Miguel (admin)

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 6,286 até 6,300 (de 6,713 do total)
  • Autor
  • em resposta a: Qual o sentido da vida? #72841

Meus caros amigos,se conformem a vida não tem sentido porque sequer pode ser explicada; seu fim, seu começo…
    Eu proponho que antes de continuarmos com esse debate (ou tentativa de auto afirmação com pitadas de aulas de gramática) tentemos definir o que e´a vida- será que nesse momoento estamos vivendo (do modo tradicional de viver ) ou eu estou em coma imaginando tudo isso.
    Qual a relação entre vida e consciência?????

em resposta a: Marx e o Marxismo #72050

Ao analisarmos as teses com as quais envolvrmos duvidas è preciso colocarmos em questão todo o conteudo.Então quais seriam as idéias de Marx sobre Deus?

Estou realizando um estudo para minha monografia de conclusão de curso de Direito cujo tema é o seguinte: “Reflexos da teoria política de Maquiavel aplicáveis ao sistema democrático brasileiro”.
    Aqueles que lerem, caso tenham alguma dica ou opinião a respeito, favor mandem um e-mail para mim. Meu endereço é : [email protected]

em resposta a: Em que consiste a verdade? #74641

Amigos.
    Me emocionei muito ao ler o que escreveram.
    Realmente vivemos tempos difíceis. Somos violentados em nossas almas e, pior ainda, isso envolve nossas crianças.
    Me faltam palavras agora.

Tenham uma boa noite senhores.

em resposta a: Em que consiste a verdade? #74640

exatamente…IMPERIALISMO

estamos preocupados em educar nossos filhos como crianças normais,… em um padrão de educação normal,… este meio por vezes gera traumas fortíssimos nas nossas crianças que segundo jung “nascem originais e morrem cópias”, mas não percebemos que o ser humano normal(falo principalmente dos imperialistas ocidentais que se julgam civilizados) nas últimas décadas praticou uma série de atrocidades contra os seus semelhantes…

e parece que a coisa esta no ar que respiramos ou na água que bebemos(??)

quem sabe a verdade consista em não impor verdades a ninguém…
    quem sabe a verdade consista na liberdade de escolher a via correta através da experiência…
    quem sabe a verdade consista em não tentar descrevê-la ou aprisioná-la no calabouço da lógica ou da linguagem…

mas será isto possível????

é a eterna luta entre as forças que dominam o nosso Universo.

em resposta a: Em que consiste a verdade? #74638

Lembrei de mais uma coisa.
    O homem ocidental supervaloriza as exopercepções e as julga instrumento de acesso à verdade por excelência. Tal postura o impede de penetrar na essência dos fenômenos psíquicos porque estes, por enquanto, não podem ser transformados em algo visível. Até o momento não podemos por cenas oníricas, pensamentos e sentimentos diante dos olhos físicos para analisá-los.
    Há uma limitação nos sentidos físicos negligenciada pela ciência conservadora, a qual não se questiona a respeito da possibilidade de existirem estados supra e infra-sensíveis de realidade, acessíveis apenas à consciência alterada. O uso de uma consciência não-usual por parte do cientista, como meio de investigação, não é, por enquanto, muito bem visto. Essa é uma postura nitidamente racista que despreza totalmente a ciência das culturas antigas, primitivas e orientais. A ciência em moldes eurocêntricos e modernos é considerada a expressão máxima da sabedoria, o topo da evolução.
    Entretanto, ela corresponde a apenas um tipo de funcionamento da consciência, o qual vem sendo cultivado em nossa cultura há séculos. Há outros modos que dão acesso a outras realidades e são tesouros culturais pertencentes a povos que, hoje, vivem à parte da modernidade e da globalização. Essas culturas são consideradas inferiores e, com elas, suas modalidades particulares de ciência, inclusive a ciência dos sonhos e a arte de aprender a dormir e a morrer.

Boa noite.

em resposta a: Em que consiste a verdade? #74637

Os meus trabalhos sobre experiências oníricas conscientes estão na seção “colaboradores” de PsiqWeb. Há também mais trabalhos distribuídos por aí. Procurem pelo meu nome no google que talvez apareça algo.

Gostei dos comentários que li.

Em parte a realidade onírica depende de quem sonha e em parte (a maior e talvez infinita) de funcionamentos naturais não controláveis conscientemente. Esses funcionamentos correspondem aos níveis inconscientes da psique e abangem desde a faixa pessoal até a transpessoal, passando pelo inconsciente coletivo.
    Processos internos e naturais, os sonhos existem por si e são controláveis em uma escala muito pequena. O mais interessante é que correspondem a um nível de condensação da energia presente no corpo humano que, do ponto de vista extrovertido, é altamente abstrato. Porém, quando estamos em contato direto com eles, os sonhos se-nos-apresentam como concretos. A concretude de tudo o que percebemos apenas existe desde um ponto de vista relativo. Mesmo a concretudo e solidez dos objetos físicos é aparente pois micro-partículas e ondas podem atravessá-los. A mais sólida das matérias é agregação de energia. E as energias, tanto as psíquicas como outras, ainda são um mistério em sua essência última.

