Miguel (admin)

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  • em resposta a: Determinismo ou livre-arbitrio? #73596

    márcio um dia aparece um cara e ganha da máquina, não eu nem vc… mas um cara vai ganhar da máquina não tenha dúvida, é mítico-histórico-e-perene…existem seres humanos que aprendem a falar linguas estrangeiras em horas(fluentemente)… eu não sou capaz de tal feito, não sei quanto a vc(?)… mas tem um ou outro “gato pingado” que é capaz…há quem diga que a vida imita a arte…

    sabe márcio, não posso deixar de comentar uma coisa…o meu micro é um xpaz não sei quantos mega… todos os micros xpaz não sei quantos mega são iguais… é claro que tem internauta que acha que o seu xpaz não sei quantos mega é melhor que o xpaz não sei quantos mega do vizinho, eu diria que “faz parte” da fantasia do cara, deixa o cara pô!!! bom, segundo fthy somos todos sapiens sapiens, certo? dá idéia de sapo mas não é… sabemos que todos somos seres humanos…mas o que me intriga é que “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é“, logo alex é diferente de márcio, veja não encontrei o símbolo diferente para ilustrar ou dar um ar científico, mas alex e márcio são sapiens sapiens….diferentes não só no tocante as informações como tb as aptidões e talentos…

    abs.

    como já dito antes eu não conheço na vida uma reta perfeita ou um circulo perfeito….não tenho dúvida que o famoso penrose vai conseguir provar o que deseja…talvez até ganhe um prêmio…e esta historia do gato é meio confusa mesmo… eu , nesta, fico com o hawking, quando ouço esta história do gato de Schödinger tenho vontade de pegar uma arma e dar um tiro nele…

    abs.

    em resposta a: Será Deus Perfeito? – 2 #76472

    Ferris,

    ref. Nada mais o que fazer paradigmaticamente , na superfície terrestre . (ffthy 27.04.2002)

    contextualizado : refere-se ao fato do ser humano esgotar eficiências em termos espirituais com Moisés, Cristo e Maomé (ápice); a materialidade complementa-se com a espiritualidade, relação matéria-espírito , por conta do esgotar , o paradigma na relação matéria/espirito nesses termos tenderia a reproduções, tornado-se ineficientes. (?).

    Paradigma .-

    do ponto de vista funcional, conduzir atividades humanas, à modo de criação, por exemplo, escrever um livro. Para isso foi necessário uma série de ingredientes, capacitações , instrumentalidades, denota quadro de coerência : paradigma.

    O criador (sujeito/agente) reconhece sua obra, mas não é sua obra.

    O corpo do criador é paradigmático.

    Paradigma interpreta o processo reproduzível , do atuar humano . –

    tudo é susceptível de ser paradigmatizado, a história é processo , o modificar o mundo , é atuar no mundo, extraíndo-se eficácias, atendendo as circunstâncias e a seus contextos .

    compor paradigmas .- tela em branco, nuances de antepassados com o presente. Conhecer-se : lição para toda a vida.

    a Igreja mostra-se obsoleta no conduzir do aqui e agora, o problema é pensar o que está por vir, uma coisa é certa, a abertura e amplitude de informações permitira a futuras gerações interpretar a história de forma mais realista.

    estaria a dizer que alguns paradigmas , principalmente os que dizem respeito a religiosidade , tenderão a se dissipar. Estaria a dizer tb que devido a falta de consenso de paradigmas , em certos domínios da sociedade, faz com que se acabe “caminhando” em paralelo ao invés de propiciar um atuar eficiente no sentido de mudança efetiva no mundo. O problema é que o paralelismo está aparentemente no nível aberto.


    ref. platonismo

    É o mocinho da estória da K. atriz beldade seria um ponto de fuga .

    concordo em que falta algo de verdadeiramente platônico nos dias atuais.

    ref. Levy .-

    bom …. como o que foi inserido não estava descontextualizado, sua crítica com argumento parece ser compreensível.

    o paradigma Saber-Poder-Querer manifesta-se na capacitação eficiente nem tanto a nível de compreensão e sim de discernimento crítico.

