Miguel (admin)

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 6,031 até 6,045 (de 6,713 do total)
  • Autor
  • em resposta a: O que quer dizer Deus para a filosofia ? #71939

Acho q a discussão, embora até agora longa, não foi mto proveitosa pq vcs tentam usar métodos científicos para chegar a uma conclusão mas não usam materiais científicos para isso.
    Qdo se vai fazer uma experiência com chumbo e cobre (é só um exemplo tolo, não sou químico) vc sabe o q são esses elementos e, ainda q não soubesse, a presença física desses elementos supriria a falta de definição.
    Em filosofia estamos atados a conceitos, a abstrações portanto, q devem ser destrinchados antes de se iniciar qualquer discussão sobre eles, pois eles são a base do diálogo q será travado (não é a toa o uso do advérbio “sobre”).
    Vamos então a eles primeiro:
    Deus – derivação fonética da palavra “Teo” q os romanos usavam para designar as criações com aspectos humanos de coisas subjetivamente transcendentes. O Jeová é um escultor, Javé perdoa, Zeus adora ninfetas, enfim… Daqui podemos concluir q o Budismo, por exemplo, é ateu, afinal ele acredita q o homem está inserido numa teia de forças cósmicas q ele pode alterar, mas ele não depende da ajuda de algo superior a ele e com características humanas para isso.
    Religião – Re (novamente); ligião (ligação). Palavra cunhada para expressar q o homem já esteve ligado a algo superior e, na Terra, busca meios de se ligar de novo a esse algo. Daqui podemos tirar q o Budismo, por exemplo, embora ateu, é uma religião.

Creio q esses são os dois conceitos mais necessários para se chegar a uma conclusão. Não quero q concordem comigo qto a significação deles, mas espero q admitam q sem termos com clareza o q eles significam não conseguiremos nada.

MHanemann

em resposta a: Qual é o sentido da vida (cont.) ? #75529

estou com pressa…

a ciência ensina que no mundo subatómico não existem fronteiras… nem espaços.. eperiências realizadas com eletrons gêmeos colocados em diferentes lugares demonstram a ausência de espaço, funciona mais ou menos assim:

eu estou observando um fóton no brasil

o márcio esta observando o fóton gêmeo na itália ou na lua

quando um dos fótons se mover o outro se deslocará da mesma forma e no mesmo instante, apesar de separados….

e jesus disse:
    “amai ao Próximo como a ti mesmo”

abs

amanhã respondo mais adequadamente.

em resposta a: Filosofia Moderna: crises e retrocessos #74395

Você pode começar dando uma pesquisada nos textos sobre Hume, Descartes Leibniz e Locke aqui no site. Em seguida, vá até o google ( http://www.google.com.br ) configure para pesquisar apenar páginas em português e procure algumas palavras-chave, como empirismo, racionalismo e os autores acima mencionados. Talvez tudo o que tenha na web em português seja pouco ainda, então você pode pesquisar nas Histórias da Filosofia ( ver a sugestão de livros para iniciantes na página inicial ). Depois disso, certamente você estará ambientada para entender a questão, que é complexa. Primeiro, alguns, a maioria, situam o racionalismo ao empirismo como correntes opostas. Outros defendem que os empiristas seriam racionalistas, como uma ramificação.

A concepção básica é a seguinte. O racionalista é aquele que privilegia a razão dentre as faculdades humanas no processo de conhecimento. Isso, primeiramente, quer dizer que ele acredita que o racionalista é capaz de conhecer. O empirista pensa diferente. As primeiras seções da Investigação Sobre o Entendimento Humano do sr. Hume nos coloca uma questão e demonstra a sua negatividade, chegando mesmo às raias de um ceticismo ( o cético é aquele que diz não ser possível conhecer). O sr. Hume nos pergunta, eu dizia, o que nos leva a supor o futuro conforme o passado. Ele argumenta que não existe nada da natureza que nos possa levar além dos dados imediatos dos sentidos. Aliás, a palavra empeiria vem do grego experiência. A experiência vivenciada pelos sentidos. Lembre-se do pai dos empirisitas, o sábio Locke, e sua imagem na tabula rasa, ou seja, não existem idéias inatas, como queria o racionalista Descartes. Tudo é acumulado segundo a experiência. Se o sol nasceu todos os dias que se tem notícia, ainda assim no entanto, não há nada que possa garantir que ele irá nascer amanhã. Eu apenas suponho que uma bola de bilhar vai bater na outra segundo o tracejado lógico. Mas essa garantia não é necessária, existe apenas na ordem da probabilidade. Que belo golpe foi dado na lei da causalidade, princípio basilar da razão! Consequências severas para a filosofia são implicadas pela demonstração de Hume. Mas, como diria Michel Ende, esta é uma outra história, e terá de ser contada em outra ocasião. Boa sorte nos livros. Claro que é pena a urgência, ter pouco tempo para estudar, ainda mais em plenas férias. Deixa eu puxar a sua orelha: que andou fazendo nesses meses todos? Se você já sabia de tudo isso, mande uma questão mais específica para ser analisada.