Boa noite senhores.
    Bons sonhos.

em resposta a: é a verdade objeto da ciência? #73861

“parece-me que a verdade é de cada um….” quem sabe um princípio que pode ser usado em alguns momentos(?)

quando afirmei que a dúvida era o preço da pureza buscava demonstrar(sem querer demonstrar) que a verdade, e penso que nos referimos a uma verdade última, em nada é útil para a ciência.. ela, a ciência, gosta de chaves de fenda e de fechaduras móveis com enormes asas.. este foi o meio encontrado para satisfazer a vaidade dos homens de ciência…a busca constante….

o nosso maior erro é julgar, pois vivemos em uma morada de corrupção…se queremos entender devemos nos ajustar para compreender.

Sobre o Capítulo XVII de O PRINCIPE, onde Maquiavel intitula “DA CRUELDADE E PIEDADE E SE É MELHOR SER AMADO QUE TEMIDO OU ANTES TEMIDO QUE AMADO”', que ética se extrai , levando-se em consideração os valores da época e os atuais? Alguém tem sugestão?

em resposta a: é a verdade objeto da ciência? #73859

O ILUMINADO

Eis que um indivíduo procurava acertar uma barata com a ponta de uma chave. Era uma barata um tanto grande, daquelas bem pretas e repugnantes, com os poderosos ares dos esgotos, que dá arrepios a muitas senhoras e senhoritas.

A barata estava em uma porta. Nela, ora andava de um lado para outro, ora ficava parada balançando suas antenas compridas e um pouco encurvadas, à espera não se sabe de que… Havia um extremo jogo entre a persistência e a habilidade.

O indivíduo segurava a chave, mostrando grande firmeza e precisão, repetidamente tentava acertar a ponta da chave na barata. Então esta, ligeira como toda barata, também repetidamente mudava de lugar bem lépida e o pobre do homem acertava o nada da tábua da porta. A determinação do homem era tanta que, mal sucedido, se desequilibrava e às vezes caia.

Uma pessoa que ia passando não pôde conter a curiosidade. Estranhou sobremaneira a atitude daquele indivíduo. Resolveu facilitar as coisas: equilibrou-se em um só pé e retirou o sapato do outro. Incisivo deu boa sapatada na barata que caiu fulminada no chão.

Então indivíduo da chave, muito contrariado, disse ao intrometido: Homem, por que fez isso? E agora, como vou entrar em minha casa?… Você matou a fechadura!!!

O preço da pureza não é a dúvida, mas outro, a certeza.

Afinal, cabe a insistência na pergunta: em que serve a verdade à Ciência?

ADEMAIS: Se a verdade é de cada um, como o que serve de objeto, ou mesmo o equívoco, não pode ser subjetivamente ostentado pelo observador? Como a verdade de cada um não pode ser objeto da Ciência?

em resposta a: é a verdade objeto da ciência? #73858

LUZ E ILUMINAÇÃO

Em uma ocasião um vizinho encontrou Nasrudin de joelhos como se estivesse a procurar algo….
    – O que foi que vc perdeu , mulla?
    – Minha chave – respondeu Nasrudin.

entretidos na busca por alguns minutos, o outro homem pergunta:

– Onde foi que deixou a chave cair?
    – Em casa.
    – Então por que, santo homem, está procurando-a aqui?
    – Por aqui há mais luz.

quanto a pergunta…. sei lá…“…a dúvida é o preço da pureza…”

em resposta a: Em que consiste a verdade? #74635

Olá

poderia indicar o endereço exato destes textos na Psiqweb?

O sr. acredita que os sonhos tem uma realidade independente de quem sonha? O que o senhor pensa quer são as pessoas que aparecem em sonho e que falam e agem?

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72837

Sou seu companheiro nessa viagem, embora cada um esteja sempre só. Melhor seria dizer: sou solidário com seu esforço de transcender o esforço.
    A meta da minha vida é a liberação total de tudo. Creio que não a atingirei mas sim me aproximarei dela o mais que puder enquanto viver.

em resposta a: Em que consiste a verdade? #74634

A matéria onírica é altamente plástica e se modifica a partir dos impulsos conscientes e inconscientes de pensamento e sentimento. O que vemos no sonho é real mas, normalmente, não é literal.Todo cuidado é pouco nesses sonhos. A literalização das imagens pode levar o sonhador à loucura e à inflação por um arquétipo. Quando estamos em uma experiência onírica consciente, nos protegemos da loucura por meio da constante recordação de que aquilo que estamos presenciando não é o que parece ser. Se vejo a imagem de minha irmã num sonho, por exemplo, tenho que saber que não é minha irmã do mundo físico mas sim uma imagem psíquica dela dentro de mim. É o mesmo que assistir a uma televisão: a pessoa física não está metida lá dentro mas apenas sua imagem. Escrevi sobre isso em PsiqWeb. Dêem uma procurada e depois me perguntem a respeito.

Até logo amigos

em resposta a: Qual o sentido da vida? #72836

O sentido que estou buscando para a minha vida está além de todos os padrões os padrões que nos limitam…
    Como diz o Castañeda:
    Já me dei ao poder que rege o meu destino.
    E não me prendo a nada para nada ter a defender.
    Não tenho pensamentos, por isso verei.
    Não receio nada, por isso me lembrarei de mim mesmo.
    Desprendido e à vontade,
    Passarei como um jato pela Águia para me tornar livre.

Visualizando 15 posts - 6,286 até 6,300 (de 6,713 do total)