Spinoza – biografia e pensamentos

espinosa resumo

Baruch Spinoza ou Espinosa, ou Espinoza (1632-1677) nasceu em Amsterdã, Holanda. John Locke nasceu no mesmo ano. Spinoza era de uma família tradicional judia, de origem portuguesa. Sua família emigrou porque os judeus estavam sendo perseguidos. Seu pai era um comerciante bem sucedido e abastado. Spinoza gostava de estudar e ficava na sinagoga. Era um dos melhores alunos. Aprendeu a Bíblia Sagrada e o Talmund. Então foi para uma escola particular, onde conheceu o latim. Pôde então ter um estudo mais abrangente. Leu sobre a identificação de Deus com o universo, sobre a associação da matéria com o corpo de Deus. Se interessou muito pela filosofia moderna, como Bacon, Hobbes e Descartes. Então foi acusado de heresia, por se mostrar irredutível em suas opiniões.

Spinoza fez uma análise histórica da Biblía, colocando-a como fruto de seu tempo. Critica os dogmas rígidos e rituais sem sentido nem poder, bem como o luxo e a ostentação da Igreja. Por suas opiniões, um homem tentou matá-lo com um punhal. Escapou graças à sua agilidade. Ofereceram uma pensão para ele manter fidelidade à sinagoga e Spinoza recusou. Foi então excomungado, em 1656. Amaldiçoaram-no em ritual. Depois disso, viajou pela Holanda. Os judeus não falavam com Spinoza, mas os cristãos sim. Apesar disso, não se converteu ao cristianismo. Seus familiares quiseram deserdá-lo. Lutou pela herança do pai e ganhou a causa. Mas recusou a recebê-la, só queria fazer valer seus direitos.

Spinoza era meio frágil, pois seus pais eram tuberculosos. Viveu uma vida modesta, frugal e sem grandes luxos. Se sustentava com algumas doações e com o dinheiro de polidor e cortador de lentes ópticas. Mantinha uma relação com amigos e admiradores, e discutia suas idéias. Se correspondeu bastante. Era de altura mediana, pele escura, cabelos escuros e encaracolados e feições agradáveis. Segundo Colerus, se vestia descuidadosamente. Suas principais obras são: Tratado político, inacabado; Tratado da correção do intelecto; Princípios da Filosofia Cartesiana; Pensamentos Metafísicos;que veio de curso particular que deu sobre Descartes, e sua obra prima: Demonstrada pelo método geométrico. Algumas obras suas foram incluídas no Index de livros proibidos. Foi preso sob acusação religiosa e morreu na prisão, aos quarenta e quatro anos.

A vida de Spinoza foi marcada pela sua concepção de Deus. No Tratado teológico político defende uma interpretação da Bíblia diferente da visão dogmática de judeus e cristãos. Diz que a Bíblia está no sentido figurado. Spinoza atacou a falsa noção que se tem de Deus e da espiritualidade. Mair tarde, identificou isso como um erro da mente diz como escapar no Tratado da correção do intelecto. Ainda no Tratado teológico político, diz que as massas tendem a associar Deus com fenômenos extraordinários, que não ocorrem comumente na natureza. O ponto principal do pensamento de Spinoza é a comunhão entre Deus e a natureza. Spinoza critica a porque ela está alimentada pelo medo e a supertição. Devemos fazer uma interpretação racional da Bíblia. A diferença entre filosofia e é que a primeira busca a verdade e a sugunda precisa da obediência para ser realizada. Spinoza saiu da sociedade. Desde que foi excomungado, viveu à parte. Isso implica buscar vivências incomuns às galerias. Spinoza buscou a espiritualidade racionalista, é profunda sua cultura e é clara sua visão de assuntos que estão fora da subjetividade, e envolvem um conhecimento complexo, conhecimento este que nos dias de hoje são marcado pela banalização cultural e a ideologia deturpada pelas derrotas sucessivas. Desse modo , Spinoza, numa época ainda pura nos conceitos, fala de Deus, da alma e da mente. A e o Estado devem estar subjugados à eles. Spinoza não acreditava na divindade de Cristo, mas o colocava como o primeiro entre os homens. Spinoza, na mesma época que Locke, defendeu o liberalismo político. Para ele, direitos naturais são as regras do ser. Somos forçados a obedecer as leis naturais, que são divinas e eternas. A ajuda mútua é necessária e útil. Sem ela, os homens não poder viver confortavelmente nem cultivar seus espíritos. O objetivo do Estado não deve ser tirânico (como em Hobbes) mas libertário. O direito natural em Spinoza é compatível com a democracia: é nas grandes massas que a natureza humana melhor se manifesta

