Sócrates – Biografia e pensamentos


Sócrates SÓCRATES

Sócrates – (470-399 a.C) São consideradas três fontes primárias acerca da biografia de Sócrates: os autores Xenofonte (Ditos e feitos memoráveis de Sócrates e Apologia de Sócrates), Aristófanes (As Nuvens) e Platão, em seus Diálogos. Não deixou nada escrito, e o retrato de sua pessoa diverge consideravelmente nos três autores. Na comédia de Aristóteles, Sócrates aparece sem nenhum glamour de circuspecto filósofo. Já em Platão ele é eleito o pai da doutrina da Academia, tornando-se seu porta-voz e muitas vezes se afastando do Sócrates histórico. Os primeiros diálogos de Platão, ditos aporéticos, são considerados os documentos mais próximos do Sócrates histórico. Era Ateniense, filho de uma parteira chamada Fenarete e de um escultor, chamado Sofronisco. Recebeu uma educação tradicional, estudando a obra de Homero (A Ilíada e A Odisséia, que contam, como vocês sabem, a história da guerra de Tróia entre gregos contra os troianos, e o retorno do herói Ulisses para sua terra natal . São de caráter épico. Muitos chegaram a duvidar da existência de Homero, ou disseram que ele seria só um coletor de contos do folclore popular, e não o legítimo autor.) Desde a juventude interessou-se pela filosofia, e conhecia o pensamento anterior e contemporâneo dos filósofos gregos. É lendário seu interesse pela conversa em locais públicos, fazia muitas andanças conversando nas praças, mercados e ginásios de sua cidade. Participou do movimento de renovação da cultura e foi um educador popular, já que não cobrava por suas preleções, como os sofistas. Nunca trabalhou e só pensava no presente. Muitas vezes, só comia quando seus discípulos o convidavam para suas mesas. Sócrates é famoso por ter tido um soberbo auto-controle, não se deixando nem mesmo embriagar pelo vinho, como é contado no Banquete de Platão. Foi casado com Xantipa, de quem teve três filhos, mas na velhice não parava em casa. Quando jovem, participou, como soldado, de incursões militares como as de Potidéia, Delos e Anfipólis. Recebeu reconhecimento por alguns feitos de bravura, como quando salvou Xenofonte (ou segundo outras fontes Alcíbiades), tombado, com seu próprio corpo. De ínicio, interessava-se pelos ensinamentos dos filosófos da natureza, como Anaxágoras, mas depois revoltou-se contra eles, pois eles haviam sido filósofos físicos, que procuravam respostas nas causas exteriores e gerais da natureza. Achava que existe algo mais digno para se estudar, a psyche, ou a mente do homem. Por isso sondou a alma humana, em questões como a da facilidade e da justiça dos atenienses. Esses lidavam com tanta facilidade com a vida e a morte, honra, patriotismo, moralidade. E em que se baseavam? E o que entendem de si próprios? Chegou assim numa reflexão sobre a alma, considerada superior ao corpo, imortal. Embora alguns autores o tenham associado aos sofistas, a imagem tradicional é a de ter sido seu notório adversário, por achar que a verdade é apenas uma, e condenar o relativismo e parte da retórica.

Os sofistas foram mestres da oratória, que vendiam para os cidadãos suas habilidades com o discurso, fundamental para a política. Assim, defendiam a opinião de quem lhes pagasse bem. Acreditavam que a verdade vêm do consenso entre os homens. Os principais foram Górgias, Protágoras e Hipías. Para eles a realidade sensível não é inteligível, a linguagem é arbitrária, as palavras traem os pensamentos. Como afirma a frase de Protágoras de Abdera, "o homem é a medida de todas as coisas, das que são, enquanto são, e das que não são, enquanto não são ". Por exemplo, o frio "real" não existe, o frio é frio apenas para quem o sente. E também não existiriam um sentimento natural de pudor. Os sofistas destruíram a fé que a juventude tinha nos deuses do Olimpo e no código moral que se baseava no medo da divindade.

