Miguel (admin)

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 6,091 até 6,105 (de 6,713 do total)
  • Autor
  • em resposta a: Qual o sentido da vida? #72964

Certo vejamos então o sentido da vida de uma bactéria, para que vive uma bactéria ou um animal qualquer que seja, para usufruir a vida acho que não , para se manter vivo sim mas esse não é o principal objetivo da vida de um animal pois entre algumas espécies na hora do acasalamento machos lutam até a morte para ver qual deles será o que continuará com a espécie e eu considero a continuação de uma espécie não uma maneira de manter a vida mas sim uma maneira de evoluir a vida pois pela seleção natural das espécies para que os animais possam sobreviver é nescessário que se adapitem as condições do meio e para que se mantenha a vida é necesário que se evolua e com isso o sentido da vida de uma bactéria é evoluir, acho eu que não é desconhecido para nenhum de nós que as espécies evoluem atráves dos tempos e nós mesmos somos obra do maravilhoso laboratório chamado natureza, estamos muito mais perto do topo da piramide da vida do que uma bactéria e acho muito mais importante discutirmos o sentido da vida humana por ser uma coisa muito mais maravilhosa e complexa do que ficarmos discutindo sobre o sentido da vida de uma bactéria.
    Abraços para todos e até mais.

em resposta a: Governo Mundial #75389

No século xx o homem alcançou algo que jamais havia conseguido, a capacidade de aniquilar suo espécie. Este poder poderia ser utilizado para benefício dos seres humanos, mas não veio em boa hora, pois ainda estamos na infância de nossa evolução. Posso comparar a situação como se entregrassemos um revólver nas mãos de uma criança. Temos muito poder para pouca sabedoria.
    Apesar disso confesso que não vejo como muito promissor a formação de um governo mundial. Se dermos uma olhada na nossa história veremos que, em todos os lugares e em todas as épocas, sempre o mais forte dominou, o que era de se esperar. Como já sujeriu Platão em A Repúbica: Justiça é o interesse do mais forte.
    Não vejo porque seria diferente em um governo mundial. A nação mais rica e poderosa dominaria o globo em detrimento das outras.
    Penso também que não seria muito interessante que ocorresse uma homogeinização das culturas, pois, a cultura que prevaleceria seria a do país mais poderoso, e não uma mistura de tudas as culturas existentes, o que seria menos prejudicial.
    Eu não vejo com tão maus olhos as guerras. Afinal é um instrumento que uma nação tem de manter sua soberania e seu território. Penso que os homens tem uma incontrolável necessidade de guerras. No dia a dia vemos isso em nós mesmos. Também não creio que se eliminarmos as armas não haverá mais guerras. Não são as armas que temos que eliminar mas temos que mudar os homens, a nós mesmo, e isso levará séculos isto se ocorrer.
    Acredito que a questão é como eliminar, ou pelo menos controlar, o poder de autodestruição do homem.
    Acredito que a melhor maneira de o homem não se extinguir é a colonização de outros planetas. Um dia ou alguem vai explodir o mundo ou algum meteoro vai atigir a terra eliminando o homem. Se houver colônias em outros planetas poderemos nos pertpetuar por mais tempo e tentar evoluir para algo melhor do que somos hoje. Muito pessimista ? Talvez!

em resposta a: Filosofia Moderna: crises e retrocessos #74391

Gostaria de obter informações sobre sites onde possa pesquisar as semelhanças e diferenças entre o Oriente e o Ocidente : sociedade, religião, economia, política e militarismo, para um trabalho de Filosofia.

em resposta a: Vida extraterrestre #74888

O avanço tecnológico desses seres deve ser extremamente elevado, já que seus “veículos” têm uma capacidade de locomóção incrível. Eu tenho uma teoria, que indica que eles conseguiram o que Einstein havia pensado. Eles conseguiram fazer seus veículos se moverem em torno de um campo composto por anti-matéria, o que os permitiria viajar a velocidade da luz independente de danos que possam ser causados a eles ou suas naves. A anti-matéria é composta por partículas, como o elétron e o próton, só que com cargas opostas.( elétron – carga negativa/ pósitron – carga positiva ) A união de máteria ( composto do universo ) e anti-matéria ( que terá que ser “criada” em laboratórios ) gera energia, que através de algum tipo de engenharia avançada, pode ser utilizada para propulsão. Não há anti-matéria na terra, e devemos agradecer a isso, pois se houvesse, seríamos desmaterializados a qualquer instante. Essa é minha teoria, e, é claro, está aberta a discussões.