Nos seus Pensamentos Metafísicos Spinoza trata dos entes e afecções de um ponto de vista metafísico. Ente é tudo o que existe. As quimeras e o Entes que a razão produz através da representação não são entes. As representações estão dividas em categorias como gênero, espécie, etc. Essa classificação do real ajuda a memória a reter as representações. Descartes influenciou Spinoza, que desenvolveu alguns assuntos do filósofo francês. Spinoza comenta as noções cartesianas de Deus e suas substâncias: o pensamento e a extensão, que existem separados. Spinoza era monista. Pensamento é uma extensão da substância primoridal, Deus. A diferença é que Descartes explora o lado gnosiológico, da fundamentação e origem do conhecimento. Spinoza vai para o lado ético, em busca da verdade e do sentido da vida. O racionalismo de Descartes parte em direção à , o de Spinoza, que defendia Deus como única substância, parte para a imanência. Spinoza vai ao microscópico, Descartes vai ao macroscópico.

Spinoza diz que percebemos o tempo e o espaço (como mais tarde definiu Kant) usando a medida para essas duas extensões. A medida é usada para explicarmos as coisas. Ele explica que a realidade é uma coisa muito mais vasta do que as categorias humanas de entendimento podem conhecer. Isso porque existe a essência. O povo que percebemos confunde o real com a razão, e o filósofo, numa postura investigativa, não pode se deixar enganar. O ente da razão não existe fora da mente.

Deus é o único ser em que a essência coincide com a existência. Isso não acontece com os outros seres. É a causa última de tudo, e as coisas estão em Deus. Essa é uma noção panteísta. E Deus é perfeito. Conhece a si e a tudo objetivamente. As coisas só tem essências na medida em são atributos de Deus. Spinoza desenvolverá isto no Ética. A parte divina do ser é a essência. A essência, a potência, a existência e a idéia só se diferenciam mas coisas criadas. A existência e a essência, nas criaturas humanas,diferem uma da outra por causa da razão. Spinoza chama de afecções aquilo que Descartes chama de atributos. Os entes são afecções de Deus. Dependem dele. Spinoza queria que víssemos as coisas sob o ponto de vista da eternidade. Devemos considerar o mundo objetivo em si, fora das noções subjetivas. Eternidade é o atributo sob o qual concebemos a existência de Deus, como diz nos Pensametos metafísicos. Eternidade é a junção de essência e existência. O tempo pertence à razão, é um mode de pensar a pluraridade também, pois tudo é Deus, e ele é Uno.

Como Descartes, Spinoza fala que temos a noção clara do que é verdade, pois ela é certa e suprime toda a dúvida. Spinoza fala que o bem e o mal são pareceres, que só existem nas relações. Mas reconhece como bom e na Ética, diz que certas coisas nos são agradáveis, e nos esforçamos para que elas sejam frequentes. Mas uma coisa tomada em si não nem boa nem má.

Deus é imutável, porque não pode mudar e ser outro Deus. Na natureza tudo são substâncias e seus modos. Deus é simples, a grande substância. Spinoza refuta as distinções do Aristotelismo sobre Deus.

A vida pode ser de dois modos: com uma alma unida ao corpo, e apenas corporal. Tudo está vivo, porque tudo está em Deus e ele é vivo. Spinoza era contra a visão antropocêntrica da divindade. Deus conhece as coisas que criou. Dessa forma conhece os pecados. Mas os pecados só existem na . Assim , Deus não ama nem odeia os homens. Mas tem seus decretos. É por decreto que ele incita e encoraja os homens.

A onipotência de Deus é dividida em absoluta e ordenada, ordinária e extraordinária. A ordinária é aquela que dá ordem e conserva o mundo. A extraordinária vai contra essa ordem,como no caso dos milagres. Além de ter criado o mundo, Deus o conserva a cada instante.

Apesar de admitir que a potência de Deus também pode destruir, Spinoza afirma que a alma humana é imortal. Pois uma coisa incorpórea não pode destruir-se, nem pode ser destruida por uma coisa criada.

Deus tem muitas leis que estão acima do intelecto humano, e quando esse as vê, parecem milagres. Deus está acima da natureza percebida pela razão. A vontade humana é o seu intelecto.

