Santo Tomás de Aquino


– (1227-1274) nasceu em um castelo próximo à cidade de Aquino, Itália, de uma família nobre. Entrou cedo para a ordem Dominicana. Não se sabe com precisão os acontecimentos da sua vida. As universidades surgem no século XII, e elas começam a ter forte atuação e influência. Cria-se um ambiente cultural, nas capitais, em que irão atuar Alberto Magno e seu discípulo, São Tomás de Aquino. Há uma miscigenação cultural, pois os Sábios da Arábia vem para a Europa. São Tomás de Aquino entrou para a universidade de Nápoles, onde estudou filosofia. Sabia, falava e escrevia em latim fluentemente.

Escreveu um opúsculo quando ainda era jovem, O ente e a Essência, entre os anos de 1252 e 1253. Aborda questões metafísicas, explicando o percurso da consciência humana entre a sensação e a concepção . Diz, o que cai imediatamente no alcance do saber humano é composto. O homem se eleva do composto ao simples, do posterior ao anterior. A essência existe no intelecto. A substância composta é matéria e forma. A forma e matéria, quando tomadas em si, ou seja sem o aparato do entendimento racional considerando-as, é incognoscível, mas existem caminhos para a investigação das possibilidades. O intelecto quando está isento da materialidade, desvela que nada pode ser mais perfeito do que aquilo que confere o ser. São Tomás é famoso por ter cristianizado Aristóteles, à semelhança do que fez Agostinho com , ele transformou o pensamento desse sábio num padrão aceitável pela igreja católica, Apesar de Aristóteles não ter conhecido a revelação cristã, como diz Tomás, e de sua obra ser original, autônoma e independente de dogmas, ele está em harmonia com o saber contido na Bíblia. E Tomás aplica o pensamento de Aristóteles na . No Ente e a Essência, ele comenta obras como a Física e a Metafísica. E as observações sobre Aristóteles vão permanecer em todas as suas obras. Além dessa influência podemos citar os padres da Igreja, o pseudo-dioníseo (mais cultura grega), Boécio e os árabes e judeus como influência. Tomás de Aquino afirma que podemos conhecer Deus pelos seus efeitos, ele é o último em uma escala evolutiva, a causa de todas as coisas. Antes de Deus vem os anjos, e antes desses, os homens. Ele comenta o gênero e a espécie, que pertencem à essência, pois o todo está no indivíduo. A essência tem dois modos, um é dela própria, nada é verdadeiramente dela, senão o que lhe cabe como ela própria. Por exemplo o homem, por ser homem, será sempre racional. Mas o branco e o preto não são noções exclusivas da humanidade. No outro modo, algo se predica da essência, por acidente daquilo que é específico, como o homem ser de cor branca. As formas são inteligidas na medida em que estão separadas da matéria e suas condições. A diferença da essência da substância compostas e simples é que a composta é forma e matéria, e a simples é apenas forma. A inteligência possui potência e ato. Santo Tomás de Aquino é mais um que fala (como o fez mais tarde Espinosa) que a essência de Deus é o seu próprio ser. Concluindo, ele diz que há essência nas substâncias e nos acidentes.

Então virou professor e foi para Paris, onde escreve comentários sobre a Bíblia. Nessa cidade passa a vida, foi onde escreveu as duas Sumas que compõe a sua obra: A Suma contra os gentios e a Suma teológica, mais diversos opúsculos. São obras teológicas, com muitos aspectos filosóficos. Santo Tomás afirma que o homem possui uma capacidade, passada por Deus, de distinguir naturalmente o certo e o errado. Ele não tinha uma visão muito positiva da mulher, como Aristóteles, que dizia ser o homem ativo ,criativo e doador de energia vital na concepção, enquanto a mulher é receptora e passiva. Ele achava que isso estava de acordo com a afirmação da Bíblia que a mulher deriva de uma costela do homem. Na Bíblia está escrito como viver segundo a vontade de Deus, e daí Tomás tira seus argumentos sobre a vida moral. Ele demonstra que não há conflito entre a e a razão. O conhecimneto verdadeiro é uma adição da inteligência para o objeto a ser inteligido em si. Apesar de Deus ser a causa de tudo, ele não age diretamente nos fatos de sua criação. Mas a providência existe e governa o mundo, pois ele é abslouto e necessário. E a felicidade do homem só pode ser encontrada na contemplação da verdade.

