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Miguel (admin)Mestre
Gostaria de lançar algumas possibilidades em relação à ideia de felicidade…
felicidade=sublimação do fracasso
felicidade=ausência de dor
felicidade= experiência de plenitude resultante da satisfação do que o sujeito procurou alcançar
felicidade=finalidade última e englobante da existência humana
felicidade=quimera
felicidade=recusa da finitude
Miguel (admin)MestreMárcio, Karein, mceus e todos acabei de criar um tópico subordinado à felicidade, como subtópico do sentido da vida.
Miguel (admin)Mestre“Como explica Montague, boa parte do mundo é previsível:
os prédios geralmente permanecem no mesmo lugar, a força
da gravidade faz com que os objetos caiam, a luz em um
ângulo oblíquo cria sombras compridas, e daí por diante.
À medida que a criança cresce, o cérebro constrói modelos
internos para tudo aquilo que encontra, e gradualmente
vai aprendendo a identificar objetos e prever como eles
se movem no espaço e no tempo.”Isabel, não parece Hume? Fantástico não?
Miguel (admin)MestreParece que vestirei a camisa do genismo
. Muito interessante Jocax, muito mesmo. Vou visitar seu site, espero encontrar arquivos lá.
Um abraço(Mensagem editada por mceus em Fevereiro 22, 2002)
Miguel (admin)MestreMárcio,
tb gostei da frase da Isabel …
a felicidade … sublimação do fracasso intransponível … vou pensar a respeito.
Miguel (admin)MestreNossa, sou eu que não entendo de física minha cara Isabel…
Foi muito bom o que escreveu, mais um ponto para pensarmos, não?Miguel (admin)MestreMárcio,
continuando, como erradicar o foco da miséria, uma das soluções prácticas possíveis seria talvez ensinar ás crianças a pensarem, incentivo nas descobertas e curiosidades , a fim de que um dia possam ter capacidade ou habilidade de discernir e questionar o que acaba sendo imposto de forma directa ou indirectamente de forma sublimar, a filosofia seria um bom começo, uma re-engenharia lúcida e ética …. outras soluçoes seriam mudanças de paradigmas no que diz respeito á governabilidade, enfoque sociais e incentivos a educação e saúde …. a erradicação na miséria implica em mudanças de muitos fatores e de ideologias de poder . Que pena que não estemos preparados para lidar com uma anarquia verdadeira, no sentido de um grande comunidade , uma comunidade universal … me desculpe … estou delirando.
Miguel (admin)MestreMceus:
Já não sei precisar quem foi (seria uma questão de verifcar, apenas), mas alguém já aqui se referiu ao “determinismo do acaso” exemplificando até, com o lançar de um dado:o nº que vai sair é aleatório, mas as possibilidades são determinadas-não pode sair um oito ou um sete, por exemplo, mas números compreendidos entre 1 e seis…
Sinto-me tentada a fazer aqui referência a um livro em que j. Guitton se refere às ideias do físico inglês David Bohm segundo o qual os movimentos dos grãos de areia só são aleatórios na aparência. Ele diz que por detrás da desordem visível ddos fenómenos, existe uma ordem profunda de grau muito mais elevado e que explicaria o que pensamos ser acaso. Ele fala numa experiência que é célebre em física (eu não percebo de física o suficiente…) que é a experiência das “duplas fendas”.Diz que é um dispositivo muito simples: interpõe-se um alvo cortado por duas grandes fendas verticais paralelas entre uma placa fotográfica e uma fonte luminosa que permite enviar fotões, grãos de luz para o alvo. “Quando se projectam partículas luminosas uma a uma para as fendas, é-nos impossível afirmar qual a fenda que a partícula vai atravessar, nem onde exactamente ela vai incidir sobre a placa fotográfica. Deste ponto de vista, os movimentos e a trajectória da partícula luminosa são aleatórios e imprevisíveis”. No entanto ele diz-nos que depois de um cerca de um milhar de tiros os fotões não deixam uma mancha aleatória sobre a placa fotográfica, mas sim uma figura perfeitamente ordenada, conhecida pelo nome de “franja de interferências”. Em suma, o carácter “aleatório” do comportamento de cada partícula isolada escondia um grau de ordem muito elevado que não podíamos interpretar.
