Consciênia - Filosofia e Ciências Humanas
Platão, biografia e pensamentos aristoteles Descartes Rousseau Nietzsche Marx

João Francisco Lisboa


joão francisco lisboa 1)

Trazia João Francisco na fisionomia estampada a ri­gidez de seus princípios e a austeridade de seus costumes. A vasta abóbada cerebral, terminada por uma fronte altiva e cor­tada de sulcos denunciado­res do precoce meditar, era terrestre invólucro dessa in­teligência tão magnífica, quanto bem aquinhoada e iluminada pelas línguas do fogo do gênio; seus olhos brilhantes e penetrantes fais­cavam-lhe as sublimes idéias, antes que os lábios as tra­duzissem em sons ou a pe­na em caracteres. Para com­pletar êste esbôço físico, resumindo, direi apenas que era grosso de corpo, cabelos negros e corredios, tez morena, barba espêssa, >rosto cheio e redondo, olhos pardos, sénão grandes vivos; lábios espessos e rasgados, ombros largos, e estatura um pouco abaixo da meã.

Antônio Henrique Leal.

Fonte: Seleta em Prosa e Verso dos melhores autores brasileiros e portugueses por Alfredo Clemente Pinto. (1883) 53ª edição. Livraria Selbach.

Comentários

Mais textos

Adicione o seu comentário

Prezado visitante: por favor, não republique esta página em outros sites ou blogs na web. Ao invés disso, ponha um link para cá. Obrigado.


Tags: , ,

Início