Abs

em resposta a: Filosofia Moderna: crises e retrocessos #74394

Sim.

em resposta a: Filosofia Moderna: crises e retrocessos #74393

Sr, Onofre,

Necessito urgente de o máximo de informações sobre o RACIONALISMO E O EMPIRISMO.
    O Senhor, pode me ajudar??????

em resposta a: Viver é aceitar #75407

Não fazer sentido… é a busca que torna a vida interessante, se tivéssemos de imediato esta resposta cairíamos no vazio absoluto… Na verdade, na minha oponião, o que impede que o homem encontre alguma resposta são os deuses, as igrejas, as seitas, que nos impossibilitam de vermos as coisas como realmente são, na verdade o ser humano nunca se conformou com o fato de ser efêmero, de ser um animal que (como todos os outros) após cumprir o seu papel se transformará em adubo como os demais… No dia em que a humanidade conseguir libertar-se (daquilo que ela mesma criou) teremos a explicação necessária…

em resposta a: Qual é o sentido da vida (cont.) ? #75522

errata…digo, “..quer/ou já determinou..”

em resposta a: Qual é o sentido da vida (cont.) ? #75521

márcio.. vc não elencou a hipótese de que o seu princípio inteligente queira/ou já determinou a re-codificação. E pq necessariamente estamos fazendo o que ele não quer, não seria possível a hipótese de estarmos fazendo exatamente o que ele deseja???

abs.

em resposta a: Qual é o sentido da vida (cont.) ? #75520

como não há provas….

em resposta a: Qual é o sentido da vida (cont.) ? #75519

rs… carlos eu não estou bravo…rs…vou propor uma idéia… todos nós teimosos que participamos deste site devemos nos dar a oportunidade de dizer que nada sabemos, e partindo desta premissa chegarmos a algum lugar….

a)temos os que acreditam em deus

b)temos os que não acreditam em deus

c)temos os que sentem que deus existe, mas não podem provar a sua existência, contudo, além da sensação de Deus buscam Deus com a ciência…

d)temos os que sentem que deus não existe, mas não podem provar a sua não existência, e utilizam a ciência para demonstrar que deus não existe….

o ideal é o discurso sem certeza.. pq sabemos(falo por mim) “que a dúvida é o preço da pureza”

eu sou letra (c) até que provem o contrário.

um abraço.

em resposta a: Qual é o sentido da vida (cont.) ? #75518

Desejo a todos um ótimo final de ano, sou universsitário e estou entrando de férias por isso terei de me manter afastado um bom tempo do fórum, espero que vocês consigam chegar a boas conclusões, não basiadas em preconceitos mas sim na lógica e na racionalidade.Aceitar como verdades abssolutas coisas que ainda não o são pode nos conduzir a erros que demorariamos muito a corrigir.
    Até mais.
    “É impossivel para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe”
    Epíteto

em resposta a: O que quer dizer Deus para a filosofia ? #71931

bom… quem já leu huxley sabe que ele acredita MUITO, MAS MUITO mesmo em um Deus…

os livros dele que possuo são : (1) a Filosofia Perene;(2) Ensaios Huxley e Deus;(3) As Portas da Percepção.

phineas esta certo(a), o homem se pergunta: diante de quem hei de me prosternar, ele prefere o milagra a Deus, mas isto já é outra coisa…

em eclesiastes o pregador ensina que : “Deus fez o homem reto, mas ele(o homem) fez muitas invenções”

utilizar Huxley neste fórum com o intuito de alterar, aos olhos daqueles que não tiveram a oportunidade de ler este autor, a filosofia de um gênio que viveu em nosso século, é um espécie de invenção nada proveitosa….

busco, portanto, a simplicidade e pergunto novamente, o que quer dizer Deus para a filosofia?

abs.

em resposta a: Qual é o sentido da vida (cont.) ? #75517

Achei brilhante a colocação do marcio de que ele tem mais facilidade de trabalhar racionalmente com a hipótese “sem deus” mas não porque a hipótese “com deus” não seja racional mas sim por que desta forma ele tem dificuldade, espero que esta sábia colocação sirva de exemplo para uns poucos que se entitulam donos da verdade e que por não conseguirem compreender a idéia de deus simplesmente criam como axioma inquestionável que deus não existe e que qualquer coisa que seja dita a respeito de deus não passa de mera crendice, eu tenho mais facilidade de trabalhar com a teoria do “com deus” mais nem por isso tento obrigar as pessoas a pensarem como eu e acho que se deve tentar raciocinar pelos dois caminhos e vermos a que conclusãoe chegamos.Até mais.

em resposta a: Qual é o sentido da vida (cont.) ? #75512

Mceus fazendo a sua experiência a única coisa que eu consegui foi aumentar ainda mais a certeza que eu tenho na existência de deus, não porque esta é a idéia mais comoda(o que ao meu ver não é verdade pois é muito mais fácil dizer que deus não existe e que nós o inventamos) mas pelo fato de que ao olhar pela janela e ver tudo aquilo, se chega a conclusão que se não existe deus a vida não tem sentido algum e estariamos num mundo extremamente cruel pelo simples fato de em um certo momento do nada as coisas tenham surjido, e se assim o fosse não haveria sentido nem mesmo em manter a vida pois com que finalidade fariamos isso, mas está fortemente impresso na mente das pessoas que devemos manter a vida até o fim pois todos tem a intuição de que no fim da estrada difício há algo que realmente faz valer a pena viver e eu creio que mesmo em vc mceus existe mesmo que um pouco apagada esta certeza e que mais cedo ou mais tarde ela surgira como chama incontrolável, pois este é o destino da humanidade e ninguém consegue fugir a ele.
    Abraços a todos.

em resposta a: O que quer dizer Deus para a filosofia ? #71930

Não existe apenas um Deus, mas milhares ou milhões deles, assim como exitem milhares de Budas, Maomés, Cristos, etc….As pessoas lêem as mesmas palavras e as entedem de maneira diversa. As pessoas tem necessidade de serem lideradas, e enquanto acreditarem no líder, é dele a verdade.
    Somos mais ou menos 6 bilhões de pessoas e quantos de nós acreditamos ou desacreditamos no mesmo Deus?

Visualizando 15 posts - 6,031 até 6,045 (de 6,713 do total)