Brasil

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 2,292 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Cuba, como saber a verdade? #87770
    Brasil
    Membro

    Cuba registra primeira vacina terapêutica contra câncer de pulmãoHAVANA, 10 Jan 2011 (AFP) -Cuba registrou a primeira vacina teraupêutica contra o câncer de pulmão, após testar sua eficácia em mais de mil pacientes sem que tenham ocorrido efeitos colaterais, informou esta segunda-feira uma autoridade científica."Foram mais de 15 anos de pesquisas", disse ao semanário 'Trabajadores' Gisela González, chefe do projeto desta vacina - denominada CIMAVAX-EFG -, cujo objetivo é transformar o câncer de pulmão avançado em uma doença crônica controlável.O registro permite usar a vacina maciçamente no país, bem como nos mil pacientes aos quais foi administrada durante os testes, e "atualmente seu registro avança em outras nações", disse a especialista."Uma vez que o paciente termina o tratamento com radioterapia ou quimioterapia e é considerado um paciente terminal sem alternativa terapêutica, neste momento é aplicada a vacina, que ajuda a controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada, e pode ser usada como um tratamento crônico que aumenta a expectativa e a qualidade de vida do paciente", ressaltou.A vacina "está baseada em uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico", acrescentou González."Igualmente se avalia a forma de empregar o princípio desta vacina em outros tumores sólidos (em próstata, útero e mama), que podem ser alvo deste tipo de terapia. Existem resultados importantes, mas é preciso esperar", concluiu. http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2011/01/10/cuba-registra-primeira-vacina-terapeutica-contra-cancer-de-pulmao.jhtm

    em resposta a: Cuba, como saber a verdade? #87768
    Brasil
    Membro

    Este paraíso é vivido por quem, diferente de nós, está lá, e muitas vezes não tem nem o direito de se manifestar, mas alguns burlam estas barreras e falam.

    Poxa, “não tem o direito de se manifestar”? Caramba! Imagine se tivesse...Não apenas tem o direito de se manifestar como também tem o direito de se reunir com os conspiradores internacionais. Parece que você não leu as notícias com atenção...Não só Yoani, mas todos os blogueiros dissidentes, além de poder se manifestar ainda podem receber dinheiro do país que quer derrubar o governo.  São 5 Milhões de dólares  todo ano!

    Cada dia que passa nos aproxima do ano novo e com ele cresce o alarme sobre os cortes de empregos e a diminuição de subsídios que enfrentaremos nos próximos meses.

    Sim, os alarmes devem estar crescendo mesmo, senão não faria sentido os EUA gastarem 5 Mi por ano para custear essa cambada de alarmistas virtuais.

    A frase “continuar bordejando o precipício”, utilizada por Raúl Castro em seus últimos discurso, não tem aparência de metáfora, mas sim de uma realidade dolorosa.

    Cuba está bordejando o precipício economicamente há muitos anos e eu acho que nem preciso dizer o quanto o covarde e desumano Boicote Internacional imposto pelos EUA há 50 anos tem de responsabilidade nisso. Você disse que torce para o boicote acabar, mas fica citando ou colocando citações sobre os EFEITOS dele como se ele já tivesse acabado... É muito estranho isso... Parece mais uma torcida cega e imponderada contra o TIPO de regime.Preferências ideológicas todos nós temos, mas devemos ponderar. Concordar com o embargo ou ignorá-lo deliberadamente é uma atitude tão radical, imponderada e desumana quanto quando algum comunista radical diz que deveriam explodir os EUA ou algo parecido... São apenas expressões radicais e desumanas de ideologias distintas. No texto da blogueira que você colocou só vemos ela reclamar da situação econômica precária no país... Mas ela não faz nenhuma citação ao boicote que é o único responsável por este quadro.  Já, quando ela está conversando secretamente com os seus patrocinadores  na conspiração midiática, ela pede a eles um pouco mais  de abertura nas importações de produtos eletrônicos...  É muita cara de pau!  Ao povo ela não diz isso. Também não diz que é muito bem paga pelo governo dos EUA, os mesmos que covardemente minam a economia do país com o seu infame e imoral bloqueio internacional.

    Há, no mesmo blog, relatos que parecem com filmes tristes.