Sócrates usava nas suas conversas com os cidadãos um método chamado maiêutica, que consiste em forçar o interlucutor a desenvolver seu pensamento sobre uma questão que ele pensa conhecer, e e evidenciar a contradição. A atividade maiêutica é comparada por Sócrates à profissão de sua mãe, mas ao invés de trazer à luz rebentos ele trazia à luz idéias que já existiam em seus interlocutores. Tem uma frase famosa de Sócrates: "Só sei que nada sei". Sócrates fala disso na Apologia para mostrar que, por mais que investigasse as doutrinas e conversassem com os sábios, não havia encontrado ninguém que conseguisse participar da sua dialética sem cair em evidente erro de raciocínio. Por isso ele se mantinha um investigador desintessado e não afirmava possuir um saber, como os outros. Por reconhecer sua própria ignorância, a pitia do Oráculo de Delfos o reconheceu como o mais sábio dentre os homens, na ocasião da consulta de Querofonte, amigo de juventude de Sócrates. Já a frase "Conhece-te a ti mesmo" (pois conhecendo-te conhecerá todos os mistérios do universo), apesar de muitas vezes a ele atribuída, era um dos pilares da sabedoria lacedemônoca, sendo por isso inscrita no pórtico do Oráculo de Delfos.

O verdadeiro filósofo sabe que sabe muito pouco, e ele se autodenominava assim. O personagem Sócrates de Platão faz uma brilhante defesa da filosofia no diálogo Górgias. A palavra filosofia significa amizade ao saber. As etapas do saber seriam: ignorar sua ignorância, conhecer sua ignorância, ignorar seu saber e conhecer seu saber. As opiniões (doxa) não são verdades pois não resistem ao diálogo crítico. Conversar com Sócrates podia levar alguém a expor-se ao ridículo, e ser apanhado numa complexa linha de pensamento exposta através de palavras, ficar totalmente envolvido ou perplexo. É no diálogo Teeteto de Platão que Sócrates compara sua atividade à de uma parteira (como sua mãe), que embora não desse a luz à um bebê, ajudava no parto. Ele diz que ajudava as pessoas a parirem suas próprias idéias. Diz que Atenas era uma égua preguiçosa, e ele um pequeno mosquito que lhe mordia os flancos para provar que estava viva. Achava que a principal tarefa da existência humana era aperfeiçoar seu espírito. Acreditava ouvir uma voz interior, de natureza divina (um daimon), que lhe apontava a verdade e como agir.

Sócrates foi convidado para o Senado dos quinhentos, e manifestou sua convicção de liberdade combatendo as medidas que considerava injustas. A democracia estava se implantando em Atenas, e Sócrates respondia qual era o melhor Estado, como poderia se salvá-lo. Os homens mais sábios deviam governá-lo, pois eles podem controlar melhor seus impulsos violentos e anti-sociais. Assim, nos afastaríamos do comportamento de um animal. O Estado não confiava na habilidade e reverenciava mais o número do que o conhecimento. Portanto, Sócrates era aristocrático, pois há inteligência que baste para se resolver os assuntos do Estado.

A reação do partido democrático de Atenas não poderia ser outra. Em um juri de cinquenta pessoas, foi acusado, condenado por negar os deuses do Estado e por “perverter a juventude de Atenas”. Muitos jovens seguiam Sócrates, e tornavam-se seus discípulos. Anito, um líder democrático, tinha um filho que se tornou discípulo de Sócrates, ria dos deuses do pai, voltava-se contra eles. Sócrates foi considerado, aos setenta anos, líder espiritual do partido revoltoso. A verdadeira causa da morte de Sócrates é política, ele ameaçava o partido democrático dominante. Foi condenado à morte, e teve de ingerir cicuta (uma plata venenosa). Podia ter fugido da prisão, ou pedido clemência, ou ter saído de Atenas, mas não quis. Quis cumprir as leis da cidade. Assim, se tornou o primeiro mártir da filosofia. Não deixou nenhuma obra escrita. Sua morte nos é contada por Platão, que foi um de seus discípulos, e fiz aqui um resumo:

“(…) Ele se levantou e se dirigiu ao banheiro com Críton, que nos pediu que esperássemos, e esperamos, conversando e pensando (…) na grandeza de nossa dor. Ele era como um pai do qual estávamos sendo privados, e estamos prestes a passar o resto da vida orfãos. (…) A hora do pôr do sol estava próxima, pois ele tinha passado um longo tempo no banheiro .(…) Pouco depois, o carcereiro entrou e se postou perto dele, dizendo:

-A ti, Sócrates, que reconheço ser o mais nobre, o mais delicado e o melhor de todos os que já vieram para cá, não irei atribuir sentimentos de raiva de outros homens(…) de fato, estou certo de que não ficarás zangado comigo, porque como sabes, são os outros , e não eu o culpado disso. E assim, eu te saúdo, e peço que suportes sem amargura aquilo que precisa ser feito, sabes qual é a minha missão – e caindo em prantos, voltou-se e retirou-se.

Sócrates olhou para ele e disse:

– Retribuo tua saudação, e farei como pedes.- E então, voltando-se para nós disse:- Como é fascinante esse homem; desde que fui preso, ele tem vindo sempre me ver,e agora vede a generosidade com que lamenta a minha sorte. Mas devemos fazer o que ele diz; Críton, que tragam a taça, se o veneno estiver preparado.(…)

Críton, ao ouvir isso fez um sinal para o criado, o criado foi até lá dentro, onde se demorou algum tempo; depois voltou com o carceireiro trazendo a taça de veneno. Sócrates disse:

-Tu, meu bom amigo, que tem expêriencias nesses assuntos, irá me dizer como devo fazer.

O homem repondeu:

– Basta caminhar de um lado para outro, até que tuas pernas fiquem pesadas., depois deita-te e o veneno agirá.-Ao mesmo tempo estendeu a taça a Sócrates, (..) que segurou-a (…)

E então levando a taça aos lábios, bebeu rápida e decididamente o veneno.

Até aquele instante a maioria de nós conseguira segurar a dor; mas agora, vendo-o beber e vendo, também que ele tomara toda a bebida, não pudemos mais nos conter; apesar de meus esforços, lágrimas corriam aos borbotões. (…) Apolodoro, que estivera soluçando o tempo todo, irorrompeu num choro alto que transformou-nos a todos em covardes. (…)

E então, o próprio Sócrates apalpou as pernas e disse:

-Quando chegar ao coração, será o fim.- (…) e disse aquelas que seriam as suas últimas palavras:

– Críton, eu devo um galo a Esculápio, vais lembrar de pagar a dívida?

-A dívida será paga – disse Críton. (…)

Foi esse o fim de nosso amigo, a quem posso chamar sinceramente de o mais sábio, mais justo e melhor de todos que conheci. ”

Leia também: Sócrates, capítulo da História da Filosofia de Émie Bréhier e Platão.

Links sobre Sócrates

Comentários

Mais textos

About the Author

Profile photo of Miguel Duclós

Miguel Duclós

Webadmin do Consciência, formado em filosofia pela USP, aficionado eterno de internet.

Comments

  1. Socrates – adimirador Newber em 13/082011.
    Aprendi a estudar filosofia atraves de um verbete dele “Só sei que nada sei”, atraves do meu professor e mestre Marcelo Rocha -FAPE em Boaviagem, Recife-Pe. E hoje ja escrevi dez livros sobre varios assuntos e isto sou eternamente grato a voce meu mestre por me apresentar a Socrates um dos maiores ou que seja o maoiro de todos. Filosofia grega.

  2. adorei a pesquisa, no meu entender ela reflete melhor a vida e o pensamento daquele que pra mim não é só o pai da filósofia como tbm de um pensamento religioso muito forte !

