Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
A única razão para que nós seres humanos necessitemos de algo maior que nós mesmos é NOSSA imaturidade. Quando crescermos TODA ESSA BABOZEIRA será, ou melhor deverá, ser esquecida. Por enquanto ele foi criado na mente humana como anemizador de nossas dores medíocres, miseráveis, egoístas e o que é pior: é uma dor contagiosa. Também como mecanismo estético: nosso intelecto confunde o conceito de belo com a de perfeição até chegarmos a ele (nada a ver…)
Miguel (admin)MestrePrezados: venho trazer-lhes a Boa Nova! A vida não tem sentido algum. Quem foi que disse que ela deveria “ter(fazer) sentido” (Há! Ela sentiu o quê?). Este pensamento -Qual o sentido da vida- é uma idéia meramente construída culturalmente. O maior problema é QUEBRAR esses vínculos que amarram uma geração a outra geração; é acabar com as raízes, com AS NOSSAS RAÌZES. Quem, efetivamente, é capaz de negar definitivamente suas raízes? Aquele que responder a esta questão entenderá melhor o que aqui foi escrito. Mas, para começar, abandone esse idéia de que “Deve haver sentido, pois senão, o que é que viemos fazer aqui?!!”. Eu te pergunto: você se julga tão importante assim para fazer sentido? O Universo foi feito para você? E os cães? Os gatos? Os patos? As plantas? Os ratos? As formigas? Os pássaros? Será que eles estão se perguntando: “por que é que eu estou aqui?”
Pensem nisso é vivam a vida, desviando-se daquilo que te causa desprazer e aproximando-se do que te causa prazer!!! Principalmente nesta sociedade extremamente MATERIALISTA em que vivemos!Miguel (admin)MestreSou obrigado a admitir pois não há outra maneira de ser que o sentido da vida do ponto de vista biológico é manter a vida mas só que corremos o risco de a vida não ser meramente biológica de que mesmo após a morte do que chamamos de corpo biológico a vida continue e neste caso não haveria sentido em apenas manter a vida pois na realidade ela não teria um fim, se virarmos as costas para esta possibilidade corremos o grave risco de ficarmos procurando uma coisa num lugar e esta coisa estar em outro.
Miguel (admin)MestreEu concordo, filosofia não se aprende em universidades, se aprende no cotidiano através da análise de hábitos, da sociedade, de pensamentos… A Filosofia parte da necessidade de pensar, não da necessidade de notas, de especializações… Não se pode ensinar uma pessoa a pensar se ela não o quer.
Miguel (admin)MestreEu já ouvi falar de vários requisitos para que tal ocorra, paz de espírito, intensa meditação, etc… e gostaria de saber qual deles, se um deles, é o verdadeiro requisito.
Miguel (admin)MestrePor favor,
Gostaria de saber o site onde há resumos do livro de René Descartes – Discurso do Método.
Desde já, obrigada!Miguel (admin)Mestremarco: o papel da ciência é definido nela mesma. o uso do “conhecimento científico” é o ponto determinado pela sociedade, no caso hedonista. é melhor encarar a questão dessa maneira.
juliana: o silêncio é um conceito que descreve um estado mental gerado pela sensibilidade, ou ausência de dados sensíveis. o conceito de absoluto remete ao infinio (além do humano) em descartes, por exemplo; remete a plena realização da ordem do mundo (espírito absoluto) em hegel, por exemplo
Miguel (admin)MestreComo saber o sentido da vida, sem ter a certeza da sua origem?
1- Teria a vida surgido da solidão de um ser supremo, que resolveu criar um mundo para colocar um ser a sua imagem e deixar de ser solitário?
2- Teria a vida surgido do acaso, onde reações químicas entre os átomos fizeram surgir as primeiras formas de vida?
3- Seria a vida uma “força da natureza”, assim como a luz ou a gravidade?
4- Enfim, como surgiu a vida?Miguel (admin)MestreComo saber o sentido da vida, sem ter a certeza da sua origem?
1- Teria a vida surgido da solidão de um ser supremo, que resolveu criar um mundo para colocar um ser a sua imagem e deixar de ser solitário?
2- Teria a vida surgido do acaso, onde reações químicas entre os átomos fizeram surgir as primeiras formas de vida?
3- Seria a vida uma “força da natureza”, assim como a luz ou a gravidade?
4- Enfim, como surgiu a vida?Miguel (admin)MestreCaro sr. Stey, em SPINOZA cada proposição deve ser analisada levando-se em consideração a posição que o referido conceito ocupa dentro de seu sistema, pois sua obra é meticulosamente construída,para uma visão melhor do conceito de limite, sugiro que leia os seguintes trechos:
*ETICA,livro I, Proposições XII e XIII (Da indivisibilidade da substância).