A obra de São Aquino é imensa, alguns de seus trabalhos foram escritos por ele mesmo, outros ditados e outros ainda reportados. Aristóteles disse, e isso foi comentado por São Tomás, que o homem tem a sensação em comum com os animais, que sentem de maneira perfeita. A memória nasce pelo acúmulo de lembranças, e a lembrança nasce da experiência. Mas o homem se eleva ao raciocínio e produz a arte. A filosofia é um conhecimento das causas dos fenômenos. Assim a filosofia deve considerar o senso comum e tem um aspecto coincidente com a teologia: seu saber provém da Sabedoria divina. Então, em menor grau o saber popular também. Mas a sabedoria divina deve ser procurada através da fé, dizia Tomás, e isso é comum entre os teólogos. Ele distingue na natureza o ser real e o ser da razão (Espinoza nos Pensamentos metafísicos também o faz, mais uma vez.). O ser real existe independente de qualquer consideração da razão. O ser da razão é aquele que apesar de existir em representação, não pode ser independente do pensamento de quem o concebe. Assim a lógica humana só existiria no conceito, e não na realidade. Por outro lado, a alma é imortal, pois é imaterial, e tudo que é imaterial é imortal. Esse argumento como outras verdades teológicas pode ser agora combatido, mas durante séculos ele fundamentou o pensamento em que a Igreja se apoia.

Para Tomás, o conhecimento passa por vários graus de abstração cujo objetivo é conhecer a imaterialidade. O primeiro esforço da existência abstrativa consiste em considerar as coisas independentemente dos sentidos e da noção que tiramos dele. O segundo esforço consiste em considerar as coisas independentes das qualidades sensíveis. No terceiro esforço tem que se consideraras coisas independentes do seu valor material. Assim chega-se ao objeto metafísico, que é imaterial, espiritual.

Na Suma contra os Gentios faz uma exposição completa da religião católica, identificando o que há de verdade nela. Gentios eram os pagãos e os maometanos. Essa suma trata de Deus e suas obras, da fé no mistério da santíssima trindade, da encarnação, dos sacramentos e da vida eterna. Deus é a verdade pura, sem falsidade vontade que existe em si e para si e neste processo estende sua vontade para o que não é a sua essência. O que não é sua essência seriam só as coisas percebidas, pois Deus é tudo. Não tem ódio, não quer o mal, sua potência indica-se com a sua ação, mas ele não pode tudo. Santo Tomás de Aquino faz a distinção entre a filosofia e teologia. E as criaturas não existem desde sempre. Ele descreve o momento em que se inicia uma vida, quando mostra como a alma se junta ao corpo. É uma grande obra, que influenciou e influencia até hoje todos os que se querem católicos, além de filósofos e outros estudiosos.

Comentários

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Comments

  1. São Tomás de Aquino é um autor que tenho como referência para o meu estudo e para a minha fé porque ele consegue responder de forma racional a problemática da fé e da razão. Valoriza o homem na sua integridade enquanto criatura racional, superior as demais criaturas, sem perder diante do seu Criador a sua centralidade. Deus é Deus o ato puro, e o homem é homem o ser finito. Quando o ser humano se fecha ao seu Criador torna-se obscura a sua inteligência. Assim, Tomás conseguiu harmonizar a fé e a razão. Por sua seriedade sistemática, torna-se um autor importante para a Igreja e o mundo filosófico enquanto teólogo e filosófo medieval.

  2. Oi, sabemos que filosofia é uma gande imensidão nos tempos passado, presente e futuro, portanto. Não se intimide em ampliar os textos, estive lendo suas colocações e muito, poré pode ser bem mais vasto.

    abraços,

    jss.