    Discípulo e mestre …

    Como vc já mencionou repetidas vezes, o ensino brasileiro , não proporciona mecanismos geradores de saberes eficientes ; o sistema é aberto mas os processos distintos e o acesso é desigual .

    “O mestre ajuda os discípulos a se encontrarem e , nas horas de depressão , os discípulos ajudam o mestre a reencontrar-se. ”

    (Martin Buber ).

    abs.

    em resposta a: Será Deus Perfeito? – 2 #76470

    Será Deus perfeito? Sim! Bendito eternamente seja o nosso Deus!

    Maomé, onde está? Resposta: morto.
    Sidarta Gautama, onde está? Resposta: morto.
    Jesus, onde está? Resposta: VIVO e assentado no trono de Deus!

    JESUS CRISTO É O PRÓPRIO DEUS

    Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? (Mat 16:15)

    VerTambém: Mat 22:42

    1. JESUS CRISTO TEM OS ATRIBUTOS DE DEUS

    1.1 É ETERNO
    E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. (Miq 5:2)

    Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isa 9:6)

    Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, (Heb 1:11)

    VerTambém: João 8:58; João 17:5; João 17:24; João 1:1; Heb 13:8

    1.2 É ONIPRESENTE
    Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. (João 3:13)

    VerTambem Mat 18:20; 28:20

    1.3. É ONISCIENTE
    Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. (Col 2:3)

    Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; (João 2:24)

    VerTambém: João 16:30; 21:17

    1.4. É ONIPOTENTE
    Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isa 9:6)

    VerTambém: João 5:19; Heb 1:3

    1.5. É IMUTÁVEL
    Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. (Heb 13:8)

    VerTambém: Heb 1:12

    2. CRISTO EXERCE OS OFÍCIOS DE DEUS
    2.1 FOI O CRIADOR DE TODAS AS COISAS
    Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (João 1:3)

    Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. (Col 1:16)

    VerTambém: Heb 1:10

    2.2 É O PRESERVADOR DE TODAS AS COISAS
    E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Col 1:17)

    VerTambém: Heb 1:3

    3. CRISTO TEM AS PRERROGATIVAS DE DEUS
    3.1 Ele PERDOOU PECADOS
    Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. (Luc 7:47)

    VerTambém: Mat 9:2-6

    3.2. Ele é quem RESSUSCITARÁ OS MORTOS
    Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. (João 5:25-29)

    Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (João 11:25)

    VerTambém: João 6:39, 54

    3.3. Ele é quem EXECUTARÁ JULGAMENTO-CONDENAÇÃO
    A) DE TODOS:
    E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; (João 5:22)

    B) DOS CRENTES (PARA GALARDOAMENTO):
    Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. (Rom 14:10)

    Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. (2 Cor 5:10)

    C) DE SATANÁS, DA BESTA E SEUS SEGUIDORES: Ver: Rev 19:15; Gen 3:15

    D) DAS NAÇÕES: Ver: Mat 25:31-32

    E) DOS ÍMPIOS MORTOS: Atos 10:42; 2Tim 4:1; 1Pet 4:5; Rev 20:11-15
    E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:11-15)

    4. CRISTO IDENTIFICA-SE COMO JEOVÁ DO V.T.

    4.1. Como CRIADOR:
    O SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. Assim é este mar grande e muito espaçoso, onde há seres sem número, animais pequenos e grandes. Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar. Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. (Psalms 104:24-27)

    E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão. (Heb 1:10-12)

    4.2. Como VISTO POR ISAÍAS:
    No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. (Isa 6:1-4)

    Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele. (João 12:41)

    4.3 PRECEDIDO POR UM ARAUTO:
    Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. (Isa 40:3)

    Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas. (Mat 3:3)

    4.4. DISCIPLINANDO SEU POVO:
    Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. (Num 21:6-7)

    E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. (1 Cor 10:9)

    4.5. LEVANDO CATIVO O CATIVEIRO:
    Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles. (Sal 68:18)

    Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. (Efe 4:8)

    4.6 Sendo O OBJETO DA FÉ:
    E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar. (Joel 2:32)

    A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Rom 10:9)

    Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Rom 10:13)

