Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
OLá,
Dias atrás coloquei que para saber o sentido da vida deveríamos saber do seu início e coloquei três possibilidades (criação divina, acaso ou força natural).Vejo que ainda não definiram qual início deveríamos assumir.Eu particularmente fico com a opção 3 ( Seria a vida uma “força da natureza”, assim como a luz ou a gravidade? ).
Esta talvez seja a opção mais difícil de se entender ou aceitar pois a vida parece tão insignificante nesta vastidão que é o universo.Eu percebo o ser humano como uma evolução de todos os outros seres e que continuará evoluindo até chegar a ser esta “força universal” que supere e domine as demais, podendo com isso chegar ao equilíbrio do universo evitando o seu fim.
Loucura?
Quem sabe?Miguel (admin)MestreEm que consiste o conhecimento centrado no sujeito..me ajudem por favor…
Miguel (admin)MestreÓtimo vamos seguir uma ordem lógica e retilínea, de assuntos para chegar ao sentido da vida, esta pergunta é extremamente complexa e abarca outros temas também de grande complexidade mas é preciso que cheguemos a certas conclusões de algumas coisas para podermos chegar a um consenso sobre qual o sentido da vida, sugiro que alguem trace estes tópicos para que possamos seguilos e pelo que me parece o assunto que foi dado como ponto de partida foi a origem da vida, se foi ela fruto de um principio inteligente ou de um processo aleatório, se todos estiverm de acordo eu não vejo nehum problema em partir deste ponto.Até logo.
Miguel (admin)MestreDeixe-me marcío responder as suas perguntas porem vou fazer isso de maneira breve.
Isso nos possibilitaria um avanço mais rápido.
Para onde?
Rumo a perfeição absoluta.
Por que ir mais rápido?
Bem talvez para não precisarmos mas correr atrás de comida ,abrigo, muitos criticam a vida e se criticam é porque não gostam dela ai está um motivo para queremos avançar mais rapidamente, o interece é de cada um em ir mais rápido ou mais devagar ao destino do qual não podemos escapar creio que as pessoas sensatas e cientes do que lhe espera no futuro(a perfeição) procurarão a maneira mais rápida de atingir a este fim.
Pois poderiamos por a prova.
Provar para quem?
Por a prova no sentido de testar nossas capacidades e não de provar para alguém em específico.
Só mais uma colocação as pessoas na chamada vida biológica realmente necessitam da incerteza da continuação da vida, para que mantenham a vida biológica e não comprometam sua evolução, porem isto até que tenham elas capacidade de compreender de maneira interina a vida se consientisando da necessidade da manutenção da vida mas tendo a certeza da continuação após o terminuno desta.Miguel (admin)Mestreum comentário….
muito bom, muito bom mesmo.
Miguel (admin)Mestrepq fugir do cerne da questão… nunca chegaremos a lugar nenhum…caro carlos não sei se vc notou, e particularmente acho que vc não notou… as minhas frases refutavam o seu modo de pensar…vc atacou o cristianismo com o velho testamento… e eu lhe mostrei que cristo não decreta a morte de ninguém como vc deseja que seja… as frases de hamlet(e foi vc que disse que podemos aprender mais com ele do que com cristo) são frases que indicam um mundo além das coisas tangíveis, aquilo que cristo chama de reino dos céus, mas que não está nem acima e nem abaixo…. hamlet tb ensina que existem usos aos quais devemos resistir, pois, do contrário toda virtude perde seu valor ante os vícios, uma vez que o vício escraviza o corpo… logo quero dizer que é importante não matar ninguém, ou não ser luxurioso, ou ganancioso, ou vaidoso demais… sei que para vc, dizer que devemos nos conhecer não é resposta, mas só nos conhecendo é que abandonamos os vícios…
obs: darwin fala sobre o antigo testamento… ele não critica cristo… como não criticou sócrates…ou qualquer outro gênio da humanidade,
mas já que gostamos de frases:“As verdades contidas nas doutrinas religiosas são, afinal de contas, tão deformadas e sistematicamente disfarçadas, que a massa da humanidade não pode identificálas como verdade. O caso é semelhante ao que acontece quando contamos a uma criança que os recém-nascidos são trazidos pela cegonha. Neste caso, também estamos dizendo a verdade através de uma expressão simbólica, pois sabemos o que essa grande ave significa. Mas a criança não sabe. Escuta apenas a parte deformada do que dizemos e sente que foi enganada; e sabemos com que frequência sua desconfiança em relação aos adultos e sua rebeldia têm realmente começo nesse impressão. Convencemo-nos de que é melhor evitar esses disfarces simbólicos da verdade naquilo que contamos às crianças, e não privá-las de um conhecimento do verdadeiro estado de coisas adequado a seu nível intelectual.”
