ENIGMA BRASIL

dez 10th, 2009 | Por | Categoria: Crônicas        

Nei Duclós

O enigma Brasil invoca a inteligência internacional, hoje não mais confinada à cobertura da mídia tradicional ou submissa à produção de pensamento da cátedra. Os scholars e os grandes jornalistas estrangeiros querem saber o que acontece no país tão incensado que derruba helicóptero e deixa suas principais cidades no escuro.

Não basta vir para cá pessoalmente, pois há o risco de se reiterar uma percepção já consolidada. Nem recorrer aos autores das análises aceitas sobre o país, obsoletos por vocação, já que foram aparelhados por situações políticas pontuais e nelas fizeram carreira. Chegou a vez de ler e escutar os espíritos livres, os pensadores marginalizados, os emergentes. São grupos de uma opinião pública radical que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo.

Não que na rede não existam os mesmos vícios encontrados em outros setores mais notórios. Mas o excesso da oferta pode ajudar a mudar a idéia que se faz do país, pois agora é possível enxergar as contradições graças a iluminações fora do circuito considerado canônico. Pode-se furar o bloqueio da propaganda oficial, ou das denúncias baseadas nos interesses políticos, ou das manipulações das pesquisas ou simplesmente da soberba dos que tentam se manter à tona enquanto ao seu redor milhões de fontes, com suas próprias mídias, mantem cerrada guerrilha sobre tudo o que acontece entre nós.

Nem tudo é bobagem, como querem seus críticos, e isso encanta o olhar fora das nossas fronteiras. É bom que isso aconteça, pois assim será possível romper com a imagem projetada por especialistas em marketing. Podemos estar além ou acima da convicção, enraizada entre muitos de nós, de que somos um país de pessoas sem importância, lideradas por exemplos importados. Temos consciência sobre os prejuízos da política econômica e sobre a causa do deslumbramento disseminado nos notórios jornalões das finanças. Nem todos os brasileiros batem palmas para a remuneração excessiva dos investimentos via política de juros extorsivos.

Nosso sucesso não pode se basear na alegria de quem ganha os tubos arriscando pouco. Mas sim, na competência com que mostramos nosso rosto de maneira isenta. A maior riqueza do Brasil, atualmente, é essa lucidez que atrai a atenção das melhores cabeças do mundo em eterno conflito.

Deixar comentário