Miguel (admin)

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 6,076 até 6,090 (de 6,713 do total)
  • Autor
  • em resposta a: O Mito da Caverna #73973

H G Wells retomou o mito da caverna em uma famosa obra sua chamada The First Men in the Moon (ou A Terra dos Cegos, em português), mas não consigo encontrar essa obra nem em português nem em espanhol pela net. Alguém sabe como conseguir esta obra em um desses idiomas.
    Aguardo
    [email protected]

GRETO

em resposta a: Filosofia Moderna: crises e retrocessos #74392

Sr. Onofre,

Necessito urgente um resumo da obre de Maquiavel, será possível me ajudar?

em resposta a: Qual o sentido da vida? #73006

é……acho que a águia, o rato, as moscas e o gato não experimentaram o conhecimento do bem e do mal… mas nós homens sim…”consequência disso? O mundo de hj.”

o homem é o animal que possui o maior potencial para sentir e transmitir o amor(e não venham me dizer que o amor tb não existe), não só para com o próximo, mas para com todos os demais animais deste planeta, na mesma proporção que tem para causar o mal.

não posso deixar de concordar com o vinny… é a vaidade que destroi o homem… ou seja…”o mundo de hj.”

não somos melhores que ratos, moscas ou qualquer animal, da mesma forma que o coração humano, o sangue humano ou o pelo do nariz do homem não são inferiores a consciência humana….apenas pertencemos a uma hierarquia diferente, que como o resto pertence ao todo.

abs.

em resposta a: Qual o sentido da vida? #73003

Caro marcio acho muito interecente a idéia de se abrir essa nova lista de discussão caso isto acontessa pode ter certeza que eu serei uma das pessoas a frequente trocar idéias sobre este tema que afinal ao meu ver tem muita relação com o sentido da vida.Vejamos o que é o homem, até o que se sabe fruto da evolução das espécies através dos tempos, só que difernte das outras espécies e isso ao meu ver não deixa espasso para controvercias ele é mais evoluido pois é capaz de estudar sobre si próprio e sobre as outras espécies, o homem é formado pelas mesmas coisas que formam os outros animais alguns como o chipanzé que já foi citado numa outra lista de discução é em questão de estrutura genética 98,2% igual ao ser humano, e por que somos tão diferntes afinal ao meu ver 1,8% na constituição genética não seria capaz de ser o responsável por tamanha diferença somos capazes de criar, filosofar e muito mais coisas não seria o responsável por isso, me perdoem os que se dizem detentores das verdades definitivas que não consideram plalsível ou digna de discusão e estudo este tema, mas não seria esta diferença fruto da dimensão espiritual do ser humano que assim como a parte biológica também é impulsionada pelos mecanismos de evolução, espero poder continuar outra hora a falar sobre o assunto agora o relógio está contra mim.
    Abraços a todos e até mais.

em resposta a: Filosofia no ensino médio #75447

Ola

FHC e Paulo Renato vetaram esse projeto, que em primeira instancia foi aprovado aplaudido no Congresso. Parece que nao ha nenhuma disciplina obrigatoria, ou a filosofia pode ser embutida, ou entao contraria a lei das diretrizes e bases e bla bla. Gostaria de me ater ao merito ou nao do ensino da filosofia no segundo grau.
    Em primeiro lugar, ela nao seria nenhuma novidade, pelo contrario. Sobre o que se pode esperar do resultado nos alunos, previsoes e tal, basta pegar uma amostragem das escolas que ja fornecem esse tipo de ensino. Existem alguns colegios que tem filosofia no curriculo ja no ginasio.
    A filosofia ajuda a disciplinar o raciocinio e a situar o jovem politicamente no mundo. Nao so politicamente, como culturalmente, eticamente etc. Pode haver muito mais ligac,ao entre a filosofia e as inquietac,oes que caracterizam a vida do adolescente do que em outras materias, que so se aprende para depois esquecer. Existem textos filosoficos e vidas de filosofos com os quais muitos jovens que se rebelam se identificariam com a vida de Voltaire, as aventuras de Rousseau, as injustic,as contra Socrates etc. Muito do pensar cientifico deriva da filosofia, assim como muitos conhecimentos que tem origem na filosofia deixam marcas menos aprofundadas no senso comum.
    Assim, eu acho que a filosofia pode a filosofia poderia ajudar os estudantes a se situar no mundo, a entender o por que de algumas coisas, a debater, falar bem em publico, saber defender uma ideia. Mas para isso, ao meu ver, o curso tem de ter um carater mais introdutorio, sem muitos formalismos academicos, para nao ficar algo chato, uma obrigac,ao chata. Temos de levar em conta a situac,ao atual da educac,ao no pais. Em alguns paises europeus, jovens de 16 anos no Liceu tecem teses avanc,adas sobre questoes especificas. Teriamos de comec,as mais pelos alicerces, `a maneira cartesiana, eu acho.