vc deve gostar desta personalidade, ele se chama(ou diria chamou) Sigmund Freud, a fonte pode ser encontrada no livro o HEROI TEM MIL FACES DO MITÓLOGO JOSEPH CAMPBELL, recomendo este livro para aqueles que tentam falar sobre o poder do mito, ou que venha a ser mitologia… definitivamente este autor e tantos outros não acham a mitologia um conjunto de historinhas…obs: freud fala sobre crianças revoltadas, e da massa da humanidade que não consegue entender…interessante…. neste site caberia alguma anologia????????
refutar o que esta sendo proposto é o mínimo necessário que podemos desejar para manter um dialogo inteligente.
abs.
Miguel (admin)MestreCaro márcio me permita colocar mais um hipótese com relação a vida após a vida biológica (5)continuação.
Deixe me explicar um pouco melhor após a “morte” simplesmente continuariamos a viver o que de certa forma seria a hipótese (3) mas deveria ter algum sentido para a vida biológica para que houvese a necessidade de preserva-lá, mesmo a vida continuando após a morte e é ai que entra a evolução, com breves vindas até o estado de vida biológica própriamente dito isso nos possibilitaria um avanço mais rápido pois poderiamos por a prova as coisas que aprendemos para maior ficçação como se faz em uma prova, só que não providos de nossa memória interina estando está intáquita nas camadas mais profundas do superconciente, explicando assim as idéias inatas de que as pessoas são dotadas, resumindo a vida biológica e sua continuação não seria mais do que duas faces de uma mesma vida e o sentido desta seria sem dúvida a evolução pois sendo ela eterna não haveria a necessidade de preserva-lá, e com isso eu chego a uma conclusão do sentido da vida biológica, manter a vida para atender a um fim ainda maior que é a evolução.
Espero poder me explicar um pouco melhor em outras oportunidades,até logo.Miguel (admin)MestreConcordo com grande parte das idéias que vc expressou em seu texto carlos mas não podemos esquecer que a bíblia foi escrita por homens,e qualquer tentativa de homens de definir ou falar sobre deus não será nada mais do que pálida tentativa de definir algo que transcende nosso conhecimento, já está na hora de acabar com a história de que tudo que está escrito em algum lugar é realidade incontestável, devemos chegar nas verdades incontestáveis atavés da razão só assim chegaremos a certeza da existência de deus, e querer combater a idéia de uma entidade suprema no universo com passagens bíblicas não é nem um pouco útil, servindo apenas e não que isso não seja importante ao meu ver ,para apagar de vez o comodismos das pessoas com relação ao pensar.
Miguel (admin)MestreMas então? É apropriada a relação entre o discurso e a realidade, se objetivarmos a verdade? Em nosso cotidiano não há dúvidas de que sim. Tomada como correspondência total entre fato e linguagem, perguntemos então: o que significa essa correspondência unívoca e imparcial? Nada, se nos pautarmos pelo nosso grau de conhecimento, que nunca é total. Em suma, há uma diferença de natureza entre fatos e linguagem. Tomada como correspondência entre si, a verdade, pressupõe um mundo exterior, que não é senão representado por um mundo interior. Eis portanto dois distintos mundos, um fatual e outro convencional.É a coisa que se adequa ao intelecto ou é o intelecto que se adequa à coisa. Será ambas?
