Miguel (admin)

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: O que é o AMOR #80422

    Vou adorar responder essas perguntas:

    AMOR:

    1- Acho que o amor é algo de todos, não se caracteriza como algo “humano” ou “animal”. Qualquer ser vivo consciente é suscetível a ele

    2- Sim para as duas perguntas. Sexo sem amor é o mais fácil de se encontrar, visto que hoje em dia muita gente o pratica. Amor sem sexo é mais raro, já que quase todo mundo pensa no sexo como algo atrelado ao amor.

    PAIXÃO:

    1- Pessoalmente eu acho q seja mais uma reação química. Você olha pra uma pessoa do sexo oposto e sente algo quase incontrolável e inexplicável. isso é paixão.

    2- Essa idéia de cego é ridícula. Isso foi algo usado para “desculpar” pessoas que têm namorados (as) “feios”. As pessoas se apaixonam por outras pessoas, não pelas suas aparências, ora. Isso é ridículo.

    3- Por futilidades. O amor por si só não devia ser complexo. Há sempre OUTRA coisa que o faz ficar nessa condição.

    4- Eu acredito que sim. Cada um tem sua alma gêmea em algum lugar por aí. E acho que a busca por ela é também uma jornada muito boa.

    ESTÉTICA:

    1- É quando uma pessoa tem padrões estéticos gerais acima do comum a todos os outros

    2, 3 e 4 – Normal:
    concepção puramente leviana. O normal é o comum a maioria e só. Infelizmente foi criada a idéia de que rostos bonitos conquistam tudo. E as pessoas estimulam essa idéia estúpida.

    5- Beleza. a Supervalorização do corpo é a meta de quase todo mundo. Infelizmente as pessoas buscam ser bonitas não para auto satisfação, mas sim apenas para exibir como um troféu

    SEXO:

    1- Tanto faz. Depende de cada casal. Aliás, quem teve essa idéia de que só depois do casamento?

    2- Varia com cada cultura. Pessoalmente acho q monogamia seria melhor.

    3- Camisinha pra mim tem mais uso para evitar filhos (não desejo ter filhos) do que DST. Se um casal fizer exames apropriados e não constar nenhuma DST, não vejo porque não amor “livre”.

    4- Ficar é bom para você conhecer a pessoa antes de arriscar uma relação séria. Porém, essa de sair ficando com qualquer pessoa por motivos fúteis é meio estúpida, ao meu ver

    5- Varia de cada um. Mesmo assim é algo desleal.

    6- A cultura ocidental é visivelmente mais atrasada. Não tem a capacidade de captar a essência das coisas como a oriental faz. Por isso, o sexo ocidental é só pelo orgasmo.

    6-Sex Espero que me perdoem, mas essa questão não fui capaz de responder

    GUERRA DOS SEXOS:

    1- Cultura ocidental torta novamente, meus colegas. Porém, isso data de épocas muito mais remotas.

    2- “cultura” homens e mulheres não só são sexos diferentes, mas acabaram virando quase que tribos diferentes.

    3- respondida na 2.

    4- O homem machista não aceita o homossexualismo, justamente por nao se encaixar no conceito de normal que enunciei anteriormente.

    ÉTICA:

    1- Claro. Fidelidade entre casais, compromissos, juras de amor, votos de casamento… Tudo isso demonstra meu ponto de vista.

    2- Sim. Quanto ao platonico eu não sei, mas acho que apenas quem tem virtudes boas pode amar de VERDADE.

    espero não ter ofendido ninguém.

    Cara Luci,

    A distinção entre uma busca da verdade e uma busca pelo sentido que você vê em Arendt é uma interpretação sua que eu até respeito, apesar de discordar dela. Partir disso para afirmar que meu texto tem mais de comentador que da autora eu não pude compreender, foi puro ataque sem sentido. Uma distinção tal aliás, faria de Arendt uma “clone” de Gadamer, que como se sabe, diferenciou o método científico voltado ao objeto ou fato (que você relacionou com o ponto arquimediano de
    The Human Condition, interpretação sua também) em “Verdade e Método”, e à compreensão da linguagem, portanto, de uma busca de sentido.

    Você não demonstrou em momento algum haverem elementos suficientes para provar que tal distinção “permeia toda a obra de Arendt”. Em meu texto fui explícito em diferenciar o conceito de política de Arendt da filosofia clássica. Quando disse que em BPF Arendt busca uma nova maneira de compreender a verdade era justamente pois ali havia um trabalho tanto da investigação da política quanto uma análise do trabalho do pensamento na história. Você parece analisar as obras de Arendt como um bloco homogêneo, como uma bíblia (aliás, como os crentes lêem a bíblia).

    É claro que na política se desenvolve uma razão não monológica que pode ser compreendida (ser “objetiva”) como a somatória dos pontos de vista e de fala quando há isegoria (como explicitado nos fragmentos póstumos) não diríamos haver uma “verdade” neste caso mas compreensão da estrutura desta razão dialógica, múltipla, etc. Tudo isso está no meu texto, na forma de um resumo introdutório que foi o propósito com que foi escrito (há alguns anos atrás).

