Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Miguel (admin)Mestre
Hum, eu tive uma formação esperitual sim!!
Fui Cátolico por algum tempo, Espirita e Evangélico, hoje não sigo nenhuma religião.
Vamos analizar sua tese:
olha Deus é tão perfeito e bom que quando criou o homem deu-lhe toda liberdade.–>(“quem é Deus?? em como você pode afirmar que ele é bom etc e tal?? Você já “bateu um papo com ele”)o homem aproveitou dessa liberdade, achou que fazer festa era melhor, achou que pecar era melhor.–>(O homem achou bla, bla, bla, a fica quieto!! Se Deus prega a iqualdade por que ele tem que ser um ser superior, por que ele pessoalmente não vem a terra!! Em!? Se Deus é perfeito por que ele não criou agente perfeito!? Quem é Deus para nos julgar? Por acaso Deus já veio a terra para nos dizer olha humanos vocêis são seres inferiores e é eu que mando por aqui então faiz favor de calar a boca e obedeçer!!) então para provar que Deus é bom–>(O que é ser bom e o que é ser ruim? Nunca me insinaram isso? O que é bom o que é ruim? Qual o conceito disso? O que é certo e o que é errado?), Ele mandou seu filho para ajudar as pessoas a sairem desse pecado–>(Se nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus por que temos pecado? Pecado é humano!! Mas.., o que é pecado? Qual o conceito de pecado? Nos livrar dos nossos pecados, hum.., então por que Deus já não criou nós sem pecado?), as pessoas acharam uma loucura e mataram Jesus–>(“Quem disse? Será mesmo que Jesus existiu mesmo? As pessoas acharam uma loucura? Essa é nova em!?).
depois você pergunta, porque o homem sofre, agora essa pergunta, certamente você fez para ironizar, não que não saiba, pois se sofremos é porque fizemos coisas erradas, se os homens não quiserem sofrer é só não faser outros sofrerem–> (Há!! “Nós sofremos por que fizemos coisas erradas”, é mesmo!! Mas até hoje ninguém me disse com precisão, o que é certo e o que é errado!! Por que Deus pessoalmente não vem a terra e diz para nós pobres mortais o que é certo e o que é errado?), pô amigo reflita um pouco, nunca acredite cegamente em sua religião.Miguel (admin)MestreOlha discutir sobre o sentido da vida é algo complicado mesmo por que ninguém vai encontra-lo,
em questão aos doentes e aquelas pessoas que nem ao menos podem mexer o pescoço, fico imaginando será que existe sentido de vida para elas? Como uma pessoa pode “viver” em tal estado? É complicado tratar com tal assunto, mas qual seria a solução então? Eutanásia? Será que se elas “partissem dessa para melhor” seria melhor mesmo? A minha opnião seria que cada caso e cada caso e teria que ser analizado.Miguel (admin)MestreProcure nas bibliotecas o livro “Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres” de Diogenes Laércio. Uma boa tradução é a do Mário da gama Khuri, Editora da UNb.
Miguel (admin)Mestreamigo, infelismente você nunca teve uma formação espiritual. começo com a pergunta que você deixou, por que existe pecado?
olha Deus é tão perfeito e bom que quando criou o homem deu-lhe toda liberdade. o homem aproveitou dessa liberdade, achou que fazer festa era melhor, achou que pecar era melhor. então para provar que Deus é bom, Ele mandou seu filho para ajudar as pessoas a sairem desse pecado, as pessoas acharam uma loucura e mataram Jesus.
depois você pergunta, porque o homem sofre, agora essa pergunta, certamente você fez para ironizar, não que não saiba, pois se sofremos é porque fizemos coisas erradas, se os homens não quiserem sofrer é só não faser outros sofreremMiguel (admin)MestreSanto Agostinho nunca deixou de ser o que sempre foi mesmo após “sua conversão” ao cristianismo – um grande filósofo. E pra mim o lindo em S. Agostinho é justamente essa capacidade maravilhosa de encontrar Deus a partir da razão e tendo aceitá-lo na fé se tornou consequência do seu ser inteligente. Quão tarde te encontrei dizia Agostinho. Não diria isso. A questão é “Quão tarde te admiti em mim como verdade revelada pela fé, porque como iluminação sempre soube da sua existência”. Solange Pereira do Nascimento
24/04/2001 às 5:55 em resposta a: Como ser um filósofo, somente pelo prazer sem recursos financeiros … #73162Miguel (admin)MestreDevemos analisar que não nos encontramos em epóca mitológica.Existe uma sociedade e esta exige algo de você. Talvez realmente esta interrogação que nos tem a mente sobre o começo e o fim de nossas vidas seje o motivo de tanto interesse sobre a filosofia. Mas para os apaixonados por ela o que importa é querer saber sempre mais.