Miguel (admin)Mestreobs: são bernardo implicitamente(e não poderia ser de outra maneira em sua época)tb diz que se dissermos que Ele é ruim, pequeno, amaldiçoado, ou burro, ou qualquer outra coisa desse gênero, isso está incluído nestas palavras, a saber: Ele É.
sabedoria popular: “deus escreve certo por linhas tortas.”
abs.
Miguel (admin)Mestrecristo diz: “Eu não vim para revogar a lei, mas sim para cumpri-la.”
“Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire a pedra contra ela.”
“Nem eu também te condeno: vai-te, e não peques mais.”
hamlet diz:
“…Assim acontece com os homens qua possuem algum estigma vicioso por natureza. Suas virtudes tão puras quanto a graça de Deus serão menosprezadas no comum sentir por aquela falta particular…”
“…usos aos quais seja mais honroso resitir que submeter-se…”
no meu humilde entender ambos falam sobre mortificação. e antes deles sócrates.
e cristo diz: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis pois a eles; porque vosso pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.” segue cristo com o pai nosso(atenção para a mensagem desta oração).
hamlet diz: “existe uma providência especial na queda de um pardal. Se for agora, não está para vir. Se não esta para vir, é esta a hora. Se é esta a hora, virá de qualquer modo.”
pense no pai nosso(se vc se lembra da letra é claro) e analise as frases acima de cristo e Hamlet.
não podemos ser ingênuos e confundir a “igreja” de cristo com as igrejas que conhecemos… é injusto com cristo.. leia os envagelhos, inclusive os gnósticos, estude a história da primitiva igreja de cristo com as sua disputas internas(tertulianos e valentinos) sobre a interpretação dos evangelhos para a composição do cânon…
agora quanto o que deus significa para a filosofia… tb tenho frases:
“quanto mais deus está em todas as coisas, tanto mais está fora delas. quanto mais está fora, tanto mais está dentro.” mestre Eckhart
“Algumas pessoas desejam ver Deus com os próprios olhos, como vêem uma vaca, e amá-Lo como amam uma vaca – pelo leite, pelo queijo e pelos lucros que ela lhe traz. Isso é o que se dá com pessoas qua amam Deus por amor das riquezas exteriores e do conforto interior. Elas não amam Deus como convém quando O amam visando à própria vantagem. Em verdade lhes digo que qualquer objeto que tiverem em mente, por melhor que seja, será uma barreira entre você e a Verdade mais profunda.” mestre Eckhart
“quem é Deus? não posso pensar numa outra resposta melhor do que dizer: Ele é o que É. Nada é mais apropriado à eternidade do que Deus. Se dissermos que Deus é bom, ou grande, ou abençoado, ou sábio, ou quaquer outra coisa desse gênero, isso está incluído nestas palavras, a saber: Ele É.” são bernardo.
e há tantas outras mais(frases neste sentido) de tantos outros mais pansadores de todos os tempos e tradições. Mas não quer dizer que eles estejam certos.
abs.
Miguel (admin)MestreTarcísio por favor me diga aonde foi que vc viu provado que deus não existe vc deve ter tido acesso a fontes do conhecimento que mais nenhuma outra pessoa teve pois até onde eu saiba este ainda é um assunto em aberto e que palavra final ainda não foi dada e ainda esta um pouco longe de ser , a menos que vc seja o detentor da verdade absoluta e que nem mais tenhamos o direito de discutir sobre assunto porque vc já falou que deus não existe e pronto, ah! só uma observação eu sou um pesqueisador sobre a existência ou não de deus e não me satisfiz nem um pouquinho com a sua palavra definitiva sobre o assunto já vi argumentos muito melhores que o seu, e se vc me permitir eu continuarei as minhas pesquisas.
