Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
MAs enquanto não existir este “número praticamente ilimitado de vagas” temos que agir. Sabemos que não devemos tratar os desiguais de forma igual, logo, para a camada social que não pode pagar uma faculdade e sempre estudou em escola pública deveria-se facilitar o acesso destes, ou então, que o Estado pague pelo menos pagasse 80% da mensalidade.
Não estou levantando bandeira racial, mas sim, de classe.Miguel (admin)MestreCaros Senhores
Acredito em uma medida para diminuir drasticamente o desemprego mundial, claro que hoje esta medida está mais para uma utopia.
Seria o seguinte: devia partir da OIT medidas propondos a redução da jornada de trabalho de 8 para 5 horas com redução de salário em 10%, obviamente os empresários não concordariam com isso!
Então, vamos ver onde vamos parar com esta multidão de famintos pairando por aí, infelizmente não estarei vivo para ver a catástofre.Miguel (admin)MestreCaros senhores
Aquí em Salvador esta questão de cotas tb gerou e gera até hoje bastantes discussões, pois a UNEB determinou, no início do ano, 40% das vagas para quem se declarasse negro.
A princípio, no calor da hora, aplaudi com veemência, pois tratava-se da correção de um erro histórico e lamentável, mas, passada a euforia, a paixâo, percebí que esta medida beneficiava apenas parte de uma camada social que é despreviligiada economicamente e não seria justo ( se é que posso utilizar esta palavra) para com os outros desta mesma camada social, pois , a questão no Brasil não é apenas racial é tb social. Como sou favorável ainda a cotas, por um tempo determinado, daria como sugestão que se estabelecesse cotas não para negros, mas para alunos que tivessem feito o ensino médio e secundário em escolas públicas.
Mesmo sabendo que está é uma medida paleativa que não vai a raiz do problema.Miguel (admin)MestreSr. Pilgrim e demais participantes
Sou o membro Marcos, estou utilizando o nick 105 TORRE NORTE.
Já foi dito por alguém neste fórum que o presidente petista, como qualquer outro, exerce a função de administrar o capital. Estou de acordo com o que foi dito, logo, não me surpreendo com estas posições petistas atuais, concordo tb com vc quando disse que com o Serra não seria muito diferente.
O fato é que houve uma apreensão demasiada quanto ao governo de Lula e pelo menos na área social esta expectativa não está sendo correspondida, enquanto na área econômica, a tal da estabilidade está aí para alegria do capital estrangeiro – mas é um governo para o sistema capitalista o que se devia esperar??Por hoje é só.
Miguel (admin)MestreAh, Pilgrim fez uma bela citação como sendo de Santo Agostinho em q não lembrava a referência. Eu lendo a bíblia por acaso encontrei, na primeira epístola de Paulo aos coríntios capítulo 8: “A ciência incha, mas o amor edifica. Se alguém pensa que sabe alguma coisa, ainda não conhece nada como convém conhecer.” Talvez Santo Agostinho tenha a tirado de lá.
Miguel (admin)MestreEm grego?
Tem na internet
Ou uma tradução?
Miguel (admin)MestreQueria receber via e-mail o texto original A Alegoria da Caverna”( O mito da Caverna) dePlatão
Miguel (admin)Mestreclaro que existe uma enorme diferençã entre o PT de 1990 e o de 2003, mas as conjunturas tb mudaram
Uma mudança importante é que agora o PT já chegou onde queria.
Quem viu o nosso presidente, em tempos de campanha, mudando até o jeito de falar e defendendo coisas que em tempos anteriores execrava nao deve ter se surpreendido tanto assim ao dar de cara com a situaçao atual.
Sobre a primeira pergunta em minha mensagem anterior, nao sei por que, me recordo do falecido quando dizia “esqueçam o que eu disse”.
Não devemos esquecer tb que nossa sociedade é politicamente conservadora o que obriga alguns partidos a mudar ou camuflar seus discursos.
De fato o PT está bem camuflado, se um acordasse agora nao conseguiria ver grandes diferenças entre o pais de hoje e o daquele dos tempos do FHC, a nao ser, talvez, que há mais desemprego e que o grande comandante aparece falando menos besteira na TV. O povo continua sendo esfolado, mas pelo menos agora nao fica ouvindo que isso é para o bem dele.
Miguel (admin)MestreCaros colegas,
Apesar deste debate encontrar-se um pouco velho, pois já se passaram quase um ano e muitas cousas aconteceram, gostaria de deixar aqui algumas considerações a respeito do tema, quem sabe não reabre o debate!
A situação em que se encontra o PT hoje, defendendo e praticando algumas idéias que antes atacava não me surpreende, claro que existe uma enorme diferençã entre o PT de 1990 e o de 2003, mas as conjunturas tb mudaram, o PT se remodelou, mantém algumas bases e outras parece que não, ou esqueceu, isto é bom para o partido? depende de muita coisa, mas não vem ao caso. Está mudança empregada está diretamente relacionada com a metamorfose do capitalismo que obriga seus “opositores” a tb mudarem, como tb está ligada as perspectivas do partido, pois acredito, que não quer ser oposição sempre! Não devemos esquecer tb que nossa sociedade é politicamente conservadora o que obriga alguns partidos a mudar ou camuflar seus discursos.Miguel (admin)MestreViva!! Finalmente, aparece ,alguém, aqui neste Forum, que não é “direitoso” ou “proto-facistóide”. O Torre Norte, vem reforçar o time dos progressistas, deste forum. Isto é importante, uma vez que nestes tempos , ditos pos-modernos, a direita não se assume como tal,até, mesmo, porque, os totalitarismos estão fora de moda. Mas esta proto-direita, mostra a sua face ao ser contra as cotas para minorias, as universidades públicas e outras questões.