    5. NOMES DE CRISTO IMPLICAM QUE É DEUS
    5.1. Muitas METÁFORAS IMPLICAM PODER SOBRENATURAL E CARÁCTER DIVINO
    Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. (João 6:50)

    Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. (João 8:58)

    E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (Exodus 3:14)

    Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. (João 10:9)

    Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

    Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5)

    E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: (Apocalipse 3:14)

    Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. (Apocalipse 22:13)

    5.2. Seu nome “EMANUEL” IMPLICA QUE É DEUS
    Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. (Isa 7:14)

    Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. (Mat 1:22-23)

    5.3. Seu nome “O VERBO” ENFATISA QUE É DEUS
    No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:1)

    E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)

    E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. (Apocalipse 19:13)

    5.4. “FILHO DO HOMEM” [frequentemente] SIGNIFICOU QUE É DEUS
    Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. (Mat 26:63-64)

    5.5. “SENHOR” [frequentemente] SIGNIFICOU QUE É DEUS
    E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! (João 20:28)

    No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. (Isa 6:1-3)

    5.6. “FILHO DE DEUS” [frequentemente] SIGNIFICOU QUE É DEUS
    Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia. (Mat 26:63-65)

    5.7. Cristo FOI CHAMADO DE DEUS
    No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:1)

    E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! (João 20:28)

    Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; (Titus 2:13)

    Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. (Heb 1:8)

    Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: (2 Ped 1:1)

    E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1 João 5:20)

    5.8. Certos RELACIONAMENTOS PROVAM A DIVINDADE DE CRISTO
    Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mat 28:19)

    A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (2 Cor 13:14)

    O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; (Heb 1:3)

    O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; (Col 1:15)

    Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. (João 10:31)

    Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. (João 14:23)

    Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (João 16:15)

    E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado. (João 17:10)

    E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra. (2 Thessalonians 2:16-17)

    5.9. ADORAÇÃO DIVINA FOI PRESTADA A CRISTO, QUE A ACEITOU
    Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. (Mat 14:33)

    E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. (Mat 28:9)

    E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. (Luc 5:8)

    Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: (1 Cor 1:2)

    Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso. (Exodus 34:14)

    Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Mat 4:10)

    Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. (João 5:23)

    E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. (Heb 1:6)

    5.10. Cristo SABIA-SE DEUS, CLAMAVA-SE DEUS
    E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. (Mat 10:1)

    Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. (João 8:58)

    Eu e o Pai somos um. (João 10:30)

    Åquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus? (João 10:36)

    Hélio – http://solascriptura-tt.org

    em resposta a: Venezuela / Pensamentos Maquiavel #76425

    Bem, eu sinceramente não vejo muita relação, mas sempre se pode costurar tudo.

    Na Venezuela tivemos um golpe de estado que não se consolidou por conta do clamor popular, que garantiu a volta do presidente democraticamente eleito, constitucionalmente, apesar da crise.

    Em Maquiavel nós temos a separação entre moral e política, entre religião e política. O dever do Príncipe é agir, mesmo que sem escrúpulos, para garantir a manutenção e a unificação do estado.

    Boa sorte. Conte depois o que você escreveu.

    em resposta a: Macaco Nu #76616

    Rosa

    Evite enviar mensagens repetidas para mais de um tópico. Procure o local adequado. Pedidos de Ajuda, e se não gouve nada parecido, crie seu sub tópico. Não li o livro, tente acessar esse link link:http://www.google.com/search?q=”o macaco nú”&sourceid=opera&num=0&ie=utf-8&oe=utf-8

    em resposta a: Racionalismo versus empirismo #75458

    Kant não é nenhum, nem outro, Seguindo as classificações toscas dos manuais, Kant é o responsável por ter feito a grande síntese entre as duas escolas. Conforme relata nos Prolegómenos, a leitura do empirista Hume teria o despertado do seu dono dogmático. Kant está justamente empenhado em fazer um grande mapeamento da razão humana e de seus limites, até onde ela pode conhecer, e se esse limite envolve a metafísica, como ciência. Kant celebra a época da crítica, sob a qual tudo deve se submeter. A razão deve se submeter a ela mesma;

