Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
Vou ser breve, na minha comcepção a vida é algo de tanta magnetude que nela não há “um sentido” e sim uma liberdade de ser carcere na sua inteligencia.
Porém essa questão pode variar de pessoa para pessoa, mas uma certeza eu tenho, o homem nasceu para ser feliz, desde que saiba respeitar a felicidade do proximo!Miguel (admin)MestreOlá para vocês,
na minha consepção, uma das diferenças basicas do homam pra os outros seres terreos é a de que, diferentemente dos animais, quando nascemos nós somos uma pagina em branco e o que se escreve nela é o que vai determinar toda a sua indole, então se uma criança obter uma boa educação e os seus responsaveis saberem lidar com as influencias externas que ela vai receber, é logico que essa criança tem um futuro promissor.
Também verdade que dificilmente uma criança tera o previlegio de ser criada em um ambiente favoravel e que o que vai auxiliar muito vai ser o gral de percepção e maturidade que ela vai possuir para conceguir dicernir o que lhe é construtivo ou degenerativo, moralmente falando.
Pois essa é minha tese: “O meio influencia no todo”.Miguel (admin)MestreOla Anonimo
Nos disponibilizamos algumas obras classicas da filosofia aqui no site, dentre as quais: Criton e Apologia a Socrates, de Platao; Discurso sobre a Amizade, de Cicero; Cicero, de Plutarco; alguns fragmentos pre-socraticos; O discurso da Servidao Voluntaria de Etienne de La Boetie; alguns fragmentos dos Pensamentos de Pascal e outros. Alem disso existem outros sites que tambem fazem isso. Veja na sec,ao de links o site do Grupo de Discussao Acropolis, com quem ate combinei a republicac,ao de algumas digitalizac,oes que eles fizeram, mas que ainda nao pude levar a cabo. Entenda tambem que a publicac,ao de textos em grande escala, alem do trabalho de digitalizac,ao, envolve tambem outros obstaculos, como os direitos autorais e os direitos de traduc,ao.
Miguel (admin)MestrePrimeiro, eu gostaria de dizer que sinto satisfação em ver alguém tão novo discutindo um tema tão contraditório. Contraditório, por causa dos vários fatores e elementos que constituem esse assunto. É dito até hoje, que o ser humano precisa ser encaminhado ou “controlado” por alguém, de outra maneira haveria anarquia ( no mal sentido, caos ). Eu devo dizer que meio que concordo e discordo disso, se os revolucionários “sem superiores” forem cultos e inteligentes o suficientes para se organizarem em uma sociedade sim, mas se eles não estão em busca de um objetivo em comum haveriam problemas de relacionamento e entendimento, e por fim, dissolução de tal sociedade. Mas por que culpar os políticos ? Procuramos figuras físicas nas quais jogar a culpa, tais figuras seriam os executores do verdadeiro culpado ( o sistema ) ou seja, os políticos. Na verdade, eles são elegidos pelos, primariamente, culpados, o povo. Por que culpados ? Por não levarem o voto a sério e jogarem fé na expressão “são todos ruins, pra que escolher um ?”. Lembre-se, também, que os políticos nasceram e foram criados por alguém, se eles cresceram aprendendo os valores errados ou foram submetidos a tais pelo sistema não sabemos. Portanto não há maior culpado senão a própria população. Hoje em dia, está sendo criada a nova geração de políticos, e, observe bem em sua escola, de todos os seus colegas, quais parecem ter aptidão para se tornarem bons políticos, e quais as tem para se tornarem maus, há muito mais dos segundos, aposto. Se não fui claro suficiente ou não respondi sua pergunta, deixe outra mensagem aqui. Espero que você cresça sem deixar a sociedade roubar seus valores, como aconteceu com ela.
20/10/2001 às 17:28 em resposta a: Como ser um filósofo, somente pelo prazer sem recursos financeiros … #73167Miguel (admin)MestreA Filosofia é quase como uma atividade essencial, porém, como disse a Ana, necessita de uma qualidade de vida sem problemas, um sistema que governe e conduza bem o país. E já que este não é o caso do Brasil, a filosofia fica meio apagada do meio de vida das pessoas. Na minha opinião, não é necessário um diploma ou uma mansão para se exercer a filosofia, ela é um elemento ativo na vida de pessoas civilizadas, só devemos aprender a manifestá-la em nosso cotidiano.
Miguel (admin)MestreViolência não é nada mais que a manifestação de sentimentos oprimidos gerados a partir do desrespeito por outro ser humano e por falta de valores considerados corretos por padrões de bom comportamento e vivência. Tal “fenômeno” pode ter se agravado a paritr da mudança dos costumes e valores da sociedade, graças a capitalização, que trouxe as leis atuais do mercado de trabalho e consumismo excessivo, transformando os seres humanos em escravos subconcientes.