Esta experiência, para J. Guitton, revelará que o universo não contém acaso,mas antes diferentes graus de ordem que cabe a nós decifrar.
Peço desculpa por esta “incursão” no mundo da física que eu não domino, mas achei esta passagem interessante. Nesta perspectiva não há acaso,verdadeiramente.
Aquela hipótese que Mceus colocou é problemática: poderemos conceber um acaso que esconde uma ordem? Poderemos chamar a isso ainda acaso ???Miguel (admin)MestreMceus:
Já não sei precisar quem foi (seria uma questão de verifcar, apenas), mas alguém já aqui se referiu ao “determinismo do acaso” exemplificando até, com o lançar de um dado:o nº que vai sair é aleatório, mas as possibilidades são determinadas-não pode sair um oito ou um sete, por exemplo, mas números compreendidos entre 1 e seis…
Sinto-me tentada a fazer aqui referência a um livro em que j. Guitton se refere às ideias do físico inglês David Bohm segundo o qual os movimentos dos grãos de areia só são aleatórios na aparência. Ele diz que por detrás da desordem visível ddos fenómenos, existe uma ordem profunda de grau muito mais elevado e que explicaria o que pensamos ser acaso. Ele fala numa experiência que é célebre em física (eu não percebo de física o suficiente…) que é a experiência das “duplas fendas”.Diz que é um dispositivo muito simples: interpõe-se um alvo cortado por duas grandes fendas verticais paralelas entre uma placa fotográfica e uma fonte luminosa que permite enviar fotões, grãos de luz para o alvo. “Quando se projectam partículas luminosas uma a uma para as fendas, é-nos impossível afirmar qual a fenda que a partícula vai atravessar, nem onde exactamente ela vai incidir sobre a placa fotográfica. Deste ponto de vista, os movimentos e a trajectória da partícula luminosa são aleatórios e imprevisíveis”. No entanto ele diz-nos que depois de um cerca de um milhar de tiros os fotões não deixam uma mancha aleatória sobre a placa fotográfica, mas sim uma figura perfeitamente ordenada, conhecida pelo nome de “franja de interferências”. Em suma, o carácter “aleatório” do comportamento de cada partícula isolada escondia um grau de ordem muito elevado que não podíamos interpretar.
Esta experiência, para J. Guitton, revelará que o universo não contém acaso,mas antes diferentes graus de ordem que cabe a nós decifrar.
Peço desculpa por esta “incursão” no mundo da física que eu não domino, mas achei esta passagem interessante. Nesta perspectiva não há acaso,verdadeiramente.
Aquela hipótese que Mceus colocou é problemática: poderemos conceber um acaso que esconde uma ordem? Poderemos chamar a isso ainda acaso ???Miguel (admin)MestrePosso colocar um ponto de reflexão? É o seguinte: Há um programa de computador que foi “programado” para, p.ex, escolher um número de x dígitos a cada y tempo, esses números criados são por acaso ou já foram definidos pelo programa no tempo y e assim no tempo 2y e por ai vai? Espero que tenham entendido o ponto, será que o próprio acaso não é determinado?
Miguel (admin)MestreMárcio:
Se bem o entendi (corrija-me se estiver errada), a sua perspectiva é a de que percorremos uma longa estrada para chegar ao ponto de partida.Procuramos ver o que não existe (horizonte) sendo que a atitude natural é não ver nada (um ponto?)…o cérebro “conspira contra” revelando-nos o tal pote de ouro…o tal ponto de partida a que regressamos coincidiria com a ausência de pensamentos, factor essencial para “curtir” a estrada…é isso?? Voce fala da felicidade enquanto ilusão,mas esse “curtir” a estrada na constuitui a forma de felicidade possível? O que é a felicidade? Ausência de dor???