em resposta a: Governo Mundial #75388

Tal maneira de goveranar, e proteger, o mundo, não é mais que uma forma de protegê-lo dele mesmo. Sempre apoiei, quaisquer que fossem, as teorias de Einstein, e essa não será diferente. Trata-se de uma sociedade utópica, que exige aceitação e sentimento de igualdade para funcionar. Impedir a construção de armas , não só atômicas, mas biológicas, humanas ( suicidas ), etc… é um meio que pode levar a uma provável tolerância entre as nações, o que as tornaria mais iguais, diminuindo a necessidade de guerras. Guerras, são geradas por disputas de grandeza ( fator que também deve ser eliminado em prol de uma sociedade mundial ) entre nações, mas se não houvessem nações, nem armas, como e pra quê guerrear ? Espero continuarmos esta discussão.

em resposta a: é a verdade objeto da ciência? #73874

a verdade é uma relação entre o discurso e a realidade. a verdade se afirma no compreender dessa relação. há mais de um tipo de correspondência do discurso com a realidade (essa relação depende de uma epistemologia e de uma metafísica associadas). entretanto o conhecimento científico pressupõe a possibilidade da existência dele mesmo e da possibilidade da compreensão e aplicação dessas teorias. a noção de verdade é modificada junto com a prática científica, não nela mesma, mas em função da sua relação com o discurso científico. a verdade, na minha opinião é uma propriedade atribuída pela língua a certos estados de coisas.

em resposta a: Santo Agostinho #71230

ST.Agostinho pulverizou o fanatismo das mentes católicas,peneirou o que há de bom na crensa filosófica nos trazendo um humanismo concreto, que vem a nós, ao colocarmos em pratica os seus ensinamentos, duvidara para que nào duvidassemos,arriscara o purgatório para nos livrar de qualquer dúvida sobre a existência de Deus. Ao alcansá-lo nas suas divagaçòes, percebemos o quanto somos incredulos e impuros em alma e corpo.

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72959

o sentido da vida não é escolhido pelo livre arbítreo,cada um de nós nascemos para formaliza-la de acordo com o que foi-nos propostos antes mesmo de nascermos.Como os pássaros que acham o seu sentido ao viver cantando, as rosas dão o seus botões ao receber a carga de chuva e a natureza humana reage dependentemente das causas expostas,achamos os nossos sentidos de vida buscando em nosso interior, no eu contido pela prisào proporcionada por nós mesmos, quando não fazemos aquilo que desejamos. o tempo vai passando e vamos descobrindo os sentidos que nos foram dados, ele está no subconsiente de cada um dos seres de vida, as plantas, os animais etc etc..

em resposta a: Globalização #71635

O processo de globalização não é algo novo na hintória da humanidade. Ele remonta a um periodo talvez pré-histórico. Ganhou muita força com as grades navegações do fim do sec XV e nuca foi mais forte do que em nossa época.
    A tendência natural sempre foi de as nações mais forte e consequentemente suas regras de mercado prevalecer em detrimento das com menor força. Mas o que determina esta força?
    Pensso que um dos fatores determinantes é a união os recurssos que ela possui. Entretanto mais importante que isto a união de seu povo. A capacidade de as pessoas de um país se reconhecer como parte de um conjunto com habitos, cultura e objetivos semelhantes. Em outras palavras senso de nacionalismo.
    Infelizmente, devido a forma de coloninação do Brasil, entre outros fatores como religião e educação, nosso país não possui este requisito indispensável para se tornar uma grande nação e poder se impor no ambito internacional, fazendo com que sejamos facilmente dominados por outras nações.
    Esta globalização com que nos deparamos atualmente é fruto deste domínio. Domínio este feito atravéz das regras impostas pelo mercado, as quais foram, por sua vez, impostas pelos países ditos desenvolvidos com o objetivo de maior exploração.
    Sem dúvida o Brasil possui um grande potencial para melhorar consideravelmente a qualidade de vida de seu povo. Entretanto não acredito que será a economia de mercado que vai propiciar isso, mas sim a união de seu povo atravéz de um grande esforço politico para educação deste, o que não creio estar ocorrendo atualmente, pois recurssos naturais temos de sobra.