    Se você quiser ver relatos tristes, assista o filme Sicko, do Michael Moore, que eu te indiquei... Verá muitos relatos tristes de pessoas que precisam de atendimento médico nos EUA e não têm plano de saúde. O filme já começa com um cara costurando um corte no seu próprio joelho. Mostra pessoas relativamente novas que morreram (inclusive durante o período de filmagens) porque não tinham seguro-saúde. Mostra pessoas que quiseram contratar um seguro-saúde e foram rejeitadas. Mostra os hospitais enfiando pacientes dentro de taxis e mandando deixar nas portas de casas de caridade. É muito triste mesmo... Este mundo está ficando muito triste e hipócrita.

    Você ler uma notícia em que está claro a existência de apoio de um Estado a uma "dissidente" cubana, que luta pacificamente pela libertação de Cuba, pela libertação dos cubanos a tirania do Ditador Fidel, e então, vc conclui que a blogueira é uma traidora? Que recebe dinheiro dos EUA para trair seu país?

    Como você pode afirmar que eles querem a “libertação” de Cuba?  Veja se os países capitalistas semelhantes a Cuba ali na região têm lá alguma coisa de bom para a população! O que eles têm de bom é para os turistas, pois a população, com exceção dos empresários do turismo, vivem na miséria e, a “única liberdade” que aqueles países têm é o fato de não serem boicotados por uma destruidora potência belicosa. Que felizardos hein!Eu particularmente não incluiria Yoani no rol de traidores, pois ela não dispõe de informações estratégicas de governo e, sim no rol de incitadores, ou como os estadunidenses gostam de chamar: insurgentes.Gostaria de algumas palavras suas sobre os cinco cubanos presos nos EUA porque estavam tentando antever os ataques terroristas contra Cuba financiados pela CIA. O que você acha? Cadeia neles? Pena de morte ou prisão perpétua?

    em resposta a: Cuba, como saber a verdade? #87765
    Brasil
    Membro

    Se essa blogueira estivesse fazendo esse serviço sujo de incitação para derrubar o governo CONTRA os EUA e dentro dos EUA ela seria no mínimo condenada a muitos anos de prisão.Seria processada por alta traição, pois estaria recebendo dinheiro de outro país para financiar um comprovado processo para desestabilizar o governo.Mas como ela está em Cuba e esta escrevendo contra Cuba e quem está pagando são os EUA, então fica por isso mesmo...Era bom lembrar também dos cinco cubanos presos há vários anos nos EUA por espionagem para Cuba.Eram agentes antiterroristas que estavam tentando espionar a CIA para tentar antever atos de terrorismo contra Cuba ou contra o regime de governo, financiados por esta infame agência que parece ter licença pra matar.

    em resposta a: A poesia como meditação… #86976
    Brasil
    Membro

    Os ensinamentos, de todos os mestres, são postos de lado pela meditação, e para encontrar, interiormente, essa verdade que liberta, como bem disse o Cristo. Ou para acabar com todos os sofrimentos, como bem disse o Buda, pela percepção da verdade... que liberta! Nmasté  :bye_mini: :music_mini2:

    Ou seja, a meditação coloca de lado os ensinamentos dos mestres, para que possamos encontrar nela aquilo que é ensinado pelos mestres?Mas se alguém colocasse de lado os ensinamentos de todos os mestres, como ele iria saber disso? (que a meditação coloca os ensinamentos de lado) E por que ele faria isso? (meditar)

    em resposta a: Cuba, como saber a verdade? #87764
    Brasil
    Membro

    Mais uma da Vossa Magestade Fidel Castro. Infelizmente a blogueira e militante contra o castrismo e pró liberdade para Cuba, Yoani Sánchez , não poderá sair do país, é o que tudo indica frente a falta de manifestação do líder eterno Fidel ao pedido da blogueira.Conto os dias para a libertação de Cuba.http://www.blogdokuelho.com.br/noticia/1783/blogueira-yoani-sanchez-e-impedida-por-governo-cubano-de-vir-a-festival-na-bahia