    Ess divisão entre dogmático e cético é uma coisa que faz mais sentido na filosofia antiga, com a polêmica entre céticos e estóicos. Grosso modo, cético é aquele que diz não ser possível conhecer a verdade. Ou se for possível, não foi ainda alcançado . Assim, se deve suspender o juizo sobre as coisas para se alcançar a serenidade, a tranquilidade. O dogmatai é aquele que diz que a estrutura humana de percepção, juízo, etc, é perfeitamente adequada para se conhecer a verdade das coisas, bastando para isso viver como um sábio. Descartes, apesar nas duas primeiras meditações percorrer um percurso cético, julga que a razão pode conhecer a verdade, se bem conduzido. Então ele seria dogmatista.

    em resposta a: Michel Foucault e o panopticon #76186

    Michel Foucault faz uma analogia, no vigiar e punir, entre a arquitetura da prisão em forma de panopticon, e a sociedade contemporânea. O panoptico (pan todos, opticos olho) era uma prisão desenvolvida de forma que o carcereiro poderia vigiar todas as celas do prisioneiro a partir do centro.

    em resposta a: Será Deus Perfeito? – 2 #76469

    Ref. Karein 27 /04/02-10:35 pm: “Levy trabalha com três grandes etapas da história: – pequenas sociedades fechadas, de cultura oral, que vivem uma totalidade sem universal; – sociedades 'civilizadas', imperialistas , usuárias da escrita, que fizeram surgir universal totalizante; – cibercultura, correspondendo à globalização concreta das sociedades, que inventa universal sem totalidade”.

    O autor Piérre Levy pode ser classificado como um “misturador de coisas”, nada a ver com “liquidificador”. Figurativamente, tudo a ver com colocar todas as tralhas no fundo da garagem, e depois nunca mais encontrar o que procura.

    Entende-se o seguinte:
    – Levy confunde coisas, muitas coisas, todas as coisas: Levy, O Trapalhão!;
    – está errado falar “sociedade fechada” seja lá qual for a sociedade humana, seja gatos-pingados primitivos perdidos no espaço amazônico, seja silvícolas que recepcionam Cabral em 1500;
    – toda sociedade humana que se sustenta está “aberta”, repete-se … aberta!

    Diz-se “sociedade fechada” para o agrupamento humano que depois de atingir um pico coletivo instrumental-formal-social, entra em processo de decair, degradar, caducidade, definhamento.
    As sociedades nativas que estavam de posse do continente antes da descoberta pelos europeus (extra-ambiente), foram derrotados e destruídos e aniquilados pelos confrontos bélicos, nada a ver com processo de esvaecer, morrer por si.

    A vida animal no Oceano está “sociedade aberta” mas a atividade humana se apresenta como extra-ambiente e poderia levar à aniquilação. Na Ilha da Páscoa, os nativos extinguiram com as florestas e sucumbiram. Eis o que aconteceu: – a sociedade foi crescendo e requerendo maiores suficiências; – os líderes não conseguiram encontrar outros provimentos fora da ilha; – não se flagraram do momento que deixaram de estar como sociedade aberta e se encurralaram como sociedade fechada.

    Reparar na Argentina. Quando adotaram o um-por-um – toda a população se orgulhava (até basófia!) de que a “sua” moeda peso valia o mesmo que o dólar norte-americano -, o nível mais culto e estudado da população não se flagrou do laço que se armavam no próprio pescoço. O orgulho impudente do povo, agora está como um flagelo. A Argentina gerou o evento moderno da sociedade aberta que entra em processo de colapso por sociedade fechada. A Argentina, como nação, ruma para o esfacelamento completo. O Brasil logo de logo, deverá liderar os latino-americanos num estender-de-mão para que o vizinho não se suicidem coletivamente. Evidente que antes os argentinos deverão se dar conta de que caíram num paradigma irreversível (de gerar moribundos!), e que necessitarão contar com apoio muito chegado, em modo fraternal.

    A expressão “universal” sempre deve estar contextualizada. Para o povo em busca da “terra prometida” havia um universal; para o macedônio Alexandre o “universal” foi ampliado, com os romanos o “universal” ficou enorme, para os descobridores o “universal” se tornou inimaginável, para Galileu com seu telescópio o “universal” comportou infinitudes.

