Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
ajce1962Membro
Ricardo Reis – Fernando PessoaAos DeusesAos deuses peço só que me concedamO nada lhes pedir. A dita é um jugo E o ser feliz oprimePorque é um certo estado.Não quieto nem inquieto meu ser calmo Quero erguer alto acima de onde os homens Têm prazer ou dores.
ajce1962MembroFernando PessoaABISMO Olho o Tejo, e de tal arte Que me esquece olhar olhando, E súbito isto me bate De encontro ao devaneando - O que é ser-rio, e correr? O que é está-lo eu a ver? Sinto de repente pouco, Vácuo, o momento, o lugar. Tudo de repente é oco - Mesmo o meu estar a pensar. Tudo - eu e o mundo em redor - Fica mais que exterior. Perde tudo o ser, ficar, E do pensar se me some. Fico sem poder ligar Ser, idéia, alma de nome A mim, à terra e aos céus... E súbito encontro Deus.
ajce1962MembroTodas as vezes que o homem deseja alguma coisa desordenadamente, torna-se logo inquieto. O soberbo e o avarento nunca sossegam; entretanto, o pobre e o humilde de espírito vivem em muita paz. O homem que não é perfeitamente mortificado facilmente é tentado e vencido, até em coisas pequenas e insignificantes. O homem espiritual, ainda um tanto carnal e propenso à sensualidade, só a muito custo poderá desprender-se de todos os desejos terrenos. Daí a sua frequente tristeza, quando delas se abstém, e fácil irritação, quando alguém o contraria.Se, porém, alcança o que desejava, sente logo o remorso da consciência, porque obedeceu à sua paixão, que nada vale para alcançar a paz que almejava. Em resistir, pois, às paixões, se acha a verdadeira paz do coração, e não em segui-las. Não há, portanto, paz no coração do homem carnal, nem no do homem entregue às coisas exteriores, mas somente no daquele que é fervoroso e espiritual.Não há melhor e mais útil estado que se conhecer perfeitamente e desprezar-se a si mesmo. Ter-se por nada e pensar sempre bem e favoravelmente dos outros, prova de grande sabedoria e perfeição.Oh! Como passa depressa a glória do mundo! (Tomás de Kempis)http://ezequiel-universos.blogspot.com/ Participem e comentem, amigos e amiga Acácia!! :good_mini:Felicidades a todo mundo!!
ajce1962Membro“O pensamento cessou – o pensamento que é memória, acumulação de experiências, de cicatrizes do passado; e quando a mente está de todo em todo tranquila – sem ter sido posta tranqüila – a realidade se manifesta. Essa experiência é a experiência da realidade, e não da ilusão, e tais experiências proporcionam bênçãos ao homem. A verdade, o amor, é o desconhecido, e o desconhecido não pode ser capturado pelo conhecido. O conhecido precisa cessar, para o desconhecido ser; e quando o desconhecido surge na existência, derrama-se uma benção.” (Krishnamurti)A todo mundo!!PS: Onde há meditação nada mais existe das ilusões do mundo, muito menos...
ajce1962Membro“Não há problema senão o da realidade, e esse é insolúvel e vivo. Que sei eu da diferença entre uma árvore e um sonho? Posso tocar na árvore; sei que tenho o sonho. Que é isso, na sua verdade?”
A Verdade é única, igual para todos os que a atingem.Sonhos somos nós, a maior realização de cada um é descobrir quem é o sonhador.Namasté
ajce1962MembroA genealogia humana é fato.Desconheço aquele que não tem passado...O único ritual ao qual me rendo é o ritual comum a todos os mortaisNamasté
O passado, mesmo depois de se tornar inconsciente pelo tempo e desde crianças, continua a influenciar-nos.O não ter passado significa que, pela meditação, o trazemos do inconsciente para o consciente. Terminando, assim, a sua influência, o passado. Vivendo-se, então, no momento a momento, percebendo-se tudo como realmente é... sempre novo.A Deus!!