em resposta a: Meio Ambiente #73072

Muito Interessante. Geralmente quando falamos da humanidade das pessoas, queremos nos referir `as coisas boas delas. Mas o Phineas inverteu a perspectiva, o homem com sua humanidade e mal, a humanidade nao tem soluc,ao, justamente por causa do seu egoismo antropocentrico. Temos muitas questoes ai, e acaba passando pela relac,ao querer-poder-dever. Sera que o homem ainda nao superou a heranc,a Biblica de que Deus deu o mundo ao homem para que esse o utilizasse, e o modificasse atraves do trabalho?
    A questao passa tambem pela utilizac,ao racional dos recursos terrestres. Seja que o homem tomou posse da Terra, mas devasta-la, utiliza-la sem renovar, nao e algo meio estupido? Parece que ha uma noc,ao de que os recursos sao inesgotaveis, e nunca irao acabar. O homem esta mal acostumado com a fartura…

em resposta a: Meio Ambiente #73071

Flavia, O problema não é a falta de humanidade, mas sim o excesso dela. O ser humano se julga o dono do mundo e quer tudo para si.

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72998

Como as religiões encaram a morte

Folha de São Paulo (caderno equilíbrio), 8 de novembro de 2001

CANDOMBLÉ
    Significado: a vida continua por meio da força vital do indivíduo. A parte imperecível do corpo (ou “ori”) não acaba, afirma o antropólogo Acácio Almeida Santos. E toda morte é fruto de uma intervenção.

Preparação: cultivando sempre sua força vital, pois as pessoas podem mudar seus destinos, apesar de existirem interferências na morte.

Reencarnação: o “ori” volta para a mesma família, mas em outro corpo. Já os homens fortes, que têm filhos, maturidade, prestígio social e morte aceitável, tornam-se ancestrais.

Ritual: denominado “axexê”, o rito funerário começa após o enterro e costuma durar vários dias. Na cerimônia, algumas pessoas que têm relação com o morto são chamadas para participar do ritual em que o espírito do corpo é encaminhado para outra terra. Nessa passagem, elementos simbólicos e materiais (objetos pessoais sacralizados) são quebrados e jogados em água corrente.

Luto: a morte é uma desordem que leva tempo para ser superada. Após alguns anos, aquela pessoa passa a interferir na energia vital do grupo ao qual pertencia.

CATOLICISMO
    Significado: é vista como uma passagem, a porta de entrada para a ressurreição. “A religião enxerga apenas os vivos e os ressuscitados. Não existem mortos”, diz o padre Paulo Crozera, coordenador da Pastoral Universitária da PUC-Campinas.
    Preparação: ter em mente que a vida é um dom divino e deve ser vivida da melhor forma possível.

Reencarnação: todos serão ressuscitados porque Cristo é quem livra a pessoa do pecado, mas não existe a reencarnação. Corpo e alma são uma coisa só.

Ritual: vela-se o corpo e, além das orações populares que costumam ser feitas durante o velório católico, como o pai-nosso e a ave-maria, um padre ou ministro faz uma celebração para encomendar a vida da pessoa para as mãos de Deus. As velas, colocadas ao lado do caixão, simbolizam a luz de Cristo ressuscitado e a vida que vai se consumindo, mas que sempre brilha.

