Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
Preciso saber sobre a politica de Karl Marx
Miguel (admin)MestrePrezada Elaine
Vc já conseguiu o fichamento “a era dos direitos?
caso tenha disponivel , por gentileza vc pode disponibilizar para mim.Marcia
Miguel (admin)MestreGostaria de obter informações sobre:
RACIONALISMO ->Filosofia ModernaMiguel (admin)Mestreabaixo ao fascismo….vou contar uma historinha…… eu só contos historinhas pq não leio sistematicamente nada, até pq não sou sistemático… prefiro as pessoas dinâmicas…vamos lá:
dois monges, cuja doutrina não permitia que sequer tocassem em mulher, caminhavam(enquanto conversavam) em direção ao mosteiro, quando avistaram uma moça parada diante de um pequeno córrego, ela não conseguia passar, pois estava com um longo vestido e o córrego possuía uma certa profundidade, um dos monges, subitamente, a pegou no colo a atravessou o pequeno córrego… o outro monge ficou indignado, mas não comentou nada com o seu colega…. muito bem…. eles continuaram o seu trajeto até que na entrada do mosteiro o monge indignado disse ao outro(que havia tocado naquela moça)…
-vc sabe que terei que contar ao mestre o que vc fez!
– Eu!.. mas fiz o que?
– vc sabe.
– mas do que vc fala?
– da moça.
– mas que moça?
– a moça que vc carregou no colo, vc sabe muito bem que não nos é permitido tocar em mulher.
– ah, sim a moça… sei…. eu já havia a esquecido, mas pelo que vejo vc ainda a trz em seus pensamentos.moral da história… aquilo que criticamos nos outros, são desejos que reprimimos em nós mesmos….Ronald David Laing… ensina… “para conhecermos uma pessoa apenas temos que saber o que ela fala dos outros.”
agora quanto a pergunta apenas um comentário:
nietzsche se não me engano, em seu leito de morte ficou agarrado a um crucifixo pedindo perdão… tb não posso omitir…. mas alguns disseram: “ele está louco”.nietzsche um náufrago no mundo interior.
um abraço
ops.. este site existe para divulgar filosofia… encantar os corações sedentos de conhecimento e cheios de perguntas…parabéns àqueles(alunos e professores de filosofia que participam deste site) por sua paciência e boa vontade no sentido de divulgar e ensinar( e alguns com a sensibilidade dos poetas) a magia desta ciência que alunos de cursos convencionais tendem a encarar como algo chato e sem graça… o motivo disto pode ser encontrado neste fórum.
um abraço
Miguel (admin)MestreSe isso não tivesse ocorrido, o nazismo não teria evoluido com tanta força, como evoluiu, mas com o tempo e com outras obras perdidas, começou a surgir a verdade e começou a se ver como grande parte da obra de Nietzsche foi adulterada para manipular massas que não usam o raciocínio.
Miguel (admin)MestreCaro Onofre!
Se atualmente se falsificam até nota de um real, quanto mais livros apócrifos que passaram por diversas mãos e que atravessaram continentes!
Pense, pois mesmo naquela época as pessoas já procuravam tirar vantagens, principalmente as da própria família, como é o caso da irmã de Nietzsche que reescreveu muitas de suas obras, adulterando-as.Miguel (admin)MestreOnofre Veiga não perca tempo de responder para um anonimum idioticum, pois se ele lesse de forma sistemática os textos filosóficos, jamais lançaria tal pergunta! Aconselha-o a fazer um vestibular para filosofia e começar a estudar de forma correta em vez de ocupar um espaço tão precioso, que poderia estar sendo usado por tantas outras pessoas.
Miguel (admin)MestreÉ dificil ver tanta brincadeira com assuntos sérios, a filosofia nos ajuda a se conhecer melhor, principalmente quando o filósofo muda radicalmente de lado e procura buscar explicações para o seu ponto de vista, se assim não fosse, sua irmã não teria reescrito alguns de seus textos e o posto como simpatizante do nazismo!
É necessário buscar o conhecimento correto e perceber que Nietzsche morreu em 1900, muito antes do surgimento do nazismo!