    Portanto as expressões d'O Trapalhão – “totalidade sem universal”, “universal totalizante” e “universal sem totalidade” -, estão pura besteira, besteirol!
    Assim é que aqui entende-se!

    No Domingo a mensagista K. colocaria assunto pra não dar folga! Certamente que não estaria proposital! Ainda bem!
    (fthy;27/04/2002)

    em resposta a: Será Deus Perfeito? – 2 #76468

    Ref. Karein, 27 /04/02-10:35 pm : “a figura de uma personalidade fora do comum, dotado de uma ética superior e uma iniciativa política ajustada às circunstâncias … personalidade visionária e empreendedora”.

    Depois disso acima fica difícil entender que K. esteja Sapiens Sapiens!

    Certamente que K. saberia a respeito de Platão, tanto quanto um golfinho de soletrar “Vovô viu a uva”! A obra de Platão ( 428-347 a.C.) abrange uma fase socrática, de relatos sobre atuar de Sócrates (469-399 a.C.), e uma fase exclusiva sua, a platônica. O platonismo propõe idealidades, a existência de um mundo ideal, o mundo divino constituído de idéias eternas. E no volume República há uma pintura de Estado ideal, e homens políticos íntegros, guerreiros justos, patrões fraternos. Todas as funções sociais seriam desempenhadas pelos cidadãos incorruptíveis, moralidade integral, justeza sem impunidade. Os sábios e filósofos dirigiriam os negócios com corretudes plenas. Um mundo ideal que ficou como “idéias platônicas”. O “amor platônico” atualmente interpretaria relação amorosa pela imaginação tipo: feminina “amar” Tom Cruise, masculino “amar” Nicole Kidman.

    Volta-se à mensagem com “chutes” de K.

    A História registra que as modificações pelas épocas são alavancadas pelas contextualidades e que são pontuadas pelas individualidades. Em Portugal, O Infante D. Henrique e Vasco da Gama e Camões e outros: individualidades inseridas em contextos. No Brasil, D. Pedro I, Machado de Assis, Getúlio Vargas: individualidades. Para entender qualquer personagem deve haver um apanhado de circunstâncias pertinentes a contextos atinentes à época. Escrever um roteiro de cinema, ou novela de tv, ou romance: devem cumprir com o paradigma Personagem + Circunstâncias + Contextos + Época.
    Então, a proposta-chute de K. está des-paradigmatizada. Um paradoxo! K. está a sugerir mudanças paradigmáticas sem atuar paradigmaticamente! É como se num filme western, a atriz-beldade K. no volante de um veículo Vectra da GM, estacionasse junto aos cavalos no bebedouro, numa cidade faroeste de saloon-xerife-mocinho-bandido-selvagens.

    – Convenhamos propostinha-gaiatice…
    — Não vejo o porquê!
    – Vem falar de “personalidade fora do comum” é dose …
    — O mesmo que paradigma!
    – Esclarece …
    — Estaria a sugerir mentes prospectoras, despojadas, apuradas, visionárias!
    – Assim dito eu não criticaria …
    — Lembro-te que apressadinho só come-cru! A “personalidade” está grupo multi-disciplinar!
    – Entendo …
    — A idéia visionária estaria para deslimitar, dar âmbito livre para pensar!
    – Estilo “brainstorming” …
    — Mas sem ficar a discutir sexo-dos-anjos!
    – Ahn …
    — Sem “ahn” nem “bhn”. Idéias mágicas é o que é! Um pouco de platonismo faria muito bem para o momento atual! E imaginar golfinho a soletrar “vovô viu a uva” até que facilitaria ambientes sistema-aberto!
    – Tchau tchau.
    (fthy; 27/04/2002)

    em resposta a: Será Deus Perfeito? – 2 #76467

    Ref. Karein, 27 /04/02-10:35 pm.

    Êi você aí! Calminha, tá? Caminhar sobre ovos, ok?

