ajce1962

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 91 até 105 (de 127 do total)
  • Autor
  • em resposta a: A poesia como meditação… #86763
    ajce1962
    Membro

Olá!http://www.youtube.com/watch?v=0Wv3Ya9nskA&feature=player_embedded

...E eu partirei.Mas os pássaros ficarão cantando;E meu jardim ficará com sua árvore verdejante,Com seu poço dágua.Em muitas tardes os céus serão azuis e plácidos,E os sinos da torre repicarão,Como repicam esta tarde.Aqueles que me amaram passarão,E a cidade explodirá de novo cada ano.Mas meu espírito sempre vagará nostálgico No mesmo recanto escondido do meu jardim florido.JUAN RAMÓN JIMÉNEZ Namasté

ajce1962
    Membro

OláVINICIUS DE MORAESO Filho do HomemO mundo parou A estrela morreu No fundo da treva O infante nasceu. Nasceu num estábulo Pequeno e singelo Com boi e charrua Com foice e martelo Ao lado do infante O homem e a mulher Uma tal Maria Um José qualquer. A noite o fez negro Fogo o avermelhou A aurora nascente Todo o amarelou. O dia o fez branco Branco como a luz À falta de um nome Chamou-se Jesus. Jesus pequenino Filho natural Ergue-te, menino É triste o Natal. Fiquem bem

em resposta a: Deus existe? Então me Prove ! #79195
    ajce1962
    Membro

Falso alarme amigos enganei-me.Agora é que é!Olá amigosO meu olhar é nítido como um girassol.Tenho o costume de andar pelas estradasOlhando para a direita e para a esquerda,E de vez em quando olhando para trás...E o que vejo a cada momentoÉ aquilo que nunca antes eu tinha visto,E eu sei dar por isso muito bem...Sei ter o pasmo essencialQue tem uma criança se, ao nascer,Reparasse que nascera deveras...Sinto-me nascido a cada momentoPara a eterna novidade do mundo...Creio no Mundo como num malmequer,Porque o vejo.Mas não penso nelePorque pensar é não compreender...O mundo não se fez para pensarmos neleMas para olharmos para ele e estarmos de acordo...Eu não tenho filosofia:tenho sentidos...Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,Mas porque a amo,e amo-a por isso,Porque quem ama nunca sabe o que amaNem sabe porque ama,nem o que amar...Amar é a eterna inocência,E a única inocência é não pensar...Fernando PessoaAdeus amigos*****Pink Floyd:http://www.youtube.com/watch?v=vyqgjCKm9nQ

em resposta a: Deus existe? Então me Prove ! #79194
    ajce1962
    Membro

Olá amiga Acácia, também eu gosto deste tópico pela profundidade, e pelo abstrato…Deixo um poema de Fernando Pessoa:

em resposta a: O Mito da Caverna #74089
    ajce1962
    Membro

Olá amigos tentarei dar luz ao texto do Platão com este texto de Hegel...O belo, o sagrado, a religião, o amor são a isca requerida para despertar o prazer de mordiscar. Não é o conceito, mas o êxtase, não é a necessidade fria e metódica da Coisa que deve constituir a força que sustém e transmite a riqueza da substância, mas sim o entusiasmo abrasador.Corresponde a tal exigência o esforço tenso e impaciente, de um zelo quase em chamas, para retirar os homens do afundamento no sensível, no vulgar e no singular, e dirigir seu olhar para as estrelas; como se os homens, de todo esquecidos do divino, estivessem a ponto de contentar-se com pó e água, como os vermes. Outrora tinham um céu dotado de vastos tesouros de pensamentos e imagens. A significação de tudo que existe estava no fio de luz que o unia ao céu; então, em vez de permanecer "neste mundo" presente, o olhar deslizava além, rumo à essência divina: a uma presença no além- se assim se pode dizer.http://www.4shared.com/account/file/15578173/3fbb654a/Hegel_-_Prefacio_da_fenomenologia_do_Espirito.htmlAdeus amigos

