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Miguel (admin)Mestre
Olá pessoal,
Só concordo com a pena de morte se for usada como ultimo recurso para proteger a sociedade de algo que venha a por em risco a vida da mesma.
Somente depois de usados todos os métodos legais para recuperar o acusado e mesmo assim ele ainda venha a oferecer risco a vida humana e a sociedade, concordo com o uso da pena de morte, pois, devemos zelar pela vida da sociedade devemos combater todo tipo de ameaça contra ela.
Mas somente de utilizado todos os recursos existentes como, prisão, centros de recuperação, prisão perpétua e mesmo assim ele venha a ser um risco, defendo o uso.
Claro que em uma sociedade onde a injustiça é muito grande, correriamos o risco de acontecer muitas injustiças, por isso, defendo primeiro uma conscientização da sociedade mundial e pricipalmente daqueles que estão a frente politicamente do País. Sem está conscientização realmente será difícil.Miguel (admin)MestreGostaria que você contasse os pontos da obra de Platão que o levaram a tecer tais considerações. Podemos concluir, “antes de mais nada”, que ele queria ser conhecido por suas idéias? E que ele se supunha muito avançado para seu tempo?
É certo que Sócrates gozava de certa fama, localmente, em sua cidade, Atenas. Isso porque passava muito tempo em praça pública, discutindo com todos, conforme a imagem que a tradição legou a nós. Mas creio que ele não buscava a fama, como os sofistas, como Protágoras, seguido sempre de longo cortejo de discípulos e admiradores. A conversação com Sócrates não era bela e retórica, mas antes árdua e dolorosa, geralmente, para os seus interlocutores. Aliás, o processo inteiro demonstrou que a desconfiada sociedade ateniense pouco conhecia de suas idéias. Isso nos leva ao seu segundo ponto.
Certamente Sócrates revolucionou o pensamento de seu tempo, se insurgindo contra doutrinas e hábitos estabelecidos dos gregos, como a educação com base nos textos épicos de Homero. Em certo momento da Apologia, Platão conta que Sócrates em sua defesa afirma que os atenienses estariam cometendo um mal terrível, de que se arrependeriam mais tarde. Mas não me parece que ele visava permanecer vivo no futuro. Uma boa prova disso é que nada deixou escrito, e seu legado somente não se perdeu porque seus discípulos, anos mais tarde, resgataram seu pensamento. Nietzche sim carrega esse tema da “filosofia do porvir”. Como ele mesmo afirma, “nasceu póstumo”.
Por último, também não sei se Sócrates pensou que o melhor era morrer, e que essa morte tivesse um fim. O que sei é que ele aceitou a senteñça por obediências às leis de Atenas, a cidade que sempre o nutriu. Mas esse civismo exagerado rendeu mesmo críticas de alguns sábios orientais, quando Alexandre os questionou a respeito da conduta de Sócrates. Sócrates poderia ter batalhado por outra sentença, mas branda, ou aceitado o exílio ou a ajuda de seus amigos, a fuga, a fiança… Além disso, é sabida sua teoria da ascedência da alma sobre o corpo, sendo que ele não tinha o menor medo da morte. Além de ser já um velho, com corpo debilitado, de 70 anos.
Isso torna o seu ponto realmente pertinente, já que Sócrates jamais teria alcançado (tamanha) notoriedade se tivesse padecido de uma morte comum, ordinária, e não injusta como foi.
Miguel (admin)MestreValeu Onofre. Me ajudou muito. Grande abraço e continuem com esse trabalho importantissímo.
F.MauroMiguel (admin)Mestreola,
se nao me falha a memoria, trata-se de alguma maxima oriental(nao direi qual por nao ter certeza), cuja figura tem a funçao a de nos lembrar sempre: “nao ouça o mau, nao fale mal, nao veja o mau”, o que nos daria uma série de conclusoes e interpretaçoes, a minha pessoal seria a seguinte;” nao de atençao ao que os maus lhe dizem, nao veja as coisas de maneira negativa(inveja,ira,etc…),nao diga nada mau ou que possa causa-lo”
pesquise na rede sobre religioes orientais, comece pelo budismo.
espero ter ajudado.Miguel (admin)MestreTente aqui http://www.culturabrasil.pro.br/maquiavel.htm e aqui http://www.culturabrasil.pro.br/zip/maquiavel.exe (endereço para download ).