As riquezas, quando buscadas, absorvem todo o ser do homem, diz Spinoza no Tratatado da Correção do Intelecto. O homem gosta de paixão e dos prazeres, mas a eles sobrevém a tristeza. Os prazeres riquezas e honras devem ser um meio, não um fim. Devem existir apenas no necessário para manter aboa saúde.

Spinoza achou quatro tipos de percepção:

A primeira é arbitrária; a segunda vem da experiência; na terceira a essência de uma coisa é tomada pela de outra. Por exemplo quando se acha que o universal sempre é acompanhado de uma propriedade. Não é adequada. A última percepção é a da essência.

Para o melhor modo de perceber, temos de ver quais os meios para conseguirmos nosso fim .
1º temos de conhecer a natureza das coisa e a nossa, para aperfeiçoá-la.
2º temos de deduzir as diferenças e as concordâncias das coisas.
3ºtemos de ver o que essas coisas poder sofrer.
4º temos de associar isso com a natureza e a potência das coisas.

Assim Spinoza, com um estilo que lembra o de Bacon, descreve seu método para melhor percebemos. E chega a conclusão que a melhor percepção é a da essência.

Para começar a se corrigir o intelecto precisamos “continuar conforme a norma de alguma idéia existente e verdadeira e investigar segundo suas leis certas.” Devemos saber distinguir a idéia verdadeira dentre as idéias falsas. Durante seus escritos, Spinoza imagina objeções à sua argumentação (que seriam feitas pelos leitores) e responde à elas. Enfrenta o adversário no campo do adversário. Assim é com filósofos e outros teólogos. Também fala contra os ignorantes, que ele chama de vulgo, ou os não-iniciados. O vulgo não consegue entender a filosofia porque não sabe o que lhe sucede, está sujeito às marés das paixões, e por isso cheio de preconceitos.

Spinoza diz que temos mente, em maior parte, idéias verdadeira (apesar de existirem os entes da Razão, que são falsos) Pois não podemos supor uma idéia falsa como verdadeira. Não devemos considerar como o verdadeiras coisas da imaginação, que estão no intelecto. Spinoza rse contrasta a Descartes, dizendo que devemos considerar como verdadeiras as coisas da natureza, pois não existe nenhum Deus enganador.

Spinoza fala da memória, mostrando que separamos as coisas por categorias e que se imaginamos um item dessa categoria em separado, visualisamos bem os detalhes, mas ao misturarmos o que estamos lembrando com outras memórias da mesma categoria, o pensamento se torna confuso. A memória é a “sensação das impressões do cérebro junto com o pensamento de uma determinada duração da sensação”.

O Livro Ética demonstrada pelo método geométrico tem uma estrutura clássica, baseado no modelo do matemático Euclides. Dessa forma , temos definição , axioma, preposição demonstração, escólio e corolário. Com esse método, Spinoza queria refutar outros. Esse método por muitos é considerado chato e difícil. Como diz Will Durant, não é para ser lido, mas estudado.

Uma coisa é finita quando podemos limitá-la por outra semelhante. A substância é independente, em si. Há três termos básicos no livro: substância, modo e atributo. O atributo é o que o intelecto percebe da substância. Como vimos, o intelecto precisa ser corrigido para não ser limitante. Deus é absolutamente infinito. Deus é uma substância que não remete a ninguém, exceto à ela mesma é que possui inumerós atributos. Cada atributo tem infinitos modos.

A liberdade é um estado de ser, quando se existe por si, e necessário quando determinado por outras coisas. A eternidade transcende o tempo, é verdade eterna sem começo nem fim. Essa noção recorre a . Toda causa tem um efeito. Deus é causa primordial que tem inúmeros efeitos. A diversidade de substância é infinita, cada uma é única.

Deus é imanente ao mundo. Para Descartes é transcedente. Existe necessariamente, pois existir é ter potência. E se há potência há alguém para irradiá-la. Na consciência fora de Deus, como Spinoza já expôs nos Pensamentos Metafísicos a existência não envolve a essência. Deus tem intelecto no ato, não em potência. Muitos consideram que Spinoza diz que Deus não tem intelecto, mas Spinoza coloca que o intelecto de Deus são suas ações.

Os homens agem ser conhecer as causas de seus atos. As coisas são atributos e afecções de Deus. O corpo exprime determinadamente parte da essência de Deus, na extensão. A alma é uma coisa pensante (nesse ponto concorda com Descartes, mas ao colocar a alma como substância não). A duração é a continuãção da existência. Deus pensa, é extenso, tem idéia da sua esência e do que se segue à ela. As coisas estão compreendidas na essência da idéia infinita de Deus. Ele é a causa de tudo, substância incriada, onipotente e onisciente.

