Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
Estou fazendo uma resenha sobre o Mundo de Sofia. Quem puder me ajudar entre em contato pelo e-mail:
[email protected].Miguel (admin)MestreConveniente o poema do americano J. Michel Yates, “três linhas duas vezes”:
Dentro do rio, pedras rolam
E descobrem seus fundos escuros e molhados.
Debaixo delas, tudo morre de viagem e luz.Olhe para o alto.
Verifique os gansos.
Siga o outro caminho.Miguel (admin)MestreEu sempre sei que estou sonhando e sei que estou sonhando agora. A realidade não é tão fantástica quanto isso aqui.
Miguel (admin)MestreTransportando de barco um pedante por um trecho de água revolta, Nasrudin disse qualquer coisa que contrariava as normas gramaticais.
– Você nunca estudou gramática? – perguntou o erudito.
– Não.
– Nesse caso, a metade da sua vida se perdeu.
– Minutos depois, Nasrudin voltou-se para o passageiro.
– Você nunca aprendeu a nadar?
– Não. Por quê?
– Nesse caso, toda a sua vida se perdeu: estamos afundando!quanto ao iogurte…
interpreto de duas formas:
1 – ao adicionar água ao iogurte velho para fazaer mais iogurte estamos tentando descobrir a verdade por um meio incorreto e jamais iremos obter o resultado desejado, neste caso refiro-me a ciência como o método errado.
2 – ao adicionar água ao iogurte velho obtendo com isso o resultado desejado, aprendemos que a lógica na qual estamos habituados por vezes nos impede de saltarmos para dentro da verdade última do homem, ou seja, como Dante ensina para se chegar a Deus devemos soltar as amarras razão e antes de Dante temos Platão com sua caverna.
Miguel (admin)MestrePara mim o sentido da vida está em dois tópicos: Primeiro no ser alcançar suas potências. Assim podemos ser felizes mesmo que por um instante.
Segundo ter fé. Fé é o resultado do reconciliamento do homem com a situação de existir inexplicávelmente no universo.
Com a fé podemos querer alcançar e desenvolver nossas potências, com potências realizadas, gozamos, ficamos felizes. Por fim, querer e ser.Miguel (admin)MestreSim, embora existam análises sérias ali, acho q grande parte descamba para a carolice (como as folhas parecidas com vaginas na mão da pequena sereia… Ora! Folhas realmente se parecem com vaginas, fazer o quê?!). Mas o ponto mais intrigante é se as músicas tocadas de trás pra frente conseguem chegar ao inconsciente. Como já disse, se você vê trinta quadros num segundo e um desses quadros trás escrito alguma mensagem, você viu. Seu consciente dificilmente percebeu, mas você viu. Agora o inconsciente captar uma música e conseguir lê-la do avesso? Será q ele consegue isso? Há expreiências empíricas que demonstram que uma mensagem dita ao contrário pode ser entendida por alguma parte do cérebro humano? Essa é a minha grande questão…
09/05/2001 às 1:33 em resposta a: Como ser um filósofo, somente pelo prazer sem recursos financeiros … #73164Miguel (admin)MestreApesar das dificuldades, acho tão difícil viver de filosofia, como de arte, medicina ou engenharia. Ou seja, vocação é vocação, e não se deve abrir mão dela. Se alguém sente que deve seguir o caminho da filosofia, que se prepare para o estudo, pesquisa, muita ralação e pouco reconhecimento. As dificuldades enfrentadas serão inúmeras… mas existem caminhos fáceis? O que é difícil em qualquer caminho, é que ele só existe na medida em que o trilharmos… e isso já é filosofia!
Miguel (admin)MestreSchelling, Friedrich Wilhelm Joseph (1775 – 1854), nascido em Leonberg (Würtemberg), e, depois de estudar teologia em Tubinga , aonde teve como colegas Hegel e Hölderling, e de ser preceptor por dois anos em Leipzig, foi professor Universidade de Jena, desde 1798, lá se relacionou com o chamado “Círculo romântico”, sendo considerado como o filósofo deste movimento. Aliás, ele sucedeu Fichte como professor de filosofia, pois este tinha sido afastado sob acusação de ateísmo. Lá publicou cinco livros procurando novas respostas para as antinomias kantianas. Em 1803 se mudou para Würzburgo e em 1806 para Munique. Depois de um longo período sem lecionar, voltou como professor em Erlangen (1820) e em Munique (1827), aonde apareceu até 1841, ano em quem foi chamado a Berlim por Friedrich Wilhelm IV, governante da Prússia, para combater as consequências radicais do sistema de Hegel, e o crescente hegelianismo desenvolvido pelos seguidores e alunos de Hegel.
A filosofia de Schellinh representa, dentre os grandes sistemas do idealismo alemão pós kantiano, o aspecto estético, ao lado do volitivo e do racional que desenvolveram Fichte e Hegel, respectivamente, levando às suas últimas consequências o construtivismo romântico, desenvolvendo uma filosofia da identidade entre a consciência e a natureza.
Miguel (admin)MestreVelho o iogurte e água em vez de leite?…
Não tem importância: é de uma lagoa a água, uma lagoa pode ser grandeza, e o iogurte, já estragado em sua velhice, tem a relevância do apodrecimento das coisas que se depuram, o contato das semelhanças à substância conclusiva.
O ato de Nasrudin!?… Ah, é o mais importante!… Aí está o termo de ser, pois transcendência do sonho, vontade, o que se sobrepõe à grandeza e à substância, a diferença primordial.
