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19/05/2007 às 16:23 em resposta a: Seria possível, nos dias atuais, existir uma sociedade que não usasse dinheiro? #81256BrasilMembro
“É aí que o intelectual coletivo pode desempenhar seu papel, insubstituível, contribuindo para criar as condições sociais de uma produção coletiva de utopias realistas. Pode organizar ou orquestrar a pesquisa coletiva de novas formas de ação política, de novas maneiras de mobilizar e fazer trabalhar conjuntamente as pessoas mobilizadas, de novas maneiras de elaborar projetos e realizá-los em comum.”
(Pierre Bourdieu)19/05/2007 às 15:27 em resposta a: Seria possível, nos dias atuais, existir uma sociedade que não usasse dinheiro? #81255BrasilMembro“Vi claramente que todas as coisas que se corrompem são boas: – não poderiam se corromper se fossem sumariamente boas, nem poderiam se corromper se não fossem boas; porque se fossem absolutamente boas, seriam incorruptíveis, e se não tivessem nenhum grau de bondade, nada haveria nelas que se corrompesse.”
(Santo Agostinho)BrasilMembroOlá Ed JuniorEu diria que a linguagem é uma das expressões do ser.Diria também que a linguagem é um pouco de cada uma destas definições, ou seja: 1 - Ela é expressão do pensamento, embora não seja "a" expressão pois, não é a única.2 - Ela é exterior ao sujeito pois, é uma convenção de signos ou simbolos lingüísticos; sons, gestos, palavras, figuras, etc. Portanto, está no mundo e é utilizada como instrumento de comunicação.3 - Ela é um processo de interação. E, evidentemente tem de estar ligada ao contexto.
BrasilMembroVejo isso de maneira distinta. A abolição se deu por forças morais, ou seja, a própria consciência pública, geral, foi paulatinamente obrigando os escravocratas a cederem…Surgiram os abolicionistas e entre eles, pessoas inteligentíssimas, com alta capacidade de persuasão e convencimento através da razão, da moral, etc. A escravidão foi ficando aos poucos "meio sem ambiente", passou a ser vista com maus olhos e isso acabou por acelerar um pouco as coisas. Já, esta referida sociedade sem dinheiro, eu acho que se dará meio que na obrigatoriedade natural, isto é: Chegaremos à conclusão de que ela é impreterivelmente necessária para a nossa sobrevivência. Só espero que isto não ocorra tarde demais! Pois, se demorarmos muito para cair na realidade, os nossos descendentes terão uma vidinha bem fedorenta, suja, quentíssima e com pouco ar, sufocante eu diria... E ainda por cima, nos amaldiçoarão, atribuirão a nós, viventes de hoje, toda a destruição e desconforto conseqüentes. E estarão certos.Hoje condenamos Hitler, Mussolini, Idi Amin Dada, Papa Doc, amanhã condenaremos Adam Smith, Malthus, JP Morgan, Rockefeller, Rumsfeld, Bill Gates, etc.Este tópico é sobre as privatizações, a princípio não tem nada a ver com este assunto mas, eu diria que se usarmos como fio condutor essa idéia globalizante do dinheiro e da exploração dos recursos, chegaremos ao ponto exato em que uma coisa tem a ver com a outra.Abs
17/05/2007 às 13:12 em resposta a: Pessoal, sejamos racionais e não discutamos "o sexo dos anjos"… #84367BrasilMembroBrasil, poderia passar um link de algum material acerca dessas cinco provas metafísicas?Eu achei muita coisa dispersa na net, e não tenho certeza da autenticidade...
Sobre esta citação de Santo Anselmo, da Wikipedia, eu não sei se está correta pois, é exatamente a Prova pela Causalidade, que é a prova nº 2 de Santo Thomás. Santo Thomás nasceu 118 anos após a morte de Santo Anselmo.
