Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
ajce1962Membro
Olá!Não é o homem que encontra Deus. É Deus que se revela aohomem, quando todas as condições estão realizadas para o efeito.” Quandoo discípulo está pronto, o mestre aparece”.Namasté
ajce1962MembroOlá!Cristo: em verdade vos digo, quem não nascer de novo não verá o reino do céu.Se se entender o reino do céu como consciência espiritual, universal, temos que morrer para a consciência do homem atual, influenciada por conceitos puramente ilusórios.Mas o homem não quer morrer para essa consciência ilusória, prefere manter-se vivo, e pensar que com renascimentos ou reencarnações chega lá.Continua a ilusão, porque esse nascer de novo é aqui e agora, para voltar a essa consciência universal.A consciência vive enquanto consciência universal, morre enquanto se absorve nas sensações materiais do egoNamasté
ajce1962MembroOlá!Interessantíssima essa sua conclusão amigo Brasil.Nem tal coisa me tinha passado pelo pensamento.Como eu aprendo consigo amigo... Sempre pronto a ensinar... Que o fogo das energias nunca o abandonem. Era uma perda importantíssima. Nem pensar nisso é bom!Nem eu sei o que é isso de pensar... Sou do mais ignorante que já apareceu ao cimo da terra...Ai... Ai... Se não fosse a lucidez do amigo Brasil... Ai... Ai... O desespero que não era!É bom ter amigos assim! Fico feliz!Namasté
ajce1962MembroOlá!Amigo Brasil, muito obrigado pela sua resposta expressiva.Fico feliz e contente com a sua participação...Oh...O quanto me ajuda no entendimento...ContinuemosToda a luz do mundo para si amigo, que lhe inspirem a continuação de boas respostas.Muito agradecidoNamasté
ajce1962MembroOlá!Amigo Brasil, com calma chega lá, já amaciou, em vez de cães e energias gordas e magras já está nas aves.Pessoalmente aprecio mais as aves, mas os papagaios, apesar de bonitos, já sofrem a influencia dos homens, e como tal, são papagaios a replicar a ilusão dos homensMais um pequeno esforço amigo, não me desiluda agora!Estou contente com a brincadeira iniciada pelo amigo, esforce-se...Namasté
ajce1962MembroOlá!Amigo Brasil, aprecio essa sua participação aqui no fórum, andar à volta do rabo, das pessoas, a descobrir-lhes fraquezas. Parece um politico.Se é falta de auto-estima, afirme-se amigo, por si próprio, não queira trepar pelos outros. Humildade, sabe o que é.Posso deixar no ar a ideia da banda desenhada, pois esse humor macabro que revela, imagino! Nem unhas deve ter!Roa-se amigo...Proteste...Zangue-se...Mostre aqui no fórum mais essa sua revolta, consigo mesmo, traga mais cães, mais energias gordas e magras, mais tudo amigo. Fico à espera, ando a gostar da sua personalidade como nunca.Obrigado pela sua participação, deveras, excelente. Para C. G. Jung, o amigo era uma vida de estudo...Para não concluir nada...Vazio. Será que é o que está despojado de tudo. Ou o que está cheio de nada. Às vezes estas coisas confundem-me. Não interessa.Namasté
ajce1962MembroOlá!Imitação de Cristo" Insensato é quem põe sua esperança nos homens ou nas criaturas. Não te envergonhes de servir a outrem por Jesus Cristo, e ser tido como pobre neste mundo. Não confies em ti mesmo, mas põe em Deus tua esperança. Faze de tua parte o que puderes, e Deus ajudará tua boa vontade. Não confies em tua ciência, nem na sagacidade de qualquer vivente, mas antes na graça de Deus, que ajuda os humildes e abate os presunçosos. "TAO TE KING ? Lao?TséO céu duraa terra perduracéu e terraduram que duram.Por não viverem para sieis porque podem viver eternamente.Por isso o homem santoficando atrássobressaificando forapersiste.Não será por não ter nada seu ?Namasté
ajce1962MembroOlá!KrishnamurtiPara uma mente de fato religiosa, é importantíssimo compreender aquilo que transcende a palavra, que transcende o pensamento e toda experiência. E, para compreender isso, para estar com o que se acha além de toda experiência, para perceber isso profundamente e num lampejo, a mente deve estar livre. Idéia, conceito, padrão, opinião, julgamento ou qualquer disciplina organizada impedem a liberdade da mente. Essa liberdade traz a sua própria disciplina – não a disciplina da submissão, da repressão ou do ajustamento, mas a disciplina que não é produto do pensamento, que não tem motivo.Seguramente que, num mundo confuso, com tanto conflito e miséria, é mais do que urgente entender que a liberdade é o primeiro requisito da mente humana - não o conforto nem o fugaz momento de prazer nem a continuidade desse prazer, mas uma liberdade total, que é a única origem da felicidade. A felicidade não é um fio em si mesma; como a virtude. É um subproduto da liberdade. Uma pessoa livre é virtuosa; mas o homem que pratica a virtude, submetendo-se a um padrão estabelecido pela sociedade, jamais saberá o que é liberdade e, por isso, jamais será virtuoso.Namasté