As coisas ficam marcadas na alma, além do intelecto. A memória é uma rede de representações associativas dos objetos. Deus conhece a alma.E a alma conhece à Deus. O pensamento é um atributo divino. A alma não conhece a si mesma, e conhece sem adequação o corpo. A alma não tem vontade nem é livre.Todas as idéias que se referem à Deus são verdadeiras. A mente humana é disposta de tal forma que pode funcionar ordenadamente. Com um certo número de imagens, expressando esse número, há “embaralhamento”. Quem tem uma idéia verdadeira, o sabe sem dúvida. Spinoza, desenvolvendo seu lado racionalista diz que a razão percebe a coisa em si e a eternidade, que são comuns à todas as coisas. A mente humana é uma parte do intelecto infinito de Deus. Conhecer Deus eterno e infinito nos ensina a nos conduzirmos perante o dinheiro, coisas fora de nós, suportar a vida, não desprezar, não expôr ninguém ao ridículo, não odiar. A moral de Spinoza parte de sua metafísica.

O corpo humano pode ser afetado de diversas maneiras, e sua potência aumentada e diminuída. A alma pode ser passiva ou ativa. As idéias adequadas existem em Deus, são ativas. O corpo humano é mais engenhoso que as máquinas.

Os homens falam demais. A ética de Spinoza tem uma frase: “o esforço para compreender é a primeira e única base da virtude.” Existem contrários, que não coexistem num mesmo sujeito. Como as emoções são marcadas na alma, Spinoza dá importância para coisas que parecem óbvias, mas são um elo de um intrínseco pensamento. As emoções conscientes, como gostar de alguma coisa, tem de ser seguidas por querer que essa coisa se repita. O primeiro contato com uma coisa importante, pois sempre associaremos ele. As coisas se esforçam para se perseverar no seu ser. As coisas singulares são manifestações da potência de Deus. A alma é causa do corpo, que é proporcional à ela. Quero dizer, estão unidos e mantém relação.

Para Spinoza, a paixão e perfeição relacionadas com tristeza e alegria constituem a idéia que envolve a essência. A alma repugna imaginar coisas que diminuem sua potência. O amor e alegria remetem à idéia de uma coisa exterior. Assim também é com o ódio e a tristeza. O amor gera amor e o ódio, ódio. O bem é aquilo que é útil, e o mal inútil. O amor faz parte do amor infinito pelo qual Deus ama a si mesmo. Spinoza, como Nietzsche, não aprovava a humildade. Dizia que ela provinha da contemplação da própria fraqueza.

Spinoza influenciou muito a filosofia posterior. Hume cita-o. Não gozou de muita reputação , mas sim desprezo, até que Lessing afirmou não existir outra filosofia senão a de Spinoza. Junto com Fichte e Kant, foi fundamental para Hegel e Schelliing. Nietzsche admirava-o, apesar de discordar. O spinozismo foi inicialmente rejeitado, mas depois, no século XIX foi reabilitado. Influenciou Marx e Freud, que tinham uma visão naturalista do mundo.

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Comentários

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Miguel Duclós

Webadmin do Consciência, formado em filosofia pela USP, aficionado eterno de internet.

74 Comments:

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  3. Alaer Garcia

    Gostei da colocacao de Reneis.No fundo a politica (social) sobrepoe o individuo-Assim Medicina -politica da Ciencia.Religiao -politica da fe. E tem ate politica da Filosofia. Dai escrevi- O filosofo de Jatai e a Caverna de Platao. Sem querer querendo de vez em quando voltamos a Caverna de Platao.Espinosa contribui muito para esta saida,mesmo sem mencionar, mas ficou preso no modo de dizer, ou seja nas palavras e suas interpretacoes.

  4. fasa bem e pesquise sobre espinosa e bem para vc …

  5. lourdes franco

    Gostei da razao dada neste texto. Ao ler admirei a maneira que coloca este Deus na sua essencia de onipotencia. Acredito que atraves de um exercicio de percepcao sobre o pensamento de um determinado Deus, chega-se a um profundo pensar nao racional, nem intelectual, mas de um pensamento intuitivo, alegre e despojado.