17/05/2007 às 13:03 em resposta a: Pessoal, sejamos racionais e não discutamos "o sexo dos anjos"… #84366BrasilMembroOlá Dämmerung, aqui mesmo no Consciência.org, no Curso de Filosofia – Régis Jolivet, tem uma parte que trata do assunto e explica as 5 provas metafísicas.O Curso de Filosofia é disponibilizado gratuitamente por este site. No final do texto tem os links para as demais páginas do curso. http://www.consciencia.org/cursofilosofiajolivet27.shtmlAbs
17/05/2007 às 4:03 em resposta a: Pessoal, sejamos racionais e não discutamos "o sexo dos anjos"… #84364BrasilMembroA questão da existância de um DeusPara ajudar a conduzir isto, gostaria eu de trazer àqui a explicação mais racional já feita sobre a existãncia de Deus: o Argumento Ontológico de Santo Anselmo. Fundador da tradição escolástica, Santo Anselmo da Cantuária afirma que "Ele parte do fato de que o homem encontra no mundo muitas coisas, algumas boas, que procedem de um bem absoluto, que é necessariamente existente. Todas as coisas tem uma causa, menos o ser incriado, que é a causa de si mesmo e fundamenta todos os outros seres. Esse ser é Deus"(fonte: wikipedia).Santo Anselmo procura aqui aplicar ao universo como um todo o Princípio da Causalidade, contraditoriamente, no entanto, ignorando o desenvolvimento teórico de Aristóteles sobre o Princípio da Existência e da Causalidade. Se um efeito tem necessariamente uma causa, uma coisa não poe causar a si mesma, nem mesmo Deus, porque, em que pese ser onipotente, não pode expressar onipotência (como atributo de sua identidade) antes mesmo de existir. Se algo existe tem necesariamente que ter tido uma causa, e a causa anterior deste Deus seria então a divindade, assim como a causa deste outro, num ciclo sem fim.
Caro amigo, você citou Santo Anselmo mas, não entendeu o que ele disse! Ele disse que: Todas as coisas têm causa, MENOS O SER INCRIADO. O Ser incriado é Deus.
Dizer que Deus existiu de todo o sempre (é eterno) não se aplica à realidade natural,
Dizer que ele não existe se aplica à realidade natural? Como vc usa a realidade natural para explicar o Universo? Como vc usa a realidae natural para explicar o fenômeno do movimento e o fenômeno do vir-a-ser? (fenômeno da causalidade) (O referido "movimento" é a passagem de uma modalidade de ser a outra, isto é: o movimento de potência a ato)
pois eternidade e infinitude são abstrações, assim como uma reta perfeita em matemática. A existência existe sim de todo o sempre, pois não é parte integrante do universo, mas sim atributo deste
"A existência existe"... "muito profundo"!Que o Universo existe desde sempre é uma hipótese que ao meu ver só complica mais ainda a "explicação" dos ateistas.Pois se Deus não criou o Universo em algum momento, então ele criou o SEMPRE. Se o universo SEMPRE existiu então quem fez o SEMPRE? Vc diz: "Eternidade é abstração". E depois diz: "A existência existe sim de todo o sempre, pois não é parte integrante do universo, mas sim atributo deste". Então o que é abstração na sua visão? A eternidade ou o Universo? Pois, se a eternidade é um atributo do Universo!! Ou então vc ja tem uma explicação para o Universo. Qual é? ;D
existência é intrínseca a qualquer coisa. Assim, antes de algo existir não pode ter tido causa nem gerar efeitos, razão porque Deus não pode ter dado causa à própria Existência.
Por isso é divino, por isso é onipotente!! É o ser incriado e criador.
Além do mais, Existência pressupõe Identidade, assim qual é a identidade de Deus?
Bem, acho que muitos que ainda não a encontraram, talvez não a tenham procurado, ou então procuraram em lugares errados...A verdadeira identidade de Deus é revelada a muitos, nos piores momentos de suas vidas e não nos melhores.
Esta foi uma explicação racional e lógica para a inexistência de evidências da divindade, mas se alguém quiser atacar o próprio raciocínio lógico, inerente a todo o conhecimento humano, e afirmar a existência de Deus,
Sim, a sua leitura errada de Santo Anselmo é "a maior prova da inexistência de divindade"... Então vc tá mal de provas hein amigo?
admita que acredita porque QUER, arbitrariamente. Mais uma vez a wikipedia pode ajudar: Fé é o mesmo que acreditar ou confiar , geralmente por questões emocionais; por algum motivo geral ou pessoal, por alguma razão específica ou mesmo sem razão bem definida, sem evidências físicas.