em resposta a: A IMPORTÂNCIA DE PENSAR #86400
    ajce1962
    Membro

Olá amiga Acácia!Esse texto faz-me lembrar aquela estória do africano surdo que vive em Portugal e vai a África buscar um papagaio...quando chega a Lisboa com o papagaio às costas, no aeroporto, um casal de idosos ao passar por ele diz: ai que animal tão bonito, donde terá vindo! e é o papagaio que responde prontamente; trouxe-o de África...Adeus amiga Acácia gostei do texto apenas neste sentido, como anedota para rir...JANIS JOPLINhttp://www.youtube.com/watch?v=FVpDOIPx_sY&feature=PlayList&p=0A6E50941E4404DF&index=15

em resposta a: A IMPORTÂNCIA DE PENSAR #86398
    ajce1962
    Membro

OláOs xamãs ensinam que a percepção ocorre em um lugar fora do reino sensorial: sabem que existe algo mais vasto que o que nossos sentidos podem captar. Dizem que a percepção tem lugar em um ponto fora de nosso corpo, fora dos sentidos, mas não é suficiente acreditar meramente nesta premissa. Não é apenas questão de ler acerca disso, ou escutá-lo da boca de terceiros. Para transformá-lo em algo corpóreo, a pessoa precisa tê-lo experimentado.O que precisamos aceitar, ao nível mais profundo possível, é que a cultura é o produto de um processo longo, cooperativo, altamente seletivo e desenvolvido, que culmina num acordo que nos desvia e nos afasta de outras possibilidades. Os xamãs procuram, de forma ativa, desmascarar o fato de que a realidade é ditada e mantida por nossa razão: que as idéias e os pensamentos surgidos da razão se convertem em regimes de conhecimento que ordenam a forma como vemos e atuamos no mundo; e que todos estamos sujeitos a uma incrível pressão para assegurar que certas ideologias nos sejam aceitáveis.Deixo aqui livros de C. Castaneda:http://www.4shared.com/dir/5031818/a8eaf05a/Carlos_Castaneda.htmlFiquem bem amigos com Laura Pausini:http://www.youtube.com/watch?v=PCaHqyZ1ReM&feature=PlayList&p=0A6E50941E4404DF&index=4&playnext=4&playnext_from=PL

em resposta a: A IMPORTÂNCIA DE PENSAR #86397
    ajce1962
    Membro

Olá amigos em relação ao xamanismo as minhas leituras são; Carlos Castaneda.Um pouco de L. Pausini:http://www.youtube.com/watch?v=PCaHqyZ1ReM&feature=PlayList&p=0A6E50941E4404DF&index=4&playnext=4&playnext_from=PL*****A consciência surge no movimento evolutivo a partir do pensamento, visto este como o processamento de informações recebidas do meio externo, por um intelecto, gerando uma resposta. Neste sentido, todo o ser vivo pensa, ainda que não esteja consciente disso. A consciência, então, eclode apenas em determinado ponto do processo evolutivo e é justamente o seu surgimento que origina o ser humano, quando o pensamento torna-se consciente de si mesmo. Este “dar-se conta” do pensamento, que denominamos “consciência”, não ocorre como algo inusitado, antes é o resultado inexorável de um estreitamento da ligação entre o “dentro” e o “fora” do ser, no tempo, como matematicamente se demonstra. Por outro lado, uma vez surgida a consciência, ela vai trazendo “para dentro” de sua iluminação cada vez mais aspectos da realidade, a qual se apresenta como intrinsecamente diferente do intelecto, apesar de com ele possuir analogias evidentes. E justamente, na descoberta de tais analogias entre realidade e intelecto, as quais constituem o que conhecemos como lógica, é que surge finalmente a razão, que a partir de seu surgimento passa a ser a marca do próprio ser humano, visto como “homo rationalis”. Porém, intui-se pela análise matemática que, no elo evolutivo representado pelo ser humano, a razão aparece apenas num segundo momento, como resultado da descoberta de um comportamento da realidade – uma lógica – que foi trazida para dentro da iluminação da consciência. Ou seja, se a consciência é o pensamento que se tornou consciente de si mesmo, a razão é a lógica tornada consciente. Uma vez que surge a razão, surge com ela o “discurso racional”, ou seja, a linguagem falada. E com ela um mundo de nomes e palavras, diverso do silencioso mundo da emergência do ser humano. Esta primeira transição, então, retira o ser humano de um estado primordial, onde possuía uma percepção diversa da dos dias atuais. Lá ele tinha, presumivelmente, uma percepção da realidade que é a mesma que tem o restante da natureza e as próprias crianças, na primeira infância. Tal abandono da percepção da primeira infância coletiva da humanidade seria justamente o que significa a “expulsão do paraíso”, da metáfora bíblica. Uma expulsão que todos voltamos a sentir, quando somos introduzidos pelos adultos, em nossa primeira infância, num mundo composto de coisas e palavras. E nós adultos, neste caso, quando oferecemos a racionalidade a nossas crianças, nos revestimos, ainda que de modo inconsciente, do papel da famosa serpente.Fiquem em paz