ajce1962MembroOlá!KrishnamurtiExiste uma vida futura?Receio que o interrogante esteja desapontado. Ele deseja saber se há ou não há - quer uma resposta categórica: sim ou não. Lamento não haver resposta categórica para dar. Cuidado com as respostas categóricas - sim e não. Não será, na realidade, mais importante saber viver do que verificar o que acontece quando se morre? Só aquele que já está morrendo é que quer saber o que acontece após a morte; não, aquele que está vivo. Perguntemos e procuremos, portanto, como viver ricamente, humanamente, completamente, divinamente em vez de tentar averiguar o que está para além. Saberão, depois, o que está para além, quando souberem como viver supremamente, inteligentemente. Só então saberão o que está para além. Mas essa descoberta, então, não será uma coisa teórica; será um fato.Ai, então, vão descobrir que isso tem muito pouca significação, pois não existe além. A vida é um todo completo, sem começo nem fim. É esse êxtase, essa sabedoria, que produz a plenitude do viver no presente.Namasté
ajce1962MembroOlá!Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)Vive, dizes, no presente; Vive só no presente. Mas eu não quero o presente, quero a realidade; Quero as coisas que existem, não o tempo que as mede. O que é o presente? É uma coisa relativa ao passado e ao futuro. É uma coisa que existe em virtude de outras coisas existirem. Eu quero só a realidade, as coisas sem presente. Não quero incluir o tempo no meu esquema. Não quero pensar nas coisas como presentes; quero pensar nelas como coisas. Não quero separá-las de si-próprias, tratando-as por presentes. Eu nem por reais as devia tratar. Eu não as devia tratar por nada. Eu devia vê-las, apenas vê-las; Vê-las até não poder pensar nelas, Vê-las sem tempo, nem espaço, Ver podendo dispensar tudo menos o que se vê. É esta a ciência de ver, que não é nenhuma. Namasté
ajce1962MembroOlá!Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo... Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer, Porque eu sou do tamanho do que vejo E não do tamanho da minha altura... Nas cidades a vida é mais pequena Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro. Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave, Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu, Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos podem dar, E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver. Namasté
ajce1962MembroOlá!Carl Gustav Jung “Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.”Namasté
ajce1962MembroOlá!Certo dia estava "deus" a instruir um discípulo e o Diabo tentando morder os calcanhares a um e a outro, o discípulo com medo pede a "deus" para enchotar o Diabo, diz "deus": não te preocupes meu filho o Diabo ladra mas não morde. Pois ele é ilusório!Namasté
ajce1962MembroOlá!Brasil, eu não inventei nada nem ando aqui para inventar nada, já foi tudo inventado amigo.Agora , reconheço a minha extrema ignorância, e a minha busca é o auto-conhecimento nada mais.Bem como não pertenço a ninguém nem adoro nada, apenas respeito todos aqueles que vão deixando testemunhos da verdade, aquela verdade que é sentida como diria Krishnamurti ou Tolstoi por exemplo.Tudo isto tenho aprendido à custa da sobriedade, controlando e anulando o sistema emocional, daí o não ter paciência, nem querer, alimentar super-egos e vaidades que não me trazem entendimento nenhum.A poesia de Fernando Pessoa é daquelas que tenho que respeitar por trazer a verdade despida de vaidades e preconceitos. Ela mesmo é auto-explicativa e suficiente.Sobre a pergunta do tópico, deus e diabo, respondi logo de inicio que é ilusório, apenas isso.Nem no mundo da razão criado pelo homem, por isso ilusório, essa questão tem sentido para mim. É tudo.Namasté
ajce1962MembroOlá!Acácia estou a ler Tolstoi, e tirei de lá isto:"Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estascoisas vos serão acrescentadas" (Mt 6,33). O único sentido da vida é servir ahumanidade, colaborando para o estabelecimento do reino de Deus, o que não poderáser feito se cada um dos homens não reconhecer e não professsar a verdade.“A vinda do Reino de Deus não é observável. Não se poderá dizer: ‘Ei-lo aqui!Ei-lo ali!’ pois eis que o Reino de Deus está em vós.” (Lc 17, 20-21)Yasnaia Poliana.14/26 maio 1893Namasté
-
AutorPosts