ajce1962Membro“O homem é feito pelas suas crenças.Conforme aquilo em que crê, assim ele é."BHAGAVAD-GITA...A compreensão do Amor.... E essa mente - que é então a verdadeira mente religiosa - pode compreender a natureza da morte. Pois, sem a compreensão, não há compreensão do amor. A morte não é o fim da vida. Não é uma consequência de doença, senilidade ou acidente. A morte é uma coisa com que temos de viver todos os dias, morrendo para tudo o que conhecemos. Se não conhecerdes a morte, jamais conhecereis o amor.O amor não é memória, também não é simbolo, imagem, ideia; não é o amor um ato social; o amor não é uma virtude. Havendo amor, há virtude; não se precisa lutar para se tornar virtuoso. Se não conheceis o amor, é porque ainda não compreendestes o que é morrer - morrer para vossa experiência, morrer para vossos prazeres, morrer para qualquer nemória oculta, inconsciente. É quando tudo trouxerdes à luz e morrerdes a cada minuto - para vossa casa, vossas lembranças, vossos prazeres morrerdes voluntária e facilmente, sem esforço, sabereis então o que é o amor. (Krishnamurti) :good_mini:Namasté
ajce1962Membro"...O sonho é sinal que têm fruta madura no quintal do vizinho..."Quem sabe como serão as rosas de outros planetas???Abraços
Dos outros não sei... mas do nosso são Belas!! :music_mini2:Namasté
ajce1962MembroOra, as regras eu posso vê-las e comandá-las na geometria plana. Está ao alcance de todos justamente por este todo necessitar delas. Não são as regras sociais que nos afastam da percepção de Deus, ao contrário, Dele cada vez mais nos aproximamos através do conhecimento. O que não é comum a todos é que interessa para Deus pois ele nos concedeu individualidade. É a profundidade, a terceira dimensão, a alma humana é que importa a Deus. É em seu território particular que o homem faz suas escolhas, exerce seu livre-arbítrio. Se a pressão das regras sociais tende a nos dividir entre Deus e nós mesmos, cabe a nós a escolha, por isso, a importância de amarmos a Deus sobre todas as coisas. Quanto a amar os corpos, a carne ou a matéria, eu estou aqui na condição de humana sob permissão de Deus. Se Deus nos permite o usufruto das delícias, por que abrir mão delas? No entanto, seria desprezando o meu semelhante que eu estaria apto a gozar tais delícias??? Não seria o meu egoísmo a ilusão que me deixa estagnado bem como me torna uma trave no olho do meu irmão? "...É do coração que procedem as saídas da vida..." Em paz com Deus, em paz com os homens. E esta paz é que garante minha evolução. Existem muitas moradas ainda a nós ocultas por não estarmos aptos a explorá-las... o que a mente humana é capaz de conceber é possível de realizar... Mas apenas um é o Caminho...
Será que há mesmo livre-arbítrio? Livre tem que ser livre... E como é isso possível se na mais mínima escolha que fazemos sempre optamos por uma ou outra consoante o que aprendemos no passado?E qual será esse caminho único? Não será pela meditação, pelo esvaziar a mente de coisas velhas, que nos impingiram desde crianças? Para nos encontrarmos com a verdadeira essência.O ego, ou as várias personalidades que vestimos instantaneamente perante qualquer situação, é o inimigo do Espírito, de Deus. São as máscaras que nos iludem e afastam da percepção da verdade.Namasté
ajce1962MembroPrefiro rosas, meu amor, à pátria,E antes magnólias amoQue a glória e a virtude.Logo que a vida me não canse, deixoQue a vida por mim passeLogo que eu fique o mesmo.Que importa àquele a quem já nada importaQue um perca e outro vença,Se a aurora raia sempre,Se cada ano com a PrimaveraAs folhas aparecemE com o Outono cessam?E o resto, as outras coisas que os humanosAcrescentam à vida,Que me aumentam na alma?Nada, salvo o desejo de indiferençaE a confiança moleNa hora fugitiva.(Fernando Pessoa)A todo mundo!!
ajce1962MembroPorque são todas as regras sociais que nos fazem afastar da percepção de Deus!! São totalmente contrárias a essa percepção da verdade, como falou Cristo.A percepção social, o egoísmo, é o estorvo da percepção da verdade.E como podemos ter livre-arbítrio se nascemos dentro de uma sociedade cheia de preconceitos e crenças vãs, e que nos ensinam a olhar o outro como inimigo?Se somos todos um, onde está o mal, o pecado ou o inimigo, apenas na cabeça de quem assim pensa, ou não?Deus, a consciência, julga-nos pela intenção, sendo assim, o único livre-arbítrio é amar a Deus acima de todas as ilusões do mundo. Este amar a Deus ou ao próximo como a nós mesmos, como bem disse Cristo, não significa amar os corpos, a carne ou a matéria mas sim o Espírito.A todo mundo!! A Deus!! :music_mini2:
ajce1962MembroDeus existe, é a consciência una, universal.O homem pensa ter livre-arbítrio, mas não tem. Se todas as suas escolhas estão aprisionadas ou ligadas à escola que é a vida, ao passado, nunca podem ser livres. Por isso não há essa coisa de livre-arbítrio.Até logo!!
ajce1962MembroE conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8,32).E não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma.Temei antes aquele que pode destruir a alma e o corpo (Mt 10,28).Alguém pagou alto pelo nosso resgate; não vos torneis escravos dos homens (1Cor 7,23). :music_mini2:A todo mundo!! Felicidades!!
ajce1962MembroPassamos pelas coisas sem as ver,gastos, como animais envelhecidos:se alguém chama por nós não respondemos,se alguém nos pede amor não estremecemos,como frutos de sombra sem sabor,vamos caindo ao chão, apodrecidos.(Eugénio de Andrade)A todo mundo!!
ajce1962MembroOu seja, a meditação coloca de lado os ensinamentos dos mestres, para que possamos encontrar nela aquilo que é ensinado pelos mestres?
Se se pensar que os mestres ensinam a meditação como uma maneira de se entrar no 'vazio', sem raciocínios ou pensamentos, sim.
Mas se alguém colocasse de lado os ensinamentos de todos os mestres, como ele iria saber disso? (que a meditação coloca os ensinamentos de lado) E por que ele faria isso? (meditar)
Por esse estdo de ser, vazio, descobre a verdadeira realidade, o que 'é'."Porque ele faria isso? (meditar)" Para o "Conhece-te a ti próprio).Namasté
-
AutorPosts