Sim é óbvio!! Acredito porque quero! E com razões específicas, como diz wikipedia! Minhas razões específicas? Os fenômenos; da causalidade (vir-a-ser) e do movimento de potência ao ato, não foram explicados por qualquer ser humano até agora! ::) Só isso!Vc citou Santo Thomás de Aquino, mas, a prova pela causalidade e a prova pelo movimento são as duas primeiras das cinco provas metafísicas da existência de Deus, dadas pelo referido e sábio filósofo.Abs
BrasilMembroOlá Z
Talvez sejam os planetas semelhantes à Terra os que impedem a verdadeira vida....
Não entendi.
Bastaria haver um conceito de vida diferente daquele que conhecemos para essa permissa se colocar.
Também não entendi, hehehe
Será impossível que haja entidades de tal forma diferentes dos humanos que nos ponha na condição de simples 'vírus' universais?
Acho perfeitamente possível que haja vida inteligente em outros sistemas, afinal, são tantos que não temos nem idéia de quantos. Acho que a certeza de que não é possível haver vida inteligente fora da Terra é um tanto precipitada e sem qualquer base pois, sabemos que existe uma infinidade de sistemas e não os conhecemos, não temos absolutamente nenhuma informação sobre eles, portanto é precipitado dizer que não exista vida inteligente em outros sistemas.Agora, se houver vida inteligente fora da terra, não quer dizer necessariamente que seja mais inteligente que os humanos! Pode ser como pode não ser.
BrasilMembro"Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens." ( Che )
BrasilMembroComo disceminar o raciocinio se nos impõem muralhas de inconsciência? verifica-se que o governo cria seres que eu classifico como homo-alienapiens, seres sugestiveis a tudo, com carater destruido e moral delineada. Como de alguma maneira uma ação afetaria esse estado lastimado de sociedade?Só consigo ver uma vitória após muitos seculos, gradativa e lenta muito lenta.com ações individuais e "virótica".
Eu também não vejo outra hipótese a curto prazo...Penso que o primeiro passo é a aceitação do fato de que o uso de dinheiro é nocivo e totalmente dispensável. Sem acreditar nisso é impossível conceber esta sociedade. Obviamente haveria de ter um consenso mínimo de ao menos 51% das pessoas.Como e quando chegaremos nisso, eu sinceramente não consigo imaginar. Mas é pra mim, muito difícil imaginar os homens daqui a uns 50 ou 100 anos, AINDA se explorando, se enganando, se matando, e poluindo tudo; água, terra e ar, por grana. Acho que o planeta não resistirá, ou seja, não viabilizará mais a vida humana. Abs
BrasilMembroBrasilMembroO Homem, em se tratando de cosmologia, e de todos os fenômenos do Universo que nem sequer ainda foram identificados, e por isso, para esses fenômenos nem existe ainda uma terminologia, ainda está "aí na esquina", ou seja, não sabe praticamente nada.
"Há incontáveis terras, todas orbitando em volta de seus sóis da mesma maneira que os sete planetas de nosso sistema...Os incontáveis mundos no Universo não são piores nem menos habitados que a nossa Terra" Do livro De l’infinitoGiordano Brunofilósofo italiano1548 - 1600Giordano Bruno foi torturado por anos e depois queimado na fogueira da "Santa" Inquisição, por acreditar em Deus, à sua maneira e, não à maneira desejada pela inquisição.
BrasilMembro"Todos estamos na roda, alguns sentam-se sobre ela (alguns oligarcas)" "Quanto mais dependentes temos mais nos prendemos a ela" . Isso é real . é um fato, podemos ter discernimento da roda do tacão mas mesmo assim estamos preso a ela.
Sim, inevitavelmente presos. As regras do jogo estão aí para serem cumpridas... quem não as cumpre, para no tempo e no espaço em relação aos demais pois, tudo continua se movendo em função do dinheiro. Colocar-se contra isso de forma concreta, abdicar disso, é o caminho, porém se isso for praticado individualmente, significa loucura. Isso tem que ser um consenso. Abolir isso sozinho é loucura, abolir isso em consenso é o caminho. Somos seres sociais, um depende do outro para ter uma vida plena.
Uma questão também referente ao tema seria o fator discernimento, sendo o governo Produtor da educação. Lógica: Quando se produz algo sem que seja obrigado, se produz algo para seu melhor grado. Sendo o controle da oligarquia, a melhor educação seria uma que não confronta-se com a roda, portanto como washington Luíz disse ao referir-se a educação nacional: De alimento as cobras que logo elas o morderão no calcanhar.