E pouco significa que o iogurte velho seja largado na lagoa e muito menos se a lagoa é grande ou pequena, mesmo quase uma poça, porque de qualquer maneira é o que se tem, o concreto, a grande oportunidade, e há uma alma sempre se diluindo no jogo das formas, no desaparecimento essencial daquilo que ainda é, o iogurte.
07/05/2001 às 15:44 em resposta a: Como ser um filósofo, somente pelo prazer sem recursos financeiros … #73163Miguel (admin)MestreAna, eu concordo com vc e também me identifico com o que disse. Tenho grande interesse por Filosofia e até comecei a faculdade. Mas tendo 20 anos e muitos sonhos a realizar acabei saindo da Filosofia e ingressando na Engenharia, onde eu já tinha contato profissional.
Mas sempre estou lendo, estudando, indagando sobre os temas filosóficos de alguma forma, pois eu preciso disso como um ser humano inquieto que sou.Miguel (admin)MestreEu conheço esse site e me parece bastante sério, apesar de alguns pontos descanbar para a carolice ou fanatismo. Porém, todo o trabalho dedicado acaba envolvendo um pouco de fanatismo. Eu concordo, as mensagens ao contrário não são subliminares, não são captadas pelo inconsciente. Porém, o próprio site dá vários provas incontestes de que essas mensagens existem. Os motivos variam, desde o mais raso satanismo – como o da música dos Menudos – até a simples brincadeira dos artistas.
Agora, a mensagem subliminar existe em outros níveis. Qualquer mensagem sub entendida, que não está explicíta num veículo, mas que foi colocada ali planejadamente tentando causar um efeito, pode ser considerada subliminar. Ao meu ver, o autor do site acerta em algumas análises, e erra ou exagera em outras. De qualquer forma, para perceber esse tipo de coisa é necessário atenção e treino.
Miguel (admin)MestreEu acho que quem procura um sentido para a vida é porque não a está vivendo como deve ser vivida…
por mais particular que seja esse sentido ou por mais abrangente o sentido da vida é o que damos a ela.. que tal mudar a pergunta ou fazer uma nova pergunta?
Que sentido estou dando a minha vida?Miguel (admin)MestreConcordo com as observações do Onofre e só queria acrescentar algumas coisas. Não só as novelas como os meios de comunicação de forma geral, (principalmente a TV, por seu maior alcançe) impõem modelos sociais convenientes aos propósitos do sistema.Todos os meios de comunicação esforçam-se ao máximo para manter a ordem atual das coisas, o sistema lhes servem, eles são uma menoria que ainda sobrevivem as barbáries do sistema, enquanto uma grande maioria, cada dia mais, estão sendo atirados ao latão de lixo social. Meios de comunicação devem ser sempre olhados com desconfiança,pois, por trás de toda beleza do espetáculo esconde-se as reais intenções de tais meios. Nas novelas mascaram-se a pobreza e a miséria, principalmente emocional e psicológica em tramas cada vez mais absurdas do ponto de vista cognitivo. Romances vazios de sentido e ainda pior, moralidade, só para os pobres. Não defendo qualquer tipo de moralidade, mais qual o motivo da frenética propaganda do garoto prodígio da igreja? Não será moralizar, e depois das 18:00 esquecemos dele, pois ele só serve aos domingos, junto com o Roberto Carlos (santo Marcelo, que nos rende milhôes, esse deveria ser o hino das emissoras de TV). Não quero estender-me demasiado, mas devo falar também sobre o absurdo incentivo ao consumo propagandeado pela mídia. Parece exagero, mais daqui uns dias embalarão estrume de vaca em uma embalagem asséptica e nos venderão como confeito, basta para isso uma bela e monumental propaganda, mostra-se a bela embalagem e nos vendem estrume. Aliás, acho que isso acontece a todo momento, pois faz-se propaganda de novelas!!! Um abraço a todos.
Miguel (admin)MestreConcordo plenamente com a crítica ao dogma das religiões, contudo, devemos nos lembrar que catolicismo é igreja, e cristianismo é uma forma de filosofia de vida, uma coisa nada tem a ver com a outra quando analisamos profundamente.
“E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.
Porém ELE, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? e quem são os meus irmãos?”abs
Miguel (admin)MestreTânia, concordo plenamente que a estrutura familiar lembre uma quadrilha,porém, gostaria de esclarecer que para que possamos entender a função da família teremos que analisar as origens dos sentimentos morais. É claro que aqui nesse limitado espaço não deterei-me em análises mais pormenorizadas, mas poderei dar uma idéia.
Todos os sentimentos morais que conhecemos como corretos, e inegáveis divinamente, não passam de erros de interpretação da razão. Diria que uma das maiores precurssoras desses desvios da razão chama-se igreja; atolada em um cristianismo negador da vida e dos impulsos naturalmente humanos, moralizadora, criadora de paradigmas distorcidos e falsas realidades.
Tenho certeza que isso não agrada nem um pouco séquitos e seguidores idiossíncráticos das práticas religiosas. Não falo em nome de nenhuma religião ou seita qualquer que seja, falo apenas em nome da afirmação da vida, o contrário das religiões.
Mas, o que a família tem haver com isso? Absolutamente tudo, analisando o desenvolvimento da família certamente perceberemos sua origem baseada en dogmas religiosos. É certo que a estrutura familiar atual segue uma lógica burguesa, e nós simples herdeiros de toda hipocrisia desumana criada pela burguesia, aceitamos todo tipo de violência psicológica refazendo e procriando essa estrutura.Olhamos-nos no espelho e veremos o sorriso enferrujado o rosto cansado, abatido, tudo em nome dessa grande e enorme farsa chamada família . Por enquanto ficarei por aqui. Um abraço a todos. -
AutorPosts