  3. Texto muito bom, mas fala um pouco errado em relação aos sofistas.
    Os sofistas foram os principais pensadores gregos. Eles inovaram os pensamentos de todos.
    Seus ensinamentos, até hoje são usados!
    Só pecaram em criticar o direito positivo e a democracia!

  4. OTIMO O TEXTO DELE CONTA AVIDA DE UM HOMEM DE UM FILOSOFO COMO NENHUM OUTRO COMO ELE VIVEU COMO ELE CONTAVA A FILOSOFIA .EU DECOMENDO PRA TODAS AS PESSAS LEREM E MUITO BOM .COMO ELE VIVEU SUA VIDA COM MUITA SAPEDORIA (ELE DIZIA SEI QUE NADA SEI) E VERDADE NOS NUMCA SABEMOS DE TUDO UM VERDADEIRO SABIO…..

  5. eu achei a biografia de socrates muito legal pois aprendi muito com ela pois achei o maximo agora vou dar uma opinião vcs deviam publicar um livro sobre ele ta.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Socrates era um filólofo extraordinário apesar de não ter lido nada eu considero muito ele, pois ele foi um cara ki só tem k-bça como todos os outros né???rsrsrs… amei a vida dele…

  7. As frases de socrátes são ideológicas ou seja ele defende seu conhecimento e manifesta sua sabedoria de um modo que mostre aos outros. Não,seu conhecimento mas as variavéis descobertas do ser humano em relação a sabedoria.Eu tenho apenas 15 anos mas quando eu comecei a estudar filósofia eu comecei a me interesar e achei fantastico as frases inteligentes dos filosófos.Uma que eu admiro muito é a : O sábio nunca diz tudo o que pensa mas pensa sempre tudo que diz.Só sei que nada sei. O conhecimento e maravilhoso.
    até mais!

    AL Maceió

  8. Lili, no site ‘O pensador” a várias frases de pessoas notórias, tal qual Sócrates.

    Neco, a data está correta pois está ‘a.c’ = antes de cristo, logo quanto maior a data (o número) mais distante encontra-se de nossa época, é lógica inversa ao ‘d.c’ = depois de cristo (assim sendo deduz-se que sócrates morreu aos 69, 70 anos).

    Ah ótimo texto!

  9. esse texto esta muito bem escrito
    é uma pena as pessoas com uma inteligencia fantastica como ele terem morrido tão injustamente por serem inteligentes!!
    o amor esta em toda a natureza,ele que embeleza a relva verde,está nas florese seus perfumes,acalma os ventos e as tempestades e da sono a dor
    a frase mais perfeita de sócrates!

    parabéns ***

  10. Muito interessante estudar sobre a vida de Sócrates..se ele,que é referência de um dos homens mais sábios que já existiu,deixou como célebre a frase: só sei que nada sei,imagina nós,pobre mortais,o que sabemos?

  11. gostei muito de ler sobre socrates foi uma otima pesquisa com um site muito bom…
    sempre que precisar de pesquisas consultarei este site…Parabens a todos …

    bjuuussss

  12. Sócrates e muito sabio sim, pois ele foi obrigado a imgerir o veneno!
    ele foi preso, jugado e condenado a morte!
    aqueles que dizem que Sócrates nao foi sabio ao fazer isso estao completamente errados se nao sabem, e nao estavam juntos a ele nao digam que ele nao foi esperto pois quem sao voceis que querem julgar quem nem sequer vcs conheçem!
    leia em outros lugares sobre ele! Vcs nao sabem de nada! entao nao falem bobagem!!!!

  13. Tenho muita dificuldade em aceitar uma biografia de Sócrates, pois até onde entendo ele não deixou nenhuma obra escrita. O que conhecemos a seu respeito foi transmitido por Platão e alguma crítica do comediógrafo Aristófanes. Gostaria de saber como procurar algo que de fato mostre a vida histórica de Sócrates. Ou devo aceitar sua vida histórica sem vestígios históricos?

