a.C.)
cristianismo .- virtudes morais cristãs : fé, esperança, caridade;
Tomás de Aquino (1225-1274): ética adquire seu sentido último e profundo através da religião ;
sec. XV/XVII/XVIII:
Descartes: distancamento ética da religião;
Kant: moral autónoma ;
Nietzche (1844-1900) : rejeita morais anteriores, especialmente cristã e judaica (moral dos escravos ) ; propõe mudança radical , transmutação e valores ;
Sartre (1905-1900) : código moral construído a partir da tomada de decisões, o valor máximo é a liberdade junto a responsabilidade.a moral-da-coisa surge aparetemente de um desconhecido e está no senso comúm . (fthy) .-
faz pensar quais juízos de valores seriam realmente justificados.
Segundo Nietzche o essencial e inestimável em toda moral é que ela é uma longa coacão , por submissão a leis arbitrárias.
o homem existe pelo seu valor numa história.(fthy).-
desvinculou-se o “valor” inato do ser social enquanto homem, no que diz respeito aos seus direitos, para vincular a um valor-processo.
eficácia .-
polarizada ; correlacionada com competividade específica do sujeito, descartando-se juízos de valores do senso comum ; relacionada a vida.
eficácia máxima .-
unificadora .- correlacionada a competividades humanas, a eficácia reside na própria Vida.
abs.
(…)
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