    Eis então que indivíduo (K.!) irrompe de modo bombástico, vindo de espaços de outras dimensões, e provido de Verdades D'Outro Mundo assevera: “Nada mais há que fazer paradigmaticamente na superfície terrestre”.
    Kê é kê K. ké kôm kaos, khein? (Tradução: “de onde é que saiu esse tipo?”).

    K. não entende coisa-mínima de paradigmas, esta é que é a verdade!

    “Paradigma” interpreta o processo reproduzível, de atuar do ser humano, seja individual, em grupo ou coletivamente/ universalmente. “Paradigma” também se refere aos processos pelo Universo do Cosmos, pela Natureza e Vida Terrestre. “Democracia” está paradigma, idem “Estado Nacional”, e “Religião”, e “Fim-de-semana no litoral”, e “Futebol”. E devido ao âmbito largo abrangido, tais paradigmas assumem status de Ícones.

    Caso a afirmativa de K. se cumprisse, tudo o que dissesse respeito ao humano acabaria, seria coisa do Caos Humano que obsoletizaria a História Humana.

    Ô K., uma perguntinha, pra que estás a exagerar?
    [nota: admite-se aqui que entendeu-se o que K. se esforçaria em transmitir].

    K. estaria a querer dizer que os atuais paradigmas – os inúmeros que deveriam estar a assegurar um rumo aprimorado, em estabilidades com dignidades humanas, durante os desenvolvimentos das atividades no globo terrestre -, estariam a dar sinais de esgotamentos.
    K. estaria a querer dizer que haveriam paradigmas principais que estariam deteriorados devido aos fatos mais recentes “epidemia de pedofilía entre pastores católicos”, “adolescente fuzila dezena de professores e colegas em escola”, “pleito eleitoral guinda propostas de ódio racial”, e outras inúmeras.

    Certamente que K. não estaria com um discernir desgovernado.

    Eis uma afirmativa que não deveria escandalizar: “A Democracia está em vias de esgotamento”. O que estaria a acontecer, mundialmente, é que o segundo turno das eleições estaria a tender para resultados próximos a 50,1% versus 49,9%, diferenças reduzidas. E evidente que tal constância (repetitividade!) de tal placar geraria um paradigma. Eis o típico caso de vírus (paradigma parasita) dentro do ícone (paradigma hospedeiro). O Ícone estaria a ser solapado pelo vírus.

    Eis outra afirmativa que não deveria provocar chiliques em ninguém: “A Religião estaria a travar o avançar de humanidades que a época requer”. O que estaria a ser visto é que o catolicismo não esteve à altura da questão que desaloja e empurra milhões de brasileiros para beiras de estradas. Há praticante católico que assiste ao culto religioso com dignidade, e há praticante católico que assiste submetido à indignidades. A Igreja não se dedicaria aos mecanismos sociais (evidente!), mas claro que a Igreja se prestaria a interditar indignidades.
    Acontece que no transcorrer dos tempos, e apesar da presença hegemônica em abrangências e influências, a Instituição Formal que representa a Igreja não o fez!
    Portanto … deu pra ti, ô Instituição fajuta! Já era! Perdeu-o-bonde da História! E levas o débito de comprometimento grave da Igreja!

    Um versionar de paradigma está a ocorrer com a União Européia. Os Estados tal como estavam os quinze na Europa representavam instabilidade para daqui-há-pouco. Com a Câmara Européia e os diversos Conselhos Setoriais, há uma metademocracia em desenvolvimento. E presume-se (todos apostam assim!) que os resultados sempre serão com placar “esmagador” tipo 90% versus 10%.
    Todos devem se lembrar do filme onde doze jurados estão trancados numa sala para chegar a resultado único. Evidente que o paradigma “Estado Nacional” deverá ficar relegado a papel suplementar. Evidente que “Religião” deverá ser completamente descartado.
    (fthy; 28/04/2002)

    em resposta a: Existência de Deus – 3 #75927

    Neste assunto de Deus existe ou não tenho uma simples observação a dizer: se uma “simples formiguinha ou uma ameba existem, porquê Deus não existiria?”.