  14. se está entre nos…..deve ser uma pessoa fazendo grandes mudanças p/ o mundo, penso que as melhores. se já nao pertence à essa esfera elevo meu pensamento a ele….e agradeço por tudo……

  15. Sobre o amor, ha uma frase linda de Socrates:
    O amor está em toda natureza, ele que embeleza a relva verde, estás nas flores e seus perfumes, acalma os ventos e as tempestades e dá sono a dor

  16. Olá, gostaria de saber se vcs tem como me ajudar com o meu trabalho de filosofia e ética.
    Meu professor pediu p associar Platão ao filme Matrix 1, já recolhi dados, mas não sei por onde começar, vcs poderia me dar algumas dicas de como um se relaciona com o outro? Preciso entregar na terça-feira e já estou preocupada. Obrigada!

  17. Muito bem pontuado. Ler sobre Sócrates é ter a sensação de ser sacudido para se libertar de tudo que nos aprisiona. Olhe que esta analogia que ele faz sobre seu papel influenciando o despertar na consciência coletiva, com o trabalho que sua mãe realizara, eu diria que é magníco e divino, pois só através de uma intimidade muito grande com Deus é permitido a realização de milagres…

    Sônia

  18. Realmente e um texto muito bom so presisava de dizer quais foram as obras de “Sòcrates” se ele tivera alguma pq em outro q eu vi diz q ele n tem nenhuma obra pq n valorisava muito a escrita eu so queria saber se isso e verdade realmente mais do mais gostei muto apesar das letras estarem muuto pequenas mais e muito boa…

  19. ola tenho que fazer um trabalho de escola para o dia 28/08 e o assunto que o professor quer e que eu falo um pouco da doutrina polica de socrates mais nao to achando gostaria de saber se tem como vc me ajudar nesse trabalho.conto com vc

    aguardo sua resposta…..

  20. Poderia simplificar mas o texto, com uma linguagem de fácil tradução, para pessos igual a mim, que estar começando a estudar Filosofia agora. e ressaltar mais detalhes da vida de Sócrates.

    Abs…

  21. Fiquei arrepiada com o fim de Sócrates, meus olhos lacrimejaram. Como pode um sábio, que acreditava na existência de Deus como “o criador” ter recebido a morte como recompensa de das coisas boas de ensinou durante toda a sua vida? A sua grandeza se vê até a hora da sua morte.

  22. com que prazer vemos que ainda temos elementos em nossa sociedade mediocre,que não são alienado,pois,são dotados de senso critico,quanto ao texto muito bom,espero contar com colaborações posteriores a respeito do tema já que sou aluno do curso de história e filosofia é parte integrante e fundamental do meu curso

  23. Sócrates de de fato foi um marco para o início da filosofia ocidental presevando seus pessamentos e métodos bem sofiasticados como a maiêutica e aironia a biobrafia feita aqui está conforme o padrão universal sobre o gênio Sócrates biografia otimaaaaa!!!!!!!!!!!!

  24. frases de Sócrates: 1.QUEM AMA A RIQUEZA, NÃO AMA A SI E NEM O QUE ESTÁ EM SÍ MAS A UMA COISA MUITO MAIS EXTRANHA DO QUE AQUELA QUE ESTÁ DENTRO DE SÍ.
    2.O AMOR ESTÁ EM TODA NATUREZA, FAZ VERDE A RELVA, CRIA AS FLORES E SEUS PERFUMES, ACALMA OS VENTOS E AS TEMPESTADES E DÁ SONO A DOR.

  25. Oiiiii!!!!!!!

    Amei essa página na web!!!!

    Até ke fim a Filosofia é é mostrada e comtemplada por muitos!!!!

    Amo Filosofia!!!

    E valeu por essa página tão maravilhosa ke fala sobre grandes nomes da Filosofia!!!

    Um grande beijo,
    Gabriella.

  26. obrigado por me ajudarem no trabalho de filosofia
    não vai atrasado é para o dia 18.04.2008
    isso me ajudará no meu futuro pois aprende mais um pouco sobre socrátes.
    um grande abraçooooo e continuem assim .

