Consciênia - Filosofia e Ciências Humanas
Platão, biografia e pensamentos aristoteles Descartes Rousseau Nietzsche Marx
11

Blaise Pascal - resumos, ebooks, artigos acadêmicos

Blaise Pascal (19 de junho de 1623 – 19 de agosto de 1662) foi um matemático francês, físico, inventor, escritor e filósofo católico. Ele foi uma criança prodígio que foi educado por seu pai, um coletor de impostos em Rouen. Os primeiros trabalhos de Pascal foram nas ciências naturais e aplicadas onde fez importantes contribuições para o estudo de fluiíos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo ao universalizar trabalho de Evangelista Torricelli. Pascal também escreveu uma defesa do método científico.

Em 1642, quando ainda era adolescente, começou um trabalho pioneiro sobre as máquinas de calcular, e depois de três anos de esforço e 50 protótipos, inventou uma calculadora mecânica. Pascal construiu vinte destas máquinas (chamadas de Pascaline) nos dez anos seguintes. Pascal foi um matemático de primeira grandeza, ajudando a criar duas grandes novas áreas de pesquisa. Ele escreveu um tratado importante sobre o tema da geometria projetiva com a idade de dezesseis anos, e, mais tarde, correspondia-se com Pierre de Fermat sobre a teoria da probabilidade, influenciando bastante o desenvolvimento da economia moderna e da ciência social. Seguindo Galileu e Torricelli, em 1646, Pascal refutou seguidores de Aristóteles, que insistiam que a natureza abomina o vácuo. Seus resultados causaram muitas disputas antes de ser aceito.

Em 1646, ele e sua irmã Jacqueline identificaram-se com o movimento religioso dentro do catolicismo conhecida por seus detratores como “jansenismo”. Seu pai morreu em 1651. Após uma experiência mística em 1654, ele teve sua “segunda conversão”, abandonando o seu trabalho científico, e dedicou-se à filosofia e à teologia. Seus dois livros mais famosos deste período: o provinciales Lettres e o Pensées (Pensamentos), sendo o primeiro sobre o conflito entre jansenistas e jesuítas. Neste ano, ele também escreveu um importante tratado sobre o triângulo aritmético. Entre 1658 e 1659, Pascal escreveu sobre a ciclóide e a sua utilização no cálculo do volume de sólidos.

Pascal tinha saúde frágil, especialmente depois de seu décimo oitavo ano de vida, e sua morte aconteceu apenas dois meses após seu aniversário de 39.


11
Continue navegando: Filosofia Moderna e Renascimento, Trabalhos Acadêmicos Ensaios e Artigos |

Início