  6. ficamos indignados com a ideia de Deus que spinosa nos traz por que estamos tentando encaixá-la na ideia de Deus que já temos construída. não é do Deus Judaico – cristão que spinosa fala, mas da energia, da substância que está em tudo, inclusive em mi e em todos nós, pois só a Substância existe em si mesma, nós somos um modo desta substância e portanto, só existimos em razão dela. Para entedermos Spinosa precisamos buscar as “ideias adequadas”, mas para isso, preciso me libertar das “ideias inadequadas”, pois quanto mais busca as ideias adequadas, mas me aproximo da subtância. para entender o Deus de Spinosa, preciso aceitar a possibilidade de entender que só existo por causa dele, Substância é Deus, mas não o Deus para o qual rezamos e profetizamos a nossa fé. ao comparar suas ideias com estas é porque não entendemos nada de Spinosa.

  7. Deus é concepção e como cada um tem a sua, se alguém tiver nenhuma não fará a menor importãncia visto ser ele uma criação humana.Assim, quem o concebe o faz de acordo com sua conveniência e cultura,objetivos e projetos pessoais. Sendo ele uma concepção minha, será da maneira como eu o formular.Não cabe a Voce duvidar e nem a mim “catequizá-lo” como fez a “santa madre igreja” por séculos afora.O homem é ao mesmo tempo uma afirmação de escravidão e libertação: cria um ser para se libertar e passa a ser escravo do ser que criou.

  8. oliver nicolau

    so existem duas coisas dificeis na vida:Viver bem e morrer bem.Com Jesus voce consegue as duas.Palavra de escoteiro.filosofia e para amadores.bjos…..ha..ha…ha.

  9. eduardo mederdrut

    ‘e incrivel como as pessoas interpretam spinoza atraves da sua propria visao e vem o que eles querem ver, isso e filosofia e interpretacao de texto coisa que muitos dos que comentaram nao fizeram, leio e li e continuo lendo espinoza faz alguns anos, o meu avo.. um ex marxista, judeo russo filho de religiosos, iniciou-me na leitura deste grande filosofo, mas, acredito que a unica coisa quer ele esqueceu foi de negar a existencia de deus, pois ele nao se permitiu tal coisa… era impossivel para sua epoca, mas ao falar da alma como algo que nao pode ser corrompida por alguma coisa criada… simplesmente tira a criacao do homem de deus o o coloca como uma entidade unica. deus e criado pelo homem.. en nao ao contrario… nao por nada marx e freud, outros dois bons filosofos, baseiam suas ideias em muitas ideias do spinoza. Uma pena que outros leitores nao tenham a liberdade de pensar o mundo sem deus e sim somente com os homens…

  10. fabiola soares guerra

    estava esperando este Deus fui pesquisar sobre spinoza e o encontrei com ele.

  11. Ler sobre esses homens me remete a pensar o quão grande é o desiderato humano. Como naquela época um pensador pôde, em curto tempo de existêcia, como aconteceu a muitos expoentes, formular tanto, mostrando que somente a existencia do Criador e sua Criatua pode gerar esses frutos. Temos que ser grandes para enxergar esses mistérios…
    do mundo metafisico.

  12. Roberto lopes

    QUERO DIZER QUE DEUS NÃO É UMA SUBTÂNCIA. DEUS NÃO SE REVELA DE FORMA QUE O HOMEM COMPREENDA COM TANTA FACILIDADE QUEM ELE É COMO SPINOZA TENTA EXPLICAR. É UM PENSAMENTO DELE QUE NÃO PODEMOS TER COMO UMA VERDADE ABSOLUTA.

  13. magnifico. Cada um de nós somos a ciência natural de deus.

  14. juarez m reis

    Apesar de não entender muito de filosofia, que bom lêr estes artigos sôbre pessoas magnífica.Grato.

  15. Penso e defendo a ideia de um ser extraordinario
    atitudes inegavel sobre todo o universo e o mal ,acreditando que o pesamento positivo esta ligado a natureza as história de cada canto onde deixo seu rastro e seus exemplo, não jugar e perdoa a quem não entende tem como ignorância
    as divergências .E leva o ligamento entrosamento
    de alma e massa ,alma e ser invisível de habilidade inigualável .

  16. Nada como MARX… infelizmente ainda existe gente que propaga este pensamento, fala, fala e continua descrevendo Deus como senhor das coisas… só se for o senhor das coisas das pessoas ricas, abonadas e que comem com fartura… para gente que sente todo dia a necessidade de encontrar o que comer e não acha esse maluco não passa de mais um doido…se você realmente acredita em Deus faça um favor para a humanidade… guarde esta crença para si….