Sendo o controle, a oligarquia, a melhor solução (para eles) é dar uma Educação mediocre aos que sustentam a oligarquia e uma Educação superpotencializada aos filhos da oligarquia. Os filhos da oligarquia serão automaticamente levados a proteger seu status quo. Mesmo evidenciando injustiças, mesmo sabendo que se TODOS tivessem uma educação aprimorada, isso seria bom para todos, eles não podem se colocar contra o "tacão" pois, estariam indo contra os meios que os mantém oligárcas, estariam "cavando sua própria tumba"... esse é o raciocínio lógico. Por isso digo que o agente desestabilizador da consciência é o dinheiro. O raciocínio embutido nas cabeças das pessoas é de que o mundo não comporta todos, só alguns podem ter conforto... Chega-se a falar em habitar estações espaciais caso o mundo se torne hostil à vida humana! Chega-se a admitir que faltará água para produzir alimentos e matar a sede... Esquecem-se que estamos no planeta "água". Não pode faltar água num planeta cuja superfície é 2/3 água!! Imaginam estarmos no planeta "dinheiro".Eles dão uma Educação precária ao povão, para as "cobras não morderem seus calcanhares", além é claro de saír mais barato ao Estado. Só isso! Nada mais "natural"... Se nós estivéssemsos em seus lugares, ou seja, se fôssemos filhos de oligárcas e tivéssemos "responsabilidade", pensariamos como eles e seríamos excelentes homens de negócio e, péssimos seres humanos.
Define-se a educação atual, que só nos transfere conhecimentos lógicos e definidos, exclui-se o fator pensar eo sobressaltar do discernimento congelado em regras inócuas e definidas, uma linha para se pisar e seguir.
Sim, e com esse intuito de transferir somente conhecimentos "lógicos" e desestimular o raciocínio livre, enfiam PATETADAS goela abaixo do povo, privilegiam todos os tipos de "arte" das mais deploráveis e ainda dizem que é o que o povo gosta. Colocam as crianças para dançar na boquinha da garrafa num programa infantil de TV, que era transmitido para o País todo e dizem que é o que o povo gosta. Refiro-me à Xuxa e ao grupo Tcham, que foi por anos enfiado goela abaixo das crianças e adultos imbecís. Assim como outras tantas infinidades de bestialidades que sempre são colocadas aos consumidores de mídia, como uma "atração especial". Isso é um claro e dissimulado processo de emburrecimento de massa. Em sua maioria, dirigidos às crianças e jovens. Um processo também de degenerescência política e social. Vivemos a apoteose do hiperconformismo.
Nos resta o auto-didatismo que nos fortalece a cada dia , não tem limites , entretanto a roda nos tira o tempo que poderiamos utiliza-lo a ele.
Sim, precisamos sobreviver... ninguém é heroi... Porém há que se perceber essas coisas e simplesmente raciocinar, mesmo que acabemos caindo na realidade de que estamos presos a isso, devemos sempre raciocinar e reconhecer isso. Reconhecendo isso, seremos capazes de nos auto-corrigir, mesmo que demore séculos.Se o problema tem um motivo, então reconheçamos o motivo! E reconheçamos também o que nos leva a criar este motivo!
Como poderiamos sair da roda?
Criando uma RODA do bem, uma roda dos REAIS interesses humanos. Uma roda que nos obrigue a termos bom senso, uma roda que não crie propósitos errados, uma roda que inviabilize o propósito nocivo. Como criá-la? Disseminando o raciocínio! Se é que, se acredita nele realmente....Abs
BrasilMembroVoltando à digestão, cada um julga o que merece ser comido e, assim, tenta matar a própria fome! ;)
Sim, por isso provo uma amostra de cada prato para não me intoxicar na hora do "almoço".Infelizmente minha vida presa aos compromissos inadiáveis não me permite provar de muitos pratos... Mas, este eu já conheço e sei de sua indigestibilidade. :)
BrasilMembroOlá amigosMais acima citei o filósofo Olavo de Carvalo e gostaria de fundamentar meu comentário.Vou colocar algumas partes do texto do referido filósofo que, me levou a tecer tal observação sobre seu trabalho:Educando para a boioliceOlavo de CarvalhoDiário do Comércio, 23 de abril de 2007http://www.olavodecarvalho.org/semana/070423dc.html
Mal eu havia acabado de escrever que os alunos das escolas americanas são “sitting ducks”, e um dos sobreviventes do massacre da Virginia Tech apareceu no show “Today”, da MSNBC, dizendo a mesma coisa. Mas justamente esse, Zach Petkewicz, não foi pato nem ficou sentado. Encostou uma mesa na porta e impediu que Cho Seung Hui fizesse na sua sala de aula o que acabara de fazer nas salas vizinhas. Salvou uma classe inteira. Por que tão poucos, entre milhares de alunos, professores e funcionários, tiveram idêntica presença de espírito? Por que ninguém atacou o coreano maluco enquanto ele recarregava sua pistola automática ou trancava as portas com corrrentes?
