Miguel (admin)

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 6,061 até 6,075 (de 6,713 do total)
  • Autor
  • em resposta a: Que razoes para existir Deus ? #73410

A única razão para que nós seres humanos necessitemos de algo maior que nós mesmos é NOSSA imaturidade. Quando crescermos TODA ESSA BABOZEIRA será, ou melhor deverá, ser esquecida. Por enquanto ele foi criado na mente humana como anemizador de nossas dores medíocres, miseráveis, egoístas e o que é pior: é uma dor contagiosa. Também como mecanismo estético: nosso intelecto confunde o conceito de belo com a de perfeição até chegarmos a ele (nada a ver…)

em resposta a: Qual é o sentido da vida (cont.) ? #75484

Prezados: venho trazer-lhes a Boa Nova! A vida não tem sentido algum. Quem foi que disse que ela deveria “ter(fazer) sentido” (Há! Ela sentiu o quê?). Este pensamento -Qual o sentido da vida- é uma idéia meramente construída culturalmente. O maior problema é QUEBRAR esses vínculos que amarram uma geração a outra geração; é acabar com as raízes, com AS NOSSAS RAÌZES. Quem, efetivamente, é capaz de negar definitivamente suas raízes? Aquele que responder a esta questão entenderá melhor o que aqui foi escrito. Mas, para começar, abandone esse idéia de que “Deve haver sentido, pois senão, o que é que viemos fazer aqui?!!”. Eu te pergunto: você se julga tão importante assim para fazer sentido? O Universo foi feito para você? E os cães? Os gatos? Os patos? As plantas? Os ratos? As formigas? Os pássaros? Será que eles estão se perguntando: “por que é que eu estou aqui?”
    Pensem nisso é vivam a vida, desviando-se daquilo que te causa desprazer e aproximando-se do que te causa prazer!!! Principalmente nesta sociedade extremamente MATERIALISTA em que vivemos!

em resposta a: Qual é o sentido da vida (cont.) ? #75483

Sou obrigado a admitir pois não há outra maneira de ser que o sentido da vida do ponto de vista biológico é manter a vida mas só que corremos o risco de a vida não ser meramente biológica de que mesmo após a morte do que chamamos de corpo biológico a vida continue e neste caso não haveria sentido em apenas manter a vida pois na realidade ela não teria um fim, se virarmos as costas para esta possibilidade corremos o grave risco de ficarmos procurando uma coisa num lugar e esta coisa estar em outro.

em resposta a: O que é importante em filosofia? #75375

Eu concordo, filosofia não se aprende em universidades, se aprende no cotidiano através da análise de hábitos, da sociedade, de pensamentos… A Filosofia parte da necessidade de pensar, não da necessidade de notas, de especializações… Não se pode ensinar uma pessoa a pensar se ela não o quer.

em resposta a: Experiências de sonho fora do corpo #74480

Eu já ouvi falar de vários requisitos para que tal ocorra, paz de espírito, intensa meditação, etc… e gostaria de saber qual deles, se um deles, é o verdadeiro requisito.

em resposta a: Discurso do Método #74160

Por favor,
    Gostaria de saber o site onde há resumos do livro de René Descartes – Discurso do Método.
    Desde já, obrigada!

em resposta a: Filosofia e Ciência #74450

marco: o papel da ciência é definido nela mesma. o uso do “conhecimento científico” é o ponto determinado pela sociedade, no caso hedonista. é melhor encarar a questão dessa maneira.

juliana: o silêncio é um conceito que descreve um estado mental gerado pela sensibilidade, ou ausência de dados sensíveis. o conceito de absoluto remete ao infinio (além do humano) em descartes, por exemplo; remete a plena realização da ordem do mundo (espírito absoluto) em hegel, por exemplo

em resposta a: Qual é o sentido da vida (cont.) ? #75479

Como saber o sentido da vida, sem ter a certeza da sua origem?
    1- Teria a vida surgido da solidão de um ser supremo, que resolveu criar um mundo para colocar um ser a sua imagem e deixar de ser solitário?
    2- Teria a vida surgido do acaso, onde reações químicas entre os átomos fizeram surgir as primeiras formas de vida?
    3- Seria a vida uma “força da natureza”, assim como a luz ou a gravidade?
    4- Enfim, como surgiu a vida?

em resposta a: O que é o homem, sociedade etc #74377

Como saber o sentido da vida, sem ter a certeza da sua origem?
    1- Teria a vida surgido da solidão de um ser supremo, que resolveu criar um mundo para colocar um ser a sua imagem e deixar de ser solitário?
    2- Teria a vida surgido do acaso, onde reações químicas entre os átomos fizeram surgir as primeiras formas de vida?
    3- Seria a vida uma “força da natureza”, assim como a luz ou a gravidade?
    4- Enfim, como surgiu a vida?