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72947

o que somos(?).. e o que queremos ser…..(?)..”a idéias não correspondem aos fatos..”.

abs. duplos(uma vez que na mensagem anterior não envieie).

para todos.

somos uma coisa, no entanto acreditamos ser outra….

novamente abs a todos.

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72946

viche maria….o que vc quis dizer iha(?)…$#*+_&^%$#@!???????……………

mceus… quanto ao que disse.. anteriormente… não falava de vc, mas sim de mim mesmo…. compreende???

em resposta a: Filosofia Moderna: crises e retrocessos #74390

nao sei se é o local ideal mas quero saber algo.

de quem é esta frase , onde surgiu.
    quero saber quem disse isso.

somente os tolos respondem uma pergunta com outra.

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72945

(( vdj )) Meu Caro, vejo que gosta das metáforas, assim como eu.
    Lembro-me de um pensamento de Nietzsche, o qual dizia: “O valor da vida não pode ser avaliado.” Ele, pelo menos até agora, está certo, pois nenhum valor foi definido. Há uma possibilidade de nunca acharmos uma resposta definitiva, mas já a especulação… Penso que especular é uma chama que alimenta o calor de minha mente – Serei um aficionado devastador de florestas de mistério, como queira! Arrisco até uma intertextualidade: “Especular é preciso!”

(( Mário )) Cá para nós, aprecio muito os exemplos ilustrativos. São como “espelhos do imaginário”.
    O que acontece entre nossa “troca de sentidos” sobre Manter é apenas uma divergência na formulação de ideais. Em sua lógica existe, de fato, o sentido. Já em meu encadeamento de idéias, Manter seria apenas a conclusão – não um sentido – de duas premissas: “ganhar a vida” e “experimentar a vida”. Se tivéssemos formas iguais de pensar e concluir, de nada valeria a opinião própria e até não teria “graça”. Não é mesmo?! Faço-me valer de um princípio da Antropofagia, movimento da arte criado em 1928: assimilar o que há de bom no estrangeiro, não evitá-lo, mas, como um bom antropófago, comer o que mereça ser comigo. Assim, cada um julga o que merece comer e tenta matar a própria fome.

Abraços a todos.

em resposta a: Nietzsche e a moral. #72736

Nietzsche defende que os homens não são em última instância responsáveis pelo que são e consequentemente pelos suas ações. Portanto não deve sentir mal-estar pelo que fazem.
    A moral pretende embutir nos homens este sentimento de mal-estar e culpa devido a ações feitas contra esta moral com o objetivo da coibir estes atos ou pensamentos. Este é um dos motivos pelos quais Nietzsche é contra a moral.

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72942

ops…faço tudo que quero… coloco a minha mão no fogo ou não… logo faço tudo o que eu quero…. MEU DEUS DO CÉU…..idéias préconcebidas… natural, diria, para o homem intelectual… podemos dizer que este HOMEM INTELECTUAL decide que as coisas que fazemos ou dizemos são questões de opinião….a palavra chave é CONSEQUÊNCIA… pense nisso……acredito que o significado de tudo isso é muito maior…. o segredo esta nos meio saberes… optar pela alternativa nº02 pareceu um pouco melhor, isto quer dizer não tão ruim e nem tão bom assim…..pense…. nenhum fato é isolado(lembra-se da palavra chave CONSEQUÊNCIA?)… algo esta acontecendo em resultado desta nossa conversa.. e esta acontecendo na mente de todos que estão aqui…..sejamos simples……um homem entra em uma loja e compra um pedaço de sabão… bom, podemos dizer que em virtude desta compra muitas coisas podem acontecer……o dono da loja ganha mais dinheiro, é possível que encomende mais sabão, etc………….as palavras pronunciadas na transação têm um efeito conforme o estado de espírito das partes….. mas ao sair da loja há na vida do homem um fator que não havia antes… ou seja… o sabão….ninguém dá conta das ramificações e poucos se interessam….mas quando acontece algo digno de nota, segundo o ponto de vista das partes é claro, é que pensarão no fato e suas ramificações….desta forma dirão: “vejam, o homem que comprou o sabão era um asassino ou um rei…” existe um incrível complexo de ações em torno de nós… só não vê quem não quer…se vc acha que controla a sua vida plenamente tudo bem…. um dia a vida lhe mostrará que isto não é bem assim… num piscar de olhos………

A PALAVRA É: CONSEQUÊNCIAS.

abs.

Visualizando 15 posts - 6,091 até 6,105 (de 6,713 do total)