Miguel (admin)

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1,696 até 1,710 (de 6,713 do total)
  • Autor
  • em resposta a: Banquete de Platão #74137

http://www.cbp-rj.org.br/artigo03_11.htm

é o melhor resumo que encontrei na internet

la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la la

em resposta a: Filosofia e alienação #71590

Sim, a minha comparação é nesse sentido. Os impostos deveriam ser pagos proporcionalmente para que houvesse uma melhor distribuição de renda.

Se isso existe na prática, não é realmente como deveria, está deixando muito a desejar e essa forma de tributação deveria, então, ser reformulada…

em resposta a: Teoria da literatura #79871

Acho que esses textos podem te ajudar, Hevelyn:

http://72.14.207.104/search?q=cache:pyIyuAeQvp8J:www2.uerj.br/~pgletras/revista/antonieta.htm+wolfgang+iser+literatura&hl=pt-BR

http://www.uem.br/~urutagua/02_literatura.htm

Espero que, depois de lê-los, você se encontre…

oi estou completamente perdida.Preciso entregar um trabalho na terç-feira e ainda não comecei é sobre o livro “aula” de roland barthes e um texto sobre” problemas da teoria da literatura atual: o imaginario e os conceitos – chaves da epoca” de wolfgang iser preciso fazer uma comparação desses dois textos ou seja um conflito.Hevelyn

em resposta a: Liberdade #74347

Olá, Nahuina e Mileto,

Embora discordemos algumas vezes em alguns pontos (e isso não é necessariamente ruim, pois é por essa razão que existe o debate) percebo que vocês dois conhecem bem sobre filosofia. E isso é raro, principalmente no Brasil, eu acho. O que me leva curiosamente a perguntar:

Nahuina, você faz curso superior de filosofia ou é formado em filosofia?
    Mileto, você faz curso superior de filosofia ou é formado em filosofia?

Essas são algumas duvidas que tenho a respeito do site. Se todos aqui são filósofos no sentido acadêmico, ou apenas como eu, autodidata. Também gostaria de saber se o site é uma ONG, onde funciona? Que cidade/estado? Ou é só virtual/digital? Vocês pagam alguma coisa para se cadastrar/registrar?

Acho esse site muito bom, tanto para adquirir cultura quanto para adquirir novos amigos.

As vezes me sinto em desvantagem por não fazer o curso de filosofia. Isso me deixa inseguro, em pensar que eu possa estar falando com filosofos de verdade, enquanto eu estou apenas caminhado no estudo da historia da filosofia.
    Eu estou me formando em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, no auge dos meus 26 anos. E vocês?

Espero continuar nossos fóruns.
    Até breve, novos amigos.

em resposta a: Liberdade #74346

“É no mínimo inocente criticar os Dogmas cristãos como se isso (a crítica) fosse filosofia…”

Você e eu lemos Convite a filosofia.

Procure: Pagina 263 cap 2; unid 8
    O título é:
    Críticas a religião. Por que Chauí se dedicaria a escrever sobre esse tema (num livro de filosofia)se nao fosse filosofia.

Olha:

Se fosse inocente criticar a religião, seria inocente criticar a ideologia,
    seria inocente criticar a arte, a burguesia, o trabalho…
    seria inocente criticar qualquer coisa.
    seria inocente criticar.
    seria inocente
    seria…
    nada.

A filosofia é um pensamento critico sobre qualquer objeto. A filosofia é importante nas criticas a ideologia (inclusive ideologias religiosas) e importante critica dos dogmas (inclusive religiosos) e critica de outras filosofias (inclusive religiosas) e importante critica da moral (inclusive religiosa) e da superestrutura (onde estão as religiões, filosofias, ciências etc)

“É no mínimo inocente criticar os Dogmas cristãos como se isso (a crítica) fosse filosofia…”

Nietzsche não é filosofia????

E finalmente, respondendo a pergunta que vale 1 milhão de reais:

As drogas (esquecendo da relação física) trazem alguma liberdade p/ o individuo?

Não, seu Silvio. As drogas causam uma fuga, um estado de psicose, de alucinação, o que pode tornar o sujeito mais autêntico e criativo artisticamente (por ficar mais desinibido, extrovertido) mas não é uma liberdade, e sim uma prisão muito maior. Se a liberdade for tomada como “ser relativamente independente”, as drogas são um objeto a mais para tornar o individuo mais dependente, escravo de seus desejos. E escravo de quem vende a droga. Essa é minha opinião. PARA MIM, ELE FICA MENOS LIVRE COM DROGAS

Mas para Sartre, o ser humano está condenado a liberdade, e sendo assim ele é livre do mesmo jeito: com drogas ou não. Portanto ele não é mais livre ou menos livre pelo fato de usar drogas.
    PARA SARTRE, TANTO FAZ, ELE É LIVRE DO MESMO JEITO,COM A MESMA INTENSIDADE, NÃO IMPORTA O QUE ELE FAÇA.