  17. o senhor é tudo em tudo.
    deus é perfeita vida.
    deus é perfeita sabedoria,
    deus é perfeito e puro amor.

    dentro de todos os seres
    vive a vida do criador.
    vive o saber do criador
    vive o amor de deus criador.

    porque deus é tudo em tudo
    e porque todos são um só ser,
    a unica força universal
    vivifica todos os seres.

    porque deus é o unico criador
    de tudo no ceu e na terra,
    o universo é preenchido de harmonia suprema.

    aqui é sublime mundo de deus.
    o meu ser é todo jisso, filho de deus,
    tudo é bela harmonia.
    o mundo do jisso é só luz.

    porque deus é a vida universal
    e porque eu sou filho de deus,
    á todos os seres vivifico
    e todos vivificam meu ser.

    porque deus é o amor imparcial
    e porque eu sou filho de deus,
    a todos os seres eu amo
    e todos os seres me amam.

    porque deus é sabedoria
    e porque eu sou filho de deus,
    á todos os seres eu conheço
    e todos eles me conhecem.

    porque deus é tudo em tudo
    e porque eu sou filho de deus,
    se oro, o mundo me responde
    e se move quando eu me movo.

    aqui é sublime mundo de deus,
    o meu ser é todo jisso, filho de deus.
    tudo é bela harmonia
    o mundo de jisso é só luz.

    O SPINOZA SEMPRE SOUBE!!!!!
    O EINSTEN SEMPRE SOUBE!!!!
    E TODOS TEM O DIREITO INALIENAVEL DE SABER
    A VERDADE!!!!!
    APROVEITEM!!!!!

  18. Daniela Alencar

    Muito Bom(“,)
    *****
    A 1ª vez que ouvi falar de Spinoza foi na TV Escola num documentário sobre sua vida, apartir daí fiquei curiosa em saber mais sobre esse inlustre filosofo. E agora sou uma admiradora de seus pensamentos, inclusive este:“o esforço para compreender é a primeira e única base da virtude.”É inebriante….!
    Beijos a todos e bons estudos…\õ/

  19. a escola vai adorar kkkkkkkkkkkk

  20. Desconhecia o que era Spinoza, fui pesquisar porque sempre admirei a figura Albert Einstein, lendo uma revista sobre ciência e religião, vi uma frase de Einstein que respondia uma pergunta de um rabino ortodoxo, (você acredita em Deus?), ele respondeu: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela na harmonia de tudo o que existe, não num Deus atento ao destino e às ações da humanidade.”

  21. aprendiz d vimana

    Sr. Baruch Spinoza GENialllllll !!!

    Ele já bem além d seu espaço/tempo , nos ensinava
    a linguagem Quântica… tudo está em tudo e
    D’us é Tudo…. Tudo é D’us….
    Parabens sR. Spinoza ond o Senhor estiver…tempo
    não existe mesmo….

  22. Alaer Garcia

    E uma pena Spinoza nao considerar a Caverna de Platao, pois tem muita certeza no corpo. Sempre achei que Sem solidao nao ha solucao

  23. Jessika --> Angel Rock

    AmeEi…
    era disso q eu precisava!!
    vlw
    (Y)

  24. Pingback: Debut « Aproveite Tudo!

  25. eu tive o conhecimento da filosofia de Spinoza pelo livro Mundo de Sofia, mas, minha base filosofica referente a religiao como ela é tratada pelo referido filosofo, possuia já estas caracteristicas, nao sabia que tinha vivido uma outra pessoa a seculos atras com a mesma linha de raciocinio que a minha.

    traduzindo… encontrei minha filosofia religiosa escontrada por mim escrita e caracterizada por Spinoza, sendo que, a seguia antes de saber que tinha outra pessoa proposta a mesma coisa.

    claro nada é 70% igual, entretanto, a base discusiva minha é Spinozista.

    Valeu para todos

  26. Antonio Carlos

    Gostaria de relatar a importância de Spinoza para a humanidade. Ele observava Deus na natureza e mostrava que a mesma é muito simples. Não via em Cristo uma Divindade, como realmenmte pensam os judeus. Com isso é errôneo pensarmos que Spinoza era agnóstico ou ateu. Pelo contrário, acreditava num Deus incorporado na natureza. Realmente era um pensador à frente de seu tempo! Parabéns Spinoza!