*PENSAMENTOS METAFÍSICOS, Parte I, Capitulo I (Quais os modos de pensar por cujo intermédio explicamos as coisas, e Como se distinguem o Ente de razão e o Ente fictício.)
Caso queira me contactar diretamente, meu e-mail é [email protected].
Saudações filosóficas.
ELIO AUGUSTO LAZZERINIMiguel (admin)MestrePRECISO FAZER UM TRABALHO SOBRE “VALORES
ESTE ASSUNTO CONSTA NO LIVRO “APRENDENDO A PENSAR” DE LEOPOLDO JUSTINO GIRARDI – PAG. 139
A 153Miguel (admin)MestreOlá! sr. Herbert, tudo bem? Conheco o livro do prof. Yavel, e achei muito interessante o paralelo entre SPINOZA e NIETZSCHE; quanto a questão da liberdade podemos iniciar pelo livro I da ÉTICA, Definicão VII: “Diz-se livre o que existe exclusivamente pela necessidade da sua natureza e por si só é determinado a agir…”;o maior problema em aceitar esta definicão, a meu ver está na idéia de livre-arbítrio, para SPINOZA, o livre-arbítrio é uma ilusão,e o único ser verdadeiramente livre é Deus, ou seja, a substância absolutamente infinita não admite nenhuma determinacão extrínseca, pois ela se autoproduz contínuamente, e tudo o que existe, existe em Deus, ou seja, não é livre!!!
Fica aberto o espaco p/ um pequeno debate, caso queiram me contactar diretamente, meu e-mail é : [email protected].
Saudacões filosóficas a todos!!!
ELIO AUGUSTO LAZZERINIMiguel (admin)MestrePensando um pouco me passou pela cabeça a seguinte idéia, será que o sentido da vida não é achar respostas, imaginemos o que seria vida humana se não estivéssemos constantemente atrás de respostas para nossas indagações, e uma das perguntas que tanto nos inquieta é realmente esta qual o sentido da vida? Imaginemos só se um dia não tenhamos mais a nececidade de corrermos mais atrás de respostas, nossa vida se pareceria muito com a vida de uma masca onde suas principais “preocupações” são simplesmente manter sua vida e perpetuar a evolução de sua espécie, e eis então um ponto que nos difere de outros animais a nossa busca por respostas e com isto nos surjem novas perguntas, por que o homem tem tanta necessidade de saber as coisas? Por que ele simplesmente não se acomoda mantendo sua vida da maneira mais simples possivel? Por que surgiu de repente no homem a necessidade de filosofar?
A meu ver são questões muito interesantes estas. Abraços e até mais.Miguel (admin)MestreSou aluna de Comunicações e estou fazendo um trabalho sobre o silêncio absoluto visando os pontos filosóficos e ciêntificos. Se puderem me ajudar com alguma informação ou indicação de sites eu agradeço.
Miguel (admin)MestreOlá pessoal confesso que fiquei imensamente assustado ao ler as novas mensagens, pelo que li um gato, uma mosca ou uma águia tem o mesmo valor e importancia do que sócrates, eisten, gauss, darwin, do que eu e do que vocês, isto é equivalente a dizer que se tivéssemos que escolher quem entre uma mosca e sócrates iria viver nós escolheriamos a mosca, isto para mim é algo aterrorizante só de imaginar, mas uma águia pode enchergar um rato de uma distancia incrível dizem alguns, e o homem pode inventar um telescópio que pode nos proporcionar a visão de estrelas e planetas a distancias que uma águia não é capaz nem de imaginar que existe, não que eu acho que os animais não meressam nosso respeito muito pelo contrário sou um defensor dos direitos dos animais a vida, mais é o homem o unico responsável pela destruição de varias espécies e eu sei muito bem disso antes que alguém venha usar este argumento para me sensurar, mas esquecem as pessoas de olhar o outro lado da coisa e isso pelo fato de só repararmos nas coisas que nos dizem respeito e nas coisas ruins não vendo a quantidade enorme de pessoas algumas até que dedicam suas vidas inteira a prateger e preservar a vida no planeta a importancia dos animais é indiscutivelmente enorme e disto eu sei muito bem mas a meu ver seja pelo motivo que for hoje adquirimos o posto de seres superiores no planeta em que vivemos apesar de que para alguns isso é algo inasceitavel mas o que eu quero dizer com esta superioridade é que somos nós os principais responsáveis pela manutenção da vida na terra cuidando dos outros seres como verdadeiros irmãos menores e isto porque somos a espécie com maior capacidade de assim proceder.
Marcio acho que se amelhor maneira de procer em relação a nova lista de discussões e aguardar um pouco e esperar novas opiniões eu estou de acordo.
Abraços a todos e até mais.
-
AutorPosts