    Interessante essa notícia... Veja esta agora:Documentos revelam encontro entre blogueiros cubanos dissidentes e a diplomacia norte-americana23 de dezembro de 2010 Daniella Cambaúva – RedaçãoMensagens secretas enviadas pelo chefe do Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Havana, Jonathan Farrar, ao Departamento de Estado e divulgadas pelo Wikileaks descrevem o encontro entre a subsecretária de Estado adjunta para a América Latina, Bisa Williams, e dissidentes cubanos.Durante uma visita feita a Havana, em setembro de 2009, cujo objetivo era dialogar sobre o restabelecimento de correspondência direta entre Cuba e os EUA, a norte-americana – a funcionária de mais alto nível que visitou Cuba em décadas – se reuniu com blogueiros oposicionistas do regime cubano, entre eles, a sensação internacional Yoani Sanchez.O informe foi enviado em 25 de setembro de 2009 e divulgado no domingo (19/12). Ao referir-se ao encontro que a funcionária teve com os blogueiros, Farrar escreveu: “Os blogueiros que, em parte por sua própria preservação, não querem estar agrupados com a comunidade dissidente, estavam igualmente otimistas com o curso dos acontecimentos.”De acordo com os vazamentos, o chefe do Escritório de Interesses em Havana assegurou que “é a nova geração de ‘dissidentes não tradicionais’, como [a blogueira] Yoani Sanchez, poderia ter impacto de longo prazo na Cuba pós-Fidel Castro”.Na reunião, Yoani defendeu a aproximação com os EUA para mudar a política da ilha. “Uma melhora das relações dos EUA é absolutamente necessária para que surja a democracia aqui”, disse a blogueira dissidente.No encontro, foi destacado um pedido feito por Yoani: o fim da restrição a compras feitas pela internet. “As restrições só nos prejudicam”, disse a cubana. “Sabe o quanto poderíamos fazer se pudéssemos usar o Pay Pal ou comprar produtos on-line com um cartão de crédito?”sugeriu ela à Bisa.Segundo documentos públicos do Senado norte-americano, a maior parte dos fundos públicos destinados a promover a mudança de governo em Cuba é enviada aos blogueiros e tuiteiros. São mais de cinco milhões de dólares por ano, informou o site cubano Cuba Debate.Em outro despacho, datado de 27 de novembro de 2006, o ex-chefe do Escritório de Interesses, Michel E. Parmly, descreve uma reunião de funcionários da sede diplomática com “jovens ativistas pela democracia”, realizada “no quintal da residência de um diplomata norte-americano em Havana”.Parmly escreveu que esperava que as autoridades cubanas reagissem a esse encontro “carimbando os jovens líderes como agentes do governo dos EUA… [Nós] estaremos trabalhando da mesma maneira que o governo cubano para incentivar as ações em outra direção, mais concretamente, articulando um maior e melhor trabalho na rede com os estudantes universitários que se opõem ao regime.”Em 1º de junho de 2010, um despacho enviado pelo representante máximo da diplomacia norte-americana na ilha, Johnatan Farrar, dedica um trecho de seu informe à Yoani Sanchez e à atenção dispensada pelo governo dos EUA:“O pensamento convencional em Havana é que o governo de Cuba vê os blogueiros como seu mais sério desafio, que tem dificuldades para conter como fez com os grupos tradicionais de oposição. Os dissidentes da ‘velha guarda’ estão bastante isolados do resto da ilha. O governo de Cuba não presta muita atenção a seus artigos e manifestos, porque não têm ressonância nacional e possuem um peso muito limitado internacionalmente”.http://operamundi.uol.com.br/blog/operaleaks/documentos-revelam-encontro-entre-blogueiros-cubanos-dissidentes-e-a-diplomacia-norte-americana/Veja esta também:WikiLeaks revela desencanto dos EUA com dissidentes cubanosHAVANA (Reuters) - Os Estados Unidos estão perdendo a confiança no papel dos dissidentes tradicionais em Cuba, segundo uma comunicação diplomática revelada pelo WikiLeaks, sugerindo uma mudança na estratégia de Washington para tentar provocar mudanças na ilha comunista.A análise, enviada em abril de 2009 pela Seção de Interesses dos EUA em Havana (a representação do país em Cuba, na ausência de relações diplomáticas formais), descreve a oposição cubana como sendo um grupo desconectado da sociedade, polarizado e frequentemente manipulado pelas autoridades de segurança cubanas."Sem uma verdadeira epifania entre os líderes da oposição e a diminuição da repressão oficial às suas atividades, é improvável que o movimento tradicional de dissidentes substitua o governo cubano", disse o comunicado, publicado pelo jornal espanhol El País."Os sucessores imediatos mais prováveis do regime de (Raúl) Castro virão provavelmente dos funcionários de médio escalão do próprio governo", acrescenta o texto, assinado pelo diplomata Jonathan Farrar, chefe da Seção de Interesses.Desde a década de 1960, os EUA já gastaram dezenas de milhões de dólares para tentar derrubar o regime dos irmãos Fidel e Raúl Castro. O regime comunista habitualmente acusa os dissidentes de serem "mercenários" a soldo dos EUA.O comunicado diplomático - parte de um lote de mais de 250 mil documentos em poder do WikiLeaks - afirma que os dissidentes parecem mais preocupados em conseguir dinheiro do que em mobilizar a sociedade cubana."Uma organização política disse bastante aberta e francamente ao chefe da missão que precisava de recursos para pagar salários, e apresentou um orçamento com a esperança de que a Seção de Interesses pudesse cobri-lo."O texto acrescenta que os dissidentes tradicionais são velhos demais, e que uma nova geração de blogueiros e artistas tem se mostrado mais eficaz e popular junto aos cubanos."Achamos que é a nova geração de 'dissidentes não-tradicionais', como (a blogueira) Yoany Sánchez, que poderia ter maior impacto de longo prazo na Cuba da era pós-Castro", diz o comunicado.(Reportagem de Esteban Israel)http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE6BG0AX20101217sanchez_cuban_blogger_425.jpgPobre vítima da opre$$ão!