  27. Realmente ninguem que pensa saber algo a fundo sabe realmente alguma coisa.A realidade é imensa, o mundo, o universo e o próprio homem é insondavel.
    O homem é aquilo que imagina ser muitas vezes sem competência para gerir aquilo que deseja representar.Por isso Sócrates foi corajoso ao desmascarar a medicridade humana.
    Vivemos num país que se estuda por obrigação e não por amor ao conhecimento, por isso nossos índices na educação são tão pífios.
    Mas mesmo assim existem pessoas que ao espírito de Sócrates respondem com audácia e fazem da educação uma paixão, não podemos esquecer esses heróis como foi o caso de Pulo Freire.

  28. além do que me ajudou muito em um trabalho de filosofia e eu de quebra acabei conhecendo melhor a vida de sócrates,o q pode me ajudar mais na frente.
    boa sorte e sucesso!
    b-joss

  29. podemos dizer com toda convicção de que sócrates realmente pode ser considerado um referêncial para todos os seres humanos, pois alguém que se dispõe a morrer por suas idéias e conservar suas virtudes, merece ser lembrado e exaltado a todo momento como um herói e uma pessoa detentora de valores e princípios.

  30. Se alguém perguntasse a Sócrates:

    Não te envergonhas Sócrates, por tuas palavras o condenarem?

    Sócrates responderia:

    “Estás enganado se achas que um homem de bem deve pesar em cometer seus átos. Um sustento no Pritaneu, deveria ser o mínimo para um homem que nada fez, a não ser perssuadir a todos voçês a absterem-se de postos militares, religiosos, politicos e contestar a política sem no entanto se perderem, deixando de lado sua essência e virtudes.”

  31. Socrates com certeza é o pai da filosofia, pois foi uns dos primeiros a fazer o homem se perguntar sobre varias coisas! viva a socrates, o maior homem de todos os tempos!

  32. IRONIA DE SOCRATES ERA LEVAR OS OUTROS A CONTRADIZEREM-SE, MAIÊUTICA ERA LEVÁ-LOS A NOVAS IDÉIAS”PARTO ÀS IDÉIAS”. SE ISSO SERVIR ACHO QUE PODERÃO CORRIGIR O TEXTO, SE EU ESTIVER ERRADO, SÓ SEI QUE NADA SEI.

  33. e bom ficar sabendodas noticias antigassssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  34. ESSE SIM FOI UM VERDADEIRO FILÓSOFO, POIS FAZIA COM QUE AS PESSOAS QUE O BUSCAVA EXTRAIS-SE O QUE REALMENTE PODESSE SER O MAIS PRÓXIMO DA VERDADE ABSOLUTA. NÃO OBSTANTE O FATO DE SE PREOCUPAR, O SÓCRATES, COM OS ACONTECIEMENTOS QUE OCORRIAM EM ATENAS; FAZENDO COM QUE OS JOVENS VISUALIZAS-SEM O QUE OS GOVERNANTES REALIZAVAM NAS CIDADES, E QUE, SÓ EXITIA E EXISTE UM DEUS. E ISSO É MENSIONADO POR ELE EM “A REPÚBLICA DE PLATÃO”, QUANDO FAZ AFERIÇÃO, DIZENDO ELE A GLAUCON, SE HAVIA POSSIBILIDADE DE UM ARTESÃO MATERIALIZAR O QUE PENSAVA, EX.: SE UM ARTESÃO PODESSE MATERIALIZAR VARIOS OBJETOS TUDO DE UMA VEZ SÓ, OU SE SÓ CONSEGUIRIA SE O FIZESSE DI PER SI, E PERGUNTOU A GLAUCON SE CONHECIA ALGUM QUE O FIZESSE; SENÃO APENAS AQUELE QUE CRIOU TUDO EM APENAS 7 DIAS. OU SEJA JEOVÁ. SENHOR DE TODOS NÓS.