Miguel (admin)MestreAchei muito interessante essa teoria sobre amor e paixão e gostaria de receber mais informações.
[email protected]Miguel (admin)MestreSeria interessante se este site tivesse disponíveis as obras dos grandes pensadores.Assim, poder-se-ia buscar ´rimeiro a informação, depois a discussão.
ás vezes é difícil encontrar na web esse tipo de materialMiguel (admin)MestreUm dos pontos cruciais da filosofia é saber ver as coisas por vários ângulos. Se por um lado, realmente não acredito que a moral seja algo nato, por outro, tenho restrições quanto à noção de forte e fraco – é preciso ter sempre em mente que a problemática pessoal do próprio Nietzsche reflete-se claramente em toda a sua obra. Claro, nenhuma pessoa consegue ter uma visão totalmente imparcial do mundo no qual ela própria está inserida, embora os grandes fiólosofos, como é o caso, às vezes cheguem bem perto.
Miguel (admin)MestreParticipo da opinião de Vanderlei sobre o assunto. Pelo pouco que já li de Deleuze, entendo que a filosofia deleuziana, ao lado das idéias de Derrida, tem servido da base para novos questionamentos acerca da contemporaneidade. Como exemplo, a polêmica arquitetura de Peter Eisemann – suas teorias são altamente influnciadas pela obra de Deleuze e Derrida.
Miguel (admin)MestreO sentido da vida é evoluir estamos aqui para nos melhorarmos a cada dia para chegarmos a perfeição.
Miguel (admin)MestreNao sei bem se eh isso , mas a consciencia de que falei eh a consciencia enquanto ser pensante e consciente de si..
acredito existirem pessoas que apenas passam por aki, nada constroem ou tem consciencia de sua capacidade e de sua propria consciencia.
Nao acredito que estamos aki por acaso, nao acredito que nao haja um sentido maior da existencia do que o simples fato de existir, ha respostas que estao longe de nosso alcance, ainda.
Maaass o homem enquanto ser que vive em sociedade entrada na mesma sentidos para viver.. o capitalismo sem duvida eh um grande sentido .. heheheMiguel (admin)Mestreesqueci… o meio do ano já passou… vc já descobriu?????
abs.Miguel (admin)Mestrepq todos falam só da matéria… consciência e inconsciência ninguém fala…sem dúvida o organismo é uma forma de constituição psicofísica e NÃO SÓ FÍSICA…..
bom cada um na sua… só sei que entendo o que vem a ser consciência da vida…abs.
Miguel (admin)MestreAcredito que a pergunta sobre o sentido da vida tem dois lados que me intrigam. 1º Por que existimos ? sabendo esta resposta, saberemos o sentido da vida.
2º Qual o sentido da vida para cada individuo ou grupo de individuos? o que nos leva a indagação do homem enquanto ser consciencte de si mesmo.
Bom, nao podendo eu responder pq fomos criados ou pq existimos eu me arrisco a dizer qual o sentido dado pelo homem para sua existencia. Enquanto ser alienado pela sociedade e pelo sistema que o rege o homem vive pelas conquistas tanto materiais, sentimentais e prazerosas que seu meio lhe proporciona, enquanto ser pensante e consciente de si o homem consciente da um sentido maior para sua existencia a sabedoria e a busca pelo desconhecido tentando assim chegar mais proximo do que chama-mos de ser pefeito.
A busca do homem sempre sera a imortalidade.
O medo da morte o faz caminhar e buscar, o sentido da vida enquanto ser consciente esta na busca de algo desconhecido… seja ele religioso, prazeroso ( pq o prazer eh desconhecido pelo individuo ate se experimentar, sao sempre novos prazeres), na verdade sao uma serie de fatores que leva um individuo ou grupo a discernir para si qual o sentido da vida e estes sao influenciados, por tempo, local, credo, tipo de grupo e individuos em que o homem tem contato.. e mais um monte de coisinhas…Acredito eu nao pode-se dizer que existe um sentido unico para a existencia humana, poderia sim dizer que fomos criados para um determinado sentido ( das nossas vidas), mas ainda nao consigo ultrapassar os misterios da criacao do homem…para os mais atenados de plantao, esse texto nao se baseia em nenhuma corrente de pensamento, baseia-se em minhas proprias filosofias que nao tem muito embasamento cientifico.. e para os que forem criticar os erros de portugues, digo que faltei as aulas..
so uma contribuicaozinha.. -
AutorPosts