Luto: são feitas celebrações em memória do morto no sétimo dia, no primeiro mês e no primeiro ano. Acredita-se que esse processo precisa ser vivido para que se possa lidar da melhor forma com a morte.

ESPIRITISMO
    Significado: a morte não existe porque acredita-se na eternidade do espírito. “O corpo é uma veste, e a reencarnação serve para o espírito evoluir”, diz Ana Gaspar, que faz parte do Conselho Doutrinário do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz.

Preparação: aprende-se a agir após os estudos de livros de Allan Kardec, pai do espiritismo. Como acredita-se que o médium é intermediário entre os vivos e a alma dos mortos, isso significa que existe a possibilidade de comunicação com o espírito que já deixou aquele corpo.

Reencarnação: quando o corpo morre, o espírito se desliga e fica no mundo espiritual estudando e se preparando para uma nova reencarnação. As encarnações acontecem até o espírito atingir sua evolução.

Ritual: o corpo é velado e enterrado ou cremado. As preces ajudam o caminho para o mundo espiritual.

Luto: não existe porque não se acredita na morte.

ISLAMISMO
    Significado: passagem desta vida para outra, eterna. “Quem fizer o bem será julgado por Deus e vai para o paraíso. Quem fizer o mal também será julgado e irá para o inferno”, diz Abdul Nasser, secretário-geral da Liga Juventude Islâmica do Brasil.

Preparação: desde a infância é passada a noção de que tudo que começa tem um fim.

Reencarnação: não acredita. A alma teve tempo suficiente na terra para cumprir sua tarefa.

Ritual: o corpo é lavado pelos familiares -sempre do mesmo sexo- e enrolado em três panos brancos. Depois, é colocado em um caixão para que os parentes mais próximos se despeçam e levado à mesquita. A partir daí, apenas os homens participam.

Luto: dura três dias. Quando a mulher perde o marido, o tempo sobe para 130 dias, período em que ela não pode sair de casa, a não ser em emergências.

JUDAÍSMO
    Significado: é o fim do corpo material. “A verdadeira pessoa, que é a alma, é eterna”, diz o rabino Avraham Zajac.

Preparação: a criança aprende desde o início que a vida é feita de mudanças. Reencarnação: existe outro mundo, para onde as almas vão, chamado de “olam habá” (mundo vindouro). No entanto a alma pode voltar para a terra num outro corpo para completar sua missão.

Ritual: o corpo é envolvido em panos brancos, e o caixão é fechado para que ninguém mais o toque. Familiares e amigos rezam salmos. Parentes próximos cortam tecido da roupa para mostrar o luto.

Luto: na primeira semana, os parentes se reúnem para rezar em casa. Apenas o espiritual conta, por isso os espelhos da casa, que refletem o corpo material, são cobertos. A pessoa é lembrada na data de morte por todos os anos seguintes.

PROTESTANTISMO
    Significado: período de transição para outra vida, explica o pastor Fernando Marques, da Igreja Metodista Central de São Paulo.
    Preparação: ter fé na palavra de Deus, que julgará o destino da pessoa no céu ou no inferno, não a partir das ações dela, mas pela sua fé.

Reencarnação: não existe. Acredita-se em uma próxima vida em comunhão com Deus.

Ritual: velório e enterro são feitos em homenagem à família do morto.

Luto: não há regras.

ZEN-BUDISMO
    Significado: o corpo se transforma em elementos básicos da natureza, mas a energia das ações e das palavras continuam repercutindo na terra por muito tempo, diz a monja Coen de Souza.

Preparação: meditação, que possibilita a compreensão de que tudo é transitório e interligado.

Reencarnação: renascimento é a palavra mais apropriada. Acredita-se que um ser mais “verdadeiro” (mais puro) vai retornar.

Ritual: flores, velas e incenso no velório. Os parentes usam roupas escuras, e são feitas preces.