Sublimação do fracasso intransponível?
Abs.Miguel (admin)MestreFAQ – GENISMO (Versao 1.0)
Por: Joao Carlos Holland de Barcellos Em: Janeiro/2001
Tentarei responder as perguntas mais frequentes sobre o
Genismo.
(Procurar SEMPRE uma versao + recente pois este FAQ devera ser
periodocamente revisado e atualizado )Resumo das perguntas :
1- O que eh o Genismo?
2- Qual o objetivo do Genismo ?
3- O Genismo eh religiao, filosofia ou teoria cientifica?
4- Como vc fala que fomos moldados “para” perpetuarmos genes
se a evolucao nao tem uma finalidade?
5- Se todos fomos moldados para perpetuarmos nossos genes para
que entao serve o Genismo?
6- O que significa “perpetuacao genetica” ?
7- Qual o papel do amor no Genismo ?
8- Qual a punicao para quem nao seguir o Genismo ?
9- O que eh felicidade ?
10- Agindo de acordo com nossos genes nao implica voltarmos ao nosso
estado animalesco como estuprar e matar ?
11- Devo entao apenas pensar em perpetuar meus genes ?
12- Se o objetivo eh perpetuar genes, para que eu vou me esmerar
em estudar e trabalhar? Nao eh melhor eu ficar fazendo filhos?
13- Entao eu devo ter o maior numero de filhos possiveis?
14- Por que o Genismo eh uma teoria cientifica ?
15- Se o Genismo prega a perpetuacao genica, os homossexuais
nao podem ser genistas?
16- Se os homossexuais nao podem ter filhos, como eles se
enquadram no Genismo?
17- Uma pessoa portadora de uma doenca genetica que inviabilize-a
de ter filhos nao podera seguir o genismo?
1- O que eh o Genismo?O Genismo eh, principalmente, uma doutrina filosofica
que propoe que os seres vivos, particularmente os humanos, serao
mais felizes se assumirem sua condicao biologica intrinseca de
“Maquinas Perpetuadora de Genes”.Quero assim dizer que, uma vez que fomos totalmente moldados,
evolutivamente, “para” perpetuarmos nossos genes, entao deveremos
agir e pensar tendo esta finalidade em mente : a de “servir” nossos
genes, no sentido de faze-los sobreviver ao tempo e, agindo assim,
estaremos, nao apenas reduzindo ao minimo os conflitos corpo-mente,
mas tambem promovendo a integracao desta dicotomia e,
maximizando nossa felicidade.O Genismo tambem eh uma teoria cientifica, baseada no
neodarwinismo, que propoe que nehuma outra doutrina, comprometida
com a verdade, pode trazer mais felicidade que a doutrina Genismo.
2- Qual o objetivo do Genismo ?O objetivo do Genismo eh apontar um caminho, dentro do
compromisso com a verdade, isto eh, sem oferecer ilusoes ou falsas
esperancas, para levar o ser humano aa sua maxima felicidade.
Agindo de acordo com a nossa programacao genetica deveremos reduzir
ao minimo nossos conflitos internos e portanto deveremos ser mais
felizes.
3- O Genismo eh religiao, filosofia ou teoria cientifica?O Genismo apresenta uma faceta para cada um destes ramos
do conhecimento :Como filosofia :
Fornece uma visao do homem e uma nova etica a partir da compreensao
de sua origem do ponto de vista de sua evolucao biologica.
Propoe que devemos conhecer nossa origem evolutiva para sabermos
o que realmente somos e, com isso, formarmos uma plataforma para
entendermos nosso presente e delinearmos nosso futuro.Como Teoria cientifica :
O Genismo propoe que, de todas as doutrinas que o homem pode
assumir como verdadeira, o Genismo seria aquela que traria
felicidade maxima.Como religiao :
O Genismo passa a ser religiao quando :
– Serve como um guia etico para dirigir nossas escolhas.