Esse Sr., quando faz seus comentários, ou não dá a mínima importância para a verossimilhança do que diz e nem para a realidade dos fatos, isto é, à possibilidade dos fatos, ou suas teses são de encomenda e por isso acabam ficando meio que sem pé nem cabeça. Vejam: Ele está chamando as vítimas do maníaco assassino, de pessoas covardes! Imagine-se você, numa sala de aula assistindo tanquilamente sua aula e de repente alguém surge atirando, "diga sinceramente a vc mesmo", o que vc faria? Bancaria o heroi e iria tentar desarmar o psicótico assassino? Porque alguém teve a frieza de raciocinar nesse momento e barrou a entrada do cara com uma mesa atrás da porta, o referido filósofo quer construir suas teses de encomenda, em cima disso! Ele pergunta por que ninguém atacou o assassino enquanto ele recarregava "a sua" pistola... Ora! o assassino estava com DUAS pistolas!! Será que o infeliz filósofo comentarista não se apercebeu deste "pequeno" detalhe?
Meu filho Pedro, que suportou pacientemente um ano e meio de escola pública na Virginia, garante: “É uma educação para boiolas.” O equivalente inglês da palavra é sissies . Uma sissy não é necessariamente um gay . Sujeitos que nunca tiveram um único impulso homossexual podem ser sissies perfeitas. Basta lhes ensinar que o macho branco heterossexual cristão americano é o bicho mais desprezível da face da Terra e que, se ele for exatamente um deles, deve fazer o possível para parecer outra coisa. Aos mais sortudos dentre eles ocorrerá a idéia, ridícula mas inofensiva, de usar trancinhas afro nos cabelos louros. Outros tentarão formas de adaptação mais incisivas – e, dentre elas, a mais popular e politicamente correta é tornar-se tão tímidos, fracotes e efeminados quanto possível. Depois de alguns anos desse adestramento, o sujeito está pronto para desmaiar, ter crise histérica ou ficar paralisado de medo ante o agressor, exibindo ainda mais fragilidade na esperança insensata de comovê-lo.
Nossa!! os EUA estão dando uma educação de boiolas aos seus jovens? Caramba!! Deve ser por isso que eles estão sempre enfiados numa guerrinha... Se essas coisas que o sr OC diz, fossem verdades ou tivessem algum efeito sobre o resultado do "serviço" do coreano na Virgínia, então devemos entender que os EUA estão dando uma educação focada na paz, no entendimento, etc. Bem, isso eu acho que é meio "hollywoodano" mas, na realidade o Sr OC sugeriria o que? Além das disciplínas convencionais deveriam ensinar também artes marciais, administrar aulas de repressão à guerrilha ou a maníacos francoatiradores? O que este Sr quer dizer com esta infeliz observação? Que o povo estadunidense deveria ser mais violento? É isso?