em resposta a: Limite em Espinosa? #74097

Caro sr. Stey, em SPINOZA cada proposição deve ser analisada levando-se em consideração a posição que o referido conceito ocupa dentro de seu sistema, pois sua obra é meticulosamente construída,para uma visão melhor do conceito de limite, sugiro que leia os seguintes trechos:
    *ETICA,livro I, Proposições XII e XIII (Da indivisibilidade da substância).
    *PENSAMENTOS METAFÍSICOS, Parte I, Capitulo I (Quais os modos de pensar por cujo intermédio explicamos as coisas, e Como se distinguem o Ente de razão e o Ente fictício.)
    Caso queira me contactar diretamente, meu e-mail é [email protected].
    Saudações filosóficas.
    ELIO AUGUSTO LAZZERINI

em resposta a: O que é o homem, sociedade etc #74376

PRECISO FAZER UM TRABALHO SOBRE “VALORES

ESTE ASSUNTO CONSTA NO LIVRO “APRENDENDO A PENSAR” DE LEOPOLDO JUSTINO GIRARDI – PAG. 139
    A 153

em resposta a: A METAFÍSICA DE SPINOZA #72728

Olá! sr. Herbert, tudo bem? Conheco o livro do prof. Yavel, e achei muito interessante o paralelo entre SPINOZA e NIETZSCHE; quanto a questão da liberdade podemos iniciar pelo livro I da ÉTICA, Definicão VII: “Diz-se livre o que existe exclusivamente pela necessidade da sua natureza e por si só é determinado a agir…”;o maior problema em aceitar esta definicão, a meu ver está na idéia de livre-arbítrio, para SPINOZA, o livre-arbítrio é uma ilusão,e o único ser verdadeiramente livre é Deus, ou seja, a substância absolutamente infinita não admite nenhuma determinacão extrínseca, pois ela se autoproduz contínuamente, e tudo o que existe, existe em Deus, ou seja, não é livre!!!
    Fica aberto o espaco p/ um pequeno debate, caso queiram me contactar diretamente, meu e-mail é : [email protected].
    Saudacões filosóficas a todos!!!
    ELIO AUGUSTO LAZZERINI

em resposta a: Qual o sentido da vida? #73024

Pensando um pouco me passou pela cabeça a seguinte idéia, será que o sentido da vida não é achar respostas, imaginemos o que seria vida humana se não estivéssemos constantemente atrás de respostas para nossas indagações, e uma das perguntas que tanto nos inquieta é realmente esta qual o sentido da vida? Imaginemos só se um dia não tenhamos mais a nececidade de corrermos mais atrás de respostas, nossa vida se pareceria muito com a vida de uma masca onde suas principais “preocupações” são simplesmente manter sua vida e perpetuar a evolução de sua espécie, e eis então um ponto que nos difere de outros animais a nossa busca por respostas e com isto nos surjem novas perguntas, por que o homem tem tanta necessidade de saber as coisas? Por que ele simplesmente não se acomoda mantendo sua vida da maneira mais simples possivel? Por que surgiu de repente no homem a necessidade de filosofar?
    A meu ver são questões muito interesantes estas. Abraços e até mais.

em resposta a: Filosofia e Ciência #74449

Sou aluna de Comunicações e estou fazendo um trabalho sobre o silêncio absoluto visando os pontos filosóficos e ciêntificos. Se puderem me ajudar com alguma informação ou indicação de sites eu agradeço.

em resposta a: Qual o sentido da vida? #73017

Olá pessoal confesso que fiquei imensamente assustado ao ler as novas mensagens, pelo que li um gato, uma mosca ou uma águia tem o mesmo valor e importancia do que sócrates, eisten, gauss, darwin, do que eu e do que vocês, isto é equivalente a dizer que se tivéssemos que escolher quem entre uma mosca e sócrates iria viver nós escolheriamos a mosca, isto para mim é algo aterrorizante só de imaginar, mas uma águia pode enchergar um rato de uma distancia incrível dizem alguns, e o homem pode inventar um telescópio que pode nos proporcionar a visão de estrelas e planetas a distancias que uma águia não é capaz nem de imaginar que existe, não que eu acho que os animais não meressam nosso respeito muito pelo contrário sou um defensor dos direitos dos animais a vida, mais é o homem o unico responsável pela destruição de varias espécies e eu sei muito bem disso antes que alguém venha usar este argumento para me sensurar, mas esquecem as pessoas de olhar o outro lado da coisa e isso pelo fato de só repararmos nas coisas que nos dizem respeito e nas coisas ruins não vendo a quantidade enorme de pessoas algumas até que dedicam suas vidas inteira a prateger e preservar a vida no planeta a importancia dos animais é indiscutivelmente enorme e disto eu sei muito bem mas a meu ver seja pelo motivo que for hoje adquirimos o posto de seres superiores no planeta em que vivemos apesar de que para alguns isso é algo inasceitavel mas o que eu quero dizer com esta superioridade é que somos nós os principais responsáveis pela manutenção da vida na terra cuidando dos outros seres como verdadeiros irmãos menores e isto porque somos a espécie com maior capacidade de assim proceder.

Marcio acho que se amelhor maneira de procer em relação a nova lista de discussões e aguardar um pouco e esperar novas opiniões eu estou de acordo.

Abraços a todos e até mais.

Visualizando 15 posts - 6,061 até 6,075 (de 6,713 do total)