    em resposta a: Pensamento genuíno – Reflectir antes de ler #88473
    Brasil
    Membro

    “Re: Pensamento genuíno – Reflectir antes de ler “Há um quiproquó  nesta frase... Não é possível refletir antes de ler!!A menos que “refletir” não esteja relacionado ao que se vá ler... Ou então se o leitor for algum bidú para adivinhar o que está escrito.

    Hoje dispomos de uma quantidade imensa de informação, e se eu decidir, por exemplo, saber o que é o pensamento, não procuro simplesmente reflectir antes de ler o que teem a dizer os quantos pensadores e estudiosos que escreveram acerca do assunto. Só então, ao coligir os diversos pontos de vista é que formarei uma opinião "própria", (que aliás, de própria não tem nada).

    Na verdade, o que se busca na leitura focada no conhecimento, não são as opiniões dos autores, e sim os argumentos.Ou seja, “pensamento genuíno”, que, segundo eu entendi, seria o pensamento a respeito de um determinado assunto antes de ler algo sobre este assunto, é comum a qualquer pessoa. Não foi só na Grécia antiga.Muitas pessoas nunca leram qualquer obra filosófica ou histórica e têm lá o seu entendimento sobre as questões que lhe envolvem.

    em resposta a: Aborto #88452
    Brasil
    Membro

    páre com as provocações... com Jesus Cristo não se deve brincar!

    Mas eu não estou brincado, minha cara! As pessoas constroem os seus “belos” de acordo com o que acham bonito...  “A verdade pouco importa”... A verdade, quando não é conveniente, é concebida como uma provocação ou um insulto... Lamentável...

    em resposta a: Aborto #88450
    Brasil
    Membro

    De acordo com alguns estudiosos do assunto, as características físicas de Jesus seria algo mais ou menos assim:Antigo%2Bjesus.jpgOu seja, nos aeroportos dos EUA ele não conseguiria embarcar nem num teco-teco.  ;D

    em resposta a: Aborto #88448
    Brasil
    Membro

    Estou aprendendo a falar "grego"?

    Pode ter certeza que sim!!Mas do que deu pra “entender”, você resume muito bem com isto:

    para mim é uma questão de gosto

    É isso aí!

    em resposta a: A poesia como meditação… #86959
    Brasil
    Membro

    Eu não sei se Deus deve ser a Verdade acima de tudo.

    Deus é Soberano, Sublime, Verdade...

    Ta bom, Acácia, ta bom...

    em resposta a: Aborto #88447
    Brasil
    Membro

    Com certeza não. O que é absoluto é o conceito do belo como disse, é aquilo que agrada e é o mesmo para todos.