Lombarrrrrdemmm, qual o prêmio do nosso participante?

em resposta a: Ideologia, Alienação e Senso Comum #73256

Boa tarde!
    Tenho que entregar um trabalho para dia desessete de junho deste ano, que se refira: IDEOLOGIA, ALIENAÇÃO, ÉTICA. Estou no primeiro ano do ensino médio, por isso só estamos estudando noções básicas. Se puderem me ajudar serei muito grata.

em resposta a: Liberdade #74345

Depende do que chamamos liberdade.

1-A liberdade metafísica (do movimento)acredito que ninguem tenha. Alguns filósofos, como Espinosa, por exemplo acreditavam que Deus fosse a causa primeira de todas as coisas, logo ele estava acima do espaço-tempo)

Os humanos, acredito, estão sujeitos a ação da natureza (tempo-espaço) dentro da relação de casualidade, necessidade, etc… seja como for. Nesse contexto liberdade é ilusória.

É claro que posso usar Deus como exemplo. Eu preveni que seria um exemplo bobo. Mas há vários fatores para justificar o derminismo. Sejam teorias atéias ou não, espiritualistas ou não.

exemplos de determinismo:
    1- A suposta existencia de Deus como um manipulador de fantoches (os humanos)
    2- A teoria atômica (determinista e não crê na imortalidade da alma)

A filosofia nem a ciencia, até onde eu sei, não provaram a não existencia de Deus. Trabalho então com as duas hipoteses.

Voltando a sua pergunta:

2- O artista não é LIVRE (liberdade metafísica, ele não pode iniciar novas correntes casuais, na minha opinião) Porém (e eu acho que voce quis dizer isso) o artista é AUTENTICO

Percebe a diferença dessas palavras em DESTAQUE.

Ser AUTENTICO, para Kant, é: voce da a si mesmo o princípio, determina para si mesmo como agir e age baseado naquele pricipio, agindo em conformidade com voce mesmo.

Semelhante a Espinosa. Mas não vou me alongar nesse tema agora. Nos falamos depois.

Portanto acho que o artísta pode ser autentico. E nós também podemos..

em resposta a: Liberdade versus moral #79792

Pessoal:

Não estou conseguindo acessar o forum Sartre/liberdade

Lá diz: mensagens arquivadas até 19 setembro 2004.

Como faço para ver a ultima coisa que eu postei no site.
    Eu quero salvar aquilo para mim. Alguem por favor me ajude

em resposta a: Liberdade versus moral #79791

Oi, Nahuina, desculpe, eu errei a página. A pagina correta é 333, canto superior esquerdo. Inicio do parágrafo:

“necessidade, fatalidade, determinismo significam que não há lugar para a liberdade, porque o curso das coisas de nossa vida ja está fixado, sem que nele possamos intervir”.

13ª edição,Convite a filosofia, Marilena Chauí, Unidade 8, capitulo 7, A Liberdade.

Nahuina, voce diz:
    “A humanidade faz a cultura.
    A cultura condiciona o individuo.
    Ambas estão certas, não se pode escolher entre uma ou outra”
    Concordo.
    Foi isso que eu disse antes:
    “se somos livres ou não, equivale a responder a pergunta: o homem faz a cultura ou a cultura faz o homem?”

Como vc disse, não há como escolher entre essas duas alternativas (responder se o homem faz a cultura ou vice-versa). Ambas estão certas. Logo, não há como afirmar se o homem é livre ou não (pois afirmar isso, significa responder a essa pergunta, ou seja, escolher entre aquelas duas alternativas)

Mas é uma questão de ponto de vista. Para Sartre a liberdade é inata e incondicional. E ele estava muito bem fundamentado para dizer isso. Só que estou tentando analisar o outro lado.

Sobre o determinismo:

Minha definição parte de
    1- Chauí;
    2- Engels apud Cornforth e
    3- Aranha/ Martins.

Estão corretas, visto que as 3 definições batem. Eu não me enganei com relação a isso.

Sobre liberdade:

Tambem li sobre as 3 definições de liberdade que vc postou (utilizando-se da mesma fonte que eu – marilena chauí).

Entendo que todas aquelas definições são válidas. Mas minha opinião atual (pois posso muda-la, não sou um ser estático, por isso estou nesse forum debatendo, amanhã posso rever meus conceitos e mudar minha opinião, a partir de estudo, leitura, debates com voces etc)é que a liberdade é uma utopica (concordando com o Mileto)

em resposta a: Filosofia e alienação #71589

E. M. Souza

“Por que um bombeiro que é infinitamente mais útil a sociedade do que um cantor de rock deve pagar impostos, se mal consegue pagar a casa própria?”