Percebemos que surgiu dai o termo “LOIRA BURRA” e que se confirma a velha proposição que o alemão é o portugues que aprendeu matemática!Miguel (admin)MestreBUSCAR AS REALIDADES NISZCHINIANA É FAZER UM CONFRONTO DE SUA VIDA APÓS DE TER LIDO A GENEALOGIA DA MORAL E VER SE VOCE ESTÁ DO LADO DOS SÃOS OU DOS FRACOS
Miguel (admin)MestreBela mensagem meu amigo alex quem sabe num futuro que com certeza não está nem um pouquinho distante os cientistas dirão eu acredito em deus pois sou um cientista, e é bom frisar que nem todos os cientistas são ateus muitos deles já tem consciencia de que o universo não poderia surgir do nada simplismente de uma hora para outra e que esta teoria é um completo absurdo.
08/10/2001 às 1:11 em resposta a: A ética em Maquiavel e a criação da ciência política moderna… #71250Miguel (admin)MestreBom, em primeiro lugar quando se trata de um objeto de estudo, é complicado emitir juízos de valor, uma vez que isso depende dum perspectivismo, que, mesmo embasando com argumentos, retira do estudante o distanciamento necessário para entender um pensador/corrente históricos.
Ao meu ver, prevaleceu popularmente Maquiavel como um pensador que degradou o pensamento humano, daí seu nome ter virado um adjetivo negativo : maquiavélico. Mas é preciso entender sua importância histórica como abissal dentro do pensamento político moderno, dentro da separação da política com a religião, a reformulação da ética na política. Até mesmo hoje Maquiavel é um pensador válido. Você pode pensar que a função do Príncipe, de governar, é garantir a unidade e a permanência do estado, e isso é um benefício para a maioria.
Abs
07/10/2001 às 21:01 em resposta a: A ética em Maquiavel e a criação da ciência política moderna… #71249Miguel (admin)MestreBom, antes de mais nada sou estudante de Administraçao portanto n tenho muito conhecimento em filosofia entretanto me despertou grande interrese esta ciencia.Portanto queria deixar algumas perguntas q n consegui responder.Sera q Maquiqvel contribuiu mais para o degradamento ou o aprimoramento do pensamento politico humano?Eu como estudante e brasileiro como posso usar Maquiavel em beneficio da maioria se e que isso e possivel?Obrigado a todos que leram e por favor espero respostas e criticas OBIGADO
Miguel (admin)Mestreolá
mas algo é certo:
“nem só de pão vive o homem”
a simbologia da psicanálise… os placebos da medicina… seriam muletas(?)… e ainda que vivêssemos sem muletas… seria o bastante(?)…
é a pergunta, desinteressada de “pão”, mas com fome de algo mais, que nos leve até a hipótese do criador…. hoje os cientistas dizem: “eu não acredito em deus, afinal sou um cientista..” amanhã(até pq o tempo anedótico “não pára”) quem sabe eles dirão: “eu acredito em deus, afinal sou um cientista…”
sem dúvida há um pouco de mágica em tudo isto…
ainda que venhamos a descobrir os segredos do espaço/tempo…. e os mistérios da física moderna, ainda que a medicina evolua 1.000,000 vezes…seria o suficiente(?)…não estaríamos presos dentro de um sistema onde conhecemos as suas regras… mas quem as criou(?).. penso que a “essência íntima do homem não é apenas viver, mas viver para qualquer coisa. Sem uma noção firme do motivo para que vive, o homem não há de querer viver, e preferirá destruir-se, embora cercado de pães.”
“…Deus absconditus, ou nós nos escondemos”(?)
o homem alcançou a liberdade… depois a igualdade….mas a fraternidade só será alcançada com a compreensão do logos.
um abraço.
Miguel (admin)MestreEsta mensagem deveria ser posta no tópico “pedidos de ajuda”. Bem você deve saber que existe na filosofia entra a coisa em si, ou seja, as coisas tais quais são nelas mesmas, em sua essência, e as coisas para si, ou seja, as coisas tais como aparecem ao sujeito, os fenômenos. O sujeito filtra a realidade através de sua sensibilidade e entendimento. Kant identifica dois pressupostos para a percepção do sujeito que fazem parte de sua estrutura, o tempo e o espaço, que, segundo ele, não existem absolutamente, mas que integram toda e qualquer percepção subjetiva. Para responder melhor é preciso que você nos diga qual é a bibliografia que foi trabalhada em aula.
Miguel (admin)MestreQue legal pessoal, vamos prestigiar a página do Onaldo. É estranho que tenha sobrado tão pouco do gigantesco persa e tanto da cultura grega. Será que a cultura grega se sobrepôs dessa maneira porque ganhou a guerra?
-
AutorPosts