Miguel (admin)MestreCaro Gallagher
Sou democraticamente contra as suas observações.
Se existe nas universidades públicas um grande contigente de alunos que´possuem um poder aquisitivo suficiente para pagerem cursos particulares, é por que não são dadas as condições educacionais e econômicas necessárias para o aluno de classe economicamente desfavorecida galgar uma vaga na faculdade e assim mudarem estes números e para isto basta os governantes investirem, mas investirem mesmo, nos ensinos médio e secundário ou então, com uma medida rápida,e provisória, até as devidas melhorias, estabelecerem uma cota mínima para os alunos oriundos das escolas públicas ocuparem nas universidade públicas
E quando vc oferece universidades com qualidades vc está ajudando a construir um conhecimento com baixo custo, pois comprar tecnologias estrangeiras sai bem mais caro
E a respeito da idéia de “propor o fim das universidades públicas”, nem é preciso comentar! Para quem reclama da concentração de renda! O que seria esta medida senão previlegiar quem tem dinheiro??
Existem muito mais do que 14% de estudantes públicos impossibilitados de pagarem pelos seus estudos, e estes enxergam na educação a única forma de poderem conseguir um padrão de vida melhor.
Apesar deste desejo de ascenção social ser mais um tentáculo superestrutural da ideologia capitalista, acredito que acabarem com as Univ Públicas seria eliminar uma via para muitos estudantes de entrarem em contato com um conhecimento novo, mesmo que de certa forma este conhecimento seja selecionado.* 105 TORRE NORTE foi retirado da obra : Um Conto de duas Cidades(Charles Dickens) e refere-se a localização e denominação de um prisioneiro da Bastilha destruída pela Revolução.
Miguel (admin)MestreCaros colegas deste debate, como estudante de História e apreciador de debates com qualidades, não poderia deixar de apresentar aqui meus pareceres a respeito do tema em questão.
André L Martins apresentou considerações interessantes quando afirma que: ” Só gostaria de salientar o caráter alienígena do burguês que não consegue compreender mais sua incapacidade de perceber que a restrição ao consumo será a última pá de cal deste moribundo sistema capitalista.” aí está, ao meu ver, o início da derrocada do capitalismo como ele é hoje, a concentração de riquezas vem a tornar este sistema insustentável, isso não quer dizer que o proximo passo seria a ditadura do proletariado, acredito que esta perspectiva de tomada do poder por parte do operariado já está ultrapassada. Com certeza ocorrerâo mudanças neste sistema, talvez não daqui a 100 ou 200, 1000 anos, mas ele será modificado. A dinâmica da História ratifica.
E quanto a alienação do trabalhador, é mais que claro que ele está alienado,(no termo marxista da expressão) a divisão organizacional do trabalho moderno impõe isto! Veja só, estou em uma fábrica em Camaçari/ba, sou responsável pelos serviços de telefonia, e não sei qual o nome do(s) produto(s) final(is) que saem daqui, isto não é desinformação, é alienação, não me sinto parte do produto, estou alienado.* 105Torre Norte, aparece no Romance : Um Conto de Duas Cidades,(Charles Dickens) indica a localização de um prisioneiro da Bastilha, destruída após a Revolução
Miguel (admin)MestreMissão?? Não pensei em missão,mas em vontade de entender. Afinal os filosófos não querem entender/interpretar o mundo?Alguns poucos ainda pensavam em transforma-lo segundo um certo entendimento/compreensão.Se soubermos avaliar,o momento em que estamos,certamente nos ajudará na compreensão do mundo.O ínício da discussão, já poderia nos levar até a algumas, não digo definições, que são sempre complicadas,mas à algumas conclusões, mesmo que provisórias.Continuo aguardando os mais “esclarecidos”.
Miguel (admin)Mestreo homem tem em si a liberdade de escolha,mas infelizmente ele ainda não está racionalmente preparado, o que leva a grande ter vontade de poder para as outras pessoas na vida.
Miguel (admin)MestreSobre a compreensao de um pensamento, dada a frase:
“Do sistema de um só ao lado de todos, estima-se a distância que vai da unidade ao infinito”
Significa que, do ponto A, que está ao lado do ponto B, que está ao lado do ponto C, que está ao lado do ponto… voce pode estimar a distancia que vai da unidade (o ponto A) até o infinito.
PS: ainda nao resolve o problema da traduçao mas ajudaria se na pergunta tivessem constado outros dados de contextualizaçao, do tipo: “… que comentário poderia ser feito sobre a frase F do autor XYZ no capitulo N da obra K com relaçao ao tema T?”
-
AutorPosts