Por quê cobrar impostos altos destes caras ( roqueiros, jogadores de futebol, pilotos de fórmula 1) e não dos grandes empresários que faturam milhões por ano com suas industrias e muitas vezes nunca pisaram nelas ? Uu até mesmo dos autores que faturam com a venda de livros ??

em resposta a: Filosofia e alienação #71588

Vanderlei lá em cima, no início da debate, levantou uma questões interessantes; a alienação e poder.

Os escritos marxistas são incrivelmente atuais, mas existem lacunas, evidente que K. Marx não escreveu para o século XXI, e sim para o século XIX, por isso, a lacuna, talvez anormal seria querer que suas teorias fossem suficientes para explicar a sociedade atual.

Foucault traz a tona o efeito das relações de poder (também) exteriores ao Estado. Taí uma das lacunas de K. Marx e que deve ser observada com atenção especial. Estas relações de poder, como disse o filósofo, emanam em todas ás direções, não só de cima para baixo. É o poder que perpassa por nós cotidianamente.

Abrindo parênteses para um causo..

……..
    Mês passado fui a uma delegacia e lá havia uma atendente registrando uma queixa de um motorista de ônibus coletivo. A queixa era contra um passageiro que se irritou com o atraso do horário do roteiro e se exaltou, provocando uma confusão no interior do veículo. Quando a atendente foi tomar o depoimento do passageiro, este começou a chorar assustadoramente, parecia uma criança.
    ……..

Considerando diversos ouros fatores que podem ter levado o passageiro a se desesperar, e cair no choro, temos que considerar o poder que paira nas relações entre autoridades instituídas pelo Estado ou a própria sociedade e os indivíduos desta. Contudo, este não é um exemplo muito fiel, pois há a presença do Estado, então tomaremos os detentores de algum saber; médicos, advogados, professores, filósofos. Ou então, os próprios saberes, CIÊNCIA e FILOSOFIA, por exemplo.

em resposta a: Ajudas Urgentes #79335

oi preciso de ajuda sobre o filme o poço e o pendulo na idade média em que a inquisiçao predominou a mulher foi o alvo principal dos julgamentos preciso saber ao menos 3 situacoes que demonstre como a condiçao da mulher era considerada inferior.

em resposta a: A questão da ESSÊNCIA: "Eu sou o que sou" #78425

Nao existe essencia alguma…e antes de surgirem nós os seres humanos???

A questão não é essa.

a flor era apenas uma flor..nascia, vivia e morria

E por que a flor era uma flor? E por que o era nessa frase? Depois ela não é mais? A flor é flor no nascimento, no crescimento e continuará sendo flor na morte? O que faz com que a flor seja flor apesar de todas as diferenças nesse processo?

daí surgiu o ser humano com seu romantismo..para analisar q a flor é bela,linda q se abre lentamente e se alegra com água.

A questão não é essa.

As coisas acontecem pq tem q acontecerem.

Mas os filósofos não se contentam com esse senso comum. As coisas não acontecem somente pq tem que acontecer. Tudo acontece diferente. E o que significa acontecer? …mas essa também não é a questão.

[]'s

em resposta a: Liberdade versus moral #79788

Valeu, Mileto, agora finalmente entendi seu ponto de vista.

Eu estava falando em termos de metafísica. Logo, na sua opinião, o termo que eu deveria ter usado não é liberdade, mas sim “condicinado” (Skinner).

Há duas questões:
    1- Em termos de metafísica (do efeito bilhar) eu chamava aquilo de determinismo.

2-Em termos de ética/moral/psicologia, não falamos em ser determinado, mas ser condicionado.

Eu falava em metafísica. Mas algumas vezes também falava em ética. Isso pode te-lo confundo.

O que estava acontecendo entre nós, acho eu, era uma dificuldade de comunicação, devido aos limites que a internet nos impoe.

Agora eu entendi vc.

em resposta a: Liberdade versus moral #79787

Salve, Mileto.
    Salve, Nahuina.

Tudo bem?

Leiam o que eu postei no fórum: Sartre/ Liberdade, sobre o problema das drogas.

Depois me digam o que acham. Inicialmente é POLEMICO, mas depois eu…

Obrigado por essa oportunidade de debater temas filosóficos. Estou aprendendo muito e gostando muito desses fóruns. A participação de voces dois é um modo de me motivar a buscar ler cada vez mais e assim melhorar minhas perspectivas.

Mesmo assim, eu gostaria que tivessem mais pessoas para debater conosco.

Aguardo comentários de voces sobre o que postei no forum Sartre/liberdade.

E espero que nossos debates continuem. Isso é muito bom para fortaceler nossa retórica (escrita, eu sei, mas ajuda)

No mais…
    Até breve, amigos filósofos!

Visualizando 15 posts - 1,696 até 1,710 (de 6,713 do total)