Escolástica e Grandes Filósofos Medievais

Noções de História da Filosofia (1918)

Manual do Padre Leonel Franca.

PARTE IV

Quarta época – Filosofia medieval

(Séc. IX – XVII)

56. INTRODUÇÃO — Depois das sérias e profundas investigações históricas acerca do pensamento medieval, iniciadas no princípio do século XIX, desvaneceram-se muitos dos inumeráveis preconceitos, acumulados pela renascença sobre a era de “obscurantismo”, e a Idade Média apareceu em todo o resplendor de sua realidade como uma das épocas de vida intelectual mais intensa na história. Em nossos dias só a ignorância e a má fé afirmam pomposamente que um longo eclipse da filosofia dilatou suas trevas entre os últimos crepúsculos da sabedoria antiga e os primeiros alvores do pensamento moderno. Nenhum historiador consciencioso ousaria hoje passar em silêncio este período, em vque com tanta profundidade e sutileza se agitaram e resolveram os mais árduos problemas que à mente humana é dado investigar.

Delineia-se, com efeito, a partir do século VII, na Europa ocidental, uma verdadeira renascença literária e filosófica. Sob a proteção da igreja, sempre fiel à sua missão de iluminar intelectual e moralmente a humanidade, o movimento bem auspiciado vai prosperando a princípio lenta e dificultosamente, devido aos inúmeros obstáculos opostos pelas condições sociais do tempo, mais tarde, com rapidez e segurança até atingir, no século XIII, o apogeu do seu desenvolvimento.

Entre as correntes do pensamento que então circulam é a Escolástica, sem dúvida alguma, a mais importante e que mais merece a nossa atenção.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.