BLUE JASMINE: A QUEDA, SEGUNDO WOODY ALLEN

jan 18th, 2014 | Por | Categoria: Cinema, Oscar 2014        

Nei Duclós

 

A danação é perder a segunda chance. Na contramão da cultura americana, que sempre aposta na volta por cima dos perdedores, a queda, em Blue Jasmine, de Woody  Allen, é sobre a verdadeira natureza dos vitoriosos, ou seja, sua vocação para o desastre. Destino não definido pela natureza humana ou pela luta de classes, mas pelo cinema. Cate Blanchett é  o vestígio de uma situação de conforto, que ao rolar para o abismo ocupa espaço na periferia do dinheiro representado pelo apartamento brega, a irmã pobre e os namorados grosseiros.

 

Trata-se de cenários e figurinos pontuados pela narrativa das falas dos personagens. E da montagem que alterna a memória a princípio deslumbrada em direção ao tombo com o impacto do presente sem solução ou saída. A protagonista cava sua tragédia ao virar o rosto para o outro lado quando o marido lhe enche de fortuna sem perguntar de onde vem tudo aquilo. E ao mentir quando poderia ter dito a verdade para que sua segunda chance passasse pelo teste e encontrasse um desfecho favorável.

 

O paraíso onde ela se movimenta na memória é falso, cevado pela economia marginal, a caixa 2 dos contratos criminosos, a especulação ou o roubo puro e simples de poupanças alheias. O casal primordial é composto por um Adão culpado e uma Eva seduzida e cega. A mordida na maçã é a denúncia depois da descoberta de uma traição e o arcanjo é a Lei que prende o marido na rua e o leva para a morte na prisão. Condenada a ganhar o pão do suor do seu rosto, a ex-milionária é submetia ao assédio, ao confronto com o passado e à miséria. Resta-lhe algumas lembranças, como bolsas caras, vestidos de festa, utensílios de marca. Que funcionam até o limite da transparência, quando a verdade vem mais uma vez à tona.

 

Falar sozinha na rua dispensando o interlocutor é a insanidade provocada pelos sucessivos traumas, que desmancham a intérprete de maneira arrasadora, numa performance antológica. Eva leva a culpa de tudo e não há lugar no mundo para ela. Quando havia dinheiro, não havia base para a situação se sustentar pois a família vivia à margem da lei. Na pobreza, a solidez da realidade é o pesadelo de quem usufruiu da riqueza e não se sintoniza com a possibilidade de um retorno.

 

Quebra-se assim o mito do sucesso financeiro, revelando a insustentável leveza do sistema, feito de mentiras. Não há também honra no mundo precário dos despossuídos, prisioneiros dos seus fracassos, que exasperam a ex-madame agora às voltas com suas origens pobres. A ascensão social é uma impossibilidade no mundo hostil.  O único happy end é a música inesquecível, Blue Moon. É a cultura que costura os farrapos humanos e não lembrar da letra ou perder as pistas da melodia que some num piano distante é a verdadeira tragédia.  Se o cinema, neste caso, é denúncia sobre a queda, a canção é a arqueologia de um sonho chamado humanidade que só existe quando acordamos para dentro, salvando o coração antes transformado em pedra.

 

Fica o desespero da mulher que assumiu o nome da flor que é celebrada à noite, perfume do jasmin que se espalha pelo tempo. Ela perdeu-se em suas duas oportunidades. Foi desmascarada, expulsa do paraíso verdadeiro, que é a chance de amar, foram dos trâmites da vida perversa. Cate Blanchett tem tudo: talento, fôlego, garra. E principalmente classe. Ou ganha o Oscar ou esse prêmio não vale nada.

Deixar comentário