  35. gostei muito do texto, acho q foi muito bom, socrates pareceu uma pessoa muito humilde…
    com esse texto vou conseguir fazer um otimo trabalho no colegio….
    valeuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!

  36. Me emocionei com o texto muito mais do que imaginava ;me transportei e pude sentir a dor da perda de um grande mestre por seus seguidores.Acho que hoje jamais entendemos esta atitude ! com a maioria democrática da ignorância e medíocridade

  37. Perdoe minha ignorãncia! não conhecia nada sobre Sócrates, aliás, sobre filósofos, e nossa vida toda está pautada na filosofia. Filosofamos e na maioria das vezes nem sabemos o que é isso! vou procurar me instruir mais! Um abraço!

  38. Os cientistas não chega ser tão humilde quanto o Sócrates foi: “tudo que sei é que nada sei”É engraçado. Essa declaraçao de humildade de Sócrates sempre me pareceu humilhante para os demais.É como se ele dissesse: “Se eu, que sou o Sócrates, nada sei, você que acha que sabe alguma coisa só pode ser uma besta”. HUmildade demais me parece arrogante

  39. E mais adiante:

    “Il semble qu’il se soit intéressé d’abord à la philosophie de la nature et aux spéculations de nature physique. Cet intérêt aurait été suscité par la rupture qu’entretenaient les philosophes pré-socratiques avec le surnaturel et le monde des dieux qui prévalaient jusqu’alors. Mais il semble qu’il ait ensuite été déçu par les explications purement causales d’Anaxagore et il s’éloigne rapidement de ces physiciens, déplorant leur explication matérialiste et le côté limité de leurs méditations basées uniquement sur la nature (φύσις).”
    http://fr.wikipedia.org/wiki/Socrate

  40. Sobre a educação de Sócrates, andei lendo mais uns textos na rede que corrobam isso. Veja a wiki-fr

    “Nous ne savons que peu de choses de sa jeunesse. Qu’il fût esclave semble n’être qu’une hypothèse. Il reçut sans doute une éducation classique, que la loi athénienne obligeait un père à donner à son fils : gymnastique, musique (art du chant, de la danse1, apprentissage de la lyre 2 et grammaire, ce qui implique l’étude d’Homère, d’Hésiode et d’autres poètes). Diogène Laërce (II, 42) cite le début d’un péan et d’une fable attribués à Socrate ”
    (sabemos poucas coisas de sua juventude. que tenha sido escravo é apenas uma hipótese. Recebeu sem dúvida uma educação clássica. etc)

  41. Olá Neilton. Sócrates foi sim instruído. Leia nos diálogos de Platão. Ele citava Homero e outros autores de cor. Na Apologia a Sócrates (disponível no site) relata que foi discípulo de Anáxagoras na juventude.

    Sócrates é o criador da maiêutica. A maiêutica é a arte de trazer à luz, e sendo Sócrates filho da parteira Fenarete, compara sua atividade com a da mãe, alumiando, porém, os espíritos. Leia também http://www.consciencia.org/wiki/index.php/Bréhier_Socrate:pt abs

  42. gostaria de saber de que fonte vc tirou as informações contidas em seu texto. Nele vc coloca Sócrates como uma pessoa altamente instruida. E além do mais o criador do método da maiêutica. Vc poderia me dar essa fonte se seu texto? Grato.

  43. Caro Marcelo. O “Só sei que nada sei” e a admissão da ignorância nada tem a ver com o fato de Sócrates ter nascido pobre, como você diz. A coisa toda é mais complexa. Sócrates recebeu sim estudos, foi discípulo de Anáxagoras e citava Homero de cor, basta ler as fontes para comprovar isso. Quanto ao nome da mãe, depende da transliteração que você dá para o termo grego. Embora Fenareta também seja adotado, outros autores usam Fenarete com e.

  44. Acho que a história está mal contada. Sócrates por ser de família pobre não recebeu estudos. Seu conhecimento estava em sua ignorância: “Só sei que nada sei”. Ah, e a mãe dele chamava-se Fenareta. A iniciativa de elaborar os textos é louvável, mas antes é necessário fazer um bom levantamento.