    Mas isso não existe! Não há um conceito de beleza que agrade a todos em detrimento de outros tantos conceitos de beleza, então o conceito de beleza não pode ser absoluto, a menos que seja individualmente, aí sim, é “absoluto”, limitado a cada pessoa.

    O que é belo, ou seja o que agrada cada um vai variar de pessoa para pessoa, época etc etc.

    Sim, e “o que é belo” é indicado por um conceito pessoal abstrato: gosto.

    Ou seja, um belo absoluto com certeza é utópico.

    Eu diria que  um belo absoluto é muito improvável.  “Utópico”, na minha maneira de entender o significado da palavra, é algo considerado impossível, e de fato, impossível, mas que pode vir a ser possível, não havendo nenhum obstáculo lógico ou definitivo pra isso, apenas obstáculos subjetivos e contingentes.

    em resposta a: Aborto #88444
    Brasil
    Membro

    Temos aí o conceito absoluto do belo: aquilo que dá prazer aos sentidos.

    Neste aspecto sim cabe dizer que é absoluto, absoluto pra você!! Ou pra mim, mas aí não haverá qualquer ligação entre os belos considerados absolutos, pois muito provavelmente o que eu achei belo, não o será pra você, e sim outra beleza que MAIS TE AGRADA.O belo absoluto é o que te agrada absolutamente e o feio absoluto é o que te desagrada absolutamente. Ou se você preferir: O belo absoluto é o que te dá mais prazer aos sentidos e o feio absoluto é o que te dá mais desprazer aos sentidos.  Alias, eu já havia dito isso à Acácia, quando ela acertadamente  citou, entre outras tantas coisas contrárias a isso:  “o belo é o que me sensibiliza e pronto”. Disse a ela que o belo é o que sensibiliza positivamente e o feio é o que sensibiliza negativamente. Ela não entendeu...  Ela quer que eu diga pra ela o por que... Mas como eu posso dizer por que eu ou você ou ela gostamos do verde? Ou porque eu ou você ou ela não gostamos de vermelho? Esse “pronto” que ele mesma colocou quer dizer o que? Quer dizer que termina aí! Não há mais explicação a partir daí!! Pois para explicar a partir daí teremos que saber o que leva alguém a gostar de azul e não gostar de amarelo.Agora, se perguntar se há um belo absoluto que agrada a todos em detrimento de outro belo, é claro que a resposta é não!  E se não agrada a todos, então não é absoluto. E não adianta dizer que não agrada a todos nesta dimensão, pois não observamos as outras para saber se nas outras dimensões agrada a todos.  Muito menos “dimensão absoluta”, pois na “dimensão absoluta”, se é que ela existe, e se é que podemos imaginá-la, muito provavelmente o que impera é a neutralidade, especialmente em se tratando de formas e conceitos estéticos. Tampouco podemos dizer que o que produz diferenças nas avaliações é o nível de consciência do indivíduo que avalia.  Se colocar a coisa em “níveis de consciência”, é preciso dizer quem tem nível mais alto e quem tem nível mais baixo. Senão não há lógica na afirmação!Para sabermos que não há belo absoluto basta entendermos que não há paradigma para estabelecer o que é absoluto, em se tratando de beleza. 

    (com certeza se defino o belo, já estou definindo o feio).

    Acho que não. Entre a Xuxa e a Juliana Paes eu absolutamente prefiro a Juliana Paes, mas isto não quer dizer que a Xuxa seja feia.  :)

    Temos aí o conceito absoluto do belo: aquilo que dá prazer aos sentidos. Não importa como será a interpretação individual - carregado do pré-conceito - assim como não importam os elementos inerentes à interpretação presente - conhecimento da obra, acesso à pesquisas, bagagem daquele que interpreta, etc etc.