  27. Por ser o primeiro texto que leio sobre Spinoza, sinto apenas que ele tinha uma forma diferente de ver a existência de Deus, num todo acredito valer muito apena sua pesquisa mais detalhada.

  28. Pingback: Intelecto, Expectativas, Juízos, Abstração « [ leituras, reflexões, dia-a-dia, e algo mais ]

  29. gostei da explanaçao ,entendi com clareza a vida ,as ideias,pensamentos e conceitos do filosofo baruch de espinoza!!

    jessika aluna do 05 de taguatinga

  30. spinoza estava muito alem dos homens daquela época, como tudo é obra do criador, ele compreendia isso, quando falava que somos uno com a dinvindade. nao devemos procurar um rosto em Deus, mas interagir com a sua obra que se manifesta a todo instante dentro e fora de nós mesmos.

  31. ola
    a visao dele e correta.
    A religião e um veu que obscurece qualquer mente.
    O homem deve ser livre.
    Todos devem aprender a pensar.
    abraços Lucio

  32. Milena Mendes

    Adorei muito sobre Spinoza .. So nao gostei porque ele nao acreditava em Deus ..
    mas ele esta de parabens .. pena q ja morreu porque tinha muito oq passar pra gente ..

    Pesquisem mais, nao fiquem so em internet fazendo besteira, porque enternet tem muito oq passar pra agnte nde bom ..

    Beeeijoos **

  33. a filosofia de spinoza e uma filosofia ampla sem nada por traz, ele e um homem trasparente q descreve bem o q pensa. so uma coisa q eu nao concordo, ele nao aceita a divindade de DEUS, pra mim isso e uma coisa inquestinavel pela raça humana, quem somos nos pra questionarmos esse assunto…

  34. achei o texto bastante esclarecedor, pois hoje conversei com alguem que segue a filosofia de Spinosa. Realmente é uma filosofia que meio que dá um nó na cabeça de quem é criada como eu “Católica apostólica Romana”, mas é bom me faz refletir mais sobre o que é deus e como me relacionar melhor com ele, e ainda adorei a parte que ele relaciona a natureza a Deus.

    Parabéns pelo texto

    Mel

  35. “(…) cristianismo new age com pseudo-iluminismo”: que expressões mais pseudo-intelectuais!

  36. O texto me atendeu em parte. Estou a procura de textos dele que falam sobre a esperança.
    Mesmo assim valeu!

  37. obrigada! ! ^
    eu sou amiga da rosiitah |

    tenho que fazer a mesma peskisa

    =D
    bjoss
    parabens aii

  38. Rosiinha * *

    Parabenns ! !
    erah o q eu precisava pra minha pesquisa!
    porem é muito grande! !
    =/

    obrigada! !

    beiijoongoos
    e
    naomeligaaboabrar

  39. Estou aqui na qualidade de curiosa sobre esse autor. Adorei a explanação, me elucidou diversos assuntos. Realmente ele está muito atual.
    R.

  40. Eu gostei muito pois aprendi muitas coisas novas e espero que outros conheçam também.

  41. óótimoo.!!
    Era o que eu precisava para minha pesquisa.!
    Parabéns.!

  42. josé valde bezerra

    gostei da explanação, mas há algumas discordâncias se comparado ao que alguns autores escrevem, entre eles will durant. Segundo will durant spinoza morreu em sua moradia, e quando terminou de escrever a ética se se encontrava bastante enfermo. OBS: para mim, entre os santos avatares e os filósofofos, spinoza está no topo da lista. josé valde bezerra

  43. Brás Oscar

    Luis (do comentário aí em baixo)

    Toda causa tem um efeito é um princípio básico de toda filosofia e mística oriental. Spinoza era judeu, por isso não aceitava a divindade, quiçá o messianismo de Jesus Nazareno. Spinoza era maçom, rosacruz e judeu cabalísta (todo judeu sefaradita tinha a cabala como objeto de estudo) e por isso disse que toda a causa possuia um efeito. ele não repete um conceito espírita. Os epíritas, sim, repetem conceitos filosóficos e místicos do oriente em sua mescla de cristianismo new age com pseudo-iluminismo.

  44. Luis Schiavone Junior

    Baruch Spinoza, nome que deve ser gravado em letras grandes, de ouro, na Filosofia de todos os tempos. Um filósofo adiante de seu tempo. Como muitos, sofreu pelas deturpãções do pensamento de Jesus Cristo. Acertadamente, Spinoza não aceita a divindade do Cristo. E está absolutamente correto, ainda mais quando considera Jesus, o 1º entre os homens. E repete o conceito espírita:TODA CAUSA TEM UM EFEITO.