  45. Isso é a expressao da democratizacao do conhecimento que a internet pode proporcionar aqueles que, por vezes, nao possuem acesso ao citado.Interessante texto, muito útil, louvável a iniciativa dos criadores do site.

  46. Sempre quis ler mais sobre filosofia, sobre a vida e pensamento dos mestres que tinham amor pelo saber, e este site oferece um bom material, com várias informações e textos com linguagem acessível para quem está começando.

  47. Creio mesmo que Sócrates possa ter sido Jesus. A desgraça é que este extraordinário Espírito, de grande sabedoria e coragem, tem vindo para tentar alertar os homens (verdadeiras “zebras” que andam sobre duas patas) sobre a desgraça que estão construindo para si mesmos. Mas estes, invariavelmente, compreendem, mas não aceitam as advertências, pois estão empenhados em fazer com que a mentira e o erro prevaleçam sobre a verdade e o acerto, o correto. Assim determinados, têm sempre decidido contra o Sábio se congregar para tramar-lhe intrigas, traí-lo, acusá-lo falsamente, condenado injustamente e, por fim, assassiná-lo.
    Estamos assistindo mais uma vez este constrangedor espetáculo, desta vez envolvendo toda a humanidade. O seu julgamento, mais uma vez injusto, é agora transmitido para todo o mundo. Assistiremos novamente ao seu assassinato – e a destruição “do reino humano” sobre a face da terra.

  48. Estou iniciando minhas buscas filosóficas e tive a sorte de ler este maravilhoso texto muito bem redigido, sintético e ao mesmo tempo completo. Tenho a certeza de que poderei encontrar outras pérolas neste site. Obrigada e parabéns!!!!

  49. ESTE TEXTO FOI OTIMO CONTA COMO NASCEU,COMO VIVEU UM DOS MAIORES SABIOS DE TODO OS TEMPOS UM GRANDE HOMEM QUE ENSINAVA SEM COBRAR NADA HUMILDE POR SI SO SIMPLISMENTE UM GENIO DE TODOS OS TEMPOS

  50. Parabéns pelo texto. Muito bom. Muitos comparam – como deves saber – sua vida a do próprio Cristo. Creio, até, que ele é daqueles homens que nasceram para poder preparar a vinda de Jesus.
    Uma coisa que me impressiona em Sócrates foi a sua defesa. Tentou, de todos os meios, evitar sua condenação. E, por quê? O senhor sabe… está, se não me engano, na Apologia escrita por Platão – senão, logicamente, na de Xenofonte. Mas, creio que foi na de Platão, mesmo. Mas, por quê? – repito a pergunta. Ora, segundo o próprio Sócrates – como sabemos -, ele estava preocupado com as conseqüências que fatalmente cairiam aos seus acusadores e indiferentes, caso fosse condenado. Temos que convir que suas preocupações não eram infundadadas; pois, prova disso, é o fato de muitos gregos serem escravizados pelos romanos. Não sei se conheces esta história, mas, conta-se que Xantipa, desesperada, foi visitá-lo no cárcere, depois de saber da condenação. Vendo-o, falou, no auge de sua dor:
    – Sócrates! Sócrates! Eles te condenaram!…
    E ele, tentando consolá-la, disse-lhe:
    – Deixe-os! Eles estão condenados pela Natureza.
    Ela, longe de entender aquelas palavras, e demonstrando todo o seu sofrimento, retrucou, entre lágrimas:
    – Mas esta condenação é injusta!…
    E, Sócrates, olhando bem para os olhos de sua companheira, disse-lhe:
    – E quererias tu que fosse justa?

    Sim, um homem – na acepção justa do termo – que estava muito além daqueles tempos; e – porque não? – além dos tempos atuais.

    Feliz Ano Novo!

    Abraços,

    Marcos Gomes.

Deixe uma resposta