Impossível, diante do espetáculo de pusilanimidade coletiva na Virginia Tech, não recordar aquela vovó tagarela e empombada do conto “A Good Man is Hard to Find”, de Flannery O'Connor, que, diante do assassino armado que acaba de matar a tiros toda a sua família, se apega até o último instante à crença idiota de que ele é no fundo um homem bom, incapaz de lhe fazer dano. Mais ou menos a mesma idéia com que aqueles cabeças-de-toucinho do “Viva Rio” subiram o morro levando flores no “Dia do Carinho” – e foram expulsos a bala. Há gays valentes e heterossexuais boiolas. A quintessência da boiolice não tem nada a ver com sexo. É uma covardia abjeta, um desfibramento da alma, uma pusilanimidade visceral – que os educadores de hoje em dia consideram o suprassumo da perfeição moral e os engenheiros sociais da ONU gostariam de espalhar por toda a humanidade. É a fórmula da pedagogia usada nas escolas públicas americanas. É por isso que o pessoal cristão foge delas, preferindo o homeschooling . Os meninos educados em casa só vão à escola no fim do ano, fazer exame, e tiram sempre melhores notas do que os trouxas que ficaram lá o ano inteiro só aprendendo boiolice.
O Sr OC deve viver em outro mundo! Será que ele não está sabendo que no seu País a violência em sala de aula está afastando professores da Rede Pública de Ensino? Claro, isso ele não deve saber pois, seus conhecimentos estão concentrados e restritos ao local do qual ele julga ser o centro do mundo, o "coração do planeta"... "O país dos países"... Na realidade ele tece várias críticas ao Ensino estadunidense mas, o fato de seu filho estudar um ano e meio lá naquele lugar que dá aulas à boiolas, fica para nossa individual inteligência tentar decifrar.
Para os negros, as mulheres, os gays e os membros de “minorias” em geral, o establishment usa uma outra receita corruptora, simetricamente inversa. Lisonjeia-os até enlouquecê-los por completo. Infla seus egos até à divinização. Ensina-os a achar que são credores do universo, que o simples fato de dirigirem a palavra a um branco adulto é um ato de generosidade imperial. O fato de que negros e asiáticos, aqueles vindos nas tropas muçulmanas, estes nas hordas bárbaras, tenham atacado e escravizado milhões de europeus séculos antes de que o primeiro português desembarcasse na África é suprimido da História como se jamais tivesse acontecido. O branco – e, por ironia, especialmente o americano, dos povos ocidentais o que escravizou menos gente e por menos tempo – é definido como escravagista por natureza, o escravagista eterno, herdeiro de Caim, só digno de viver por uma especial concessão da ONU. Cada página dos manuais didáticos usados nas escolas americanas traz essas crenças insinuadas nas entrelinhas. Cada vez que um professor abre a boca em sala de aula, espalha mais um pouco desse entorpecente pedagógico nos cérebros infanto-juvenis. A coisa foi evidentemente calculada para estragar as almas, para alimentar o ódio e o ressentimento, para destruir o país por desmontagem sistemática.
Isto é realmente impressionante! O que este Sr está tentando dizer com outras palavras? Que os EUA são um país justo e fraterno e que favorece os povos opressores que são os negros os asiáticos e os mussulmanos? Isso deveria ser uma piada, não é mesmo sr Olavo? O Sr é um brincalhão não é mesmo? Putz!!!Esses argumentos buscados nos anais da civilização, para encontrar "justificativas" para os atos de agora já é prática conhecida e utilizada por eles há bastante tempo. O que deve ser observado não é o que aconteceu há 1.000 anos atrás e sim o que está acontecendo agora!! Com esse subterfúgio/argumento de ir mais além na história, os israelenses "pensam" estar justificando o massacre palestino e, da mesma maneira, ou seja, com os mesmos princípios procede o nosso "filósofo", sr OC.Ele faz acusações sérias ao sistema de Ensino estadunidense, como se o problema estivesse na Eduacação. O fato de ser uma ROTINA naquelas terras, as pessoas dirigirem-se para seus locais de TRABALHO e estudo e sem mais nem menos sacar de uma arma e atirar em seus companheiros, isso ele nem se lembrou de comentar. Deve ser pelo fato dele acreditar que as pessoas fazem isso porque recebem uma educação de boiolas."As escolas só fazem ensinar-lhes a respeitar as diferenças e por isso resolvem matar a si mesmos", Magnífica dedução!!O mundinho mesquinho e hipócrita em que eles vivem, "não tem nada a ver com isso"... "I$$o é normal"... Além de ser muito confortável, é claro...Isso é filosofar ou fazer política de manipulação de opiniões?Ah... Sr OC, por que seu filho "teve" que estudar lá? Naquele país que "faz questão de pregar a fraternidade entre os povos e o respeito às diferenças"? ;DAtenciosamente: Um leitor de seus escritos.
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