  45. a filosofia de espinoza eh um conhecimento muito importante,mostrando com clareza uma visao da filosofia com relaçao a deus…
    qe possamos ter a ambiçao de qerer conhecer mais e mais para aprimorarmos nossos conhecimentos….

  46. liocimare oecksler

    e interesante e muito curioso

  47. Olá Rodrigues

    Você pode postar no fórum?

  48. M.S.C.Rodrigues

    Gostaria de trocar comentários
    sobre Spinoza, Freud e Nietzche!

  49. Bruna Wuerges Somenssi

    Eu achei este texto muito legal e interessante para quem procura ..
    Obrigado !!

  50. Bruna Wuerges Somenssi

    Eu achei este texto muito legal e interessante para quem procura ..
    Obrigado !!

  51. Bruna Wuerges Somenssi

    Eu achei este texto muito legal e interessante para quem procura ..
    Obrigado !!

  52. Wilson AP Gabriel

    Li o texto, para mim está ótimo, simples e objetivo.”Talvez Spinoza seja o filosofo, mas realista na concepção de Deus, e como ser humano, assim como ele tambem penso que é facil de viver.

  53. Leandro Pereria da Costa

    Parabém pelo texto lí e achei ótimo parabéns.

  54. Gostaria de trocar comentários sobre o pensamento de Spinoza.

  55. Sônia Caroluna Batista de Andrade

    Agradeço e parabenizo pelo texto excelente e realmente esclarecedor. A opção por Spinoza é uma ode à alegria.

    Sônia Carolina

  56. Excelente e esclarecedor. Muito obrigado

  57. Sônia Carolina

    Sou estudante de Filosofia e optei por Spinoza.
    Obrigada

    Sônia Caroina

  58. Jonas Barbosa

    Eu não poderia concordar com nenhum comentario não positivo sobre o site. Quem leu, prestando atenção, deveria ser mais cuidadoso ao falar sobre o trabalho alheio.

    Obrigado pelas informações

    Yonahbarbosa

  59. Já olhou o novo texto sobre Spinoza publicado no site?

    http://www.consciencia.org32

    abs

  60. po…o texto tah mto legal…
    mas nao fala sobre o q o cara pensava sobre a natureza, q era o q eu tava procurando.. mas tudo bem, msmo assim tah mto bom

    ^^

  61. esse site eh d+!!
    BJOS LAIS

  62. esse site é muito chato!!melhorem a construção dele para as pessoas acessarem mais!!voces tem condição de ampliar essa pesquisa sobre Baruch Spinoza!!!
    com carinho e sem ser indelicada lopa de faria!!para:site consiencia

  63. Seria interessante se o texto se detivesse mais à questão da ética.

  64. Gostei do texto, mas não deixou tão claro a idéia que Spinoza tinha sobre o que é o Direito e o conceito que ele deu para o mesmo.

  65. falta falar um pouco mais sobre a SUSBTÂNCIA, Deus é substância, mas precisa falar da substância e não da extenção..

  66. Samuel Henrique

    No meu ponto de vista os pensamentos de BARUCH SPINOZA, foram bem expresados, mais quem me garante que os pensamentos dele eram esses menos pois cada homem tem o seu geito de agir dentro da sociedade talvez esses pensamento que ele tinho ou apenas copiava de outra pessoa não era apenas pra “subir na vida”, mesmos assim adimiro o trabalho e que este homem deixo na Terra das suas refexição e tudo mais.

  67. Divirta-se com Spinosa

  68. eu na gostei nada do seu texto! bhaaaaa!

  69. Marcos Andre de Andrade Arruda

    Gostaria de saber mais sobre a liberdade da etica na expressão politica.

  70. lígia maria

    Espero que gostes

  71. sou academico de Teologia do Centro Regional da UMESP em Rondonia, e estamos nos defrontando com a realidade da filosofia e sua importancia para a atualidade numa leitura dos acontecimentos na teologia contemporania e globalização. Acredito que podemos manter contatos para esse fim e discutir mos outros assunto referente à mesma.
    Temos uma comunidade no ORKUT que se chama: COMUNIDADE DE TEOLOGIA, se quiser participar, responda me.

  72. Marcus Magalhães

    Pela dimensão extraordinária do filósofo, o texto é excelentemente esclarecedor e de fácil acesso preliminar à obra.

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