    Senão vejamos colega:
    “Em todos esses exercícios põe-se em suspenso o problema da verdade; a preocupação é somente como movimentar-se nessa lacuna – talvez a única região onde algum dia a verdade venha a aparecer.” EPF, Prefácio, p. 41 isso eu chamei de um novo modo de ver a verdade, cabe apenas julgar se minha interpretação é ou não condizente com o texto da autora (e não de comentadores, conforme sua acusação imotivada).

    Carinhosamente

    J. N.

    em resposta a: O nome da Rosa e Aristóteles #74191

    oi…
    estou precisando entender em uma linguagem simples e clara na altura de 7ª serie sobre o filme “o nome da rosa” queria entender tudo por favor

    em resposta a: Ontologia em Platão #75440

    Bom, sei que estou pedindo demais, mas eu necessitava saber também a função da distinção entre sentido e referência em Platão. Obrigada, Luciana

    em resposta a: ética a Nicomaco #76136

    Gostaria de saber, para uma prova, a noção de nous em Aristóteles. Obrigada, Luciana

    em resposta a: Ontologia em Platão #75439

    Olá, preciso de informações sobre o Paradoxo do Falso, se vocês tiverem alguma coisa me mandem, obrigada, Luciana

    em resposta a: O livro Minha irmã e eu – Legítimo? #71310

    Penso ser a discussão sobre este livro igual àquele em querer saber quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Quem entende o estilo de escrita de Nietzsche, sabe que aquele lixo nunca poderia ser escrito por ele. Significa dizer que a obra é a maior porcaria que eu ja li sobre na minha vida. Deviam porcessar a editora centauro por ofender a figura do mestre. Daqui a pouco vão começar a sair livros sobre pederastia na academia de Platão, se Kant tinha ou não fimose. São discussões que nada alteram a essencia da filosofia dos escritores.É mais uma pagina de Nietzsche que deveria ser apagada. A outra ja foi: suas “ligações com o nazismo”. É um absurdo!!!

    em resposta a: Estruturalismo #76715

    Gostaria de saber qual a cotribuição do estruturalismo à antropologia e as principais categorias,teorias e trabalho por Lévi-strauss?

    em resposta a: Estruturalismo #76652

    Gostaria de saber qual a cotribuição do estruturalismo à antropologia e as principais categorias,teorias e trabalho por Lévi-strauss?

    em resposta a: Sócrates aceitou morrer? #74825

    Caros amigos(as),
    O meu professor de Filosofia passou um trabalho em equipe, que consiste em apresentar o julgamento de Sócrates. Faço parte da defesa e gostaria que vocês me ajudassem a destacar ítens importantes para construir a defesa do grandioso filósofo.
    Até.

    em resposta a: O Niilismo #79272

    O site da fundação Ferrater Mora colocou afortunadamente a transcrição do verbete do dicionário. O URL é http://www.ferratermora.org/ency_concepto_kp_nihilismo.html
    Outro livro que vi recentemente e contextualiza bem o assunto é o Nietzsche: Civilização e Cultura, de Carlos Alberto Ribeiro de Moura (Martins Fontes). Tem um capítulo somente para a questão do niilismo.

    em resposta a: Santo Agostinho #71241

    Essa é uma característica Platônica adotada pelo neoplatonismo e por Agostinho, você encontra a argumentação no diálogo Protágoras, notadamente. Deus é a única coisa que existe, o mal é o não-ser, ou seja, a ausência de Deus. Dessa forma, as pessoas não escolheriam o mal voluntariamente, mas o mal seria apenas a ignorância do Bem.

    em resposta a: A Unidade do Intelecto contra os Averroístas #80741

    Olá, não conheço tal obra, mas gostaria de deixar registrado que uma boa fonte de referência é o professor Etienne Gilson, da Sorbonne, que publicou várias obras sobre filosofia Medieval, e foi um comentador do Tomismo. Ele tem uma boa obra de panorama que é o História da Filosofia Medieval, ali deve constar boas indicações para este estudo.

    Este livro de Aquino, pelo que vi, tem uma edição pela coleção de filosofia das Edições 70, que costuma apresentar boas traduções.

    em resposta a: O que é a consciência? #80739

    Olá Paulo

    Realmente, é um tema e tanto, sendo a consciência um nó central na trama conceitual filosófica. Uma forma de começar talvez seja a de ler os verbetes relacionados em enciclopédias e artigos responsáveis de filosofia para tentar achar um fio de investigação e a partir daí, seguir uma bibliografia para trabalhar em cima. Uma boa encilopédia online está no site da universidade de Stanford, a entrada está em http://plato.stanford.edu/entries/consciousness/ . Uma sugestão de abordagem é pegar um autor como Hegel, que é um pós kantiano que trata a modernidade, também chamada de “filosofia da consciência” a um tema, e ver o tratamento dado. A partir desse tratamento da consciência no idealismo, você pode investigar a leitura política dos hegelianos de esquerda, chegando finalmente ao marxismo do século XX que possibilitou um livro como o “História e Consciência de classe” de Lukacs, por exemplo, que versa sobre a “tomada de consciência” da classe trabalhadora. Aliás, tem esse livro online: http://www.marxists.org/portugues/lukacs/1920/conscienciadeclasse/

    em resposta a: Resenha de "As Veias Abertas da América Latina" #78152

    pelo amor de deusssssssssssss alguem pode me enviar uma resenha mesmo que mal feita do livro de Eduardo Galeano “as veias abertas da AL”, por favorrrrrrrr
    obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

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