– Propoe uma forma de transcendencia pos-morte, de modo que poderemos
pensarmos em que parte de nos sobrevivera : nossos genes.
– Para resumir estes principios eu criei os 5 mandamentos do Genismo:
(1) “Os Genes te criaram e a eles vc deve servir”
(2) “A felicidade é trilhar o caminho da perpetuação genética”
(3) “Deus nao existe e o único modo de transcender a morte
é através de seus genes, principalmente em seus descendentes”
(4) “Seus genes sao seu bem mais precioso”
(5) “Vc deve respeitar os genes dos outros para que
os outros respeitem os seus.”
4- Como vc fala que fomos moldados “para” perpetuarmos genes
se a evolucao nao tem uma finalidade?Eu uso a notacao teleonomica para simplificar a explicacao.
Considere a sentenca:Os genes programaram os seres vivos “para” que sobrevivam.
Todos sabemos que os genes nao tem cerebro nem vontade propria
e sao simples sequencias de pares de base dentro do DNA.
Por isso nao poderiam conscientemente programar nada mesmo.A frase correta seria : Os genes que faziam com que seus
portadores apresentassem maior probabilidade na capacidade de
sobreviver, tinham mais chances de serem preservados.Ou seja, a notacao com sentido de finalidade, com o uso da
palavra “para” deve ser sempre pensada em sua forma maior no
sentido de selecao do gene que leva aa caracteristica.Assim a frase : “fomos moldados *para* perpetuarmos genes” deve ser
pensada na forma maior: Os genes que capacitavam seus portadores a
perpetua-los foram preservados de modo que esta caracteristica
se espalhou por todos os individuos.Do lado oposto, os genes que nao conferiam aos seus portadores
esta capacidade, a de se perpetuar, nao foram perpetuados,
isto eh se extinguiram.
5- Se todos fomos moldados para perpetuarmos nossos genes para
que entao serve o Genismo?Por causa dos memes nocivos. Os memes sao formas culturais (ideias)
que podem assumir quaisquer valores em nosso cerebro e isso pode
ir de encontro ao “proposito” perpetuativo de nossos genes,
causando conflitos e sofrimentos variados.Por *exemplo*, existem memes que dizem que se vc for uma “boa” pessoa
entao, quando voce morrer voce vai ganhar vida eterna no paraiso!
Se a pessoa realmente acredita nisso ela pode ateh perder o interesse
em continuar vivendo e almejar a morte, ja que o paraiso a aguarda.O Genismo coloca seus seguidores na trilha mais natural possivel
em que um ser humano poderia conscientemente seguir, ja que todos
os principais mecanismos cerebrais herdados sao voltados para
a perpetuacao genetica.
6- O que significa “perpetuacao genetica” ?Perpetuacao genetica significa que os genes devem sobreviver
o máximo possivel, através das geracoes, com a minima
probabilidade de serem extintos.
Ha uma sutil diferenca entre sobrevivencia e perpetuacao.
A perpetuacao visa uma sobrevivencia genetica de longo prazo.
O antigo conceito de “maquina de sobrevivencia” nao retrata
fielmente o conceito de “maquina de perpetuacao genetica”.
Um exemplo podera elucidar a questao:
Uma pessoa que tem muitos filhos em detrimento de sua qualidade
( por exemplo quando a prole sofre de desnutricao ) podera nao
ter seus genes vivos tanto tempo quanto uma pessoa que opte
pela qualidade deles ( educacao, alimentacao etc.. )
7- Qual o papel do amor no Genismo ?O Genismo acredita que o amor eh um instinto (um mecanismo cerebral
herdadoou uma regra epigenetica), para fazer o controle de qualidade
das pessoas que devem ou poderiam ter filhos conosco.
Quanto maior o amor mais qualificado (segundo os instintos de quem
ama) o parceiro para promover a perpetuacao dos genes de quem ama.Para o Genismo todos as principais caracteristicas herdadas
devem ter uma explicacao a nivel evolutivo.