Abs
Miguel (admin)MestreSou uma estudante do 3º ano colegial, estou a procura de um documentário da vida e obra de Nicolau Maquiavel, alguém pode me iluminar nesta procura. Desde já agradeço a colaboração.
Miguel (admin)MestreSou uma estudante do 3º ano colegial, estou a procura de um documentário da vida e obra de Nicolau Maquiavel, alguém pode me iluminar nesta procura. Desde já agradeço a colaboração.
Miguel (admin)MestreCaro Hélio,
Gostaria de reconhecer a importante contribuição que está oferecendo ao debate político contemporâneo, mas devo fazer a seguinte observação crítica: a luta pela autogestão é uma luta anarquista… e para o marxismo, é preciso reconhecer o período de transição, o socialismo, que serve de mediação para o comunismo, a autogestão. Esse pessoal do Movimento Autogestionário se diz marxista e na verdade são anarquistas… Eu li rapidamente a home page deles e vi que possuem uma reflexão aparentemente marxista, mas suas teses fundamentais são anarquistas… Ao invés de discutirmos autogestão, deveríamos discutir o processo revolucionário, o período de transição e outras coisas realistas.Miguel (admin)Mestreola,
contradizendo o Sr. Vinicius Ohara, devo dizer que de acordo com assuntos mais recentes, naa verdade o EXESSO de auto-estima causa violencia.uma fonte de acesso a tais informaçoes em um alcance mais comum a todos estao na revista super interessante, numa ediçao cuja capa ressalta uma reportagem sobre YOGA.(infelizmente n sei o numero)
favor ver meus comentarios no forum da consciencia hp, sobre violencia e criminalidade.grato pela atençao.
Miguel (admin)Mestresaudaçoes,
creio que quando falamos de violencia, a culpa dos pais é no maximo de 50%, pois de acordo com pesquisas recentes, pessoas com exesso de confiança, com um ego “inflado”, com uma auto-rstima alta, tendem a ser mais agressivos. isso nos leva a conclusao que quando alguma pessoa de perfil compativel com o acima escrito, tendem a “explodir” quando tem sua posiçao de suposta superioridade ameaçada, resultando em danos para a sociedade. “mas e aqueles garotos de rua e certos maus-elementos que vivem na miséria? sao eles quem mais cometem delitos graves, certo? que tipo de auto-estima alguém que vive embaixo da ponte pode ter?” muito simples, quando estes cometem um delito, (geralmente em grupo) estes ganham um certo poder de liderança ou status na “gangue”(ou matilha, se preferirem) pois se tem capacidade de “detonar” alguém que se recuse a dar a carteira, eles tem “status”, e isso causa todo um movimento contra a sociedade, etc… outros exemplos com os quais estamos mais familiarizados; nas escolas primarias americanas, existe um jogo em que as crianças tem que dizer em que sao boas, quais suas melhores qualidades e que n tem defeitos…hoje, com os egos maiores que a cabeça, no primeiro momento em que sao recusados por um grupo ou perdem status, pegam as armas dos pais e fuzilam todo mundo…
voltando ao topico principal, digo que a violencia e a miséria sao menos interligadas do que pensamos.grato pela atençao.
Miguel (admin)MestrePreciso de ajuda para fazer um trabalho sobre os “conceitos do trabalho”, e sinceramente não sei nem por onde começar, agradeço desde já a sua ajuda…O trabalho é para 11/09/01.
Miguel (admin)MestreOI,……26/8/01….
Estou impressionada com essas discussões….
Sou uma filósofa caseira…me identifico com muitos pensadores..que foram/são os pilares do mundo atual. Gostaria muito de saber sobre o Filósofo italiano: GIORDANO BRUNO, alguém pode me ajudar? Obrigada…Miguel (admin)MestreEstou precisando urgentimente de uma pesquisa sobre Pensamento Jurídico de Hegel. Por favor me ajudem neste trabalho, pois já pesquisei em vários lugares e não achei. Espero a resposta.
Obrigada!Miguel (admin)MestreGostaria de um estudo sobre a vida de Heitor Jupiasú (filosofo)
Urgente!Miguel (admin)MestreSou universitario e estou fazendo um trabalho sobre filosofia,e gostaria de saber qual é o papel da filosofia frente a ciencia numa sociedade hedonista?
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