Miguel (admin)MestreMuito pelo contrário meu caro carlos o que parece ser mais absurdo que a matéria que já conhecemos bastante de suas propriedades tenha de repente de uma hora para outra surgido do nada, como se explicaria este fato , ou que um coisa superior da qual não conhecemos absolutamente nada e por este motivo somos obrigados a definila com atributos humanas pois são estas as únicas que conhecemos, coisa essa que nem sabemos se está sujeita a condicionamentos fisicos e temporais, pois a nossa física já é capaz de vislumbrar que o tempo em si é uma coisa extremamente relativa, o que seria mais lógico para vc , é certo que o mundo material que conhecemos seja obrigado a ter tido um começo e que sejamos até capazes de datálo,mas será que esse algo que nos acustumamos a chamar de deus tenha nescessáriamente que ter tido um começo, não estamos mais falando de matéria e sim de algo que ainda não conhecemos,e digo ainda pois com o tempo e com estudos sérios sem assumir como verdades aquilo que ainda não o são possamos chegar a definição dessa coisa formadora de tudo
Miguel (admin)MestreWilson…talvez este comentário te ajude…
“A hipótese da ausência de fronteiras tem profundas implicações para o papel de Deus nos assuntos do Universo. Hoje se admite em geral que o universo evolui segundo leis bem definidas. Essas leis podem ter sido ditadas por Deus, mas ao que parece ELE não intervém no universo para violá-las. Até recentemente, no entanto, pensava-se que eesas leis não se aplicavam ao início do universo. Competiria a Deus dar corda no mecanismo e pôr o universo em funcionamento da maneira que ELE bem entendesse. Assim, o estado presente do universo seria o resultado das condições iniciais escolhidas por Deus.
A situação seria bem diferente, entretanto, se algo como a hipótese da ausência de fronteira estiver correta(o autor se refere a fronteiras do universo). Nesse caso, as leis da física vigorarão inclusive no início do universo, de modo que Deus não teria a liberdade para escolher as condicões iniciais. É claro que ainda assim ELE teria sido livre para escolher as leis a que o universo obedeceria. Mas talvez não tenha sido propriamente uma escolha. Talvez haja apenas um pequeno número de leis que são coerentes e que levam a seres complexos como nós, que somos capazes de formular a pergunta: qual a natureza de Deus?
E mesmo que haja apenas um conjunto de leis possíveis, há apenas um conjunto de equações. Que é que insufla as equações e faz um universo para que elas o governem? Será a teoria unificada final(algo que o autor anseia que seja descoberto) poderosa a ponto de produzir a própria existência? AINDA QUE A CIÊNCIA POSSA RESOLVER O PROBLEMA DE COMO O UNIVERSO COMEÇOU, ELA NÃO PODE RESPONDER À PERGUNTA: POR QUE O UNIVERSO SE DEU O TRABALHO DE EXISTIR? NÃO SEI A RESPOSTA PARA ISSO.”
stephen hawking em palestra feita na conferência de Three Hundred Years of Gravity, realizada em cambrige em junho de 1987 por ocasia do tricentenário da publicação dos Principia de Newton. Do livro Buracos Negros e Universos-Bebês e outros ensaios.bom, pensemos apenas no amor, na confiaça e na inspiração… Hawking responde a esta pergunta dizendo simplesmente que essas coisas não pertencem ao ramo da física….muitos físicos dizem que o universo é pre-determinado(nesse sentido Hawnking), muitos outros dizem que não, ou seja, nós temos controle sobre nossas vidas…particularmente eu fico com schopenhauer “o homem pode fazer o que quer, mas não pode querer o que quer.”
abs.
Miguel (admin)Mestre
Mas para alguns pensadores sem ter nada o que fazer lá vai:
Freud: a Libido
Sartre: a Ética
Nietzsche: a superação do niilismo
Mas de um modo geral encontraremos:o intelecto, a estética, a moral, a ética, o prazer, o transcendente, a subjetividade, etc. Mas lembrem-se: isto é conversa de quem não tinha nada mais importante para fazer: vejam só filosofar sobre algo que não existe?… -
AutorPosts