Todos os sentimentos sao herdados por isso instintivos e nao
culturais. Como o amor eh um dos sentimentos, ele tambem tem um
papel na evolucao da especie: O amor serve como um criterio de
qualidade genetico, para a escolha do parceiro(a) para a
geracao de filhos.
Isto explica porque o amor esta, necessariamente, ligado ao
desejo sexual.Mas existe uma outra forma de amor : O amor fraternal.
Este tipo de amor dirige nossas acoes preferenciais aos seres
que tendem a compartilhar mais genes conosco, assim, numa escala
decrescente : Nossos filhos, irmaos, sobrinhos, seres da mesma
especie, seres de especies diferentes etc..
8- Qual a punicao para quem nao seguir o Genismo ?O Genismo nao estabelece nenhuma punicao.
O que acontecerá eh que as pessoas que nao o seguirem terao menos
chances de atingir o grau de felicidade que elas poderiam alcancar
caso seguissem o genismo.
9- O que eh felicidade ?A felicidade eh definida, simplificadamente, como a soma ponderada
pelo tempo de todas as sensacoes ( boas e ruins ) que o individuo
tem e teve durante sua vida. Corresponderia a um valor numerico
caso pudessemos quantificar o prazer e o sofrimento.
10- Agindo de acordo com nossos genes nao implicaria voltarmos
ao nosso estado animalesco como estuprar e matar ?Nao. Devemos ter em mente que o Homo sapiens sempre viveu em
comunidades sociais e que diversas formas de instintos ou regras
epigeneticas de convivio social foram incrustados em nossos
cerebros pelos genes para patrocinar esta convivencia.O individuo bem quisto em seu meio social tem muito mais
vantagem seletiva do que um anti-social ( como um estuprador ou
assassino), portanto, a probabilidade perpetuativa do primeiro
eh bem maior do que a dos ultimos.
11- Devo entao apenas pensar em perpetuar meus genes ?Depende do que vc chama “pensar” em perpetuar os genes.
Note, por exemplo, que uma pessoa que estuda se aperfeiçoa
se esforca em seu desenvolvimento profissional e cultural tem
mais chances de perpetuar seus genes do que uma pessoa q,
logo na adolescencia, constitui familia e tem sua possibilidade
de acesso ao estudo reduzida.Lembre-se : perpetuar genes, em termos praticos, implica
tambem em acumular riquezas, conquistar poder e Status.
Todos buscam estas coisas sem saber, conscientemente, que estao,
na verdade, batalhando para a perpetuacao de seus genes.
12- Se o objetivo eh perpetuar genes, para que eu vou me esmerar
em estudar e trabalhar? Nao eh melhor eu ficar fazendo filhos?Veja que perpetuar seus genes implica que seus genes devem
sobreviver no tempo o maximo possivel.
A quantidade eh um meio, nao eh sempre o mais importante.
Se vc parar de se desenvolver na escalada cultural-socio-economica
isso podera representar uma deterioracao no seu padrao economico
e cultural que certamente ira se refletir, nao soh nas possibilidades
perpetuativas de seus filhos, mas ateh nas chances de vc conseguir
conquistar uma parceira(o) que vc ame ou mesmo de mante-la(o)
ao seu lado.
13- Entao eu devo ter o maior numero de filhos possiveis?Nao se isto implicar piores condicoes de vida para cada um deles.
Pouco adiantara vc ter 10 filhos, se todos morrerao de fome.
Eh melhor ter menos filhos, bem preparados, alimentados, e educados
do que muitos com poucas chances perpetuativas.Os casais seguem instintivamente esta solucao de compromisso
sem saber que, na verdade, eles estao otimizando as probabilidades
perpetuaticas de seus proprios genes.Eu diria que o numero de filhos deveria ser mais ou menos
proporcional ao poder aquisitivo do casal.Outras especies animais tambem adotam esta estrategia de controle
da prole, conhecida como “Estrategias r-K”.