Assim entram em contradição muitas vezes o dever e o querer… Mas no meu caso, algumas pessoas dependem de mim para terem seu futuro, eu dependo de mim mesma para construí-lo, e será que a filosofia se encarregaria de dar o que talvez outra curso comum como outro qualquer me daria? Guardo a paixão pela filosofia dentro de mim; mas acredito que se o curso nas Universidades tivesse um maior enfoque seria muito mais fácil de tornar o útil ao agradável. Você arriscaria toda a sua vida para isso, mesmo tendo 18 anos e necessitando bruscamente de se definir algo que traga benefícios? É tão fácil dizer e muito difícil de se agir…Miguel (admin)MestreA subjetividade impera. Quando eu olho para uma barra de um metro de largura, vejo uma coisa que só eu vejo, posto q qualquer pessoa vê diferente. As palavras, idem; nenhuma folha é capaz de comportar a verdade, já q ela é uma experiência subjetiva. Daí concluir q a verdade não é só objeto da ciência, mas de qualquer ser racional, e os caminhos são muitos: ciência, filosofia, religião, arte… cada um desses tópicos se desdobrando em um leque de opções.
Miguel (admin)MestreO sentido da vida é da esquerda para a direita, dependendo do ponto em que você está em relação a ela.
Isso pode parecer meio estranho, mas é menos estranho do que ficar buscando sentido em uma coisa que ninguém sabe de onde veio e para onde vai.
Qual o sentido de buscar o sentido da vida se ninguém nunca vai encontrar, simplesmente porque ele, o sentido da vida, está mudando o tempo todo.
Não é fixo… não tem cheiro nem sabor… nem cor
e não faz sentido…
E depois se por acaso alguém achar que finalmente encontrou o sentido da vida , que graça vai ter vivê-la… como ja dizia a Clarisse Linspertor ..”A vida é para ser vivida até a última gota”
e só.Miguel (admin)MestreCreio q o q o Wagner quis dizer é q se comparado ao Liceu ou a Academia, o ensino dos sofistas poderia ser considerado de péssima qualidade e o q restou ao nosso tempo no nosso país foi só um ensino de baixa qualidade (mesmo nas melhores escolas), inferior ao extremo se comparado ao Brasil pré-64. Nesse ponto acho uma metáfora interessante.
Quanto ao segundo sentido, o valor do ensino, creio q Wagner também tem razão: hoje o ensino serve somente para dar prestígio e levar o estudante a uma faculdade onde aprenderá um profissão prática com a qual ganhará dinheiro. Nada parecido com Platão ou Aristóteles.
Pena.Miguel (admin)MestreA parte da filosofia que geralmente se preocupa com essa relação é a filosofia do conhecimento, ou a epistemologia. Mas para uma ajuda você teria de dizer o que quer saber mais especificamente sobre o tema. Dê uma olhada também aqui no fórum, em Questões Sobre Filosofia em Geral/ A Ciência de Hoje Precisa da Filosofia? Lá tem algumas discussões com informações que podem auxiliá-la
Miguel (admin)MestrePois é, somos criados e educados desde pequenos a “crer sem ver”, não seria a frase perfeita da Igreja para manipular milhões de pessoas? “Crer sem ver”, a frase perfeita, não acham? Por exmplo, Jesus realmente existiu? Ou será uma farsa criada para dar explicação a algo inexplicavel? Ah! é simples, “Feliz aquele que crê sem ver”, não é assim que as pessoas se comportam? Não? Concordo em partes que Deus é um mito, algo criado pelos humanos para dar explicações, como na mitologia grega, eles acreditavam segamente em Deuses, e hoje não ocorre o mesmo mas com um Deus só?
Miguel (admin)MestreQual o sentido da vida? Nenhum! A vida, eh para ser vivida, abusada, usada ao maximo, por que?
Por que não sabemos o que vem depois.Miguel (admin)MestreA vida não tem sentido é para ser sentida…
Miguel (admin)MestreConcordo com o Moore, divergindo no que tange a personalidade.
A meu ver ela também deixa de fazer sentido quando levamos em consideração as várias existências, pois o que temos a evoluir é a essência, essa chama vital, residente neste momento, neste planeta como uma onda em movimento qual fractais, repetindo ciclos e evoluindo sempre, no sentido de DEUS.
Seria então o sentido da vida a evolução, a iluminação a aproximação de DEUS sem nenhuma relação direta com os valores terrenos (que são apenas humanos). O fator humano seria apenas mais um ítem do processo de evolução.
Como provar ?? Apenas crer, porque o sentido da vida é completamente e irremediavelmente pessoal como a iluminação, felicidade, consciência plena. Alguns avatares deixaram pistas, mas não existe uma receita para atingi-la.Miguel (admin)MestrePrezada Cláudia: Não conheço as normas técnicas para se fazer um bom fichamento. Talvez na ABNT. Cada um carrega o seu fardo sobre a terra. Boa sorte em seus estudos.
-
AutorPosts