em resposta a: A IMPORTÂNCIA DE PENSAR #86394
    ajce1962
    Membro

Olá amigo M. Duclós só não o citei ( Carlos Castaneda ), por que o texto é por demais evidente, pelo menos para mim que acompanho os livros dele há 30 anos, e também assim tive a oportunidade de conhecer mais um bom site, desse site tirei este texto que gostei.http://www.consciencia.org/quem-tem-ouvidosAssim, o primeiro salto do homo rationalis foi o de seu surgimento, quando ele sofreu uma primeira inversão a partir do homem do estado “antecedente da razão”. Antes disso, a relação que o ser humano tinha com a natureza poderia ser reputada “mágica”, pois ela ultrapassava o que hoje consideramos “natural”. A primeira inversão ocorreu então como uma transição do silêncio original em que surgiu o ser humano para a constituição de um mundo de nomes e coisas: foi o surgimento da razão, que “expulsou o ser humano do paraíso” e o jogou na “fase mítica”, onde a relação com a natureza, que era direta, passou a ser mediada pela razão. O que era mágico adquiriu nomes e passou a fundamentar o mundo na forma de deuses e mitos. Da fase mítica para a construção racional de mundo foi um segundo salto, que ocorreu concretamente no chamado “milagre grego”, quando a antiga lógica tornou-se a “lógica formal”, e a antiga razão tornou-se a “razão especulativa”, originando o modo ocidental-europeu de fundamentar o mundo, que veio a se tornar hegemônico após o final da Idade Média. De modo a demonstrar que também este ser que é a Europa não surgiu de modo inusitado, antes advém do antigo como resultado de um movimento evolutivo que a tudo arrasta. Por fim, presumivelmente, um novo salto levará a Europa e o ser humano para o seu fim, e o início de um novo elo.Fiquem bem com L. Pausini:http://www.youtube.com/watch?v=PCaHqyZ1ReM&feature=PlayList&p=0A6E50941E4404DF&index=4&playnext=4&playnext_from=PL

em resposta a: A IMPORTÂNCIA DE PENSAR #86392
    ajce1962
    Membro

Olá a todos amigos!Os xamãs,são homens de conhecimento antes que homens de razão, e como tal estão adiantados em relação aos intelectuais, que assumem que a realidade (frequentemente equiparada com a verdade) se conhece através da razão. Um xamã mantém que a única coisa que se pode conhecer mediante a razão são nossos processos de pensamento, mas que é só mediante o ato de compreender nosso ser total, em seu nível mais sofisticado e intrincado, que poderemos apagar os limites com os quais a razão define a realidade.Os xamãs cultivam a totalidade de seu ser, ou seja, que não necessáriamente fazem uma distinção entre os aspectos racionais e intuitivos do homem. Utilizam ambos para chegar ao reino da consciência, que chamam de "conhecimento silencioso", o qual existe mais além da linguagem e mais além do pensamento.O chegar a um ponto de abandono onde o "eu" é tão somente uma idéia que pode ser mudada à vontade, é um verdadeiro ato de xamanismo, o mais difícil de todos. Quando se afasta a idéia do "eu", os xamãs têm a energia para alinhar-se com o intento, e ser mais do que acreditamos constituir o normal.Esses xamãs tinham uma outra unidade cognitiva chamada a roda do tempo. Eles explicavam a roda do tempo dizendo que o tempo era como um túnel de comprimento e largura infinitos, um túnel com sulcos de reflexão. Cada sulco era infinito, e havia um número infinito deles. As criaturas vivas eram obrigadas, pela força da vida, a contemplar um determinado sulco. Mas contemplar um sulco significava ser agarrado por ele, para viver aquele sulco. O objetivo final do xamã é, por meio de um ato de profunda disciplina, focalizar a sua atenção plena na roda do tempo, com o propósito de fazê-la girar. Os xamãs que conseguiram fazer girar a roda do tempo podem olhar em qualquer sulco e tirar dele o que quiserem. Estar livre da força enfeitiçadora de olhar somente em um desses sulcos significa que os xamãs podem olhar em qualquer direção: quer o tempo recue ou avance sobre eles.*****Musica de KAGAYA&CELINE DION:http://www.youtube.com/watch?v=ShPfpPFR7PQ&NR=1A DEUS AMIGOS