14- Por que o Genismo eh uma teoria cientifica ?Porque eh uma teoria falseavel.
Primeiro o Genismo esta baseado na moderna teoria evolutiva
conhecida como neodarwinismo. Se esta teoria for refutada
o genismo tambem o sera.
Segundo o Genismo faz uma proposicao cientificamente testavel:
Ele propoe que de todas as doutrinas que o ser humano possa
seguir esta eh a que lhe traria felicidade maxima.
Uma pesquisa estatistica poderia ser o elemento refutatorio.
15- Se o Genismo prega a perpetuacao genica, os homossexuais
nao podem ser genistas?Veja bem, nao existe conflito se o homossexualismo tiver
causa genetica. Se for um comportamento exclusivamente
*cultural*, entao o Genismo dira que o homossexual nao estara
sendo feliz como poderia.Contudo se, como acredito, o homossexualismo for um
comportamento de forte *base genetica* entao os Gays estarao
seguindo os seus genes e como visto a seguir esta tambem pode ser
uma forma comportamental de garantir vantagem evolutiva para
os seus genes ( em seus parentes ).
16- Se os homossexuais nao podem ter filhos, como eles se
enquadram no Genismo?Como os Gays representam uma taxa relativamente grande na
populacao, eu acredito entao que estes genes, que induzem ao
homossexualismo possam ser explicados evolutivamente:Acredito que os gays representem uma “tentativa” dos genes de
fazer com que estes individuos galguem elevados niveis
socio-cultural-economicos servindo como uma ponta-de-lanca
para que outros membros de sua famila ( irmaos, sobrinhos etc)
consigam ascender socio-culturalmente aumentando assim as chances
de seus proprios genes que estao em outros membros da familia.Como os Gays nao tem filhos eles tem muito mais tempo
para se aperfeicoarem e conquistarem postos importantes
numa sociedade competitiva. Um Gay deve assumir que sua funcao
eh ascender socialmente e batalhar ao maximo para isso e,
assim, auxiliar seus parentes.
17- Uma pessoa portadora de uma doenca genetica que inviabilize-a
de ter filhos nao podera seguir o genismo?Se por hipotese ela nao pode ter filhos ou porque seus filhos
herdarao uma grave molestia ou porque ela eh esteril, entao esta
pessoa podera adotar uma crianca ( que sendo da mesma especie
compartilhara uma infinidade de genes com ela ), ou esta
pessoa poderia se esmerar em galgar postos, conquistar
poder, status e riqueza que poderao servir aos seus parentes
e portanto tambem aos seus genes.
18- Por que o Genismo eh considerado a doutrina que promoverá
a salvacao da Humanidade?Porque atraves dela eh eliminada a pressao seletiva que mantem
os genes responsaveis pelos instintos e sentimentos vis.A eliminaçao desta pressao seletiva fara com que as mutacoes
que degenerem estes genes ( responsaveis por estes sentimentos
ou instintos maus ) nao sejam mais selecionados.Retirando-se a pressao que causava o selecionamento favoravel
destes genes estes genes tendem a perder sua funcao fenotipal
e degenerarem tornado-se inocuos.Uma explicacao mais detalhada pode ser encontrada em :
http://www.egroups.com/message/Genismo/95Miguel (admin)Mestre
1- Contradicao com os FATOS ( Por Hume ) :Deus Bom ==> Deus quer bondade = ausencia de sofrimento
Deus poderoso ==> Deus pode tudo
Logica ==> Deus que pode tudo e nao quer sofrimento pode
impedir o sofrimento.
Fato ==> Crianca morrendo de fome = sofrendo ateh a morteConclusao ==> As hipoteses nao podem ser verdadeiras pois
contradiz o fato
2- Contradicao interna ( INCONSISTENCIA ) ( Por SARTRE ) :
Deus eh ONISCIENTE -> Sabe tudo que acontece e vai acontecer
Deus deu liberdade ao homem -> O homem eh livre
Contradicao -> Se Deus sabe tudo que o homem vai fazer
(conhecimento fatual ) entao o homem NAO tem a
liberdade de escolha.