    É exatamente isso, Paulo, e perceba que estes quesitos que você julgou serem necessários pra avaliar a beleza, na verdade são quesitos para se dizer se o avaliador é um expert no assunto...  Conceito totalmente errôneo em se tratando de avaliar beleza! O cara pode, com estas qualificações, saber do grau de dificuldade que o artista teve para fazer a obra, quais recursos usou, há quantos séculos ela resiste ao tempo e tal, mas o gosto dele será sempre o gosto dele e o seu será o seu.As informações que irão pesar na avaliação do expert, além obviamente de seu gosto pessoal, NÃO são de cunho estético e sim histórico, técnico, etc.Concluindo: Se afirmas que o conceito de belo absoluto existe individualmente, na cabeça de cada pessoa, eu concordo, mas se esse belo absoluto é colocado de maneira geral, como um estágio a se atingir para percebê-lo eu discordo totalmente. Ou  um estágio a se atingir para que todos percebam o belo absoluto... Isso é fantasia.

    em resposta a: Aborto #88443
    Brasil
    Membro

    Esse conceito de “belo absoluto” levou o Ocidente a retratar Jesus na figura de um cara de cabelos lisos, claros e olhos azuis…  Totalmente fora dos padrões verificados na região onde ele nasceu!!  Ou seja, as pessoas e as suas construções mentais alicerçadas na fé construíram o Jesus belo, o Jesus europeizado.jesus1.jpgContudo, quando a pregação se deu em terras cujo conceito de beleza era outro muito diferente do conceito europeu, aí mudou-se a cara de Jesus. Pois mudou-se o conceito de belo. Naquelas terras o belo era outra coisa. Então moldaram a cara de Jesus em algo peculiar ao lugar.55.jpg59.jpgÉ a conveniência dizendo o que é belo.  ;)(Paulo, depois comento as tuas msgs, ainda não tive tempo de ler e agora estarei ocupado.)

    em resposta a: Aborto #88440
    Brasil
    Membro

    Se tomarmos uma pintura e dermos à avaliação para cem pessoas, para que coloquem notas, com certeza teremos as mais diversas notas.

    Sim e teremos também pessoas achando a obra feia... Quem achou feia tem “nível de consciência” mais baixo que os que acharam bela?

    A explicação não é que não existe um conceito absoluto do belo, mas sim, que o problema reside na INTERPRETAÇÃO.

    A interpretação do belo se dá de acordo com o gosto de quem avalia!! Quem avalia não tem um paradigma para estabelecer comparação!!!!!!!!Para dizer que o conceito de belo é absoluto haveríamos de ter o MODELO DE COMPARAÇÃO. “O modelo” está na cabeça de cada um, é um gosto pessoal que varia totalmente de uma pessoa para outra!

    Cada indivíduo faz sua interpretação da manifestação (pintura ou escultura por exemplo) e relaciona-o ao conceito do belo.O que é individual neste caso é a maneira pela qual o indivíduo faz sua interpretação, condicionado a fatores culturais, históricos e pessoais que fazem parte de um universo do pré-conceito e com este pré-conceito aliado a eventos presentes (a obra em si mais os elementos presentes à época da interpretação) faz a interpretação da obra - neste caso referido ao belo.

    Sendo assim todas as pessoas de uma determinada época e cultura avaliam igualmente as obras? Veja que junto com época e cultura você também admite o “fator pessoal” que nada mais é que o gosto pessoal!!Caímos na mesma: Gosto não se discute, tampouco se explica.

    Ora, com certeza os elementos pré conceituais e os elementos do presente influem na construção desta interpretação, tanto através das pessoas como através do tempo. Por este motivo tantas podem ser as divergências, mesmo havendo um conceito absoluto de belo.

    Tantas podem ser as divergências em se achar mais belo e menos belo, mas e quem achar feio? É alguém com baixo nível de consciência? Outra coisa, os elementos pré conceituais NÃO SÃO IGUAIS! Não é uma lista de características a ser obedecida! É simplesmente gosto! ABSTRAÇÃO!Esse gosto sofre influência temporal, cultural, pré conceitual? Sim sofre, o tempo, a cultura e tudo mais influência no gosto... Mas daí a dizer que há um modelo ou um conceito absoluto de belo é muita adivinhação além de ser uma afirmação que não se sustenta em absolutamente nada.

    em resposta a: A poesia como meditação… #86956
    Brasil
    Membro

    Eu não prego a crença em Deus. Eu creio em Deus.

    Ora! Faça-me o favor Acácia!!! Você não escreve duas linhas sem citar Deus, Jesus, a Bíblia, etc.Se isso não é pregação é o que então? Filosofia é que não é!Ademais, se você não sabe se Deus é a verdade, então acreditas numa mentira ou numa dúvida?

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 2,292 do total)