  3. “Sao” Tomas era um tremendo de um pensador; verdade! Mais pode-se dizer que um “bundao” tambem. Porque ele nao disse que todas as religioes levavam ao mesmo deus? Medo de ser considerado um herege? Eh! A inquisiçao ia roer os ossos dele. Quando que um SER que veio a existir por sua propria vontade, poderia extinguir todas as condiçoes que propiciaram sua existencia? Ou o nada possibilita algo alem de si mesmo? Outros SERES poderiam existir da mesma forma e ate melhorados… o politeismo teria um fundo de verdade???

  4. Muito curto e resumido este texto, faltaram muitas coisas, ao mesmo tempo parabéns pela iniciativa resultante, podem fazer uns mini-livros aí, os vagabundos que não gostam de ler que achem seu rumo, queremos a informação!

  5. Estes santos eram sabios dimais, tão sabio k as vezes chegamos até duvidar um pouco, k Deus me perdoe de estar dizendo desta forma como k nos dias de hoje não tem santo e nem sabios! O que isso? então.

  6. Nossa gostei muito do apoio que tive aki nesse site
    Se naum fosse ele naum iria conseguir faze o meu trabalho de filosofia
    Agradeço muito a vcs que ajudam a manter este site On

  7. onde está a referências dos textos? como confiarei no conteúdo do site?
    como lembrar os autores dos textos a colocaram a fonte de pesquisa que utilizaram??? Assim, o site teria mais conteúdo, além é claro de mais leitores, por justamente ter as referências bibliográficas. Fica essa a sujestão.
    Obrigada.

    Yasmin.

  8. òla,na verdade,eu tenho uma duvida,sou uma estudante da 6ª série e gostaria de saber,qual a relação de São Tomás de Aquino com o desenvolvimento da razão na europa…
    gostaria q vocês lessem meu e-mail,e respondecem com urgencia….tenho q ter essa resposta até sábado…

    obrigada
    fernanda

  9. Apresentação do texto confirma realmente o conhecimento católico, tomado do olhar dos homens. O que mais amo analisar nas religiões é a raiz única de babel por onde sairam todas as religiões, mesmo as que não tiveram origem biblica, ou seja, judeus ou cristãos, tais como os budistas, hinduistas etc. Ou se tornaram ao longo do tempo apóstatas, ou se deixaram influenciar pelas filosofias que em nada tinham a ver com a origem biblica, ou cabe a cada um fazer sua própria interpretação. Mas o interessante é o que todos tem em comum em muitos traços de crença.

  10. Muito bom. Ficaria muito agradecido, se pudesse me enviar por e-mail os Comentários à Metafísica de Aristóteles, ou, se isso não for possível, quem sabe a informação de onde posso encontrar esse texto e outros relacionados, os quais me seriam de grande utilidade.

  11. Eu queria q vcs falassem mais sobre os 5 caminhos de São Tomas de Aquino… Pois assim poderia me ajudar nos trabalhos de Religião! Mas ta mt completa de uma forma bem resumida, onde é de facil entendimento.

  12. ESTOU CURSANDOOPRIMEIROANO DE FILOSOFIA E GOSTO MUITO DESANTO AGOSTINHO E TOMÁS DE AQUINO. ESTE TEXTO É EXCELENTE. GOSTO TANTO DA FILOSOFIA ANTIGA QUANTO DA MEDIEVAL/PATRISTICA.

  13. esta muito bom mas vejo que falta mais sobre os detalhes da vida DELE os lugares que passou o que estudou. perque vejo que so se conhece bem um autor se seconhecer bem a sua vida. e o que de certo modo fala a De veritate de tomas.

  14. Excelente. É o que gosto de ler em paralelo com as matérias do semestre (sou estudante de Direito em SSA). Aristóteles, Platão, Bobbio, Rousseau, T.de Aquino,S.Agostinho Ruy Barbosa, Miguel Reale, etc.
    Sds,
    Albenzio.

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