em resposta a: Deus existe? Então me Prove ! #79192
    ajce1962
    Membro

OláSOPHIA ANDRESENChamo-Te porque tudo está ainda no princípio E suportar é o tempo mais comprido. Peço-Te que venhas e me dês a liberdade, Que um só dos teus olhares me purifique e acabe. Há muitas coisas que eu quero ver. Peço-Te que sejas o presente. Peço-Te que inundes tudo. E que o teu reino antes do tempo venha. E se derrame sobre a Terra Em primavera feroz pricipitado.*****Um pouco de ENYA amigos:http://www.youtube.com/watch?v=VoGdz2EKGO0&feature=relatedA DEUS AMIGOS

em resposta a: A poesia como meditação… #86760
    ajce1962
    Membro

OláJUAN R. GIMÉNEZInflama-me, poente: faz-me perfume e chama; que o meu coração seja igual a ti, poente! descobre em mim o eterno, o que arde, o que ama, ...e o vento do esquecimento arraste o que é doente! Adeus amigos

em resposta a: A poesia como meditação… #86761
    ajce1962
    Membro

OláF. PessoaNão tenho ambições nem desejos. ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar sózinho. ... Ou quando uma nuvem passa a mão por cima da luz E corre um silêncio pela erva fora. ... Porque quem ama nunca sabe o que ama Nem sabe porque ama, nem sabe o que é amar... ... Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo... Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer, Porque eu sou do tamanho do que vejo E não do tamanho da minha altura... ... A mim ensinou-me tudo. Ensinou-me a olhar para as coisas. Aponta-me todas as coisas que há nas flores. Mostra-me como as pedras são engraçadas Quando a gente as tem na mão E olha devagar para elas.Adeus amigos

em resposta a: Deus existe? Então me Prove ! #79191
    ajce1962
    Membro

Olá“Só há um passaporte para a 'Presença' desses Grandes Seres:muito Amor transbordante para com o seu Deus Interno e para com Eles,unido à determinação de extirpar do humano toda discórdia e todoegoísmo. Quando um indivíduo se toma suficientemente decidido a servirsomente ao Plano Construtivo de Vida, consegue perfeitamente disciplinarsua natureza humana, por mais desagradável que lhe seja a tarefa."“Todo o indivíduo na Terra é livre, a cada momento, para 'Despertare ir em busca do Pai' - seu Deus Interior, se apenas voltar as costas àscriações dos sentidos humanos e firmar a atenção na Única Fonte doUniverso de onde podem emanar paz, felicidade, abundância e Perfeição."Adeus amigos

em resposta a: Deus existe? #85700
    ajce1962
    Membro

OláNós entes humanos, somos os mesmos que eramos há milhões de anos- enormemente ávidos, invejosos, agressivos, ciumentos, ansiosos e desesperados, com ocasionais lampejos de alegria e afeição. Somos uma estranha mistura de ódio, medo e ternura; somos a um tempo a violência e a paz.Adeus amigos

Visualizando 15 posts - 91 até 105 (de 127 do total)