Luto: preces ou transcrições de textos sagrados durante 49 dias a cada sete dias.

em resposta a: Meio Ambiente #73070

precisamos pensar o mundo de uma forma global,portanto o planeta em si sofre pela falta de humanidade do próprio homem com seu semelhante e principalmente com o ambiente que nos cerca

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72989

…continuando…Alem disso, n~acho q a morte seja aceita de modo natural pelas pessoas, afinal ela sempre é mitificada, seja como “descanso, castigo, dádiva” ou seja , como consolo p/ uma vida frustrante.

E o q vc chama de EVOLUÇÃO, seria um sentido imediato p/ vida, mas q sentido tem essa evolução, evoluir o que, p/ q, p/ onde,até quando (nesse caso vc acha q o q conhecemos como tempo tbem ñ seria apenas um parâmetro humano,e, nesse sentido, o q conhecemos como vida/morte também está limitado à nossa percepção?)????
    ….há tbém quem aposte na evolução espiritual como sentido p/ vida e explicação de sofrimentos q julgamos injustos (outro conceito controverso), nesse caso a evolução seria individual, antropocêntrica, mas … há um topo p/ essa evolução????
    Sei lá, mas em ambos os casos, Evolução é um conceito externo e inatingível, um fim em si mesmo, o que muitos chamam de ALÁ……bjs

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72988

Mceus, veja se eu entendi: o medo da morte, a dor são apenas mecanismos p/manter a vida, seriam reações instintivas de auto-preservação, OK, mas não é bem aí q eu queria chegar, a questão é, vc acredita q exista algo além-túmulo? Ou melhor vc acha q existe algum ser humano q ñ tenha sequer uma “esperança” q realmente exista algo; o homen é capaz de acreditar q é apenas um meio p/ um fim maior, sem ter nenhuma importância como ser individualmente considerado?

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72985

Desculpe minha ignorância,Marcos, mas MANTER a vida como sentido da mesma não é redundante, nâo é um círculo vicioso (como a vida??)?

Quanto ao livre-arbítrio, o que eu “conheço” é ligado ao cristianismo (ou coisa parecida)e, nessa concepção, livre-arbítrio é a ilusão de sermos o Deus de nossa própria vida, com a finalidade de nos conformarmos com as circunstâncias como se estas nada mais fossem do que as CONSEQUÊNCIAS de nossos próprios atos (incondicionados).
    Como entender: MORTE versus LA ???

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72984

Vida= fim em si mesma?(simplista)

Sentido da Vida… procurar um sentido p/ ela não seria um sintoma da “doença” que muitas vezes nos move (até aqui nesse fórum,p.ex.),o medo. O maior medo do homem, para mim não é a morte, mas a possibilidade do fim de sua consciência; talvez estamos buscando explicações p/ vida p/ entendermos o sentido da morte; e o medo a que me refiro (de modo confuso,como dá p/ prerceber) é de não sermos sobreviventes à morte (ou à vida) que conhecemos (por isso corpo/espírito/mente/consciência/Deus/etc..)
    O homem é a medida, sempre, quem se importa com o sentido da vida da bactéria??!!!!!

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72976

Olha, pessoal, podemos criar as definições por mera suposição. Aceitá-las é pessoal. Eu venho escutando uma frase há muito tempo…toda semana…”A Verdade Está Lá Fora”…”A Verdade Está Lá Fora”…”A Verdade Está Lá Fora”…
    …acho que vou começar a estudar Astronomia(Rs*).
    De duas, uma: ou descubro o sentido da vida, ou encontro um marciano!(Rssss*).

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72974

Não posso afirmar com certeza que a vida tenha um sentido, uma vez que vivemos perseguindos sonhos que se desfazem no ar ou quando alcançamos já não têm o mesmo valor, mas se a vida tem um sentido este está nas coisas mais simples, como o desabrochar da flor ou o sorriso do homem simples que viveu uma vida de amarguras e mesmo asim encortra motivos para se alegrar e não perder a esperança.
    as vezes acho que somos racionais demais e esquecemos que o homem possui uma dimensão afetiva e passional.

wilian

Visualizando 15 posts - 6,076 até 6,090 (de 6,713 do total)