(Tudo esta previsto na mente de Deus e o homem nao
pode mudar.)
3-Pela navalha de OCAM ( Jocax? )
( Por hora sou o 'pai' da ideia mas nao tenho certeza ) :-Nao existe evidencias de que Deus exista
-Um universo que contenha Deus seria mais complexo do que
o mesmo universo sem Deus ( Pois um universo sem Deus
eh mais simples do que um com Deus )
-Pela navalha de occam ( da simplicidade ) devemos entao
descartar a hipotese de um universo com Deus.
4- Deus, se existisse, seria um AUTOMATO ( Andre Sanchez & Jocax ) :
– Deus eh onisciente e onipotente e sabe tudo o que vai acontecer
– Sabe inclusive *todas* as suas proprias acoes futuras
– Entao ele devera seguir todas as suas acoes ja previstas exatamente
como um automato segue sua programacao (sem poder altera-la).
Ou seja Deus nao tem Livre-Arbitrio
5- Deus,se existisse, nao haveria ImPerfeicao (Por Francisco Brito(?))
Se Deus eh perfeito entao tudo Ele que cria eh perfeito
O homem, sendo sua criacao, teria sido criado perfeito.
Como um ser criado perfeito pode se corromper e se tornar imperfeito??
Se o homem se corrompeu entao nao era perfeito, era corruptivel !!!!
Miguel (admin)MestreMárcio,
o nosso cérebro pode estar nos levando a dar uma imensa volta no caminho da sabedoria para simplesmente chegarmos ao mesmo ponto de origem … vc disse … me pergunto da onde a certeza de que esse caminho de fato esteja te conduzindo à sabedoria, é o tipo de estrada de fácil reconhecimento ? é como especular sobre algo q se acredita esteja no caminho de uma verdade qualquer, para especular então … corre-se o risco de idealizar as respostas de forma a manipular o próprio pensamentos, quando gira em círculos quer dizer q de alguma forma está condicionado ou atrelado a algúm tipo de conceituação ou dogmas, a sabedoria deve ser dialectica constante , nunca chega-se a um fim em si mesma.
a felicidade é uma ilusão … não concordo, o que sucede é que a felicidade costuma ter um prazo tão curto ou tão óbvio que a pessoa não consiga, por falta de sutileza ou por estar num estado de dispersão , vivenciar de forma plena ou discernir o que está experimentando, é um tipo de cegueira comum nos dias de hoje, pois esse estado acabou sendo inventado por outros , tantos nas suas formas quantos em termos qualitativos …. e a tristeza tb é uma ilusão ???
concordo que faça parte da sabedoria, mais a sabedoria de vida, de manter a vida de torna menos cego.
como eliminar o foco de miséria …
Miguel (admin)MestreAlex,
seguindo a correlação entre a filosofia oriental e as regressoes esquizofrênicas, acredito que não sejam tal como afirma o primeiro autor, uma fuga e muito menos um recolhimento ao interior do eu, esse eu convencional … muito pelo contrário; seguindo a linha de um pensamento que encara essa pulsão, como uma tendência natural do homem na sua procura pela unidade existencial, Freud denominou essas forças, como concientes, na verdade, estão regidas por um sentido além dos cinco conhecidos e por uma intuição não atrofiada, ao invés de se utilizar do raciocínio.
o discurso da medicina legitima e normatiza , os delírios, as visões etc e tal como eventos patológicos, pois desviam-se do que é considerado normal, ou da suposta normalidade , ao tempo que os psicólogos transpessoais acreditam que esses eventos nos aproxima, ou os aproxima da unidade , como se fossem portas de entradas para a conscientização dessa visão cósmica, e estudos indicam que esses eventos se parecem muito como os estados místicos daqueles que practicam Yoga ou lamas, mestres etc e tal. Eles usam o termo de viagem de regressão, a qual se caracteriza pela inesxistência da noçao do tempo convencional, dessa “vida ” migra-se para um estado de morte peculiar, o ego vai ao encontro do self, e cujo destino é o seio de todas as coisas : renascer – morte-vida, vida-morte.