    em resposta a: Pode um ser perfeito criar seres imperfeitos? #76307

    Marcio Deus criou seres perfeitos, onde sua imagem e semelhança estavam e estão presentes enquanto existir nós seres humanos, mas o que fizemos desta imagem doada, não compramos a idéia de Deus, e igualmente livres demos as costas para sua perfeição embutida em nosso ser. Tínhamos que diferir nesta perfeição, Deus criaria outros Deuses,ele mesmo sendo três em um e cada um sendo revelado ao seu tempo na história da humanidade. Mas temos sua essência perfeita ao qual procuramos á perfeição de Deus como alvo ou não como quisermos.

    em resposta a: Racionalismo versus empirismo #75457

    Kant é racionalista ou empirista…?
    Descarte,era considerado um dogmático ou ceptico?
    Que destaca Kant na sua visão de mundo?

    em resposta a: Será Deus Perfeito? – 2 #76466

    Ferris,

    Nada mais há o que fazer paradigmaticamente na superfície terrestre .-

    talvez nesse plano, fosse necessária uma articulação de paradigmas convergentes , a figura de uma personalidade fora do comum , dotado de uma ética superior e uma iniciativa política ajustada às circunstâncias ; pensar se a articulação por si só não seria um processo de obsoletizar a longo prazo .. ; refletir sobre as re-atualizações ou desafasagens a um nível de universo fechado : dogmatismos e congêneres …; talvez iniciativa política e legislativa eficazes , personalidade visionária e empreenderora a modo de instrumentais de mecanismos de poder seriam insuficientes dentro do nível das determinações mais próximas e concretas por si faz-se necessário inventar ..
    um status que mantém a universalidade ao mesmo tempo em que dissolve a totalidade , um universal, e seguindo a linha de pensamento de Levy, que abrigue o aqui e agora paradoxal , sem tempo sem espaço, totalidade formada por sujeitos participantes da inteligência universal.

    Levy trabalha com três grandes etapas da história :

    – a das pequenas sociedades fechadas , de cultura oral, que vivem uma totalidade sem universal;

    – a das sociedades “civilizadas “, imperialistas , usuárias da escrita, que fizeram surgir um universal totalizante ;

    – a da cibercultura, correspondendo à globalização concreta das sociedades , que inventa un universal sem totalidade.

    ((-) P. Levy – Cibecultura )

    “Assim foi destruido todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra ; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca “.
    (Gênesis 7,23)

    A totalidade com pretensões universais afoga tudo aquilo que não pode reter .

    sob a esteira de Levy …

    ” E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordneado ; e o Senhor o fechou dentro . ” (Gênesis 7,16).

    … as aguas não apagaram os signos gravados.

    caminho do meio …

    “uma consciência dialética requeriria uma força humanamente impossível … ; uma ideologia de apaixonante preocupação com o mundo, compromisso contra suas injustiças, e ainda assim … uma ideologia que impusera que quando as situações históricas mudasssem a natureza desses compromissos precisariam ser postos em suspensa, repensada e re-formada. A crença deve ser imediatamente adotada com intensidade e, assim mesmo, se situar a uma certa distância de eu, de modo que a crença possa ser mudada sem levar consigo perdas pessoais ou um senso de risco íntimo. ”
    (Leitura/Sennett,R. – O Declínio do Homem Público).

    “A humanidade é como uma grande árvore, cheia do ruído de môscas irritadas sob um ceú de tempestade, e nesse zumbido de ódio a voz profunda e divina do Universo não é ouvida “.
    (O Despertar dos Mágicos).

    não daria para se afirmar que algo cataclimástico obsoletizaria as diferenças .

    abs.

    em resposta a: Determinismo ou livre-arbitrio? #73592

    Márcio…não resisti à curiosidade e fui dar uma olhada no link e, de facto, chamou-me a atenção um aspecto que efectivamente é fundamental e curioso: a capacidade intuitiva e a criatividade humanas. Fala-se na luta entre a criatividade e o mostruoso poder de cálculo, na noção de dignidade humana…achei interessante!Até que ponto a criatividade e a intuição não conduzirão mais depressa ao “abismo”??!!!É a dignidade humana “jogada” nesse limite?….

    abs.

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