O problema é que nos casos dos esquizofrênicos essa viagem não tem volta, a questão é como lidar com essa viagem , como acompanha-los nessa viagem, e trazé-los de volta, há métodos esotéricos desenvolvidos, mais a práctica é a da psiquiatria convencional e com um discurso medicalizado . Talvez seja a hora de introduzir um novo discurso sobre a loucura, uma filosofia da loucura mais humana e isenta de interesses de poder e dominação.
ref. zen.
na ciência da psicologia , a subjetividade foi e ainda é uma questão delicada, como equacionar, como estudar algo sendo que quem o estuda é esse algo, para poder lidar com isso , retiraram a noção da subjetividade do sujeito que pesquisa e objetivaram seu olhar, a fim de que seu estudo n!ao ficasse comprometido, sobretudo na linha de psicanálise (transferência) , dando preferência por visões como ou prácticas na linha do behaviorismo, influenciados de forma geral pelo discurso pragmático das escolas de psicologia americanas, o meio termo poderia ser as escolas humanistas.
Nesse sentido, a doutrina zen mantém uma postura anti-científica , na medida em que defende em que o conhecimento do eu objetivado náo logra ser um estudo real, eles defendem que o ego deve-se conhecer sem sair dele, através do autoconhecimento, e isso só é possível se vc se identifica com o objeto, numa relação sujeito/objeto, mais por outro lado, a psicanálise por exemplo, descarta essa postura, no entanto, todos convergem a um mesmo objetivo que é em última instância, salvar o homem da sua loucura , da paralização, será que a resposta seria a iluminação ??? o esquizofrênico , o zen budista ( iluminado), a práctica psicanalítica do ponto de vista do analisado, experimentam o insconciente , no caso do primeiro , não logra reintegrar essa experiencia para um nível consciente, ao menos na sua totalidade … será que nesse sentido eles são mais “evoluídos “, uma evolução que implica em estados de percepções diferenciados e mais próximos das dimensões divinas, mais por outro lado, por que , grande parte dos que padecem dessas alucinações, insistem em ficar na normalidade imposta, as vozes incomodam, chegam sem avisar … que será que eu fiz …? alguns se pergutam que eu fiz para merecer isso …? outros canalizam suas visões como profecias … assimilam a identidade que lhes foi imposta e tentam fazer parte do todo, mais se esse todo está contido neles e essa força se expressa tal como se expressa, de forma muito intensa e incontralada, talvez a questão resida em exatamente não controlar, mais em tentar compreender essa “iluminação” mal canalizada de forma mais produtiva e plena para aquele que o vivencia.
por outro lado, há a questão do patológico estar determinado, mesmo que parcialmente pelos aspectos biológicos. É outro ponto de vista, a questão é a resposta e os tipos de prevenções …. esse é o problema.
A dor … há outros tipos de dores, a dor da absorçao de formas diferentes de energia , da mesma energia … uma erupção vulcânica, queima , nos queima … mais se imaginarmos esse nível de dor, podemos especular sobre a dor que pode vir ser sublimada em graus de perfeições , tal como as ondas do mar nos seus choques entre si, se absorvendo entre si, representam nesse movimento a própria água, esse movimento pode ser uma alucinação que na sua dor representa além do que se pode ou se permita ver ou deslumbrar.
a dor pela destruição de uma criação pelo seu criador …. dialéctica filosófica da dor ? ou apenas revolta ???
Mceus … não resisti em fazer a pergunta sobre a afirmativa ou analogia das espécies em relação ao que seria um filho com defeito, mesmo sendo literal , acredito que os “defeitos” são preconceitos de ideologias com tendencias perfeccionistas que acabam por excluir aqueles que nao se enquadram nos seus padrões .
Márcio, já te respondo.
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